SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO

Na manhã da quarta-feira (5), foi realizada mais uma “Operação Resgate” promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e Universidade CEUMA, que tem o objetivo de resgatar usuários de entorpecentes e oferecê-los um tratamento eficiente; uma pessoas em situação de rua foi internada no CAPS AD, na região do João Paulo. Além do atendimento aos dependentes químicos foram oferecidos serviços na área da saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, exames laboratoriais, vacinação contra sarampo, febre amarela, hepatite B, tétano e influenza e cerca de 400 pessoas foram atendidas.
A ação iniciou às 6h e foi até às 12h, no João Paulo, um dos locais de São Luís com maior número de pessoas em situação de rua e dependentes químicos. “Mais uma ação positiva. Vacinação contra sarampo ajudando na cobertura vacinal do estado é mais um serviço oferecido pela ação resgate na região do João Paulo que reduziu nos últimos 3 anos mais 85%de usuários de crack no que era uma Cracolândia a céu aberto. Nós recebemos vários moradores aqui. Nossa equipe orienta sobre como é o tratamento e fica a cargo deles decidir se querem ou não fazer”, disse o coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.
O levantamento feito pelo Caps AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack. Em 2017, foram realizadas 11 ações e centenas de pessoas foram atendidas.
JUIZ DE FORA — O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, foi retirado por seguranças do local onde fazia campanha, em Juiz de Fora, após ser atingido por uma facada.
Bolsonaro estava sendo carregado por apoiadores quando fez uma expressão de dor e foi retirado do local. Um vídeo amador mostra o momento em que o candidato foi atingido.
Segundo um major da Polícia Militar de Minas, o candidato foi alvo de uma facada. Uma fonte ligada ao candidato disse que o ferimento é superficial, e que Bolsonaro estava sendo atendido na Santa Casa de Juiz de Fora.
A informação foi confirmada pelo filho do deputado federal, Flávio Bolsonaro, candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro. O ferimento foi superficial.
“Jair Bolsonaro sofreu um atentado agora em Juiz de Fora, uma estocada com faca na região do abdômen. Graças a Deus, foi apenas superficial e ele pesa bem. Peço que intensifiquem as orações por nós!”, escreveu Flávio em sua conta no Twitter.
Segundo a Polícia Federal, Adélio Bispo de Oliveira, preso em flagrante pós esfaquear Bolsonaro. O Agressor é ativista comunista. Um inquérito será instaurado para apurar a agressão.
Veja o vídeo:
Quando um feriadão aparece é sempre bom para descansar e também para passar com a família e com os amigos, não é mesmo? Então, aproveite os feriados pela Independência do Brasil (sexta-feira) e pelo aniversário de 406 anos de São Luís (sábado) da melhor maneira possível. E que tal um churrasco para deixar tudo no clima? Pensando nisso, o Spazio Mateus realiza de 7 a 9 e também nos dias 15 e 16 deste mês o “Festival de Churrasco”.
As lojas do Grupo Mateus dos bairros Cohama, Calhau e Renascença estarão com vários produtos do Spazio com preços ainda mais em conta. E o melhor: um delicioso churrasco estará esperando por você. “Queremos aproximar os clientes dos nossos produtos do Spazio, que são diferenciados e, com certeza, levam a uma experiência única nos momentos mais especiais, como num churrasco entre a família e os amigos. No nosso espaço, vamos oferecer, ainda, um delicioso churrasco para degustação”, disse a gerente comercial dos Empórios do Grupo Mateus, Raquel Aciole.
Alceu Valença fará show promovido pela Prefeitura nesta sexta (7), na Praça Maria AragãoA programação festiva organizada pela gestão do prefeito Edivaldo em comemoração ao aniversário de 406 da cidade, celebrado no sábado (8), será pontuada nesta sexta-feira (7) por grande show na Praça Maria Aragão. Entre as atrações, o cantor nordestino Alceu Valença, que interpretará o seu já consagrado repertório musical. O espetáculo contará ainda com as presenças especiais de renomados cantores da terra. Todos os preparativos estão sendo finalizados para receber um grande público e fazer da festa um momento marcante em homenagem à cidade. A programação tem início às 18h30.
Além de Alceu Valença, que encantará o público com sua ‘La Belle de Jour’, ‘Morena Tropicana’, ‘Anunciação’, ‘Girassol’, ‘Coração Bobo’, entre outras do cancioneiro brasileiro, o palco da Praça Maria Aragão receberá também no feriado de sexta-feira (7), véspera do aniversário da cidade, os shows dos artistas locais Carlinhos Veloz, Mano Borges, Tutuca, César Teixeira, Fernando de Carvalho e Trio 1, 2, 3, com Milla Camões, Tássia Campos e Camila Boueri.
O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destacou a diversidade cultural das atrações programadas. “Com a orientação do prefeito Edivaldo, preparamos uma grande festa para celebrarmos os 406 anos de São Luís. E como não poderia ser diferente, a cultura norteia toda essa programação de ações, contemplando diferentes públicos. Nesta sexta-feira (7), iremos fazer uma linda homenagem a São Luís com cantores da nossa terra e o grande Alceu Valença, que é um artista de notória repercussão nacional e grandiosa aceitação popular”, afirmou Marlon Botão.
Também é esperado grande público no sábado (8), dia do aniversário de São Luís, para o show ‘Terra de Adoração’, quando se apresentam no palco da Maria Aragão grandes nomes da música gospel cristã. As apresentações iniciam a partir das 16h, quando sobem ao palco o cantor católico Clay Viana e o Padre João Carlos. A partir das 18h30, a celebração fica por conta dos grupos locais Marcados Pela Promessa e Forró de Crente e da cantora Lídia Caroline.
O público terá ainda apresentações especiais dos cantores nacionais Maurício Paes, Denise e Bruna Karla, além da banda cristã Preto no Branco, conhecida por músicas como ‘Ninguém Explica Deus’ e ‘Os Sonhos de Deus’.
DIVERSIDADE
Além dos shows musicais, a programação de aniversário dos 406 anos da capital maranhense contempla ainda uma série de outras atividades para enaltecer a diversidade da cultura popular ludovicense, as lendas e ritos tão presentes entre as manifestações mais genuínas locais.
Nesse sentido, a diversidade da programação contempla ainda o apoio da Prefeitura para a tradicional Procissão dos Orixás, que deverá reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana. O cortejo acontece no sábado (8), com inicio às 18h, saindo da Avenida Pedro II para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.
O programa Reviva, executado pela Prefeitura com o objetivo de promover a valorização do Centro Histórico de São Luís e que reúne os eventos Sarau Histórico, Roteiro Reggae e Passeio Serenata também será especial neste mês de setembro.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o reviva apresentará, no dia 12 de setembro, o Roteiro Reggae. Por meio do passeio por ruas do Centro Histórico, o público é levado a conhecer lugares e histórias que deram a São Luís o título de “Jamaica Brasileira”. Durante a ação, que conta com apresentação de grupo de dança do ritmo, um guia conduz os visitantes aos lugares que foram representativos para a história do reggae e que fazem a cidade ser conhecida como a capital brasileira do reggae.
Também em comemoração ao mês de aniversário da cidade acontece uma edição especial do Passeio Serenata. O passeio, realizado no dia 19 de setembro, sai às 19h da Praça Benedito Leite e percorre ruas do Centro Histórico apresentando ao público a história de São Luís através de músicas regionais e do cancioneiro popular e personagens da história ludovicense.
Seguem, para conhecimento, os horários de funcionamento do Rio Anil Shopping para os feriados de 07 de setembro (Independência do Brasil) e 08 de setembro (Aniversário de São Luis do Maranhão):
Estamos à disposição na administração para qualquer esclarecimento que se faça necessário.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 07 e 08 DE SETEMBRO
Lojas e Quiosques Fechados
Praça de Alimentação 12h – 22h
Lojas Americanas 12 – 20h
Mateus Supermercados 9h- 22h
Academia 9h- 13h
Cinema Programação no site e aplicativo
Space Play 12h – 22h
Lotérica Fechada
Bradesco Fechado
É grande a expectativa de centenas de ex-alunos do Colégio Dom Bosco, que se preparam para viver grandes emoções na festa dos 60 anos da escola, no próximo dia 15.09 (sábado) na área externa do Hotel Blue Tree São Luís.
Com ares de super produção, o evento terá música e apresentação de bandas com ex- alunos, praça de alimentação com foodtrucks, brindes personalizados e grandes surpresas, como os stands de diversas décadas da escola ao longos desses 60 anos. Para participar basta ser ex-aluno e entrar em contato com a escola pelo endereço: dbosco.com.br/festadb. As camisas de acesso à festa já estão sendo entregues na entrada da escola até a quinta – feira (06.09). O evento é gratuito para os ex-alunos mas com vagas limitadas.
Maurício Benvenutti é escritor, empreendedor e sócio da StartSe. Como autor tem dois livros de sucesso no mercado, o primeiro título foi INCANSÁVEIS, best-seller de negócios que está na 7ª edição, e agora o recém-lançado AUDAZ. Há 4 anos radicado no Vale do Silício, Maurício se tornou referência em inovação, sendo reconhecido no Congresso Nacional como Personalidade Brasileira de 2017. É também colunista do jornal O Estado de São Paulo e palestrante do TED.
“Você já deve ter ouvido falar que as profissões mudaram e que não basta apenas se graduar. Hoje é preciso se desapegar do tradicional e ser o “diferente” no mercado. Há uma necessidade de desenvolver capacidades e construir carreiras inovadoras”, defende o autor.
Em visita a São Luís, no próximo dia 13 de setembro (quinta – feira) a convite da Faculdade Wydem / ISL e do Colégio COC, o autor fará uma palestra gratuita às 18h30 no auditório da FIEMA. Maurício Benvenutti vai compartilhar com o público as 5 competências adotadas por profissionais e organizações que assumiram a liderança no mundo. Com vagas limitadas e gratuitas, quem quiser participar pode inscrever-se desde já pelo site :www.sympla.com.br
O mercado cachaceiro comemora o próximo 13 de Setembro, Dia Nacional da Cachaça, com um brinde especial. Isso porque, com mais de 500 anos de história e o posto de segunda bebida alcoólica mais consumida no mercado interno, perdendo apenas para a cerveja que é fermentada, a brasileiríssima cachaça vem passando por um novo momento junto aos apreciadores.
Tudo começou com os esforços dos produtores para diversificarem a produção, adotando estratégias para elevá-la à categoria premium no setor de destilados. Uma resposta direta a tendência do consumo de bebidas consideradas nobres. Com tantos aromas, qualidade, tradição e sofisticação, o ouro brasileiro não poderia mais ficar de lado na preferência dos consumidores.
Neste passo, uma importante novidade, considerada uma revolução em termos de apreciação da bebida, chegou. A cultura do “Faça Você Mesmo” vem ganhando adeptos. O desejo de criar a própria cachaça, por exemplo, está diretamente relacionado a conquista de exclusivas formas de experiências sensoriais. Além disso, é possível obter uma economia de até 1000% se comparado a compra de tradicionais rótulos do mercado. No meio cervejeiro isso já é visto e existem milhares de adeptos da fabricação da própria cerveja.
De olho nesta tendência, os empresários Leandro Dias, João Almeida e Arnaldo Ribeiro criaram o primeiro curso totalmente online, onde é possível aprender passo a passo os segredos do home distilling ou, em português, destilação em casa. O curso que é totalmente inédito e inovador no Brasil, espera atrair mais de dois mil alunos em 2018.
O curso, que é chamado de Mestre dos Destilados, é uma oportunidade para aqueles que querem aprender na prática como fazer o próprio destilado em casa de maneira rápida, fácil e profissional. O valor para participar do curso é de R$997,00. Para saber mais, acesse: https://escoladacachaca.com.br/mestredosdestilados-inscreva-se.
Além das aulas serem 100% online, o aluno ganha de bônus um dia de estágio presencial em um alambique profissional para conhecer todo o processo de uma destilaria. Os empresários, que investiram em torno de R$200 mil para viabilizar o projeto, esperam faturar quase R$2 milhões em 2018.
O curso com duração de um mês ensina a fabricar em casa cachaça, whisky, vodca, gim, aguardente de melado, aguardente de frutas e rum. O aluno aprende os conceitos de destilação e o passo a passo de todos os processos. Em 15 dias o aprendiz já consegue fazer o seu primeiro destilado em casa. A cachaça, por exemplo, fica pronta em apenas 24 horas.
Também será possível saber quais equipamentos são necessários para a fabricação, desde a dorna de fermentação até o alambique. Outros pontos que serão abordados variam entre o processo de fermentação, medidas e quantidades de leveduras para fermentação, potencialização de aromas e sabores até o processo de destilação.
Após conhecer todos esses detalhes para a fabricação do próprio destilado, será necessário realizar o investimento em um mini alambique. “Com R$1.200,00 é possível ter a estrutura completa”, comenta Leandro Dias, da Escola da Cachaça.
Para lançar o curso de Mestre dos Destilados os empresários pesquisaram o mercado externo. “Para viabilizarmos o projeto tivemos que encontrar as ferramentas certas para a destilação caseira e fomentamos uma rede de fornecedores, principalmente por causa do mini alambique, já que o aluno deveria ter a possibilidade de ter uma estrutura que coubesse dentro da própria casa, sem ocupar espaço exagerado”, explica Dias.
Dados do setor cachaceiro no Brasil
Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) com contribuição do Prof. Jairo Martins, o Brasil possui mais de 1.500 produtores devidamente registrados, com 4.000 marcas.
Estima-se que esses produtores possuam uma capacidade instalada de produção de aproximadamente 1,2 bilhão de litros anuais da bebida, porém, anualmente são produzidos menos de 800 milhões de litros.
Atualmente, a Cachaça é um dos quatro destilados mais consumidos mundialmente. No Brasil, é a segunda bebida alcoólica mais consumida e representa 72% do mercado de destilados. Os principais estados produtores (em volume) são: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.
Mitos e verdades sobre a destilação em casa
O hobby da destilação em casa ou, em inglês, home distilling vem ganhando cada vez mais adeptos. No meio cervejeiro a prática já é bastante difundida, no entanto, a Escola da Cachaça está expandindo esse horizonte ao ensinar como fazer o próprio destilado em casa.
Um dos fundadores da Escola da Cachaça, o especialista Leandro Dias, esclarece as principais verdades e mitos sobre esta prática. Confira:
Mito – Os equipamentos para se fazer o destilado em casa são caros.
Isso é mito. O “alambiquinho”, por exemplo, custa em torno de mil reais. Um kit completo com balde, alambique, sacarímetro, entre outras coisas, sai cerca de R$1200, o que é algo acessível, já que as pessoas podem parcelar também.
Verdade – É possível economizar produzindo o próprio destilado?
Sim, é possível obter uma economia de até 1000% se comparado a compra de tradicionais rótulos do mercado.
Mito – É necessário um espaço grande para se ter um home distilling.
As pessoas acham que precisa montar o home distilling em um sítio ou fazenda, mas não é nada disso. É possível montar em uma mesa de um apartamento.
Verdade – A bebida feita por meio da destilação em casa é personalizada?
A bebida que o aluno vai produzir em casa, nunca será igual a nenhum outro rótulo disponível no mundo. É algo extremamente personalizado, já que a própria pessoa fará o processo de fermentação, destilação, envelhecimento e o blend (mistura de ingredientes).
Mito – As pessoas acham que é muito difícil fazer as suas próprias bebidas destiladas.
É difícil quando você não conhece as técnicas. No home distilling é ensinado a receita de procedimentos a serem executados. Qualquer pessoa, independente da idade, consegue fazer.
Verdade – É possível iniciar um negócio ao fazer a destilação em casa?
Como empreendedorismo, a pessoa pode começar a aprender as técnicas em um mini alambique, já que no home distilling as técnicas de produção são as mesmas de um alambique profissional, considerando a maneira que fermenta e destila. Tudo o que é ensinado é praticado em grande escala. O aluno estará apto a montar a própria destilaria ou trabalhar em uma.
Mito – É perigoso destilar bebidas em casa.
O mesmo cuidado que você tem para fazer um arroz na sua casa é o mesmo cuidado que você vai ter que ter ao fazer o seu destilado. O alambique é um sistema aberto, não é como a panela de pressão. Não há perigo de explodir, por exemplo.
Mito – Há dificuldades em conseguir a matéria prima para a produção de destilados.
Há muitos fornecedores no Brasil, não sendo isso um impeditivo.
Atenção moradores da cidade de Fernando Falcão! A Cemar vai trocar sua geladeira velha por uma bem novinha e de graça! Por isso, o projeto Comunidade Eficiente Cemar vai contemplar você, morador de Fernando Falcão, que possui a Tarifa Social Baixa Renda com uma geladeira nova e de baixo consumo em troca daquela geladeira velha que já está na hora de aposentar, por consumir tanta energia.
Mas corra, pois a quantidade de geladeira é limitada, são apenas 240 cadastros.
Ao todo serão trocadas gratuitamente 120 geladeiras. O cadastro acontece nesta terça-feira, dia 11, das 8h às 18h, no Centro Cultural localizada na Av. Resplandes, S/N, Fernando Falcão – MA.
Fique atento aos critérios de inscrição:
Como funciona a troca:
Todos os clientes cadastrados receberão a visita técnica das equipes do Comunidade Eficiente Cemar que realizarão a análise de cada caso. As geladeiras em pior estado serão trocadas por geladeiras novas, gratuitamente, com selo A do PROCEL, que consome menos energia.
O anúncio dos contemplados acontecerá dia 18 de setembro, e a troca das geladeiras acontecerá no dia 19 no mesmo local do cadastro. Vale destacar que o transporte das geladeiras ao local da ação é uma responsabilidade do consumidor, ao receber a geladeira nova, o consumidor também devem ficar atento às orientações que serão dadas pela equipe.
Aproveite essa grande oportunidade! É a Cemar, trabalhando para ser muito melhor pra você.
Assessoria de Imprensa da Cemar
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…