CAPS AD – Maranhão promove ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
Foto: O coordenador do CAPS AD – MA, Marcelo Soares, ministra palestra para pacientes sobre o risco do consumo de cigarroHoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo doença evitável que mais mata no mundo. Estimativa é de mais de cem 100 milhões de pessoas vão morrer em decorrência do tabagismo nos próximos 30 anos. O Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) – Maranhão criou um programa específico para seus pacientes pararem de usar as drogas ilícitas como o crack, deixarem também o cigarro e terem qualidade de vida. Na ocasião foram distribuídos adesivos de redução de nicotina, prescrição do bupropiona e grupos semanais de acompanhamento terapêutico.
“Os dependentes estão com apoio de políticas saúde preventivas e outras ações conseguiram reduzir em mais 20 % o consumo do tabaco. Porém, mesmo assim ainda é a substância que mais mata de câncer nas Américas provocando ainda milhares de mortes no mundo”, disse o coordenador do CAPS AD – MA, Marcelo Soares.
No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.
O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas. O alcatrão e a nicotina são exemplos dessas substâncias maléficas ao organismo. Essa última substância age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite e desencadeia náusea e vômito. Já o alcatrão, que é formado por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.
O tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas.
As pessoas que não fumam diretamente também correm sérios perigos. Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia. Além disso, bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou então apresentarem baixo peso após o nascimento.
Prefeito Edivaldo acompanha andamento de obras do programa Asfalto na Rua, na Estiva
Prefeito visitou a comunidade, conversou com os moradores e vistoriou os serviços que vão contemplar todas as vias do bairro com requalificação asfáltica; ação integra pacote de obras pelos 406 anos de São Luís
Prefeito Edivaldo acompanha andamento de obras do programa Asfalto na Rua, na Estiva
O prefeito Edivaldo tem acompanhado de perto as obras de melhoria da infraestrutura de bairros da capital, realizadas por meio do programa Asfalto na Rua. As vistorias têm sido uma rotina na agenda do gestor que alterna os compromissos de gabinete com as visitas aos bairros para ver de perto o andamento das obras e conversar com as comunidades. Na manhã desta quarta-feira (29), Edivaldo esteve no bairro Estiva. No local, os serviços da Prefeitura vão contemplar todas as vias do bairro com obras de requalificação asfáltica e favorecer o desenvolvimento da região, facilitando a mobilidade e o acesso às políticas públicas. Em comemoração aos 406 anos de São Luís, comemorado dia 08 de setembro, a Prefeitura está com uma série de ações em várias áreas.
“Seguimos com esse importante trabalho em uma região que esperava há mais de 40 anos por serviços nessa área. Viemos acompanhar de perto o andamento dessa obra que traz dignidade aos moradores. Durante vistorias como essa, temos a oportunidade de conversar com a comunidade, que tem avaliado positivamente os serviços e demonstrado satisfação ao reconhecer as melhorias que vêm sendo realizadas na nossa gestão”, ressalta o prefeito Edivaldo, que esteve acompanhado pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.
O trabalho da Prefeitura na Estiva segue em ritmo acelerado. Os serviços já foram concluídos em vias como Rua do Mangueirão, Rua São Pedro, Travessa São Pedro, Rua do Posto Médico, Rua Maria da Graça, Rua do Meio e Travessa da União. A obra está em andamento na Rua de Cima, com o recapeamento asfáltico, e na Rua da Ponte, com os serviços de terraplanagem. As obras contemplarão ainda as ruas do Barreiro, São Benedito, Rua Nova, Emiliano Macieira, Bacuri I e II, Nossa Senhora da Conceição, Cerâmica, entre outras.
O trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que executa as ações do programa Asfalto na Rua. “Essa é uma iniciativa que tem transformado positivamente a realidade de muitos bairros da cidade, promovendo a urbanização de áreas com grandes problemas de infraestrutura. Esse trabalho na Estiva já vem apresentando resultados muito positivos e a população comemora o andamento dos serviços”, disse o titular da Semosp, Antonio Araújo.
Morador da Estiva, João da Cruz Pereira, 64 anos, conta ao prefeito Edivaldo que é a primeira vez que vê asfalto no bairro
Morador da Estiva há 40 anos, João da Cruz Pereira, 64 anos, conta que é a primeira vez que vê asfalto no bairro. “Já criei meus filhos e estou criando netos e bisnetos aqui. Esperei até hoje e achei que eu fosse morrer sem ver esse benefício chegar à minha rua, mas graças a Deus e ao prefeito Edivaldo está tudo melhorando pra gente. Agradecemos muito aos envolvidos”, ressaltou o morador.
As moradoras Márcia Nascimento e Rosete Leitão também avaliam positivamente os serviços. “É um presente de Deus. Nosso bairro estava precisando há muito tempo desse benefício que chegou em um boa hora”, disse Márcia. “Ter o prefeito acompanhando os serviços é gratificante para nós, porque ele conversa com a comunidade e nós temos a oportunidade de dialogar com o nosso prefeito”, contou Rosete.
O programa Asfalto na Rua, que tem recursos oriundos do Tesouro Municipal, tem contemplado dezenas de bairros da cidade com nova pavimentação. A iniciativa soma-se ao conjunto de obras de urbanização executados na primeira gestão do prefeito Edivaldo, quando foram pavimentadas centenas de vias. Por meio do programa já foram beneficiados bairros como Anjo da Guarda, Gancharia, Cohaserma, Bela Vista, Primavera, Parque Shalon, Jardim São Cristóvão, João de Deus, São Bernardo, Parque Athenas, Residencial Paraíso, Coroadinho, entre outros.
Campanha contra Polio e Sarampo é prorrogada e Prefeitura realiza Dia D de Vacinação no sábado
Para garantir maior cobertura a gestão do prefeito Edivaldo promove mais um Dia D no sábado quando as unidades de saúde da Prefeitura estarão abertas das 8h às 12h; equipes de vacinadores também estarão nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha nesta sexta-feira e no sábado das 15h às 19h
Pais e responsáveis deverão levar as crianças para serem imunizadasCrianças de um ano a menores de cinco anos que ainda não estão protegidas contra o sarampo e a poliomielite terão até sábado (1º) para tomar as doses das vacinas. Neste dia, as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de São Luís estarão abertas pela manhã, das 8h às 12h, para receber o público-alvo da campanha nacional, em mais um Dia D de Vacinação. Além disso, a população vai contar também com equipes de vacinação nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha, das 15h às 19h na sexta-feira (31) e sábado (1º), último dia da campanha.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo, que seria encerrada nesta sexta-feira (31), foi prorrogada por mais um dia, seguindo orientação do Ministério da Saúde. O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que é indispensável a participação da população para que a capital atinja a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Seguindo orientação do prefeito Edivaldo fizemos vários momentos de intensificação da campanha, e nessa reta final, dirigimos o chamamento aos pais que ainda não levaram os filhos para vacinar. Atualmente o país registra muitos casos de sarampo em alguns estados; por isso, é fundamental esse esforço coletivo para assegurar a cobertura vacinal e proteger as crianças da nossa cidade”, diz o secretário.
Entre as ações promovidas pela gestão do prefeito Edivaldo para que a capital alcance a meta estão o aumento da quantidade de salas de imunização com a disponibilização do serviço em alguns locais públicos, reforçando, desta forma, a estratégia colocada em prática deste o início da campanha que começou na capital 15 dias antes da mobilização nacional. A Prefeitura realizou ainda o Dia D Municipal de Vacinação e participou do Dia D Nacional da mobilização.
Em São Luís, a população a ser imunizada é de 61.080 crianças, na faixa etária de um ano a menores de cinco e destas, 95% deverão ser vacinadas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mostram que a cobertura vacinal contra a pólio na capital está em cerca de 68%, e contra o sarampo, em mais de 66%.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que pode causar sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacina contra a pólio é oral (gotinhas), e protege contra os três poliovírus (1, 2 e 3).
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção é por meio da vacina.
Revista Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão lança edital para recebimento de artigos
Até o dia 30 de setembro, está aberto o prazo para recebimento de trabalhos científicos e técnicos que comporão o volume 4 da Revista Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão. De acordo com o edital, poderão submeter artigos os membros da carreira como os demais componentes da comunidade jurídica em geral.
“Os trabalhos devem ser inéditos e contemplar temas que tenham relevância para a advocacia pública, de caráter inovador ou com potencial impacto acadêmico ou institucional. A pertinência temática será examinada pela Comissão Editorial, que selecionará os trabalhos de acordo com as normas do edital”, frisa o procurador-geral do Estado, Bruno Tomé Fonseca.
Não haverá remuneração pela cessão e publicação dos trabalhos, que podem ser artigos, pareceres e trabalhos forenses. Artigos e peças deverão ser enviados exclusivamente através do e-mailcentrodeestudospgema@gma
Maranhenses dominam competição de Vôlei de Praia no Piauí
As duplas Edson Moura/Vinicius e Poliana/Bia, conquistaram no último final de semana, o titulo do II Circuito Piauiens de Vôlei de Praia.As disputas aconteceram na Arena Aqualine em Teresina-PI.
Na decisão do torneio masculino, Edson e Vinicius, enfrentaram a dupla Edson/Carlinhos ( Piauí) e venceram por 2 sets a 1, com parciais de 21×15,18×21 e 15×12.
No torneio feminino, Poliana e Bia, enfrentaram Maraísa/Giselia e venceram pelo placar de 21X11 e 23×21.
As duplas vencedoras do Circuito Piauiense de Vôlei de Praia, receberam uma premiação no valor de R$ 1.000,00.