O evento tem por objetivo fomentar a capacitação de médicos das emergências dos hospitais, reduzindo mortes evitáveis.
Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede-Ma), seccional Maranhão, promove o I Simpósio de Medicina de Emergência, que acontece na próxima sexta-feira, 21, no espaço Orienta Consultoria, no Renascença. Durante o evento, acontece também o lançamento do livro Emergência Médica – Suporte Imediato à Vida, do mestre em cirurgia Daniel Lima, médico cirurgião de emergência e trauma do Instituto Dr. José Frota – IJF, de Fortaleza, o maior Hospital de Emergência e Trauma do Norte e Nordeste.
Voltado para profissionais da área da saúde, que atuam nas emergências, e também para acadêmicos, o Simpósio tem por objetivo contribuir para o fomento da necessidade de capacitação dos médicos e de outras categorias para o atendimento de emergência. “Em situações de urgência e emergência, cada segundo é valioso. O treinamento especializado para doentes críticos pode reduzir o número de óbitos nos pronto-atendimentos”, afirmou o presidente da Abramede-Ma, o médico emergencista Francisco Veras Júnior.
Segundo ele, a Abramede tem por finalidade a melhoria do atendimento das emergências clínicas e traumáticas, da rede pública e privada de todo o país. Geralmente, esse atendimento é realizado por médicos recém-formados que, muitas vezes, têm esse setor do hospital como seu primeiro emprego. Por ser uma área crítica, deveria ser assistida por profissionais mais experientes e treinados. “Na porta de clínicas e hospitais deveriam estar pessoas capacitadas para reconhecer as principais urgências clínicas e traumáticas que acometem os pacientes. Dessa forma, a entidade acredita que os médicos poderão salvar mais vidas”, declarou o médico Francisco Veras Júnior.
Na programação do evento estão previstas nove palestras de diversas especialidades médicas: o cirurgião Abdon Murad Júnior (“Urgência no paciente bariátrico”), a médica paliativista Vanise Barros (“Cuidados paliativos na emergência”), o neurocirurgião Denner Zandonadi, (“Atendimento inicial do Traumatismo Cranioencefálico”) e o neurologista Sérgio Moura (Menigites: abordagem na emergência), o cirurgião Rurion Menezes (“Atendimento Aeromédico”), os emergencistas Khalil Feitosa (“Mindset do Emergencista”) e Kaile Cunha, (“Parada Cardiorespiratória em adultos e Uso do Ultrassom Point of Care”), e o cirurgião Santiago Servin ( “Hipertensão permissiva: quando, como e por quê?”).
O organizador do livro Emergência Médica – Suporte Imediato à Vida, o médico cirurgião de emergência e trauma, Daniel Lima, também é um dos palestrantes do Simpósio. Ele ministra as palestras “Transfusão maciça na emergência” e “Atualização do Atendimento de Suporte à Vida no Trauma – ATLS”. Sobre a obra, Daniel explica: “A obra reúne 31 especialistas e 18 acadêmicos de medicina, aportando conteúdo teórico e prático. Ela vem suprir a escassez de livros que privilegiem esta abordagem de primeiros socorros e se destina ao público universitário e profissional”. O lançamento da publicação acontece durante o encerramento do I Simpósio de Medicina de Emergência.
Serviço:
O que? I Simpósio de Medicina de Emergência
Quando? 21 de setembro de 2016
Onde? Orienta Consultoria, localizado na rua das Laranjeiras, em frente à Praça do Renascença.
Horário? Entre 8h00 e 18h00
Mais informações e inscrições: (98) 988050802 / (98) 981184933 / (98) 98870 8858