Foi realizada na tarde de ontem, no Escritório-Escola do Campus Anil da Universidade Ceuma, a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Maranhão e a Instituição de Ensino Superior (IES), com o intuito de criação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Com o centro, a população terá acesso facilitado a Justiça e os alunos da Universidade ganham campo de estágio.
A assinatura do termo de cooperação técnica foi realizada pelo reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, e o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, que fizeram o descerramento da placa.
O objetivo principal do espaço é a instalação e funcionamento do terceiro, quarto e sétimo Centro Judiciário de Solução de Conflitos de São Luís, nos termos do provimento. O Centro vai disponibilizar serviços de informação e orientação dos cidadãos, além de serviços jurídicos, visando propiciar o meio mais adequado para a solução de cada conflito.
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, falou da importância de abrir novas portas e solucionar novos conflitos. “No meu discurso de posse, em dezembro do ano passado, fiz questão de ressaltar que um dos grandes objetivos do centro de conciliação dentro das universidades é levar a justiça próxima a sociedade”, disse.
Para reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, o Centro ajudará população e os alunos da instituição. “Uma de nossas obrigações com a sociedade é garantir que todos os projetos de extensão dos alunos se insiram na comunidade. Esse projeto nos garante contribuir para que a comunidade tenha acesso aos serviços em busca dos seus direitos”, finalizou.