Após grande ação realizada na região do Mercado Central na manhã de ontem (10), 10 usuários de drogas depois de avaliação médica clínica e psiquiátrica, viajão hoje (11) a caminhados para fazenda Esperança de Coroatá. A Operação Resgate foi uma ação conjunta do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SENCAS), Blitz Urbana e Guarda Municipal e contou com o apoio do Governo do Estado.
Durante toda viagem os usuários serão acompanhados por equipe de enfermagem do CAPS AD e do SENCAS. “Lá estas pessoas ficarão por 12 meses afastado do ambiente das ruas, trabalhando e se fortalecendo espiritualmente, grande vitória que contou com a participação da Sencas, Blitz Urbana, Guarda Municipal. Está foi apenas a primeira ação do ano e utras ações deste tipo serão realizadas no decorrer de 2019”, disse o coordenador do CAPS AD, Marcelo Soares.
Hoje o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) – Maranhão, Marcelo Soares, esteve na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Paço de Lumiar falando sobre dependência química para presos daquele local. Trabalho este já realizado no Caps AD estadual em parceria com Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP-MA).
“A prevenção do uso de drogas no sistema penitenciário é de suma importância para que saúde prisional permaneça atuante e com significância. Além de levar conhecimento a estes apenados tive importante aprendizado com cada uma daquelas histórias de vida”, disse o coordenador do CAPS-AD, Marcelo Soares.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.
Veja o vídeo: