O Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) – Maranhão promoveu palestras sobre o “Setembro Amarelo” drogas lícitas e ilícitas assim como outra palestra sobre segurança na comunidade e questões ligada às drogas, na manhã de hoje (24), no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) do Itaqui-Bacanga.
A convite da coordenadora IEMA, enfermeira e bombeira, Samara Letícia, foram proferidas as duas pelo coordenador do CAPS AD-MA, Marcelo Soares Costa falou sobre suicídio e drogas para 120 alunos.
“Quero agradecer o convite da coordenação do IEMA do Itaqui Bacanga na pessoa da enfermeira Samara, e exaltar a programação alusiva ao setembro amarelo, onde foi trabalhado a prevenção ao suicídio de diversas maneiras, peça teatral, poesias, depoimentos de alunos muito emocionante e culminou com palestra proferida pela direção do CAPS AD Estadual com suicídio, falar é a melhor solução. Mais uma parceria do Caps AD estado na prevenção às drogas nas escolas, juntos somos mais fortes”, disse o coordenador do CAPS AD, Marcelo Soares.
Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.
No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.