Começou a funcionar, na manhã de hoje (15) a primeira oficina de vassouras recicláveis dentro das dependências do Hospital Nina Rodrigues (HNR), esta atividade será executada pelos pacientes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado e no Hospital em dois turnos: matutino e vespertino. O curso, que conta com a parceria com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), tem intuito promover reinserção social através do trabalho e renda, as vassouras serão vendidas no valor entre R$ 20,00 reais e o lucro servirá para manter a oficina em funcionamento e ajudar aqueles que trabalham nela.
“Esta atividade vem no mês de janeiro alusivo à saúde mental, a medicação não deve ser a única forma de tratamento, devemos incentivar a qualidade de vida como forma de promoção de saúde integral. O ser humano só se recupera de uma doença se estiver com seu quadro biológico, social, psicológico e espiritual bem”, disse o diretor do CAPS AD Estado, Marcelo Soares.
A oficina de vassouras faz parte das inúmeras oficinas terapêuticas existentes, como de música, pufes, pintura, culinária e entre outras.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.