CAPAS AD Maranhão promove palestra educativa sobre o “Setembro Amarelo” no IEMA do Itaqui-Bacanga

Coordenador do CAPS Ad Maranhão, Marcelo Soares falando para alunos do IEMA

O Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) – Maranhão  promoveu palestras sobre o “Setembro Amarelo” drogas lícitas e ilícitas assim como outra palestra sobre segurança na comunidade e questões ligada às drogas, na manhã de hoje (24), no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) do Itaqui-Bacanga.

A convite da coordenadora IEMA, enfermeira e bombeira, Samara Letícia, foram proferidas as duas pelo coordenador do CAPS AD-MA, Marcelo Soares Costa falou sobre suicídio e drogas para 120 alunos.

“Quero agradecer o convite da coordenação do IEMA do Itaqui Bacanga na pessoa da enfermeira Samara, e exaltar a programação alusiva ao setembro amarelo, onde foi trabalhado a prevenção ao suicídio de diversas maneiras, peça teatral, poesias, depoimentos de alunos muito emocionante e culminou com palestra proferida pela direção do CAPS AD Estadual com suicídio, falar é a melhor solução. Mais uma parceria do Caps AD estado na prevenção às drogas nas escolas, juntos somos mais fortes”, disse o coordenador do CAPS AD, Marcelo Soares.

Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.

Os alunos do IEMA Itaqui Bacanga fizeram uma peça para alerta sobre o risco do suicídio.

Intervenções estratégicas da gestão do prefeito Edivaldo dão mais fluidez ao trânsito de São Luís

Obras realizadas nas principais avenidas e corredores de tráfego da capital possibilitam mais agilidade ao trânsito e trazem mais segurança a motoristas e pedestres; ações integram a política pública de mobilidade urbana da gestão do prefeito Edivaldo

Intervenções garantem mais fluidez ao trânsito e mais segurança para motoristas e pedestres

A exemplo de muitas cidades e capitais brasileiras, São Luís tem o desafio de promover investimentos que resultem na melhoria da mobilidade urbana e garantam mais qualidade de vida para a população. Nos últimos anos, a gestão do prefeito Edivaldo vem trabalhando para superar esse desafio com intervenções viárias em diversos pontos da capital, sobretudo nas vias de maior tráfego de veículos como as avenidas Guajajaras, Colares Moreira, Jerônimo de Abuquerque, São Luís Rei de França e Holandeses.

Segundo dados do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran) a capital maranhense conta atualmente com uma frota de mais de 390 mil veículos, 20% a mais do que em 2013, quando o prefeito Edivaldo assumiu a Prefeitura de São Luís em seu primeiro mandato e começou a promover as mudanças nesta área. São Luís – que tem uma população superior a um milhão de habitantes – é a 15ª cidade mais populosa do país e tem a 4ª maior população do Nordeste. A melhoria da mobilidade urbana tem, segundo os estudiosos da área, forte impacto na qualidade de vida e na economia da cidade.

“As melhorias são fruto de planejamento e de um trabalho organizado que estamos promovendo em diversas vias de fluxo intenso da capital e que tem melhorado o trânsito nestes locais, tanto para condutores, quanto para pedestres. São intervenções importantes que contribuem para a mobilidade urbana, para o melhor reordenamento do tráfego nos principais corredores da cidade, redução dos engarrafamentos e proporciona bem-estar para a população”, reforçou o prefeito Edivaldo.

Segundo especialistas, a melhoria na mobilidade urbana impacta positivamente na qualidade de vida da população e na economia da cidade. Com este entendimento é que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) tem pensado as mudanças no trânsito da capital.

“Ficou muito melhor, ainda mais para quem vem da Cidade Operária com destino à Cohab. O engarrafamento nesse pedaço praticamente não existe mais. Essa obra aí deu resultado, sem dúvidas”, pontuou o taxista Nilton Ribeiro, 56 anos, sobre a intervenção que contemplou o principal corredor viário do bairro São Cristóvão. Na intervenção, houve retirada da rotatória e instalação de um conjunto semafórico de dois tempos.

Realizada pela Prefeitura de São Luís, a obra se soma a uma série de outras promovidas na gestão do prefeito Edivaldo, pela melhoria na mobilidade urbana da capital. Grandes e importantes complexos de transporte foram reordenados, garantindo mais fluidez ao trânsito e maior segurança a condutores e pedestres.

A Prefeitura vem promovendo uma verdadeira mudança no trânsito da capital, uma vez que tem feito um trabalho de reorganização do fluxo em corredores de transporte de grande movimentação e que precisavam de mais fluidez, pontuou o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. Ele citou as mudanças na Jerônimo de Albuquerque, corredor específico da cidade que necessitava de várias intervenções; e o trabalho promovido na entrada da cidade, entre outros. Algumas das intervenções tiveram a parceria da Secretaria de Estado da Infraestrutura.

“São trechos e corredores que precisavam de maior agilidade e ganharam com estas intervenções da gestão municipal. Todas estas obras foram pensadas para criar fluidez nos pontos mais congestionados e com isso, ganhamos também mais agilidade no transporte coletivo que soma às ações pelos 406 anos da nossa cidade”, reforçou Canindé Barros.

SÃO CRISTÓVÃO

A modificação no São Cristóvão está entre as intervenções mais significativas. A fluidez no tráfego se percebe com a mudança que alterou o acesso de quem vai para a Cidade Operária, a partir da Avenida Guajajaras. A via agora é de mão única do terminal de integração do São Cristóvão à Guajajaras, o que confere mais agilidade ao trânsito. A alteração inclui ainda um retorno de quadra com acesso à Avenida 2, no sentido Cidade Operária, significando mais agilidade no trajeto. “Trabalho há oito anos passando por este trecho e percebi que com essa mudança o trânsito andou. Está fluindo melhor e tem muito menos engarrafamentos”, destacou o taxista Nilton Ribeiro.

Mais fluidez também com as modificações promovidas no cruzamento entre as avenidas Guajajaras e Santos Dumont, ainda no bairro São Cristóvão. A melhoria reduziu o congestionamento e agilizou o fluxo naquele corredor de transporte. Foram eliminadas rotatórias da rua em frente à Paróquia de São Cristóvão e no fechamento do retorno no sentido Aeroporto/Avenida Santos Dumont; e instalados dois semáforos de três tempos de abertura e implantado retorno de quadra que dá acesso a Santos Dumont.

As mudanças garantiram mais satisfação para o trabalho do estivador Luís Henrique Mendes da Cruz, 56 anos, que há mais de duas décadas trabalha nas proximidades do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, no Tirirical – outro trecho reorganizado. “Antes dessa intervenção, os engarrafamentos aqui eram toda hora. Qualquer coisa, o trânsito parava. Com essa obra ficou muito mais rápido, de verdade, mesmo nos horários de maior pico”, afirma. No local foi retirada a rotatória, criadas duas faixas de rolamento sentido bairro e saída da cidade e implantados semáforos de acesso à Avenida dos Franceses. “O trânsito está mais tranquilo”, reitera.

As mudanças promovidas pela Prefeitura tornou mais ágil o tráfego no Aririzal. Foi criado um retorno que dá acesso à Avenida Daniel de La Touche. No local, a Prefeitura construiu um prolongamento da pista de retorno da Cohama. O comerciante José Nilton Nogueira, 44 anos, que tem um pequeno negócio próximo ao cruzamento da via, elogiou a alteração, “essa modificação melhorou para quem anda de carro. Agora, o trânsito flui e melhorou consideravelmente”, enfatiza.

BEQUIMÃO

Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Hospital São Domingos, bairro Bequimão, um dos corredores de transporte mais críticos da capital, recebe intervenção da Prefeitura que trará significativas melhorias para condutores e pedestres. A obra está em andamento e será feito o alargamento da rotatória da Cohab até a subida do Bequimão e a iluminação pública que é aérea, será toda substituída por fiação subterrânea.

O mototaxista Edvan dos Santos, 46 anos, aprovou as melhorias, que, para ele, melhoraram o fluxo dos veículos e o trabalho que ele desenvolve. “A nova sinalização com essas faixas bem visíveis e o semáforo bem localizado trouxe mais organização para o trânsito e mais segurança para os pedestres, além de diminuir o engarrafamento. Para mim, ficou mais fácil a clientela se aproximar”, disse o mototaxista.

As melhorias impactaram ainda na Avenida Lourenço Vieira da Silva, altura da Forquilha, em cuja extensão as obras tiveram parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura. No local, foi eliminada a rotatória, criadas duas alças de retorno para o Anil e Cohab e implantado grupo semafórico de dois tempos nos sentidos Maiobão-Anil/Anil-Maiobão. O trecho recebeu também drenagem profunda, novos retornos, divisão do fluxo de veículos, novo asfalto, além da construção de calçadas, meios-fios e sarjetas.

“É mais segurança para quem anda por aqui a pé ou de carro. Porque antes o trânsito era muito confuso e arriscado. Agora, com essa sinalização, tanto o condutor, quanto o pedestre estão bem orientados nesse local”, pontuou o motorista de ônibus Joel de Jesus Bogea, 56 anos, há 28 anos na profissão e percorrendo este trecho.

o motorista de ônibus Joel Bogea dirige há 28 anos no trecho do Bequimão que recebe intervenção da Prefeitura

MAIS INTERVENÇÕES

A Prefeitura promoveu, ao longo da gestão do prefeito Edivaldo, intervenções na Avenida São Luís Rei de França (Turu), Avenida Africanos com Franceses/Avenida Africanos com Parque Timbiras, Curva do 90 (Vinhais), entrada do Cohatrac, Avenida Carlos Cunha (Jaracaty), Anel Viário e Bacanga, entre outros.

Vila Flamengo recebe Mutirão de Serviços Cemar – Muito melhor pra você!

 

Até o final da semana muitos serviços técnicos e comerciais da Cemar na Vila Flamengo e bairros vizinhos

O “Mutirão de serviços Cemar – Muito melhor pra você!” agora está com endereço novo. Do dia 25 até dia sexta-feira, 28, das 09h às 16h, o mutirão acontece no bairro da Vila Flamengo, na Praça Viva Vilas, em São José de Ribamar. Serão oferecidos aos clientes da Vila Flamengo, Vila Operária e adjacências, serviços como: atendimento presencial, atualização cadastral, negociação de débitos, cadastro tarifa social baixa renda para desconto na conta de energia. Os interessados poderão contar ainda com várias dicas de economia, segurança e direitos e deveres.

Além disso, durante a semana toda também haverá troca de lâmpadas de LED mais econômicas. Para isso o cliente deverá levar até 03 lâmpadas velhas em funcionamento pra trocar juntamente com algum material reciclável (plástico, pet, pvc, alumínio, ferro, bronze, chumbo, aço, bateria de carro, papel, papelão, jornal, revista, tetra pak e óleo de cozinha). O material reciclável deve ser levado de forma separada, limpo e seco e beneficiara a Escola de Cegos. Lembrando que cada cliente poderá trocar até 3 (três) lâmpadas.

 A Cemar lembra que, para participar do Mutirão, os interessados nos serviços devem levar:

  • A conta de energia elétrica;
  • Identidade (RG) e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Cartão com o Número de Inscrição Social (NIS) de um dos programas sociais (Bolsa Escola, Balsa Família, Vale Gás, Pró Jovens, etc)

Vale lembrar que ao longo de toda a semana, as equipes técnicas estarão na área realizando atividades de poda de árvores próximas da rede elétrica, nivelamento de rede de baixa tensão, religação, ligação nova e troca de religadores para melhorar ainda mais a qualidade da energia elétrica da região.

Para conferir a lista geral dos serviços, acesse: www.cemar116.com.br e nas redes sociais siga a Cemar, Facebook: Cemar116, Instagram: @cemar116 e twitter @CEMAR116.

Assessoria de Imprensa da Cemar

O hambúrguer é um dos lanches preferidos do brasileiro, não é mesmo? De vários tipos e sabores, movimenta um mercado crescente e lucrativo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o mercado de hambúrgueres está em ascensão em todo o país. Em 2017, só no ramo de franquias, foram movimentados quase R$ 700 milhões. Pensando no destaque que esse setor da alimentação evidencia, o Atelier Don’Anna (Mateus Cohama, em São Luís) promove nesta terça-feira (25) um curso de hambúrguer artesanal. O curso será ministrado por Rafael Liberio, com experiência em cozinhas maranhenses e paulistas, e especialização em gestão de negócios em alimentação. Os interessados podem fazer as reservas pelos telefones: 2108-9896 e 98143-6134. O curso terá início às 14h30 e os participantes receberão certificado de participação. Na oportunidade, Rafael Liberio mostrará os melhores tipos de carne para cada tipo de blender desejado. Além disso, fará harmonização de cada hambúrguer com o tipo ideal de molho, pães e acompanhamentos.

Estudantes de Enfermagem da Estácio e profissionais da Central de Transplantes realizam mais uma ação em conjunto

 

A doação de órgãos é um ato de amor e humanidade, porém, muitos ainda são os desafios para se conseguir sensibilizar famílias sobre a importância dessa atitude tão nobre. Questões como crenças religiosas e apego à memória física de um parente que morreu dificultam, muitas vezes, o trabalho de convencimento das equipes que atuam nos hospitais a fim de receber órgãos que ainda sirvam para salvar outras vidas.

“O mais difícil para as famílias é a aceitação da morte, por isso, a abordagem é sempre muito delicada e requer preparação das equipes. A maior parte dos órgãos só pode ser doada em condições de morte encefálica, que é quando cérebro para de funcionar, mas ainda há fluxo sanguíneo nos órgãos, e aí as famílias tendem a nutrir esperanças por uma sobrevida”, lembra a psicóloga Joelina Abreu, do Hapvida Saúde. Por isso, destaca a especialista, é necessário que os profissionais envolvidos tenham muita sensibilidade e tato para não afetar ainda mais o psicológico dos parentes.

Pensando em quebrar essa barreira e incentivar a população a refletir sobre a doação de órgãos, a Central de Transplantes do Maranhão se uniu a estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio São Luís para promover uma ação em prol da conscientização por essa causa. “A Central de Transplantes sempre realiza ações com esse intuito. Pra gente, é muito positivo quando estudantes, ou seja, os futuros profissionais se envolvem nas campanhas, pois quando se formarem já serão enfermeiros diferenciados, mais atentos a essa problemática”, afirmou a coordenadora da Central, Maria Inês Oliveira.

Na ação do domingo (23), as equipes de estudantes e enfermeiros da Central de Transplantes foram ao Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, onde entregaram panfletos, material educativo e conversaram com os frequentadores, maranhenses e turistas sobre a importância da doação de órgãos. “Os estudantes que estão aqui compõem a Liga Acadêmica da Doação de Órgãos e Tecidos, que é única no Maranhão e surgiu há 3 meses, quando nós percebemos a importância de tratar desse tema de forma frequente e contínua, e não somente durante um mês de campanha, como é o Setembro Verde”, enfatizou a enfermeira da Central de Transplantes, Janaína Câmara, que também coordena a Liga Acadêmica na Estácio São Luís.

Doação

A doação de órgãos só pode ser feita, no geral, quando o doador tem morte encefálica, ou seja, quando o cérebro para de funcionar. Nesse momento, a família recebe a declaração de óbito. “Em morte encefálica, os órgãos permanecem com fluxo sanguíneo e, por isso, é possível utilizá-los em outros pacientes que esperam, muitas vezes, por um milagre”, esclarece Janaína Câmara.

No Maranhão, é possível fazer doações de rins, coração, pulmão, fígado, parte do intestino e válvulas cardíacas, em quadros de morte cerebral. Já quando uma pessoa vem a óbito e o organismo deixa de ter bombeamento sanguíneo, podem ser feitas as doações de tecidos, pele, ossos e córnea, cuja fila de espera no Maranhão tem 416 pacientes, segundo a Central de Transplantes.

Quem deseja seja um doador só precisa fazer algo bem simples: comunicar a família, pois somente os parentes, em comum acordo, podem autorizar a retirada dos órgãos. “Em todos os hospitais de São Luís, tem equipes compostas por profissionais como assistentes sociais e psicólogos, que têm toda uma preparação para abordar os parentes e consultá-los sobre a possibilidade de salvar outras vidas a partir de simples doações”, esclareceu a enfermeira Janaína.

Dia Nacional

O Dia Nacional do Doador de Órgãos é celebrado todos os anos no dia 27 de setembro, considerado o “Setembro Verde”, por causa da campanha. Na Estácio São Luís, o curso de Enfermagem fará, ao longo de todo esse dia, várias ações, como show de talentos temáticos, apresentação de peças teatrais, musicais, exibições de documentário, entre outras atividades. Na ocasião, estarão presentes a coordenadora da Central de Transplantes do Maranhão, Dra. Maria Inês, além de representantes de hospitais como Djalma Marques, o Socorrão 1; Carlos Macieira e outras instituições.

Atelier Don’Anna realiza curso de hambúrguer artesanal

 

O hambúrguer é um dos lanches preferidos do brasileiro, não é mesmo? De vários tipos e sabores, movimenta um mercado crescente e lucrativo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o mercado de hambúrgueres está em ascensão em todo o país. Em 2017, só no ramo de franquias, foram movimentados quase R$ 700 milhões.

Pensando no destaque que esse setor da alimentação evidencia, o Atelier Don’Anna (Mateus Cohama, em São Luís) promove nesta terça-feira (25) um curso de hambúrguer artesanal. O curso será ministrado por Rafael Liberio, com experiência em cozinhas maranhenses e paulistas, e especialização em gestão de negócios em alimentação.

Os interessados podem fazer as reservas pelos telefones: 2108-9896 e 98143-6134. O curso terá início às 14h30 e os participantes receberão certificado de participação. Na oportunidade, Rafael Liberio mostrará os melhores tipos de carne para cada tipo de blender desejado. Além disso, fará harmonização de cada hambúrguer com o tipo ideal de molho, pães e acompanhamentos.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima