Renovação da frota, cujos novos veículos são adaptados para acessibilidade e climatizados, é um dos compromissos assumidos pelo prefeito Edivaldo para a melhoria da qualidade do serviço; até dezembro novos ônibus serão inseridos no sistema elevando a frota de ônibus climatizados para 270
Prefeito Edivaldo investe no transporte público e insere novos ônibus no sistema da capitalO Sistema de Transporte Público de São Luís, que nos últimos cinco anos deu um salto na melhoria do atendimento à população com a implantação do programa de reestruturação do setor executado na gestão do prefeito Edivaldo, ganhou mais 17 ônibus novos com ar-condicionado. Os novos veículos foram apresentados na manhã desta quinta-feira (11), em ato realizado na Praça Maria Aragão, com a presença do prefeito Edivaldo. Os veículos vão atender às linhas do Consórcio Viação Primor e Upaon-Açu, que servem aos bairros Cohama, Vicente Fialho, Ipase, Turu e Cidade Operária e integram um lote de 40 veículos que serão disponibilizados à população até o fim deste ano.
Hoje, em termos percentuais, São Luís tem uma das maiores frotas de ônibus com ar-condicionado entre as capitais do Nordeste, um serviço que foi possível implementar com a renovação da frota do transporte público da cidade, que é uma das prioridades de gestão do prefeito Edivaldo.
“Hoje podemos dizer, seguramente, que São Luís tem um sistema de transporte público muito melhor, atendendo ao usuário com mais qualidade, respeito à população que faz uso do serviço. Modernizamos todo o sistema a partir da realização da licitação pública, um dos grandes atos de nossa gestão para corrigir décadas de atraso no sistema e que nos permitiu reestruturar o setor não apenas renovando a frota, mas executando diversas outras medidas para modernização do sistema de transporte como um todo, utilizando novas ferramentas de gestão e controle operacional, sempre visando ao bem-estar da população que passou a contar com um transporte renovado, muito mais ágil e moderno”, afirmou Edivaldo, que na ocasião estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro; do secretário adjunto de Trânsito e Transporte (SMTT), Israel Pethros e outras autoridades.
O prefeito Edivaldo destacou ainda as melhorias implementadas no sistema de transporte público da capital como um dos grandes legados no rol das medidas estruturantes adotadas por sua gestão para alavancar setores que por décadas foram relegados ao abandono, como era o caso do transporte público. Com a inclusão dos novos ônibus, que também contam com elevadores de acessibilidade, a renovação dos veículos do sistema público de transporte da capital já é de cerca de 75% da frota operante. A melhoria no setor também conseguiu reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos ônibus que trafegam atualmente na cidade. Mais de 30% da frota, hoje, tem ar-condicionado.
Presente ao ato de apresentação dos novos ônibus, o vice-prefeito Julio Pinheiro destacou a renovação do transporte público da cidade como um esforço planejado da gestão do prefeito Edivaldo para garantir qualidade ao setor. “Com o crescimento da cidade e do número populacional tornou-se premente a adoção de medidas para garantir à população um sistema de transporte mais ágil e com mais qualidade. E foi isso que a Prefeitura fez. Os termos da licitação estão sendo plenamente atendidos, com a implantação gradativa de novos veículos ao sistema e realizando também intervenções qualificadas no trânsito que permitiram acabar com os engarrafamentos nos pontos mais críticos da cidade”, observou Julio Pinheiro.
O secretário da SMTT, Israel Pethros, destacou que desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, já foram inseridos 619 ônibus novos ao sistema público de transporte da capital, sendo 256 com ar-condicionado, o que corresponde a cerca de 30% da frota circulante. O sistema também conta com dois micro-ônibus com ar condicionado, que fazem a linha Bom Milagre/Centro, e 20 veículos articulados, que possuem uma capacidade maior de transporte de passageiros e atendem principalmente as linhas consideradas de maior demanda. Os modelos articulados têm capacidade para transportar cerca de 200 passageiros por viagem.
Dos 17 ônibus novos inseridos nesta quinta-feira (11) ao sistema, 15 veículos são da Viação Primor, para atender às regiões da Cohama, Vicente Fialho, Turu e Ipase; e dois ônibus são da Concessionária Upaon Açu, para atender à área da Cidade Operária.
“Os novos veículos implantados ao sistema agregaram, sem dúvida, muito mais qualidade ao transporte e tranquilidade ao usuário”, afirmou Israel Pethros, acrescentando ainda que, com a renovação da frota, estão sendo retirados de circulação todos os veículos com mais de 10 anos de atividade, para manter uma frota circulante com uma média de idade entre 4 a 5 anos.
MELHORIA
Conforto, menor tempo de espera e a qualidade dos novos veículos inseridos ao sistema de transporte são os aspectos mais apontados pela população quando analisam o serviço, atualmente. A funcionária pública Josineia Silva Barbosa, 50 anos, que faz uso diariamente de coletivos para se dirigir ao trabalho, relata que é nítida a mudança no atendimento à população.
“O transporte público deu um salto realmente significativo. Não tem como não notar a diferença de anos atrás para agora. Eu pego ônibus todos os dias e percebo que muita coisa mudou, a começar pelos próprios ônibus que hoje são muito mais novos e confortáveis, além de dispor de ar-condicionado”, observou ela.
Os profissionais do Transporte Público também enaltecem as iniciativas para a melhoria do setor. A motorista de ônibus Simone Barros Azevedo conhece bem o antes e depois da reestruturação do setor. “Antes de ser motorista eu também fui por muito tempo cobradora, por isso conheço bem a realidade na área. Sem sombra de dúvida, hoje temos um transporte muito melhor tanto para o usurário do serviço como para nós, profissionais do setor. Fazemos longas viagens e ficamos por muito tempo do nosso dia no trânsito, e fazer esse trabalho com conforto torna novo serviço menos penoso”, relatou.
AÇÕES
Além da licitação, uma das primeiras medidas para promover as melhorias do serviço de transporte na capital foi a modernização do sistema de bilhetagem eletrônica, que permitiu a instalação da biometria facial, equipamento que reconhece a fisionomia do usuário, impedindo as fraudes no sistema porque impossibilita que pessoas utilizem indevidamente o cartão de outros passageiros. A Prefeitura implementou ainda a recarga embarcada, o Bilhete Único, o Cartão Criança e a instalação de GPS em 100% da frota de ônibus, permitindo ao passageiro acompanhar melhor a localização dos veículos em seus trajetos e o tempo de espera nos pontos de ônibus por meio de aplicativo para celular, o Meu Ônibus.
Além disso, outros instrumentos também ajudaram a modernizar o sistema como um todo, a exemplo da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO), que possibilita o acompanhamento direto e em tempo real de todo o sistema de trânsito e transporte da cidade.
Concomitantemente à execução de medidas para renovação da frota e modernização do sistema de transporte da capital, a Prefeitura de São Luís também implementou melhorias no trânsito, realizando intervenções viárias importantes que promoveram um novo traçado geométrico das vias, proporcionando mais fluidez aos veículos e segurança aos pedestres.
Dentre as obras realizadas com essa finalidade destaque para as intervenções no Anel Viário, Forquilha; nas avenidas Guajajaras, Franceses, Africanos, Daniel de La Touche e Carlos Cunhas, nas proximidades do São Luís Shopping; trechos da Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohab e Angelim, entre outras intervenções.
Participaram também do ato de apresentação dos novos ônibus, na Praça Maria Aragão, os vereadores Osmar Filho e Raimundo Penha; os secretários municipais Ivaldo Rodrigues (Assuntos Políticos), Nonato Chocolate (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Cursino Moreira (Planejamento), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela, entre outras autoridades locais.
O povo gosta de pão e circo
É um grande ganho na infraestrutura do nosso transporte publico.