Coordenador do CAPS AD, Marcelo Soares, profere aula para alunos de Medicina da Universidade Ceuma

Coordenador do CAPS Ad, Marcelo Soares, fala a alunos de Medicina da Universidade Ceuma sobre a importância do combate as drogas

 

Com tema “Rede de saúde para tratamento do usuário de Drogas no Estado do Maranhão”, a direção do O Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) proferiu aula para os alunos do sexto período de Medicina da Universidade Ceuma.

“Ajudar na formação de futuros médicos e explicar como à rede de saúde funciona é papel do CAPS AD Estado é importante na luta contra as drogas. Eu como diretor apresentei a rede Estadual de saúde e mostrei como modificamos a psiquiatria asilar, o CAPS é uma forma de modificar o cuidado com doente mental, tratando ele sem sair da sociedade, fazer estes futuros médicos aprender isto é nosso papel enquanto terapeuta e gestor, parabéns a Universidade Ceuma”, disse o coordenador do CAPS AD, Marcelo Soares.

Marcelo Soares com com professores de Medicina da Universidade Ceuma

A aula Magna foi um convite do professor de psiquiatria dr Hamilton Raposo e contou ainda com presença de diversos professores do curso de medicina desta renomada universidade. Assim como a turma de alunos do sexto período curso de Medicina, esta aula e outras tem um aspecto importante na formação destes futuros médicos e contribui para que possam ter a dimensão desta problemática que é um problema de todos. A dependência química hoje é um dos agravos que mas trazem problemas no mundo em diversos aspectos e áreas, trazer este tema para academia é também um trabalho desta direção assim como contribuir na formação de profissionais de saúde.

Alunos do sexto período de Medicina da Universidade Ceuma assistem atentos a aula de Marcelo Soares

“Primeiro quero agradecer ao professor Hamilton Raposo uma referência na psiquiatria do Estado e vou colocar que foi e será um prazer dar aulas para estes alunos do sexto período de medicina da Universidade Ceuma, uma tarde importante na minha vida com a participação de vários professores que permitiram um pouco de seu tempo para me ver falar sobre a rede Estadual de saúde mental e espero ter contribuído na formação destes futuros médicos e quero todos na psiquiatria, meu grande professor”, finalizou Marcelo Soares.

O CAPS é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O Caps AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. Segundo Cláudia Duarte, o novo Caps estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O Caps possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O Caps AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feiras, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima