Prefeitura de São Luís ilumina prédios e espaços públicos em alusão ao Outubro Rosa

O mês de outubro é dedicado à sensibilização da sociedade para o combate ao câncer de mama e também à prevenção do câncer de colo de útero; iluminação é uma das formas da gestão do prefeito Edivaldo chamar a atenção para o combate às doenças

A proposta de iluminar os monumentos é executada dentro de um conjunto de outras ações planejadas pela Prefeitura

Em adesão à campanha do Outubro Rosa, a Prefeitura de São Luís está iluminando prédios e espaços públicos com a cor do mês dedicado ao combate ao câncer de mama e à prevenção do câncer de colo de útero. A campanha é um movimento de adesão mundial e tem o objetivo de sensibilizar as mulheres para o cuidado com a saúde e para importância dos exames preventivos. A gestão do prefeito Edivaldo sempre faz o trabalho de iluminação artística em campanhas como essa. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e visa despertar o interesse da sociedade pelo assunto.

A adesão da Prefeitura de São Luís à campanha do Outubro Rosa vai além da mudança da iluminação nos espaços. A proposta de iluminar os monumentos é executada dentro de um conjunto de outras ações planejadas pelo poder público municipal, especialmente na área da saúde. A intenção do poder público é, através do trabalho conjunto entre as secretarias, promover ações e serviços que beneficiem a população.

Até o fim do mês, a cor rosa ilumina prédios públicos também considerados pontos turísticos de São Luís como a Casa do Maranhão, o Palácio La Ravardière (sede do Governo Municipal), o Palácio dos Leões (sede Governo do Maranhão), o Hospital da Mulher e o Forte de Santo Antônio, na Ponta d’Areia. A nova iluminação contempla também outros espaços públicos como a Ponte Bandeira Tribuzi.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo, destaca o apoio da gestão do prefeito Edivaldo à campanha. “Essa é uma campanha desenvolvida por todo o mundo e a Prefeitura de São Luís endossa os objetivos do movimento com ações como essa, de sensibilização da sociedade para a importância dos cuidados com a saúde. A iniciativa de iluminar os prédios e espaços públicos já é recorrente da Prefeitura de São Luís”, ressaltou o titular da Semosp.

Em 2018, a ação acompanhou campanhas como a do Março Lilás, voltada para a valorização do público feminino; o Abril Verde, campanha que chama a atenção da sociedade para o movimento nacional que alerta para a prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais e o setembro amarelo, de prevenção ao suicídio. Além do Outubro Rosa, a iluminação artística é aguardada também para campanhas como a do Novembro Azul, voltada para a prevenção do câncer de próstata e testículos.

MAIS AÇÕES

No Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, a campanha teve início na última segunda-feira (1º) com uma ação de atendimento com demanda ambulatorial livre a todas as pacientes que buscaram os serviços. Mulheres que buscaram a unidade de saúde foram recebidas pelas equipes com esclarecimentos sobre a prevenção do câncer de mama e uma programação cultural voltada para o tema. Foi oferecido, ainda, atendimento ginecológico e com mastologista, além de oficinas de maquiagem, corte de cabelo, manicure e pedicure, penteados, usos de lenços e turbantes, design de sobrancelhas, entre outras.

A programação do mês se estenderá à rede de saúde do município e sua culminância será na região Itaqui-Bacanga com a realização do dia D, agendado para o dia 20 de outubro, na Unidade de Saúde Clodomir Pinheiro. Na ocasião serão ofertadas consultas em várias especialidades entre elas, ginecologista, mastologista, clinico geral e dentista. Também serão ofertadas ações de embelezamento, limpeza de pele, maquiagem e design de sobrancelha.

Experiências do hospital municipal Socorrão II são apresentadas em congresso internacional

Ações desenvolvidas no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II) estão sendo apresentadas no Congresso Internacional de Gestão de Serviços de Saúde, em Belo Horizonte (MG)

Os trabalhos estão sendo colocados em prática no Socorrão II

Experiências exitosas relacionadas à segurança do paciente e à gestão da qualidade, desenvolvidas no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II), da Prefeitura de São Luís, estão sendo apresentadas no Congresso Internacional de Gestão de Serviços de Saúde, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que acontece até quarta-feira (3), em Belo Horizonte (MG). A Prefeitura de São Luís participa do evento por meio do Núcleo de Acesso a Qualidade Hospitalar (NAQH), que foi implantado no Socorrão II na gestão do prefeito Edivaldo, com significativos resultados na prevenção de infecção no ambiente do hospital e, consequentemente, na melhoria do serviço oferecido à população.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, ressalta a importância da participação da capital maranhense no evento. “Renomados órgãos de saúde e instituições de ensino, do Brasil e de outros países, estão discutindo suas realidades, apresentando as práticas adotadas na gestão de serviços de saúde e os resultados positivos. Nesse contexto, São Luís mostra que apesar de todas as dificuldades enfrentadas por ser um hospital de urgência e emergência, o Socorrão II tem cases inovadores e eficientes, que estão dando qualidade aos processos assistenciais”, diz.

No total, os técnicos do NAQH apresentam seis experiências, contemplando ações como a inserção da família no cuidado do paciente. Por meio das rodas de conversa com os familiares, o objetivo é orientar condutas pertinentes ao processo de internação, esclarecer dúvidas, estreitar a comunicação e ampliar a participação da família na UTI. A pesquisa apresentada no congresso aponta que 89,8% dos familiares aderiram à atividade de roda de conversa.

Também destacam-se outras experiências desenvolvidas no Socorrão II como a da Ronda de Liderança em Segurança do Paciente; da Avaliação da Cultura de Segurança; do Kanban como ferramenta de gestão de leitos e análise do perfil de pacientes; do estudo do perfil dos incidentes notificados; e do uso do modelo de melhoria como estratégia nas práticas de prevenção de infecções relacionadas à saúde.

SEGURANÇA DO PACIENTE

Muitas dessas experiências resultam do programa “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e cuja execução no Socorrão II é assessorada pelo Hospital Sírio Libanês. O objetivo principal do projeto é diminuir as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), o que tem sido feito pela adoção de medidas simples de prevenção, parametrizadas por uma metodologia proposta pelo Institute of Healthcare Improvement (IHI), instituição sediada em Boston, nos Estados Unidos, que fomenta a qualificação da gestão nos serviços de saúde, através do modelo de melhoria.

O Processo Ronda de Liderança, por exemplo, apresentado no congresso como experiência exitosa, consiste na aplicação de um questionário, pela gestão da unidade de saúde, aos funcionários. O roteiro de perguntas é baseado em estudos acerca da segurança do paciente e da qualidade do cuidado. O resultado dos questionários gera um planejamento para a solução de possíveis problemas identificados durante a pesquisa.Uma das experiências que serão apresentadas no congresso diz respeito à segurança do paciente

Também na área da Segurança do Paciente, está o projeto “O uso do modelo de melhoria como estratégia nas práticas de prevenção de infecções relacionadas à saúde”, desenvolvido com o objetivo de avaliar os efeitos de melhoria na redução das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em UTI através da implantação de um pacote de medidas de prevenção. Entre as medidas implementadas estão a padronização de curativos, a fixação de sonda no paciente e o desenvolvimento de melhores práticas relacionadas à prevenção de pneumonias associadas à ventilação mecânica e infecção de corrente sanguínea.

Mateus promove curso para iniciantes na cozinha

FOTO / LEGENDA – Chef da Ajinomoto, Matheus Aguiar.

O Altelier Don’Anna, espaço dedicado a cursos de gastronomia no Spazio Mateus da Cohama, promove na próxima quarta-feira (3) um curso com foco na cozinha para iniciantes. O curso é uma parceria com a linha de temperos Ajinomoto e mostrará que os produtos da marca podem auxilixar – e muito – no dia-a-dia. Na oportunidade, serão apresentadas receitas clássicas e em uma cozinha versátil.

O curso será ministrado pelo Chef da Ajinomoto, Matheus Aguiar, e o aluno ganhará certificado de participação. Os interessados podem fazer as reservas pelos telefones: (98) 2108-9896 e 98413-6134. A adesão custa R$ 30,00 e pode ser paga na hora do curso.

Gerente da área de MKT-Nutrição, Matheus Aguiar é chef de cozinha e encontrou na gastronomia inspiração. Transformando ingredientes em receitas únicas, sendo fundamental para estabelecer conexões entre sabores, aromas e sentidos. Ele é formado em gastronomia pela Universidade Anhembi, em São Paulo.

Obras de requalificação da Rua Grande avançam e terá rede elétrica subterrânea

Edivaldo Holanda Júnior, Prefeito de São Luís; Henry Duailibe, Empresário; Carlos Murun, Ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República; Antônio Froes, Assessor da Presidência da CDL; Kátia Bogéa, Presidente Nacional do IPHAN; Fábio Ribeiro, Presidente da CDL; José Jorge Soares, Diretor de Relações Institucionais da Cemar; Felipe Mussalém, Presidente da ACM, Maurício Itapary, Superintendente Estadual do IPHAN; Sérgio Mello, Diretor de Operações Técnicas e Comerciais da Cemar.

Diretores da Cemar integram comitiva de vistoria das obras de requalificação do Centro de São Luís.

Na manhã desta terça-feira (25), a Cemar junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Governo Federal e Prefeitura de São Luís, realizaram a vistoria técnica na obra de requalificação urbanística da Rua Grande, Praças Panteon e Deodoro e Alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, que foram iniciadas em outubro de 2017 e estão inseridos nas ações do PAC Cidades Históricas. Na vistoria, a equipe verificou o andamento dos serviços de drenagem, a colocação do novo calçamento, a instalação da nova de rede de iluminação Pública, além da instalação da fiação subterrânea e dos dutos para a passagem de fibra ótica.

Na ocasião estiveram presentes a comitiva oficial do Governo Federal, com a presença do Ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun; a Presidente Nacional do IPHAN, Kátia Bogéa; o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior e os Diretores da Cemar, Sérgio Melo e José Jorge Soares.

Com a sinalização do início da obra de requalificação da Rua Grande, no final de 2017, foi firmado um acordo entre a Cemar e o IPHAN atribuindo à concessionária a elaboração do projeto executivo da rede de distribuição subterrânea, tendo como base o projeto básico fornecido pela Cemar em meados de 2014 (utilizado para subsidiar o processo de licitação da obra). Desde então, o projeto executivo vem sendo executado, considerando a infraestrutura existente encontrada durante o processo de escavações na Rua grande.

Para a elaboração do projeto, a Companhia está observando as características de cada cliente presente em toda extensão da Rua Grande, de modo que os equipamentos e infraestrutura sejam dimensionados considerando a atual situação de cada um, bem como o provável aumento do consumo de energia elétrica a partir de projeções de mercado. Estas informações garantirão a continuação do fornecimento de energia elétrica com alta qualidade aos clientes, reduzindo, também, a probabilidade de futuras intervenções na rede. Além disso, o projeto visa as melhores soluções possíveis de restabelecimento do sistema em caso de curto-circuito, proporcionando maior confiabilidade à rede elétrica subterrânea, garantido o fornecimento de energia com o mínimo de interrupções possível.

O diretor de Operações Técnicas e Comerciais da Cemar, Sérgio Mello, explica que, a Companhia é responsável pelo projeto elétrico e acompanhamento e fiscalização dos serviços relacionados a parte elétrica.

Na Rua Grande toda a fiação será subterrânea e serão colocados novos medidores que permitirão que os consumidores sejam telemedidos, possibilitando um melhor acompanhamento da evolução do consumo de cada consumidor.

“Entendemos esse momento da realização das obras de requalificação da Rua Grande, como um marco para São Luís e para as milhares de pessoas que transitam em um dos principais centros de comércio do Maranhão. Nosso papel vai além da parte técnica e de segurança. Nossa missão é garantir uma energia elétrica com qualidade para fomentar o desenvolvimento do Maranhão, trabalhando e investindo continuamente para ser uma empresa cada vez melhor para os maranhenses”, destaca Sérgio.

O PAC Cidades Históricas é voltado à recuperação de áreas protegidas pelo Iphan e está presente em 44 cidades de 20 estados. O programa busca recuperar e revitalizar cidades históricas, além de promover o patrimônio cultural. As áreas de São Luís incluídas no projeto, são protegidas por tombamento Estadual e Federal, além de serem reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio mundial, essas áreas vão ganhar novo reordenamento do espaço urbano, contemplando pedestres e possibilitando maior interação social.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima