Semana de Psicologia da Universidade Ceuma movimenta o Campus Renascença

O reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, fazendo a abertura da 20ª Semana de Psicologia da instituição

O curso de Psicologia da Universidade Ceuma realizou, entre os dias 27 e 31 de agosto, a sua 20ª Edição da “Semana de Psicologia”. O encontro, organizado por alunos do projeto, teve uma vasta programação como: a realização de debates, palestras e gincanas. Participaram da cerimônia de abertura o reitor da instituição Saulo Martins; a pró-reitora de Graduação, Aline Mendonça; a conselheira secretária do Conselho Regional de Psicologia (CRP/MA), Polliana Galvão; a coordenadora do curso, Melina Serra, além de discentes e egressos.

O curso hoje conta com uma estrutura física diferenciada e moderna, composta por laboratórios e espaços didáticos especializados, dentre os quais vale destacar: o Laboratório de Avaliação Psicológica, o Laboratório Virtual de Análise Experimental do Comportamento, o Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção ao Transtorno, a Clínica-Escola, a Empresa Júnior, o Laboratório de Neuroanatomia, o acervo bibliográfico atualizado, além dos projetos de pesquisa, iniciação científica e extensão que geram ações de responsabilidade social e a produção de conhecimentos.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Melina Serra, a semana foi escolhida em alusão às comemorações ao dia do Psicólogo, e complementa ao dizer. “Reunimos nossos alunos e ex-alunos, com boas discussões relacionadas a nossa área, e mostramos a eles opções e o que o mercado de trabalho tem a oferecer”, disse.

Os acadêmicos se mostraram animados com o projeto. “Eu não tinha visto algo ainda dessa magnitude aqui no Ceuma, principalmente por proporcionar mais direcionamento a nossa área, com temas pouco conhecidos pelos alunos, e isso nos deixa mais motivados em participar de um momento igual a este”, finalizou o aluno do quarto período de Psicologia, Igor da Silva Mendes.

Prefeito Edivaldo investe em Educação e rede municipal avança na aprendizagem, aponta Saeb

Dados foram divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017), do Ministério da Educação e comprovam que a gestão do prefeito Edivaldo está no caminho certo

Prefeito Edivaldo investe em Educação e rede municipal avança na aprendizagem de Língua PortuguesaA educação pública municipal de São Luís obteve destaque no aprendizado de Língua Portuguesa nos anos iniciais (5 º ano) e finais (9 º ano) do Ensino Fundamental. Dados sobre estes avanços foram apontados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017), do Ministério da Educação divulgados na quinta-feira (30). Os números refletem as ações da gestão do prefeito Edivaldo voltadas para a Educação pública, com iniciativas como o programa Educar Mais, a valorização dos profissionais da área, bem como os investimentos em formação continuada de gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores, implementação de um programa de Intervenção pedagógica com foco na alfabetização, informatização e modernização das escolas e ainda melhoria da infraestrutura das escolas. Na gestão do prefeito Edivaldo já foram reformadas mais de 150 unidades de ensino e mais de 800 salas foram climatizadas.

De acordo com os resultados divulgado pelo Saeb 2017, os estudantes da rede pública municipal de ensino de São Luís obtiveram crescimento na proficiência média de 2,74 pontos em Língua Portuguesa nos anos iniciais; e 2,47 pontos nos anos finais em relação ao mesmo sistema de avaliação aplicado em 2015. Naquele ano, a média de proficiência em Língua Portuguesa no 5º ano foi de 183,96 pontos em uma escala que varia de 0 a 500 (Escala de Proficiência do Saeb). Em 2017, a proficiência média subiu para 186,7 pontos. No mesmo sistema de avaliação aplicado em 2015, nos anos finais, a média em Língua Portuguesa foi de 236,03 pontos. Em 2017, a proficiência média obtida foi de 238,50 pontos.

Os resultados decorrem de diversas ações que a Prefeitura, na gestão do prefeito Edivaldo, tem promovido para interferir positivamente na educação do Ensino Fundamental, com destaque para o programa Educar Mais. O programa tem como um dos principais pilares a restruturação da rede municipal, qualificação permanente do quadro e sistema próprio de avaliação educacional, SIMAE São Luís, que fornece informações precisas sobre o desempenho dos estudantes individualmente, oportunizando uma intervenção eficaz no processo de ensino com foco na garantia da aprendizagem de todos e de cada um dos estudantes.

“Estes índices demonstram que estamos no caminho certo, embora ainda tenhamos muito a percorrer. Estamos investindo fortemente na Educação entregando escolas reformadas e climatizadas, o que impacta positivamente no processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças e jovens, sendo essa uma das prioridades da nossa gestão. Também temos um programa de valorização de professores e servidores da rede municipal de ensino, implantamos um sistema próprio de avaliação educacional que nos tem fornecido dados, diagnósticos mais precisos sobre a realidade educacional de São Luís e a partir dessas informações temos tomado decisões no que se refere a implantação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas para garantia do direito dos estudantes ludovicenses a educação pública de qualidade. Estamos a avançando e vamos continuar trabalhando para termos resultados ainda melhores. Tudo isto comprova nosso compromisso com nossas crianças e jovens e suas famílias”, enfatizou o prefeito Edivaldo.

O secretário Moacir Feitosa também ressaltou os avanços. “Observamos que estamos avançando de maneira concreta e numa curva ascendente, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, o que é muito importante. Com certeza nas próximas avaliações São Luís vai aparecer com maior destaque”, disse o secretário de Educação, Moacir Feitosa.

LEVANTAMENTO

O levantamento do Saeb 2017 apresenta a proficiência dos alunos matriculados no 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes públicas municipal, estadual e federal e da rede privada de ensino em todo país. Em São Luís, mais de 80% dos estudantes matriculados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental avaliados participaram dos testes.

O Nordeste teve participação destacável na aplicação do instrumento com mais de 79% de estudantes presentes, o maior percentual entre as cinco regiões do país. O sistema aplica testes em alunos matriculados no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio.

Em relação a 2015, houve crescimento na aprendizagem na rede pública municipal de ensino de São Luís em Língua Portuguesa e Matemática nos anos iniciais. Nos anos finais, a avaliação em Matemática acompanhou a queda nacional.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima