Prefeito Edivaldo entrega novos kits com fardamentos e equipamentos a agentes de combate a endemias

Ação integra a política de valorização dos profissionais da saúde implementada na gestão do prefeito Edivaldo e que garante mais qualidade ao trabalho de combate às arboviroses colocado em prática pela Prefeitura de São Luís em benefício da população

Prefeito Edivaldo entrega novos kits de fardamentos e equipamentos a agentes de combate a endemiasO prefeito Edivaldo entregou, nesta terça-feira (16), a agentes de combate a endemias da capital, novos kits contendo uniformes e equipamentos individuais de trabalho. A iniciativa integra as ações da gestão do prefeito Edivaldo de valorização dos profissionais que desenvolvem importante trabalho de controle à doenças e visa promover mais qualidade ao serviço ofertado à população. O ato de entrega dos kits – compostos por bolsa, calças, camisas, bota, boné, repelentes e protetor solar – aconteceu no ginásio do Parque do Bom Menino, com a presença de grande número de profissionais que compõem as equipes do município.

Durante a entrega, o prefeito Edivaldo destacou a importância dos novos itens entregues, para a efetivação das ações de combate às arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus em São Luís. “Além de garantir uma melhor apresentação e identificação de nossos agentes no trabalho de porta a porta nas ações de combate às endemias, os novos equipamentos promovem também mais segurança no desempenho de suas funções e melhores condições à execução desse trabalho que é fundamental para garantir a saúde da população”, afirmou Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito Julio Pinheiro; e do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

Pela primeira vez os profissionais da área participaram de todo o processo de escolha dos equipamentos e da tomada de decisões quanto à qualidade dos materiais adquiridos. “São eles que estão à frente do trabalho diário travando essa guerra contra o mosquito Aedes aegypti, portanto, nada mais importante e democrático que ouvi-los sobre o que melhor convém à categoria na execução de seu trabalho”, frisou Edivaldo acrescentando ainda que graças ao bom trabalho desempenhado pelos profissionais a Prefeitura de São Luís conseguiu reduzir este ano, em relação ao ano passado; em cerca de 60% o número de casos de dengue e em 68% os de zika e chikungunya.

Segundo o vice-prefeito Julio Pinheiro, com a entrega dos novos uniformes e equipamentos de trabalho aos agentes, a Prefeitura não apenas investe na valorização do trabalhador e na melhoria do serviço, como também garante à população meios para melhor identificar os agentes que chegam às suas casas para combater os focos do isento causador das doenças.

“São intervenções importantes no combate às endemias e em favor da saúde da população, principalmente agora que estamos nos aproximando do período chuvoso. O uniforme adequado faz com que os agentes trabalhem mais motivados e sejam valorizados pela população. Além disso, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais, consequentemente teremos resultados mais efetivos no enfrentamento a essas doenças”, observou Julio Pinheiro.

Os agentes de endemias trabalham em toda a cidade e têm sido importantes para garantir a redução dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, através das visitas domiciliares para identificação e tratamento de possíveis focos do mosquito transmissor dessas doenças.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, também atribuiu a queda na incidência de dengue, febre chikungunya e zika vírus em grande parte ao esforço empreendido pelos agentes de endemias na capital. “A maior prova de que o trabalho de nossas equipes de agentes de endemias tem dado certo é que tivemos uma redução drástica no número de pessoas que procuram nossas unidades de saúde com sintomas dessas doenças”, disse Lula Fylho.

“Os agentes de endemias trabalham em toda a cidade e têm sido importantes para garantir a redução dos casos destas doenças, através das visitas para identificação e tratamento de possíveis focos do mosquito transmissor. É um trabalho silencioso, realizado com muita diligência por nossos agentes, e que tem apresentado resultados muito satisfatórios”, acrescentou Lula Fylho.

As iniciativas de valorização da categoria também foram destacadas pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintracema), Bernardo Medeiros. “Hoje temos um fardamento realmente de melhor qualidade. Fomos ouvidos e participamos efetivamente do processo de escolha, inclusive com relação até mesmo à cor dos uniformes, o que consideramos extremamente importante para identificação da nossa categoria. Sem dúvida, na gestão do prefeito Edivaldo avançamos muito no nosso objetivo de trabalhar com mais dignidade”, relatou Medeiros.

Em ato simbólico, o prefeito fez a entrega do kit a agente Francineide Nogueira, que disse considerar louvável a iniciativa de melhor paramentar o profissional para o trabalho de campo. “São equipamentos que nos proporcionam mais segurança no ambiente de trabalho e melhores condições para desempenharmos a contento nossa função”, disse ela.

Antônio Travassos Nunes destacou a qualidade do material recebido das mãos do prefeito Edivaldo

O agente de endemia Antônio Travassos Nunes, que atua no Distrito de Saúde do Tirirical, também enalteceu a iniciativa. “Pela primeira vez recebemos fardamentos feitos com materiais realmente de qualidade. Isso nos dá mais motivação para trabalhar e nos ajuda a ser melhor identificados pela população durante as nossas visitas domiciliares”, observou.

VALORIZAÇÃO

Visando uma maior qualificação e valorização dos profissionais, a Prefeitura de São Luís realizou, em setembro deste ano, o curso Introdutório para Agentes Comunitários de Endemias (ACE). O curso reuniu 150 agentes, com o objetivo fortalecer a atenção primaria em saúde no processo de formação dos profissionais. A capacitação, promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), via Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), atendeu a uma demanda específica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), sendo colocadas em prática na gestão do prefeito Edivaldo.

Com a qualificação, os agentes comunitários de endemias aprimoraram sua formação para atuarem no Sistema Único de Saúde, a partir de conhecimentos das normas e instrumentos essenciais à sua atuação cotidiana, no controle ambiental de riscos e danos à saúde e a responsabilidade no desempenho de função pública.

Também estiveram presentes à solenidade de entrega dos novos kits, o vereador Pavão Filho, os secretários municipais José Cursino (Planejamento) e Rommeo Amim, a secretária adjunta de Serviços de Saúde, Natália Mandarino; o coordenador do Programa de Combate às Arboviroses, Pedro Tavares, entre outras autoridades.

CDL SÃO LUIS AVISA SOBRE FERIADO DO DIA DO COMERCIÁRIO

 

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís / CDL SLZ informa que na próxima segunda – feira (22.10) será feriado na capital maranhense, em virtude do Dia do Comerciário.

Como todo o comércio local estará fechado por lei, é bom antecipar as compras em todos os segmentos. O comércio voltará a funcionar normalmente na terça – feira (23.10).

SINEPE-MA prepara quinta edição do Seminário de Líderes Educacionais

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (Sinepe-MA) realizará nos próximos dias 29, 30 e 31 de outubro o V Seminário de Líderes Educacionais, no Hotel Brisamar, em São Luís. O objetivo do evento é levar para mantenedores, gestores, assessores e profissionais da área capacitação e atualização de conteúdos cada vez mais presentes no contexto escolar. Entre os temas que serão abordados nesta edição, estão: liderança, os papeis do gestor educacional, a linguagem em sala de aula, desafios para a educação básica, gestão financeira educacional, entre outros.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de uma ficha disponível no próprio site do Sinepe-MA (www.sinepema.com.br). Os valores variam de acordo com a adesão do profissional à programação, que pode ser total ou parcial, e ainda se a escola for ou não filiada ao Sindicato. Diferentemente dos anos anteriores, em 2018 a programação está bem mais ampla e será dividida em três dias. Em todos eles, o Sinepe-MA reforça seu papel que é de estimular o preparo profissional aperfeiçoado pensando sempre na qualidade de ensino. “O Sindicato tem um papel fundamental: preparar os gestores das instituições privadas de ensino para o desenvolvimento de um processo educativo inovador, e é isto o que estamos buscando com a realização de mais um Seminário”, afirma Paulino Pereira, presidente do Sinepe-MA.

O Sinepe tem como missão representar as escolas privadas, além de primar pela educação. E está presente no Maranhão desde a década de 1980, quando foi reestruturada a Associação dos Estabelecimentos de Ensino, que em 1988 se tornou o atual Sindicato. Ao unir-se ao sindicato, o filiado contribui para discussões da categoria, as dificuldades enfrentadas no cotidiano, as mudanças econômicas e de legislações. O Sinepe-MA se faz presente buscando alternativas e soluções para questões que afetam diretamente as atividades empresariais do segmento.

ESCOLA DE GESTORES

O projeto “Escola de Gestores”, criado pelo Sinepe-MA em 2015, é o responsável pela realização do Seminário. O projeto pretende capacitar líderes escolares por meio de eventos de qualificação, visando o desenvolvimento de habilidades para a condução das equipes a melhores desempenhos dentro das escolas. Com essa perspectiva, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão já realizou outras quatro edições do Seminário de Líderes Educacionais.

“É preciso aliar a visão estratégica e empreendedora à compreensão do seu papel como educador, integrando a gestão da qualidade educacional e do fazer pedagógico para a formação intelectual de cidadãos livres, conscientes e preparados para o enfrentamento dos desafios de um mundo cada vez mais competitivo”, ressalta Paulino Pereira.

Crefito-16 garante qualidade dos serviços em mais de 40 cidades maranhenses

 

Papel precípuo dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, as fiscalizações do Crefito-16 têm continuamente alcançado hospitais, clínicas, centros de saúde e outras instituições localizadas tanto em São Luís quanto no interior do estado.

Até outubro deste ano, o Crefito-16 já realizou diligências em mais de 40 municípios como Coroatá, Bacabal, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Vitória do Mearim, Santa Inês, Pinheiro, Pedreiras, Codó, Morros, Rosário, Bacabeira, Colinas, Caxias, Alto Alegre do Pindaré, Penalva, Barreirinhas, Paulino Neves, Timon, Vargem Grande, Imperatriz, Bom Jardim, Açailândia, São João do Sóter, Aldeias Altas, Porto Franco, Trizidela do Vale, Presidente Dutra, Tuntun, São Jose de Ribamar, Paco do Lumiar, Matões do Norte e Miranda do Norte.

Para isto, o Conselho maranhense tem firmado parcerias com outras instituições. As ações conjuntas com a Vigilância Sanitária de São Luís por exemplo, servem para averiguar as denúncias referentes à não adequação de hospitais à Resolução da Diretoria Colegiada 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a RDC 07, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências.

Desta forma, são postos em prática os parâmetros assistenciais e de permanência de profissionais fisioterapeutas, legalmente estabelecidos. Com a Vigilância Sanitária, sete hospitais já foram visitadas. Dentre eles, quatro já tiveram situação regularizada e três estão em processo de verificação, após a ação conjunta do Crefito-16 com órgãos da saúde.

Também o Ministério Público é aliado na garantia pela qualidade na oferta dos serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional à sociedade, avaliando as denúncias encaminhadas pelo Crefito-16. As audiências entre o Conselho, o MP e as instituições fiscalizadas permitem delimitar medidas e prazos para solucionar eventuais irregularidades encontradas.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Fiscalização do Crefito-16, Louise Gondim, as irregularidades encontradas mais frequentes são relativas a publicidade indevida, carga horaria de profissional em concurso, parâmetros assistenciais. “Para que este trabalho seja cada vez mais eficiente, é de fundamental importância que a sociedade, por meio dos profissionais e dos próprios cidadãos usuários, denuncie as irregularidades de que tenha conhecimento”, ressalta a coordenadora.

 

Outros números

Dos mais de 400 profissionais fiscalizados em 2018, 140 (35%) dos casos resultaram em autos de infração de pessoas físicas, com um índice de 60% de regularização (240). Entre os motivos mais comuns dos autos, estão inadimplência, publicações indevidas e a falta de registro secundário para atuar no Maranhão.

Já com relação às pessoas jurídicas, 100 empresas foram fiscalizadas, acarretando 54 (54%) autos de infração desse total, com regularização de 73% (73 empresas), sendo os casos mais comuns relativos a falta de registro, ausência de responsável técnico, descumprimentos de resoluções e publicações indevidas.

Prefeitura inicia etapa de recebimento de documentação dos sorteados no ‘Minha Casa, Minha Vida’

Estão sendo convocados para apresentar a documentação os sorteados como titulares para aquisição de moradias nos residenciais Morada do Sol I e II; o procedimento é parte da etapa comprobatória das informações prestadas no Cadastro Habitacional de Interesse Social da Prefeitura de São Luís

Sorteados para os residenciais Morada do Sol I e II entregam documentos na Central de Atendimento do programaConvocados pela Prefeitura de São Luís, os contemplados como titulares no sorteio para aquisição de imóveis dos residenciais Morada do Sol I e II, localizados no Maracanã, deram início à entrega dos documentos nesta segunda-feira (15). O procedimento é parte da etapa comprobatória das informações prestadas no Cadastro Habitacional de Interesse Social. Os sorteados devem comparecer à Central de Atendimento da Habitação, até o dia 21 de novembro, conforme cronograma de atendimento, organizado por ordem alfabética, detalhado no edital disponível no endereço eletrônico habitacao.saoluis.ma.gov.br/. Mais de duas mil famílias são aguardadas para a entrega dos documentos.

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade, destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão do prefeito Edivaldo para melhor atender os beneficiários do programa. “Primando pela agilidade no atendimento, organizamos a entrega por ordem alfabética. Assim, os cidadãos podem ser atendidos com tranquilidade, recebendo as orientações necessárias de forma adequada”, ressaltou o titular da Semurh.

Para contemplação final do imóvel, é obrigatório às pessoas sorteadas comprovar as condições especificadas no cadastro, por meio de documentação comprobatória, quando convocado após divulgação das listagens de selecionados. Os documentos devem ser entregues das 8h às 16h, na Central de Atendimento da Habitação, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 565 – São Francisco.

Entre os documentos solicitados estão original e cópia de RG e CPF atualizados; Certidão de Nascimento e/ou Casamento; Comprovante de Renda (para aqueles que possuem vínculo empregatício) e comprovante de residência atualizado. Às pessoas com deficiência é solicitado ainda laudo médico original e os moradores de área de risco devem apresentar também a declaração de ente público ou laudo da Defesa Civil.

A agilidade no atendimento foi observada por quem entregou a documentação no primeiro dia. “O atendimento foi ótimo e a Prefeitura está de parabéns. Estamos muito felizes, pois a partir de hoje, eu e minha família começamos uma nova vida. Morava em uma casa cedida e, agora, o sonho da casa própria está cada vez mais perto”, pontuou Edivaldo Ferreira, 35 anos, trabalhador na área de serviços prestados.

RESIDENCIAIS

Crislayne Pinheiro foi uma das sorteadas que entregou documentação nesta segunda-feira (15)

Os residenciais Morada do Sol I e II contam com um total 2.176 casas com 42,87 m² de área privativa, compostas por dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha e lavanderia integrada. O habitacional dispõe ainda de equipamentos urbanos como uma unidade básica de saúde, creche e uma escola com 12 salas de ensino fundamental.

Para os beneficiários do programa, a aquisição do imóvel próprio simboliza o início de uma nova vida. “Eu morava com minha sogra e estou muito feliz, pois a melhor coisa é a gente ter o que é nosso”, contou a dona de casa Crislayne Pinheiro, 31 anos.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO PARA SELECIONADOS/SORTEADOS TITULARES

LETRAS DATA DE ATENDIMENTO
A,B e C 15, 16 e 17 DE OUTUBRO
D, E e F 18,19 e 22 DE OUTUBRO
G,H,I e J 23,24 e 25 DE OUTUBRO
K,L e M 26,29 e 30 DE OUTUBRO
N,O,P e Q 31 DE OUTUBRO/ 1º E 05 DE NOVEMBRO
R,S,T,U 06,07 E 08 DE NOVEMBRO
V,W, X, Y e Z 09,12 E 13 DE NOVEMBRO
RETARDATÁRIOS 19,20 E 21 DE NOVEMBRO

OS SORTEADOS DEVERÃO COMPARECER PORTANDO OS SEGUINTES DOCUMENTOS

GRUPO 01 – IDOSOS

a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento e/ou Casamento atualizados (original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)
GRUPO 02 – DEFICIENTES
a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento e/ou Casamento atualizados (original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)
e) Laudo médico (original)
GRUPO 03 – MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA
a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento ou Casamento ou Averbação atualizados
(original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)
f) Cartão Bolsa Família
GRUPO 4 – MORADORES DE ÁREA DE RISCO
a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento e/ou Casamento atualizados (original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)
e) Declaração de ente público ou laudo da Defesa Civil
GRUPO 5 – GERAL
a) RG/ CPF atualizados (original e cópia)
b) Certidão de Nascimento e/ou Casamento atualizados (original e cópia)
c) Comprovante de Renda atualizado (original e cópia) para aqueles que
possuem vínculo empregatício
d) Comprovante de Residência atualizado (original e cópia)

LANÇAMENTO DO LIVRO “O CONTADOR DE ESTÓRIAS” DE JOSÉ JORGE LEITE SOARES

Noite de Autógrafos será na sede da AMEI nessa quinta – fera (18.10)

 O engenheiro José Jorge Leite Soares lança nessa quinta – feira (18.10) o seu mais novo livro de crônicas “O Contador de Estórias”, com noite de autógrafos das 19h às 21h, na livraria AMEI no São Luís Shopping.

A obra brinda o leitor com um total de 39 deliciosos textos, que são frutos da memória e da perspicácia do autor, que encontra no cotidiano cases e causos que ganham vida no papel, e são divertidamente narradas pelo escritor que sabe como poucos, dar sentido às letras e torna r imortais as memórias mais comuns dos mais diferentes personagens.

Natural de Pinheiro (MA) Zé Jorge, como o autor é mais conhecido, é membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências; e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Ex- deputado estadual; ex- Cônsul honorário da França em São Luís o engenheiro de formação é escritor por pura paixão, e divide muito bem seu tempo exercendo os papéis de Diretor de Assuntos Institucionais da Cemar e o de contador de estórias, ambos com a mesma dedicação e maestria.

Em 2006, por ocasião do sesquicentenário de Pinheiro, Zé Jorge organizou e publicou duas obras desconhecidas sobre sua cidade natal: O Livro das Coisas de Antanho (de Josias Peixoto) e o Livro dos Quadros da Vida (de Jerônimo de Viveiros). E de sua autoria publicou também Lugar das Águas e Curacanga. Além do prazer, Zé Jorge escreve para imortalizar lembranças, divertir e emocionar pessoas:

“Costumo dizer que escrever é a arte de reunir palavras. Mais que isso, é a habilidade de juntar letras para formarem palavras. E essas causam emoção e propiciam o prazer da leitura. As histórias precisam ser contadas e repassadas, pois elas detêm uma força poderosa. É através delas que os mais velhos repassam os ensinamentos às novas gerações e os povos transmitem seus costumes, perpetuando suas memórias”, explica o autor.

A cidade de Pinheiro e seus muitos personagens, os maranhenses em geral, brasileiros e outros povos que passaram pela vida do autor com certeza estão retratados e imortalizados em “O Contador de “Estórias”. Uma obra leve, divertida mas que prende e seduz o leitor até a última página, e ensina da filosofia do bem viver e a arte de valorizar amigos e conhecidos, pessoas do povo e povos daqui e de além- mar, por onde passa o escritor. E viver para ele é observar para narrar!

Como bem o descreve a amiga e educadora Ceres Murad, Zé Jorge tem um estilo próprio que mescla literatura e humor, na dose certa:

“O humor é uma filosofia de vida. O humor de quem encontra, com argúcia, a graça no cotidiano. Pintando m cores fortes seus personagens, tirados da vida real, ele ressalta, de forma sutil, traços que só ele percebe à primeira vista, imprimindo-os de tal modo em nossa memória que nos vemos a recontar suas estórias e causos hilariantes”, resumiu Ceres sobre o autor e sua obra.

No prefácio do novo livro, assinado pelo desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, que é também escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, a obra de Zé Jorge é novamente elogiada sem contenção:

“Leia, leitor! Queime-se – meu caro- no fogo de um autêntico cronista maranhense!”, recomenda Ney Bello sobre esse livro que sai do prelo com esse compromisso amplo – divertir, eternizar memórias e por que não, fazer refletir.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima