Prefeito Edivaldo entrega 11º Ecoponto e amplia serviço de coleta seletiva na capital

Com a abertura de mais um equipamento, a gestão do prefeito Edivaldo fortalece as políticas de limpeza urbana na capital

Prefeitura entrega Ecoponto do São Raimundo com ação educativa voltada para alunos da U.E.B. Padre João MohanaA gestão do prefeito Edivaldo entregou, nesta terça-feira (4), mais um Ecoponto na capital. O Ecoponto São Raimundo é o 11º a entrar em funcionamento em São Luís e vai beneficiar mais de 30 mil moradores de 13 bairros do seu entorno. Com a abertura de mais um equipamento, a gestão municipal amplia a coleta seletiva, fortalecendo as políticas de limpeza urbana na capital. Com o novo Ecoponto, a Prefeitura de São Luís garante a um maior número de moradores acesso à coleta seletiva atingindo 104 bairros de São Luís.

A entrega faz parte das comemorações dos 406 anos de São Luís e contou com uma visita guiada dos alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Padre João Mohana. O Ecoponto São Raimundo fica localizado na Rua 03, Quadra 50, próximo do ponto final das linhas de ônibus que atendem ao bairro.

“Na nossa gestão já implantamos 10 Ecopontos que estão em pleno funcionamento. Agora entregamos o do São Raimundo, que é parte do pacote de 10 novos equipamentos que anunciamos. Além de ser uma importante política de limpeza urbana, os Ecopontos também fortalecem a cadeia produtiva de resíduos sólidos em São Luís e fomenta a economia solidária” destacou o prefeito Edivaldo.

Iniciada em maio de 2016, a política dos Ecopontos implantada pelo prefeito Edivaldo apresenta resultados positivos na gestão de resíduos sólidos em São Luís. Desde a inauguração do Ecoponto Parque Amazonas, em 24 de maio de 2016, mais de 18 mil toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas nos 10 equipamentos já em funcionamento na capital. Com isso, combate-se o descarte irregular em vias públicas, melhora-se a saúde pública e o paisagismo urbano, preserva-se o meio ambiente e ainda permite-se a geração de emprego e renda para cooperativas de catadores.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca que a entrega do Ecoponto São Raimundo faz parte da segunda etapa de implantação da política com a construção de mais nove novos equipamentos do tipo. “O Ecoponto São Raimundo é o primeiro da bateria de 10 novos Ecopontos. Estes novos equipamentos serão instalados em áreas que ainda não têm Ecopontos e nas quais temos uma demanda elevada de descarte irregular. O objetivo é garantir que todas as áreas da cidade tenham pelo menos um equipamento para que a população possa fazer o descarte ambientalmente adequado de materiais recicláveis e dos resíduos não recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar”, explicou.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Além de garantir a melhoria da qualidade do ar, da água e do solo, o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda para as cooperativas de catadores de São Luís por meio da recuperação de materiais, os Ecopontos possuem o intuito de promover a educação ambiental, por isso, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana realiza ações com escolas das redes públicas municipal e estadual e da rede privada para falar sobre sustentabilidade. Na abertura do Ecoponto São Raimundo foram os alunos da U.E.B. Padre João Mohana, vizinha ao equipamento, que fizeram uma visita guiada ao local.

Tendo o Cidadão Limpeza como guia, os estudantes aprenderam sobre reciclagem, sustentabilidade, coleta seletiva, sobre os danos que o descarte irregular causa a toda a população, além de terem aprendido sobre o funcionamento do equipamento e que tipo de resíduos podem ser entregues no local.

A estudante Mariana Martins, do 5º ano, foi uma das que saiu de lá com o discurso da sustentabilidade na ponta da língua. “A gente vê muita garrafa PET jogada pelas ruas do bairro. Se a população contribuir, entregando no Ecoponto, o nosso bairro vai ficar mais limpo e quem vive da reciclagem vai ter mais material para trabalhar, por isso, é importante jogar o lixo no lugar certo”, disse.

APOIO DA POPULAÇÃO

Os moradores do bairro São Raimundo que foram acompanhar a ação de abertura do equipamento também ficaram atentos às explicações do Cidadão Limpeza e teve morador que aproveitou para entregar no local materiais recicláveis que estavam separados em casa. “Quando eu soube que iam entregar o Ecoponto, eu comecei a separar as garrafas e latinhas de refrigerante. Antes eu colocava tudo no lixo porque eu não tinha para onde levar. Trazendo no Ecoponto eu sei que elas vão para quem precisa”, disse o morador Josinaldo Ramos.

Já Roberto Texeira, que mora ao lado do terreno onde o equipamento foi construído, destacou que para a limpeza do bairro melhorar falta o apoio da população. “Esse terreno onde construíram o Ecoponto era um local onde a população jogava lixo. A Prefeitura sempre limpava, a coleta passa todos os dias, mas sempre vinha gente jogar lixo, por isso, o mau-cheiro. Espero que com o Ecoponto as pessoas se conscientizem”, disse.

ECOPONTO SÃO RAIMUNDO

Bairros beneficiados:
Cruzeiro de Santa Bárbara, Conjunto São Raimundo, Jardim São Raimundo, Santa Bárbara, Tibiri, Vila Airton Senna, Vila Alexandra Tavares, Vila Funil, Vila Magril, Vila Novo Horizonte, Vila Valian, Vila Cascavel e Vila Vitória

População abrangida:
31.116 habitantes

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?

ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
*Quantidades por pessoa/dia

Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h

Aniversário de São Luís com Pãozinho com Ovo em apresentação gratuita na Concha Acústica dia 7 de setembro

Uma celebração pra toda família neste feriado!

Com texto de Bruno Magno e direção geral, figurino e cenário de César Boaes entra em cartaz a nova temporada gratuita de “Pãozinho com ovo: O sequestro do riso”. Nesta sexta-feira, 7, a apresentação ocorre gratuitamente às 19h na Concha Acústica em homenagem ao aniversário de São Luís. A primeira apresentação da temporada ocorreu dia 8 de julho no Ceprama para um público de oito mil pessoas!!! Depois eles já passaram pela Cidade Operária e Cohatrac sempre com lotação máxima! As apresentações são possíveis graças ao Patrocínio Cemar e Lei de Incentivo à Cultura.

Entenda o roteiro: “Clarisse Milhomem resolve se vestir de Xuxa e fazer um show para conseguir dinheiro. Zé Maria, com toda sua ingenuidade e fã incondicional da Xuxa, deixa-se enganar por Clarisse. Mas, é claro,  que Dijé descobre a farsa. Após desmascarar Clarisse, eles recebem uma visita bem inusitada, que lhes lança um castigo: “O riso será preso pra sempre, e o mundo não poderá mais sorrir, a menos que eles completem uma missão”. Assim, Dijé e Zé Maria decidem ir atrás de Clarisse, para que, juntos, comecem uma aventura hilária e didática. Afinal, que missão seria mais nobre que essa: a de fazer o mundo voltar a sorrir? Um espetáculo que propõe mexer com a memória afetiva dos pais e contemplar o universo infantil  dos filhos”.

“Pãozinho com ovo: o sequestro do riso” é um painel  de grandes sucessos infantis de várias gerações. Entre várias gargalhadas,músicas  e outras personagens que marcaram as gerações, a trupe do Pão com Ovo abordará, com muito bom humor, valores universais. Imperdível!

Atenção para as datas das apresentações:

dia 25 de agosto na Praça Nossa Senhora de Nazaré no Cohatrac às 19h

Dia 7 de Setembro na Concha Acústica Reynaldo Faray às 19h – Aniversário de São Luís Patrocínio Cemar e Lei de Incentivo à Cultura

Ficha Técnica:

Roteiro César Boaes e Bruno Magno

Texto – Bruno Magno

Direção geral, figurino, cenário – César Boaes

Dijé – Adeílson Santos

Clarisse e Mestre dos Magos – César Boaes

Zé Maria e Capitão Bolívia –  Charles Júnior

Frozen e Emília – Dênia Correia e Maírla Oliveira

Visconde – Lauande Aires e Urias de Oliveira

Bailarinas – Michele Vieira, Nanda Torres, Fernanda Costa

Direção Musical – Lauande Aires

Iluminação e projeção – Djair Barros e Manoel de Jesus

Técnico de som – João Marcelo Nunes

Coreografia – Abelardo Télles

Costureiro – Beto Modas

Maquiagem – Markos Martins

Produção executiva- Esmeralda Boaes

Camarim – Márcia Valéria

Direção de palco – Jorge Bavu

Adereços – Urias de Oliveira

Perucas – Dinho Lisboa

Fotos – Ayrton Vale

Animação gráfica- Kadu Nunes

Arte Gráfica – Hudson Santos

Serviço

“Pãozinho com ovo: o seqüestro do riso”

Dia 7 de Setembro na Concha Acústica Reynaldo Faray às 19h – Aniversário de São Luís Patrocínio Cemar e Lei de Incentivo à Cultura

Shows promovidos pela Prefeitura marcam os 406 anos de São Luís; Alceu Valença é uma das atrações

Shows com Alceu Valença e artistas maranhenses são atrações de sexta-feira (7) e no sábado (8), artistas sobem ao palco da Praça Maria Aragão em um show de adoração e louvor; eventos do programa Reviva e Procissão de Orixás também integram a programação

Prefeitura celebra aniversário de 406 anos de São Luís com shows sexta-feira (7) e sábado (8) na Praça Maria AragãoPara comemorar o aniversário de São Luís, a Prefeitura oferecerá uma programação cultural especial com shows e passeios pelo Centro Histórico da cidade. A proposta da gestão do prefeito Edivaldo é, através de uma agenda diversificada, reunir a população para celebrar os 406 anos da cidade. Na Praça Maria Aragão, os shows acontecem nos dias 7 e 8 de setembro e, ao longo do mês, as ações do Programa Reviva movimenta o Centro Histórico com passeios e apresentações que enaltecem a riqueza histórica e cultural da capital maranhense.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destaca que a programação foi planejada para atrair um público diversificado. “A gestão do prefeito Edivaldo está pautada em valorizar a cultura local e fazer um intercâmbio com a cultura nordestina. A exemplo do que fizemos no São João, iremos trazer o Alceu Valença que é um artista de grande repercussão, querido pelo público nacional, além de shows com artistas da terra, para, desta maneira, projetar São Luís para o Brasil inteiro como uma cidade berço cultural”, disse o titular da Secult.

A programação cultural do aniversário da cidade começa nesta quarta-feira (5), na Praça Nauro Machado, com a comemoração do Dia Municipal do Regueiro. O projeto já acontece há 12 anos e é organizado pela Comissão Integrada do Reggae e Turismo e pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Este ano, a programação contará com shows de bandas de reggae, equipes de vinil, DJs, grupos de dança, artesanato, trancistas e penteados afro, moda reggae e culinária.

O palco da Praça Maria Aragão recebe sexta-feira (7), véspera do aniversário da cidade, os shows dos artistas locais Carlinhos Veloz, Mano Borges, Tutuca, César Teixeira, Fernando de Carvalho e Trio 1, 2, 3, com Milla Camões, Tássia Campos e Camila Boueri. O cantor nordestino Alceu Valença é uma das grandes atrações da noite e se presenteará ao público com canções como ‘Anunciação’, ‘La Belle de Jour’, ‘Morena Tropicana’, ‘Girassol’ e ‘Coração Bobo’, entre outras. A programação tem início às 18h30.

TERRA DE ADORAÇÃO

No sábado (8), dia do aniversário da cidade, a população esta convidada a participar do show de adoração e louvor. Os shows começam a partir das 16h30, quando sobem ao palco o cantor católico Clay Viana e o Padre João Carlos. A partir das 18h30, a celebração fica por conta dos grupos locais Marcados Pela Promessa e Forró de Crente e da cantora Lídia Caroline. O palco da Maria Aragão recebe ainda os cantores nacionais Maurício Paes, Denise e Bruna Karla e a banda cristã Preto no Branco, conhecida por músicas como ‘Ninguém Explica Deus’ e ‘Os Sonhos de Deus’.

HISTÓRIA E CULTURA

Os eventos Sarau Histórico, Roteiro Reggae e Passeio Serenata fazem parte do programa Reviva, executado pela Prefeitura com o objetivo de promover a valorização do Centro Histórico de São Luís. Com edições que acontecem ao longo do ano, atraem a atenção de turistas e moradores, que se encantam com a riqueza patrimonial, histórica e cultural da cidade.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). “Não há jeito melhor de comemorar o aniversário da cidade do que enaltecendo a beleza da nossa história e da nossa cultura. São Luís merece todas essas homenagens, afinal é uma cidade linda que encanta a todos que por aqui passam”, destaca a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

A programação cultural em comemoração ao aniversário da cidade começa na quinta-feira (6), com o Sarau Histórico, que será realizado às 19h, na Praça Benedito Leite. O evento reúne teatro, música e poesia e a edição especial de aniversário da cidade tem como tema “A Ilha Encantada”. O espetáculo apresentará ao público lendas da capital como a da serpente encantada, e as histórias de Ana Jansen e do Rei Dom Sebastião, além de outras que fazem parte do imaginário da população ludovicense.

Já no dia 12 de setembro será realizado o Roteiro Reggae. Por meio do passeio por ruas do Centro Histórico, o público é levado a conhecer lugares e histórias que deram a São Luís o título de “Jamaica Brasileira”. Durante a ação, que conta com apresentação de grupo de dança do ritmo, um guia conduz os visitantes aos lugares que foram representativos para a história do reggae e que fazem a cidade ser conhecida como a capital brasileira do reggae.

Também em comemoração ao mês de aniversário da cidade acontece uma edição especial do Passeio Serenata, outra atividade que contribui de forma significativa para a valorização da história e da cultura local. O passeio, realizado no dia 19 de setembro, sai às 19h da Praça Benedito Leite e percorre ruas do Centro Histórico apresentando ao público a história de São Luís através de músicas regionais e do cancioneiro popular e personagens da história ludovicense, em inserções durante o passeio.

A Prefeitura também está apoiando a tradicional Procissão dos Orixás que deverá reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana, para comemorar o aniversário de São Luís e, ainda, a devoção a São Luís Rei de França, e acontece no próximo sábado (8). O cortejo terá inicio às 18h saindo da Avenida Pedro II para seguir em caminhada até a Igreja do Desterro.

LOJAS POTIGUAR FECHADAS NO FERIADÃO

FOTO -DILVULGAÇÃO: As lojas do Grupo Potiguar e o Centro de Distribuição em São Luís estarão fechadas nessa sexta e sábado (07 e 08.09) em virtude dos feriados da Independência do Brasil e do Aniversário da capital maranhense.

As lojas do Grupo Potiguar e o Centro de Distribuição (CD) vão estar fechados durante o feriadão dessa semana em São Luís; nos próximos dias 07 e 08 de setembro, respectivamente feriados da Independência do Brasil e do Aniversário de São Luís, nesta sexta e sábado.  

Mas no domingo (09.09) as lojas da Cohama, Cohafuma e Forquilha vão estar abertas das 08h às 13h; com muitas opções de materiais de construção e objetos para o lar, sempre com grandes ofertas e parcelamento em até 10 vezes nos cartões. Vale aproveitar a folga do domingo do feriadão para comprar com muita economia.

PORTAL DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES DA MRV ENGENHARIA BATE MARCA DE MAIS DE 300 MIL TRADUÇÕES PARA LIBRAS

A MRV Engenharia comemora a marca de mais de 300 mil traduções para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em seu Portal de Relacionamento com Clientes. Lançado em março deste ano, a ferramenta é acessada por meio de um ícone de acessibilidade que está no canto esquerdo da tela. Ao clicar, o intérprete virtual (um personagem) que atende pelo nome de Hugo aparece e está pronto para fazer a tradução imediata de todo o conteúdo do site. A ferramenta é gerenciada pela Hand Talk, atualmente o maior banco de Língua de Sinais 3D no mundo.

“A MRV busca constantemente proporcionar a melhor experiência de compra e atendimento ao seu cliente. E a acessibilidade deve fazer parte de todo o processo, desde o plantão de vendas, condomínios e imóveis adaptados e, também, o atendimento personalizado pós-venda”, explica Joice Cristina Silva, gestora de Relacionamento com Clientes da construtora.

Aproximadamente 10 milhões de brasileiros tem alguma deficiência auditiva, o equivalente a 5% da população do país. Inclusão e acessibilidade são fatores importantes para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Atenta a isso, desde 2016, a MRV também conta com o Portal da Acessibilidade (http://www.mrv.com.br/acessibilidade) dentro do site institucional. A plataforma oferece recursos para pessoas com deficiência auditiva, da fala, visual e aos daltônicos, divulgando informações sobre imóveis acessíveis e oferecendo atendimento personalizado aos usuários.

Sobre a MRV

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação. Presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, em seus 38 anos de atividade já vendeu mais de 300 mil unidades.

LOUNGE “GIGA TVN” NO SHOPPING DA ILHA

Visitantes do Shopping da Ilha desfrutam de internet wifii Giga e local para recarga de celulares no Lounge “Giga TVN”.

Já está funcionando em um moderno espaço o Lounge “Giga TVN” no Shopping da Ilha, próximo à loja Renner, no segundo andar.

Nesse espaço, os interessados podem conhecer detalhes e comprar os serviços da TVN de tv a cabo, telefonia fixa e internet via fibra óptica. Os que já são assinantes podem ainda imprimir boletos e manter contato com a central.

E todos os visitantes podem usufruir gratuitamente da internet wifii Giga do espaço, recarregar seus celulares ou mesmo descansar enquanto espera alguém no confortável lounge.

Prefeitura realiza de ações de educação ambiental para mais de 5 mil alunos na Cidade Operária

As ações fazem parte da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, desenvolvida pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e têm como objetivo conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos

Prefeitura realiza de ações de educação ambiental para mais de 5 mil alunos na Cidade OperáriaAo longo de todo o mês de agosto, a Prefeitura de São Luís intensificou as ações de educação ambiental junto às escolas da rede municipal localizadas no bairro Cidade Operária. As ações fazem parte da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo desenvolvida pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, com o objetivo de conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos. Ao longo do mês, mais de 5.600 estudantes da rede municipal do bairro receberam a visita do Cidadão Limpeza e aprenderam mais sobre sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem.

Além das atividades operacionais diárias, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana desenvolve ações de educação ambiental. As ações são realizadas por meio da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, lançada em abril deste ano pela Prefeitura de São Luís. A campanha é voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para a manutenção da limpeza urbana.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que as ações são constantes e ocorrem em escolas, associações de bairro, ações de rua entre outras atividades educativas. “Temos um cronograma fixo de ações de educação ambiental e desde abril integramos esta programação com a campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza lançada este ano pela Prefeitura de São Luís. Para 2018, nossa meta é dobrar as ações realizadas em comparação a 2017, levando estas atividades ao maior número de bairros e escolas da nossa capital”, disse.

RECEPÇÃO DOS ALUNOS

Em todas as ações realizadas nas escolas o Cidadão Limpeza é recebido com muita empolgação pelos alunos que participam de todas as atividades propostas, tiram dúvidas sobre a coleta seletiva e debatem entre si a importância da limpeza urbana para a preservação do meio ambiente. O Cidadão Limpeza é um personagem criado pela Prefeitura de São Luís para conscientização da população para o descarte correto do lixo. O objetivo do personagem é levar, de maneira leve e descontraída, a mensagem ao cidadão que uma cidade limpa, sustentável e bonita deve ser compromisso de todos.

As atividades tiveram início pela Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Tancredo Neves e foram encerradas nesta segunda-feira (3) na U.E.B. Estevam Angelo de Sousa e incluíram também os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da U.E.B. Professor Nascimento de Moraes. A ideia é que a atividade seja uma aula mais descontraída que as do dia a dia, tendo o Cidadão Limpeza como professor. As atividades são planejadas conforme a idade dos estudantes, sendo realizadas desde brincadeiras lúdicas até palestras educativas.

AÇÕES EDUCATIVAS

Além das visitas em escolas, a Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza inclui visitas guiadas de estudantes aos Ecopontos, palestras em associações de bairro para discutir com os moradores com melhorar a limpeza urbana na sua comunidade. Também são feitas ações de ruas para chamar a atenção da população para o problema que é o descarte irregular de resíduos sólidos e as consequências que ele traz para o meio ambiente, a saúde pública e o paisagismo urbano.

Ao longo de setembro, as ações serão expandidas para os bairros Cidade Olímpica, São Raimundo – onde a Prefeitura de São Luís implantou o 11º Ecoponto da Cidade -, Coroado entre outras localidades. “As ações de educação ambiental completam o trabalho de profissionalização da gestão de resíduos sólidos implantada na gestão do prefeito Edivaldo. Precisamos conscientizar a população de que estamos vivendo um novo modelo na gestão de resíduos e que esse trabalho só dará os resultados que todos esperam se ele for consorciado entre o poder público e a sociedade civil”, afirma Carolina Moraes Estrela.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima