Prefeitura de São Luís encerra cursos da Educação Especial com workshop para professores da rede

Formações de 2018 oferecidas pela gestão do prefeito Edivaldo em cursos voltados para inclusão de alunos com deficiência capacitou aproximadamente 320 professores da rede

Workshop marca encerramento de cursos da Educação Especial para professores da rede municipal

Dedicação, paixão, amor, inclusão. Estas foram as palavras mais faladas no 6º Workshop dos Cursos da Área de Educação Especial, promovido pela Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento aconteceu nesta quinta-feira (10), no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e marcou o encerramento das formações de 2018 em cursos como Braille, Libras, Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Aproximadamente 320 professores concluíram as capacitações oferecidas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Durante o evento houve exposição de recursos pedagógicos, pôsteres científicos e a apresentação dos resultados das oficinas e projetos realizados nas escolas municipais no decorrer dos cursos. O projeto Oportunizar, que atende pessoas com deficiência intelectual, foi uma das iniciativas que estava presente ao evento e apresentou sua produção.

“Durante o curso os professores ampliam o conhecimento, trocam experiências e têm novas possibilidades de atender as demandas em sala de aula, esta é uma orientação do prefeito Edivaldo. E é no workshop que os docentes mostram na prática a importância desta formação, criando recursos e permitindo a inclusão dos estudantes”, assinalou o secretário de Educação, Moacir Feitosa.

A superintendente da Área de Educação Especial da Semed, professora doutora Dalvina Ayres, destacou a consolidação e a importância deste espaço para a formação de docentes. “Este é um espaço de formação contínuo, de aprendizado, o resultado está na exposição dos recursos, cada um deles desenvolvido com dedicação e competência pelos professores. A inclusão é um processo e todos nós somos responsáveis por fazer esse processo andar”, pontuou. A superintendente anunciou ainda novidade na grade de cursos para este ano: “Vamos oferecer um novo curso na área de Neurociência no Contexto Pedagógico”, revelou.

Presente ao evento, a promotora de Educação Inclusiva, Lucianne Belo, parabenizou o trabalho dos cursistas. “Hoje é dia de comemorar a dedicação de cada um, o amor pelo trabalho. Em cada workshop nos deparamos com mais novidades criadas por vocês, com materiais reciclados, que muitas vezes são melhores que qualquer alta tecnologia”, disse. E completou emocionada: “Vocês criam o recurso, vocês são o recurso”.

O professor Luis de França Araujo Neto, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Padre Antonio Vieira, no Jardim São Cristóvão, está na área de Educação Especial, na rede municipal, há sete anos. Para ele, trabalhar com estudantes com deficiência é para quem está disposto a se dedicar. “Tenho paixão pelo que faço, pois acredito no potencial dessas crianças, eles são capazes. São seres humanos capazes de se impor”, disse.

O educador conta que um dos fatos mais marcantes na sua profissão foi logo no início, quando um aluno dele, com deficiência intelectual, passou no seletivo do colégio Liceu Maranhense. “A mãe dele me procurou para agradecer. Ela contou que ele foi avaliado como os demais, sem ter uma prova especial”, disse. E concluiu: “Este é nosso maior prêmio. A gratidão desta mãe deixa claro que nosso trabalho vale sim muito a pena”.

CAPS AD encaminha 10 pacientes recolhidos no Mercado Central para tratamento na Fazenda Esperança, em Coroatá

O coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Soares, entre pacientes e funcionários da instituição

Após grande ação realizada na região do Mercado Central na manhã de ontem (10), 10 usuários de drogas depois de avaliação médica clínica e psiquiátrica, viajão hoje (11) a caminhados para fazenda Esperança de Coroatá. A Operação Resgate foi uma ação conjunta do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SENCAS), Blitz Urbana e Guarda Municipal e contou com o apoio do Governo do Estado.

Durante toda viagem os usuários serão acompanhados por equipe de enfermagem do CAPS AD e do SENCAS. “Lá estas pessoas ficarão por 12 meses afastado do ambiente das ruas, trabalhando e se fortalecendo espiritualmente, grande vitória que contou com a participação da Sencas, Blitz Urbana, Guarda Municipal. Está foi apenas a primeira ação do ano e utras ações deste tipo serão realizadas no decorrer de 2019”, disse o coordenador do CAPS AD, Marcelo Soares.

Hoje o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) – Maranhão, Marcelo Soares, esteve na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Paço de Lumiar falando sobre dependência química para presos daquele local. Trabalho este já realizado no Caps AD estadual em parceria com Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP-MA).

“A prevenção do uso de drogas no sistema penitenciário é de suma importância para que saúde prisional permaneça atuante e com significância. Além de levar conhecimento a estes apenados tive importante aprendizado com cada uma daquelas histórias de vida”, disse o coordenador do CAPS-AD, Marcelo Soares.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Veja o vídeo:

Carro cai da ponte do IPASE

Momento do resgate da condutora do veículo

Um carro branco conduzido por uma mulher caiu da ponte Newton Belo , no IPASE, no início da tarde de hoje. A motorista foi resgatada do Rio Anil por pessoas que passavam pelo local e não corre perigo de vida. Ela seguia no sentido Caratatiua /IPASE. O caso chamou a atença das pessoas que passavam pelo local e o trânsito ficou congestionado na via que dá acesso ao IPASE e Maranhão Novo.

Veja vídeos:

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima