Os moradores de Bacabal (246 Km de distância de São Luís-MA), no Maranhão, viveram uma noite de terror neste domingo (26). Segundo relatos publicados em redes sociais, uma grande quadrilha invadiu a cidade e, fortemente armada, assaltou bancos e empresas de valores, queimou carros dentro da delegacia local e perseguiu policiais, disparando diversas vezes.
Após a noite de pânico de ontem, quando bandidos invadiram a cidade e causaram o maior clima de terror que os moradores já passaram, os bacabalenses ainda amanheceram sem poder sacar dinheiro, porque as agências de todos os bancos amanheceram fechadas.
De acordo com o tenente Costa, do 15° Batalhão da Polícia Militar, uma agência do Banco do Brasil foi saqueada pela quadrilha. Após os suspeitos irem embora, moradores também roubaram o dinheiro.
Em seguida, fizeram barricadas em ruas e avenidas da cidade, além da BR-316, que corta o município. O tenente informou, também, que carros da Polícia Civil foram incendiados dentro da delegacia local. A quadrilha colocou fogo em veículos na porta do 15° Batalhão, com o objetivo de impedir o patrulhamento e ou reforço.
As publicações de moradores citavam mortos e diversos feridos, inclusive com supostos vídeos que mostram o hospital recebendo vítimas ensanguentadas. Em outros posts é possível ver o pânico da população, se escondendo e fugindo dos disparos que se ouvem ao fundo. O tenente Costa confirmou a morte de três pessoas, todas suspeitas de pertencerem à quadrilha.
Foram identificados os três assaltantes mortos no confronto com a polícia na cidade de Bacabal, (MA). De acordo com as investigações eles fazem parte de uma quadrilha interestadual formada por mais de 70 homens que agem em várias cidades do Norte e Nordeste do País. Eles foram identificados como Rafael Atila natural da cidade de Pinheiro,(MA), Ederson da Silva, natural da Bahia e Jean Martins Rocha, da cidade de Araguaína, (TO). Um morador da cidade que ainda não teve a sua identidade revelada também foi morto a tiros. De acordo com a polícia ele tentou furar um bloqueio feito pelos criminosos e acabou sendo atingido com um tiro na cabeça.
Segundo o secretario de Segurança Jefferson Portela todo o bando é chefiado pelo assaltante identificado como José Francisco Lunes, conhecido como ” Zé de Lessa”. Esse grupo já praticou assaltos em várias cidade do Brasil sempre agindo com muita violência. A polícia acredita que “Zé de Lessa” estava em Bacabal, comandando pessoalmente a ação da quadrilha. A prova disso é o fato da polícia ter encontrado um carro blindado em meios aos veículos usados pela quadrilha.
Pelo menos quatro pessoas morreram nos ataques realizados neste domingo, (25), na cidade de Bacabal,(MA). A cidade foi invadida por bando formado por cerca de 50 homens armados de fuzis e metralhadoras e que de forma simultânea atacou a sede do 15º Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia da Polícia Civil, onde tocaram fogo em viaturas, carros e motos apreendidos. O bando atacou também a agência do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A quadrilha também tentou invadir a sede da empresa Cefor transportadora de valores.
O secretario de Segurança fez questão de destacar o ato de bravura praticado pelos policiais do 15 Batalhão da Policia Militar e do Comando de Operações e Sobrevivência em área Rural,(COSAR) que enfrentaram os bandidos obrigando-os a fugir da cidade. “Nos estamos investigando e não mediremos esforços para prendê-los em flagrante. Caso contrário vamos continuar as buscas para prendê-los aqui ou em qualquer outro local. Finaliza Jefferson Portela.
Após os suspeitos irem embora, sete pessoas foram presas por tentarem furtar o dinheiros que a quadrilha deixou para trás.