QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA

A psicóloga e enfermeira Sanna Brandes, da PMMA, que proferiu a palestra “Principais Patologias Psíquicas que acometem o Colaborador no Ambiente de Trabalho” para colaboradores do HSLZ e Grupo Mercúrio.

Campanha Janeiro Branco, deflagrada para servidores do HSLZ, alerta para importância da saúde mental  

Uma palestra voltada para os colaboradores dos diversos setores do Hospital HSLZ (Hospital dos Servidores) marcou a abertura da campanha interna Janeiro Branco “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, deflagrada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HSLZ e Grupo Mercúrio e que visa alertar os colaboradores para a importância da gestão das emoções e o cuidado para com as patologias da mente.

O Diretor do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo conduziu a solenidade que aconteceu no auditório do hospital, e que teve a parceria especial da Polícia Militar do Maranhão, através do Cel. Bayma e da psicóloga e enfermeira Sanna Brandes, que palestrou sobre o tema “Principais Patologias Psíquicas que acometem o Colaborador no Ambiente de Trabalho”.

Essa campanha é mais que oportuna pois dados contemporâneos mostram que as patologias da mente estão entre as que mais acometem pessoas de todas as idades, sexos e profissões; tirando sua qualidade de vida e em muitas vezes podendo até ser fatal, levando ao suicídio inesperado.

Por doença psicossomática entende-se qualquer sintoma físico ou psíquico que tenha origem na mente do paciente. Ou seja, embora se manifeste concretamente, não tem necessariamente uma origem orgânica. Portanto, o fato dela ter origem na mente, não quer dizer que não exista realmente. As principais causas das doenças psicossomáticas são o estresse, a ansiedade, a frustração, entre outras emoções que, quando não controladas ou gerenciadas adequadamente, podem causar depressão, além de afetar diversos outros sistemas orgânicos. Dentre os principais sistemas afetados estão o cardiológico, o respiratório, o gastrointestinal, o dermatológico, o endócrino e o nervoso.

Como se vê, não são poucos os malefícios que podem ser causados pelo lado emocional das pessoas. Com tais sistemas afetados, as principais doenças que podem se manifestar são depressão, transtorno de ansiedade, síndrome de burnout,  úlcera, gastrite, asma, bronquite, diabetes, dermatites, hipertensão, angina, taquicardia, enxaqueca, entre outros. Portanto, aos menores sinais de estresse, desânimo, pânico ou depressão a pessoa não deve ter vergonha ou medo, e procurar ajuda profissional o mais rápido possível. E melhor ainda é prevenir esses males, adotando práticas como alimentação saudável, exercícios físicos regulares e práticas de relaxamento como yoga e meditação entre outras terapias que aumentam a qualidade de vida e ajudam a combater o estresse e seus males.

A palestrante convidada Sanna Brandes recomendou a todos a auto-observação permanente para evitar esses males:

“Devemos nos olhar como um todo. E saber que quando não estamos bem dentro de nosso universo estamos predispostos a adquirir algumas dessas sérias patologias. Recomendo a todos a auto -observação permanente e ao menor sinal de estresse, que se procure ajude para reverter essa situação. Pessoas felizes produzem mais e melhoram o ambiente de trabalho”, disse a palestrante.

“Nós do HSLZ e do Grupo Mercúrio entendemos que para poder cuidar bem dos pacientes, nosso staff precisa estar bem e isso começa com uma mente equilibrada e saudável. Portanto, além de um bom ambiente de trabalho, cuidamos do nosso staff com alertas como essa campanha do Janeiro Branco, que visa não apenas ajudar diretamente os colaboradores do Grupo Mercúrio, mas estendo esse benefício da conscientização sobre a importância da gestão das emoções a todos da comunidade, tendo nosso staff como multiplicadores desse conhecimento. Agradecemos a parceria da PMMA através do Cel. Bayma e à psicóloga Sanna Brandes pela palestra que foi bastante importante na abertura dessa ação Janeiro Branco do HSLZ”, declarou o Diretor Geral do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo.

É tempo de chuva, previna-se!

Cemar alerta para os cuidados com energia elétrica durante as fortes chuvas.

As fortes chuvas, que se intensificaram no estado do Maranhão no começo desse ano, fazem acender o sinal amarelo no que diz respeito à segurança com energia elétrica. Esse período do ano é caracterizado pelas ventanias e a grande incidência de raios e trovões, além dos acidentes de trânsito provocados pelas pistas molhadas, e também as quedas de árvores e outros objetos que aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Nesse período chuvoso, a Cemar elencou algumas medidas de segurança para evitar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e quebra de postes. Esses acidentes na maioria das vezes são fatais.

Durante a incidência de raios, a Cemar recomenda ficar sempre longe de árvores e postes de energia. Os veículos são abrigos adequados, já que os pneus de borracha proporcionam um bom nível de isolamento em caso de raios que atinjam o solo. Outra dica importante é evitar contato com cercas elétricas, ou de arame e varais metálicos.

Segundo o Executivo de Segurança da Cemar, Francisco Ferreira, a maioria dos acidentes relacionados com eletricidade durante os fortes temporais, acontecem pelo fato das pessoas desconhecerem os riscos que a eletricidade representa, como por exemplo usar o celular enquanto está carregando. “Durante as chuvas deve-se evitar a manutenção em telhados devido ao risco de ser atingido por raios. Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico. Nunca faça uso do celular enquanto o carregador estiver ligado à tomada, pois aumenta o risco de choque elétrico. Todos os equipamentos que não estiverem sendo usados devem permanecer desligados da tomada para evitar danos elétricos, inclusive os cabos de TV à Cabo. Nunca faça nenhum reparo elétrico com o corpo molhado, pois facilita a ocorrência de choque elétrico. Mantenha suas instalações elétricas sempre revisadas e dentro dos padrões técnicos”, pontua Francisco.

Durante o período de chuva, também cresce o número de acidentes de trânsito com quebra de postes, devido as pistas molhadas e por dirigir em alta velocidade. Esse acidentes afetam tanto os condutores de veículos como os seus familiares, além de prejudicar toda a população, já que os acidentes podem interromper o fornecimento de energia elétrica para aquela região. A Cemar aconselha as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos, e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato coma rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de atendimento da Cemar pelo número 116, e para o Corpo de Bombeiros no 192.

Preserve sua vida e de seus familiares,  os cuidados com eletricidade devem ser redobrados no período chuvoso, seja em casa na rua. Chuva e energia elétrica não combinam!

Assessoria de Imprensa da Cemar

O diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Soares, será homenageado no 12ª Edição do Prêmio Maranhão Saúde promovido pela revista Saúde News Nordeste

O gestor será condecorado como destaque entre os serviços que oportunizam melhora na qualidade de vida das pessoas e de maneira inovadora consegue proporcionar atendimento médico na área da saúde mental para o Estado do Maranhão na área de dependência química

O diretor do o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estadual será homenageado neste sábado (19) na 12ª edição do Prêmio Maranhão Saúde, promovido pela revista Saúde News Nordeste. O gestor será condecorado como destaque entre os serviços que oportunizam melhora na qualidade de vida das pessoas e de maneira inovadora consegue proporcionar atendimento médico na área da saúde mental para o Estado do Maranhão na área de dependência química.

O diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Soares, disse estar lisonjeado pela homenagem reciba pela revista Saúde News Nordeste. “Eu fico grato com este reconhecimento da revista Saúde News Nordeste, divido esta honraria com toda minha equipe que fez o CAPS AD estado nestes 10 anos ser referência nesta área em todos estado, onde só ano passado pode atender mais de 8000 pessoas”, agradeceu.

O Prêmio Maranhão Saúde promovido pela revista Saúde News Nordeste tem como objetivo homenagear os destaques da saúde no Estado. Os homenageados são pessoas que inovaram na área, reduzindo burocracia e entraves, e possibilitando à população acesso a tratamentos inovadores, reduzindo índices alarmantes de patologias.

CIRCUITO BRASILEIRO: Confirmada a lista de duplas inscritas para a etapa de São Luís (MA)

Torneio conta com 16 times pré-classificados à fase de grupos em cada gênero, e outras oito vagas serão definidas no torneio qualifying

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 16.01.2019A lista de duplas inscritas para a primeira etapa de 2019 do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia, que ocorre em São Luís (MA), de 23 a 27 de janeiro, já está definida. A competição nacional começou em 2018 e esta será a quarta de sete paradas. O torneio terá a presença de diversos medalhistas olímpicos e campeões mundiais, com entrada gratuita ao público maranhense na arena montada na Lagoa do Jansen, altura do condomínio Reserva da Lagoa.

Os 16 times mais bem colocados no ranking de entradas em cada gênero já estão garantidos na fase de grupos. Outras oito vagas permanecem ‘abertas’ e serão decididas no torneio qualifying, na quarta (masculino) e quinta-feira (feminino), completando o total de 24 times em cada gênero.
A sergipana Duda, campeã do Circuito Mundial e eleita a melhor jogadora do mundo em 2018, comentou a expectativa para a disputa da etapa de São Luís (MA), em ano decisivo para a classificação aos Jogos Olímpicos.

“É a primeira etapa do ano, estão todos empolgados, treinando muito. Os times sempre querem voltar bem, nós desejamos fazer um ano melhor até do que tivemos em 2018. Que seja um ano muito bom, e que nessa primeira etapa a nossa dupla consiga colocar em prática tudo que treinou nesta pré-temporada, desde o dia 4 de janeiro”, analisou Duda.

Os campeões olímpicos Alison (ES), Bruno Schmidt (DF) e Ricardo (BA), e as medalhistas olímpicas Ágatha (PR), Bárbara Seixas (RJ) e Juliana (CE) estão na lista já garantida na fase de grupos. Já o medalhista olímpico Márcio Araújo (CE) disputa o qualifying.No masculino, os 16 times garantidos pelo ranking de entradas são Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/André Stein (ES), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Guto/Saymon (RJ/MS), Thiago/George (SC/PB), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Hevaldo/Arthur Lanci (CE), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Averaldo/Bruno (TO/AM), Oscar/Luciano (RJ/ES), Harley/Jeremy (DF/EUA), Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Luccas Lima/Bernardo Lima (SP/CE), Moisés/Vinícius (BA/ES) e Jefferson/Anderson Melo (CE/RJ).

Já no torneio feminino, já estão garantidas pelo ranking as duplas Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Talita/Taiana (AL/CE), Juliana/Andressa (CE/PB), Josi/Neide (SC/AL), Carolina Horta/Ângela (CE/DF), Vivian/Vitoria (PA/RJ), Val/Érica Freitas (RJ/MG), Izabel/Thati (PA/PB), Aline/Juliana Simões (SC/PR), Naiana/Diana (CE/RJ), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ) e Sandressa/Rosimeire Lima (AL).As partidas também serão transmitidas ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a partir de quinta-feira. 

Já as disputas de medalha dos dois naipes, no sábado (26.01) e domingo (27.01), serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV.Na primeira etapa da temporada, disputada em setembro de 2018, em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ). Em Campo Grande (MS), em novembro, ouro de Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ágatha/Duda (PR/SE).Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos.

A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro

Sistema Hapvida Saúde completa 40 anos

Com acolhimento, qualidade e eficiência em custos, o Hapvida destaca-se no mercado de saúde por seu pioneirismo

Uma trajetória traçada pela busca constante do melhor para seus pacientes. Esta é a premissa da atuação do Sistema Hapvida Saúde, que completa 40 anos no dia 15 de janeiro. A história de uma das maiores operadoras do País teve início em 1979, na cidade de Fortaleza (CE), quando o médico oncologista Candido Pinheiro de Lima inaugurou o Hospital Antonio Prudente, um dos mais modernos da cidade. A projeção veio quando Candido criou, em 1993, o Hapvida Saúde. A partir de então, a operadora seguiu passos importantes, expandindo sua rede por todo o Brasil.

Após esse trajeto de muito trabalho, hoje com mais de 3,8 milhões de clientes, o Sistema Hapvida se posiciona como uma das maiores operadoras de saúde do Brasil. Os números são resultado de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos. O Hapvida conta atualmente com 20 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 26 hospitais, 75 clínicas médicas, 19 prontos atendimentos, 84 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem) distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria. Para garantir um sorriso com mais saúde, a Operadora criou, em 2009, o Hapvida+Odonto.

Para o fundador do sistema Hapvida, Candido Pinheiro, o Hospital Antonio Prudente, que impulsionou a criação do Hapvida, nasceu com a vontade de servir à população. “Quando se faz alguma coisa e pensa nisso para as pessoas que vão usar, vai dá certo. Sempre buscamos entender esse desejo e necessidade das pessoas que nos cercavam, primeiro em Fortaleza, e depois no resto do Brasil. Quando conseguimos descobrir, deu certo”, ressalta.

Diferenciais
A aposta em uma estrutura vertical para crescer, com a rede própria, permite viabilizar a estratégia de custo baixo e qualidade aos beneficiários, dois dos pilares trabalhados pelo Sistema. E o acolhimento, outro pilar importante para o Hapvida, acontece pelo primor no atendimento eficiente aos pacientes, com os diferenciais tecnológicos e assistenciais, como:

Monitoramento da operação em tempo real – O investimento na área de Tecnologia de Informação (TI) é destaque. A empresa criou uma plataforma tecnológica que envolve a integração por sistema de todas as suas unidades em tempo real. Por meio dessa ferramenta e com o auxílio de câmeras de vídeo, o atendimento e o tempo de espera em todas as urgências e emergências são monitorados pelo Núcleo de Controle e Qualidade da empresa. Se a espera ultrapassa 15 minutos, um alarme é acionado e a sala de controle comunica-se com a unidade para agilizar a operação.

Biometria – O Hapvida é a primeira operadora do setor a utilizar a identificação biométrica de médicos e pacientes. Cada procedimento médico adotado em um paciente é registrado no sistema. Durante a consulta, o médico tem acesso ao prontuário médico, com todo o histórico do associado, como imagens de exames, resultados laboratoriais, conclusão de diagnósticos e outras informações médicas de relevância. Além do diagnóstico mais preciso, essa inovação dá agilidade ao atendimento, gerando mais conforto e segurança aos associados da operadora. Para os planos corporativos, o sistema evita ainda o absenteísmo dos colaboradores, oferecendo rapidez no atendimento e mais qualidade de vida. 

Prontuário eletrônico
Ainda na área de tecnologia do Hapvida, o prontuário eletrônico é um grande diferencial. Com o sistema, obtemos as informações dos clientes da rede própria e sabemos o histórico do paciente. Esse mecanismo contribui para a redução de desperdícios e ajuda para o diagnostico correto e tratamento dos clientes.

Medicina Preventiva – O Hapvida cuida da saúde de seus clientes desde a infância até a terceira idade. Nos núcleos de Medicina Preventiva são realizados projetos e ações que promovem a qualidade de vida de grupos especiais, como gestantes e da melhor idade, além de grupos de risco e portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade. 

Programas
Duas iniciativas merecem destaque: o programa Viver Bem, em Fortaleza, identifica, cuida, orienta e incentiva pacientes que possuem diabetes tipo 2 a ter uma vida melhor e com mais saúde, inclusive com a prática regular de atividade física. Outro programa é o Nascer Bem, que orienta e cuida as gestantes a terem uma gestação acompanhada, com pré-natal realizado por uma equipe exclusiva e um parto adequado para a mãe e para o bebê, nas cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE), Belém (PA) e Salvador (BA).

Além disso, o Hapvida consolidou projetos que trazem mais qualidade de vida para a população, como o Hapvida +1k, assessoria de corrida e caminhada presente nas cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL) e Belém (PA); o VAMO, que são os carros elétricos compartilhados em Fortaleza, e o Bike Belém e ManôBike, projeto de bicicletas compartilhadas.

Crescimento
Como consequência desse processo de crescimento, em abril de 2018, o Sistema Hapvida chegou à B3 com a oferta pública inicial de ações (IPO) e o início da negociação de suas ações no segmento Novo Mercado com o ticker HAPV3. Esse movimento foi reflexo da solidez que a empresa adquiriu nessa história de 40 anos.

De acordo com Jorge Pinheiro, diretor-presidente do Hapvida, é uma consequência da expansão da operadora pelo Brasil. “É um tema de relevância no mundo inteiro. Sabemos que a empresa precisa dar um passo em suas operações. Ser consolidadora em um mercado em concentração. Foi uma decisão acertada, não só do ponto de vista de instituirmos uma melhor governança, mas também pela possibilidade de expandir com mais responsabilidade”.

Candido Pinheiro, fundador do Hapvida, destaca que o Hapvida nasceu com a proposta de levar mais saúde para as pessoas, e fez até hoje. Por isso, continuará contribuindo para a qualidade de vida da população. “Não se pode desistir de buscar fazer aquilo que é correto. Não para si mesmo, mas para aquilo a que você se presta”.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima