O presidente eleito Jair Bolsonaro deu troco nos governadores do Nordeste

0comentário
Governadores do Nordeste se reúnem em Brasília sem a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). (Foto: Reprodução/Twitter)

 

O futuro presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), mostrou aos governadores do Nordeste qual vai ser o tom da sua política ao não comparecer ao encontro com governadores que foi realizado na manhã desta quarta-feira (21) em Brasília. O futuro ministro da Justiça Sérgio Moro, que também era aguardado na reunião, não esteve presente.

Na semana passada, o Bolsonaro se reuniu com a maioria dos governadores do país, mas com exceção do governador do Piauí, Wellinton Dias (PT), demais governadores do Norrdeste boicotaram o evento.

Com o agravamento da situação fiscal das unidades federativas, os gestores também devem pleitear junto a Bolsonaro a renegociação da dívida dos Estados, medida considerada primordial pelos governantes para que as contas estaduais voltem a se equilibrar. O Nordeste foi a única região do País em que o capitão da reserva não venceu nas eleições. Todos os governadores nordestinos mantêm postura de oposição ao novo governo, o que deve dificultar a relação dos Estados com a União.

O evento da semana passada foi organizado pelos futuros governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de São Paulo, João Doria (PSDB). Além desses, confirmaram participação na reunião os governadores eleitos do Acre, Gladson Cameli (PP); Amapá, Waldez Góes (PDT); Amazonas, Wilson Lima (PSC); de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM); Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM); do Pará, Helder Barbalho (MDB); Paraná, Ratinho Júnior (PSD); Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC); Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); de Roraima, Antonio Denarium (PSL); Santa Catarina, Coronel Carlos Moisés da Silva (PSL); do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), e do Piauí, Wellington Dias.

Algumas das propostas apresentadas pelos governadores já estavam sendo discutidas com o atual presidente Michel Temer, contudo não avançaram.

Agora, os gestores esperam atenção de Bolsonaro para temas considerados prioritários como segurança pública e controle das fronteiras, combate ao desemprego, crescimento econômico, retomada de obras, como a ferrovia Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco, política de créditos, política industrial focada no Nordeste, política de recursos hídricos e equilíbrio fiscal, incluindo a reforma da Previdência.

Participaram do evento de hoje os representantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira.

Dos 9 governadores, 7 são os governadores em exercício. Alagoas enviou o vice Luciano Barbosa como representante, uma vez que Renan Filho (MDB) está em viagem no exterior.

João Azevêdo e Fátima Bezerra, governadores eleitos da Paraíba e Rio Grande do Norte, respectivamente, também estiveram no encontro.

Sem comentário para "O presidente eleito Jair Bolsonaro deu troco nos governadores do Nordeste"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS