Campanha trata da prevenção do câncer masculino.
Hospital do Câncer Aldenora Bello mantido pela Fundação Antonio Dino realiza durante todo o mês de novembro ações preventivas pelo Novembro Azul que trata do câncer masculino. A prevenção do câncer masculino é tarefa importante para aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos homens. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2016/2017 são de 61.200 novos casos de câncer de próstata sendo que cerca de 14.000 irão a óbito.
No ano de 2017, o hospital realizou 1.303 atendimentos a homens com câncer de próstata e câncer de pênis. Até o mês de outubro de 2018, já foram realizados 1.078 atendimentos a homens com câncer de próstata e câncer de pênis.
Algumas ações foram programadas durante a campanha como a venda de camisas com o valor de R$ 30 reais. Toda a renda da campanha Novembro Azul será destinada para ajudar na melhoria do quadro de recuperação dos pacientes, com a compra de esfincters urinários artificiais, para pacientes que tiveram câncer de próstata. As camisas estão sendo vendidas na Sede da Fundação Antonio Dino, Hospital Aldenora Bello (Radiologia), Casas de Apoio e com voluntários. Empresas parceiras apoiam a causa do novembro azul como Maracap e Sindaftema.
A Campanha Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer em homens. É desenvolvida durante todo o mês de novembro e simbolizada pelo laço azul, que remete à cor da campanha. O objetivo de alcançar cada vez mais a população, grupos e empresas locais, para uma maior repercussão para a orientação individual e formação de multiplicadores de informação.
A Fundação Antonio Dino
A Fundação Antonio Dino é uma instituição filantrópica que atua na luta contra o câncer no Maranhão, desde dezembro de 1976. Fundada por Enide Moreira Lima Jorge Dino, a partir da união entre a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, após o falecimento do Dr. Antonio Jorge Dino, um dos precursores da luta contra o câncer no Maranhão.
A Fundação mantém diversas atividades de combate ao câncer no Maranhão, entre elas:
– O Hospital do Câncer Aldenora Bello: hospital de referência no tratamento Oncológico no Maranhão;
– As Casas de Apoio: casas que hospedam pacientes vindos do interior do Estado e de outras localidades, possibilitando a realização de tratamento adequado com sua estadia próxima ao hospital;
Já são 40 anos de serviços prestados à população maranhense, aliado ao trabalho voluntário e colaboração da comunidade e empresas parceiras que ajudam no combate ao câncer no estado.
O Hospital do Câncer Aldenora Bello
O Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB) é a principal unidade mantida pela Fundação Antonio Dino, cujo foco é o tratamento do câncer. Foi fundado em 1958 após a doação do terreno pela então primeira dama do Estado, a Sra. Aldenora Bello, e continua sendo o serviço de referência em oncologia no Maranhão há mais de 50 anos.
O HCAB oferece assistência multidisciplinar aos seus pacientes e familiares, visando o tratamento adequado, qualidade de vida e bem-estar de todos os seus usuários. Os atendimentos aos pacientes são realizados através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) em mais de 80% dos casos. Os demais atendimentos são realizados através de convênios com planos de saúde, atendimentos particulares e atendimentos filantrópicos.
A manutenção das atividades do HCAB e demais ações promovidas pela Fundação Antonio Dino torna-se possível através da complementação do seu custeio por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, captadas através do trabalho do serviço de telemarketing institucional,doações espontâneas e parcerias institucionais.
Programação
v Durante a campanha Novembro Azul
Venda de camisas no valor de R$ 30 reais;
v Dia 22 será realizado uma manhã de atendimento gratuito no Hospital do Câncer Aldenora Bello. Senhas limitadas.
v Palestras em empresas parceiras
v Almoço Azul na Sal e Brasa dia 29.11. Toda a renda com o evento será revertida para a compra de esfincters urinários artificiais, para pacientes que tiveram câncer de próstata.