Feijoada Solidária em prol do Hospital do Câncer Aldenora Bello

Com uma vasta programação de atividades e a união de vários voluntários da Fundação Antonio Dino para compra de catéteres para as crianças em tratamento no Hospital.  Para a campanha de agosto que culmina com o Mc Dia Feliz no sábado, 25 de agosto em todas as lanchonetes do Mc Donalds a Fundação conta com o apoio também de madrinhas, de todos os voluntários, doadores e parceiros.

Neste sábado dia 18 de agosto será realizada a IV Feijoada Solidária da Loja Maçônica Nº 27 em prol do Hospital do Câncer Aldenora Bello. O evento contará com a participação de várias atrações como: César Martins, Grupo de Pagode FDG, As Brasileirinhas, Kátia Berbery, Banda Retrô Hits e muito mais. Todos participando com sua solidariedade! Mais informações é só ligar para a Fundação Antonio Dino 3089.3119.  Ingressos no local!

Juntos somos mais fortes!

Prefeitura de São Luís assina acordo nacional para proteção do Centro Histórico

A Carta de Goiás foi assinada por prefeituras das 13 cidades brasileiras que têm patrimônios mundiais, durante o Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, promovido pelo Iphan

A Carta de Goiás será enviada ao Congresso Nacional e também entregue aos presidenciáveis

Fortalecendo as ações de valorização do Centro Histórico da capital, a Prefeitura de São Luís assinou “O Compromisso de Goiás – Brasil – 200 anos de independência o patrimônio que nos une”, elaborado com o objetivo de instituir o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural, através de projeto de lei. Com o documento, a proposta é inserir a requalificação de espaços e monumentos considerados patrimônios mundiais na agenda política do país. A assinatura do acordo aconteceu durante o Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e realizado esta semana na cidade de Goiás (GO).

Representando o prefeito Edivaldo durante o encontro, o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique de Carvalho, destacou que o documento gerará bons frutos no futuro. “A Carta de Goiás traça metas para a preservação dos sítios patrimônios mundiais. Foi extremamente honroso para São Luís poder contribuir com a elaboração dessa carta, que dará novos rumos e diretrizes à defesa do Patrimônio Mundial. Juntos, demos um grande passo, que resultará em benefícios para as cidades que são patrimônios”, ressaltou.

O documento foi assinado pelas prefeituras das 13 cidades brasileiras que têm patrimônios mundiais da cultura, além dos ministérios da Cultura, Meio Ambiente e Turismo, a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial e a Confederação Nacional de Municípios. A carta será encaminhada ao Congresso Nacional e será entregue aos candidatos à Presidência da República. O objetivo é instituir a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil.

O evento na cidade de Goiás ocorreu 47 anos após a carta de Salvador, encontro que foi realizado no ano de 1971. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, afirmou que a assinatura do documento representa um reforço nas iniciativas implementadas para a preservação do patrimônio. “Este evento é muito importante para a construção de novas propostas para a Gestão dos Sítios Culturais do Brasil, prioritariamente dos Patrimônios Mundiais. É a primeira vez que os ministérios trabalham juntos em diretrizes para cuidar desses patrimônios. Antes, as políticas não eram transversais, ninguém conversava, então isso é um avanço muito grande”, destacou.

A Carta Compromisso de Goiás envolve concessão de linhas de crédito para as cidades com sítios históricos com a chancela da Unesco, assegura um tratamento diferenciado para as 13 cidades, amplia a abrangência de ações em políticas públicas e econômicas e prioriza programas de infraestrutura urbana, como mobilidade e acessibilidade. O documento também sugere a continuidade e a ampliação de programas que viabilizem obras de melhoria estrutural nas cidades de interesse histórico, como linhas de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Cidades Históricas).

São 14 os sítios culturais reconhecidos como Patrimônio Mundial no Brasil: o Centro Histórico de São Luís (MA); a cidade de Brasília (DF); o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro (RJ); o Centro Histórico de Goiás (GO); o Centro Histórico de Diamantina (MG); o Centro Histórico de Ouro Preto (MG); o Centro Histórico de Olinda (PE); o Centro Histórico de Salvador (BA); o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte (MG); as Missões Jesuíticas Guaranis no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS); o Parque Nacional Serra da Capivara (PI); a Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE); as paisagens entre a montanha e o mar do Rio de Janeiro (RJ); e o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas (MG).

Do Maranhão também participaram do evento o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; o superintendente do Patrimônio Cultural do Governo do Maranhão, Eduardo Longhi; a secretária municipal de Turismo de São Luís, Socorro Araújo; o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, José Aquiles Andrade; e o secretário adjunto de Fiscalização/Blitz Urbana,Joaquim Azambuja.

O presidente da Fumph, Aquiles Andrade, enfatizou a importância da participação da cidade de São Luís no seminário. “São Luís tem grande importância por ser patrimônio mundial. Juntamente a outras cidades que também têm essa característica, foi realizada essa discussão para fortalecimento da gestão desses sítios culturais que são patrimônios mundiais e para a construção de uma nova perspectiva para a política de gestão do patrimônio cultural no Brasil para os próximos anos. Todas as cidades puderam expor seus anseios, suas dificuldades e as possíveis contribuições que podem realizar”, disse.

SEMINÁRIO

O Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil contou com a participação do Centro do Patrimônio Mundial e especialistas estrangeiros, de cidades reconhecidas pela Unesco, na Europa e América Latina. O encontro teve a intenção de promover a troca de experiências na gestão dos 14 sítios culturais, de excepcional valor universal para a humanidade. Na ocasião, também foram apresentados cases de sucesso como o da gestão do patrimônio cultural em Portugal, que contribuiu para colocar aquele país como o quarto maior destino turístico da Europa.

PAC CIDADES HISTÓRICAS

O PAC Cidades Históricas foi criado em 2013, como o maior conjunto de investimentos já feitos no Patrimônio Cultural Brasileiro. O incentivo, até então inédito na história das políticas de preservação, veio atuar diretamente em 44 cidades brasileiras, totalizando R$ 1,6 bilhão em orçamento previsto para 424 obras em edifícios e espaços públicos. Com isso, essas ações objetivam melhorar a qualidade de vida nessas cidades, por meio da revitalização de seus centros históricos.

Até o momento, 53 obras já foram concluídas e 71 estão em execução, além de outras 51 que estão com seus projetos aprovados e prontos para serem iniciados. O programa também possibilitou a criação de um banco de projetos destinados ao Patrimônio Cultural, além de qualificação de mão de obra, geração de emprego e renda para as cidades e estímulo ao turismo e outras políticas transversais, como a educação e a produção artística e cultural.

INVESTIMENTOS EM SÃO LUÍS

Em São Luís, obras com financiamento do PAC Cidades Históricas dão uma nova configuração à cidade. Os investimentos contemplam o projeto de revitalização da Rua Grande e do Complexo Deodoro – compreendido pelas praças Deodoro e Pantheon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, além dos serviços de requalificação da Praça Pedro II e entorno. As obras beneficiam a população, favorecendo o turismo e somando às iniciativas da Prefeitura de São Luís para a preservação do Centro Histórico da Cidade.

Compromisso de Goiás – 200 Anos de Independência o Patrimônio que Nos Une (clique aqui)

I FESTIVAL DE TEATRO LUSÓFONO COM ESPETÁCULOS GRATUITOS Encerramento do Fest Luso MA será nesse sábado 18.08

FOTO – DIVULGAÇÃO: “Recados de Lá” representa o teatro de Moçambique no Fest Luso MA, nesse sábado.

Vai ser encerrado nesse sábado (18.08) o I Fest Luso – Festival de Teatro Lusófono já aconteceu em outras capitais brasileiras além de Teresina e é considerado um dos maiores eventos de teatro de países de língua portuguesa. E esse ano chegou a São Luís através de um módulo maranhensepromovido localmente pela Cia. Sta. Ignorância de Teatro.

Daqui, o Fest Luso segue para Teresina (PI) onde acontece de 20 a 25 de agosto.

Com todos os espetáculos gratuitos e abertos ao público, o I Fest Luso MA já deixa saudades e contou com a aprovação total do público maranhense, das mais variadas faixas etárias e perfis, que de 15 a 18 de agosto está conferindo grandes espetáculos de países como Moçambique e Portugal, além de montagens brasileiras dos Estados do MA, RS e PI.

Encerrando o Festival, no sábado (18.08) na sede da Pequena Cia. de Teatro, às 18h30 tem a montagem de Porto Alegre (RS) “Desmontagem – Evocando os Mortos Poéticas da Experiência”, com a atriz Tânia Farias que refaz o caminho do ator na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea; abordando discussões de Gênero a violência contra a mulher em suas variantes. E às 20h30 no Teatro Alcione Nazaré tem a peça

“Recados de Lá” de Maputo /Moçambique. Os atores Kaká dos Santos e Diaz Santana interpretam dois fugitivos de guerra desconhecidos e traumatizados que se encontram em um abrigo. Uma troca de relatos tensos e memórias dos absurdos da guerra, que traz para o palco recados e gritos reais de milhares de vítimas inocentes das sangrentas guerras mundo afora.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO / I FEST LUSO MA:

SÁBADO (18.08): “Recados de Lá” (Moçambique) no Teatro Alcione Nazaré às 20H30; “Desmontagem – Evocando os Mortos Poéticas da Experiência” (RS) na Pequena Cia. de Teatro às 18H30.

Prefeitura capacita professores da rede municipal em literatura infantil e contação de histórias

Curso “Literatura Infantil: Teorias e Práticas” visa fortalecer a leitura como uma prática dentro das salas de aula bem como contribuir para a formação de professores da Educação Infantil

Professores durante capacitação coordenada pela Semed e que se estenderá por três mesesA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, nesta sexta-feira (17), à formação “Literatura Infantil: Teorias e Práticas”, na (U.E.B.) Luís Viana, no bairro Alemanha.Um dos principais objetivos do curso é fortalecer a leitura como uma prática dentro das salas de aula. Pretende ainda divulgar a literatura infantil como forma de contribuição para a formação de professores e montar oficinas para trabalhar a leitura tomando como referência os recursos disponíveis na escola. O curso acontecerá durante os próximos três meses e é voltado para os professores da rede municipal e a comunidade, com carga horária de 40 horas.

O titular da Semed, Moacir Feitosa, pontuou a importância da iniciativa. “A formação de professores faz parte do programa Educar Mais, implantado na gestão do prefeito Edivaldo. É essencial termos professores qualificados. E incentivar o gosto pela leitura nas crianças facilita que esse seja um hábito natural e comum, o que auxilia também na aprendizagem como um todo”, disse o secretário.

A capacitação está sendo ministrada pela coordenadora do Livro Didático da Semed, Sinara Coelho, especialista em Literatura Infantil e Juvenil. “Este curso tem o intuito de contribuir com a discussão sobre a leitura no contexto escolar, sua importância para o desenvolvimento do comportamento do leitor mais jovem, bem como enfatizar a importância da relação entre cultura e literatura”, ressaltou Sinara Coelho.

A metodologia conta com debates, aulas expositivas, estudos em grupo, dramatização, pesquisas, bate-papo com o escritor infantil maranhense Wilson Marques, entre outras atividades. É explicado também de que forma direcionar as histórias para as crianças pela faixa etária, dando a todas elas os conteúdos referentes à sua idade, facilitando seu entendimento e instigando sua curiosidade.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIASMembro da equipe de contadoras de história da Semed, Rosangela Teixeira Souza, atua há mais de 6 anos na função e explicou que a contação é um auxílio a mais na aprendizagem. “Nossa função serve como suporte para o professor, fazemos a mediação da leitura de maneira lúdica levando o que é de melhor em termos dos livros, desde os clássicos a contos atuais desenvolvendo esse prazer em ler nas crianças”.

Já a professora Rosilene Costa, da escola Mindinho, do Núcleo Rural, destacou a importância do curso. “Aprimorar a nossa contação de história e não apenas ler o livro, mas aprender a contar a história de verdade é muito importante”.

CURSO

A formação será dividida em partes, hora focada na literatura nacional, trazendo histórias como a do Sítio do Pica-pau Amarelo e seu criador Monteiro Lobato; depois, na literatura maranhense, abrangendo lendas e contos locais, explicando a importância que esses contos possuem ainda hoje na sociedade atual; além de ressaltar os clássicos da literatura infantil como a Branca de Neve, Cinderela, O Gato de Botas e outros. As histórias representadas no evento são todas de características mais leves e simples, tentando criar uma relação de empatia ainda maior entre o jovem público e a prática da leitura.

As datas dos próximos encontros já foram definidas para os dias 31 de agosto, 21 e 28 de setembro e no dia 19 de outubro. Terá a participação de 88 pessoas, entre professores da Educação Infantil como público-alvo, além de alguns professores do Ensino Fundamental, funcionários da Semed e alguns membros da comunidade. Os participantes estarão divididos entre os turnos da manhã e tarde.

Nova temporada do Pãozinho com Ovo

Nova temporada gratuita!

 

Com texto de Bruno Magno e direção geral, figurino e cenário de César Boaes entra em cartaz a nova temporada gratuita de “Pãozinho com ovo: O sequestro do riso”. Neste sábado, 18, a apresentação ocorre no Viva da Cidade Operária gratuitamente às 19h. A primeira apresentação da temporada ocorreu dia 8 de julho no Ceprama para um público de oito mil pessoas!!! Casa cheia! As apresentações são possíveis graças ao Patrocínio Cemar e Lei de Incentivo à Cultura.

Entenda o roteiro: “Clarisse Milhomem resolve se vestir de Xuxa e fazer um show para conseguir dinheiro. Zé Maria, com toda sua ingenuidade e fã incondicional da Xuxa, deixa-se enganar por Clarisse. Mas, é claro,  que Dijé descobre a farsa. Após desmascarar Clarisse, eles recebem uma visita bem inusitada, que lhes lança um castigo: “O riso será preso pra sempre, e o mundo não poderá mais sorrir, a menos que eles completem uma missão”. Assim, Dijé e Zé Maria decidem ir atrás de Clarisse, para que, juntos, comecem uma aventura hilária e didática. Afinal, que missão seria mais nobre que essa: a de fazer o mundo voltar a sorrir? Um espetáculo que propõe mexer com a memória afetiva dos pais e contemplar o universo infantil  dos filhos”.

“Pãozinho com ovo: o sequestro do riso” é um painel  de grandes sucessos infantis de várias gerações. Entre várias gargalhadas,músicas  e outras personagens que marcaram as gerações, a trupe do Pão com Ovo abordará, com muito bom humor, valores universais. Imperdível!

Atenção para as datas das apresentações:

Dia 18 de agosto no Viva da Cidade Operária às 19h

dia 25 de agosto na Praça Nossa Senhora de Nazaré no Cohatrc às 19h

Dia 7 de Setembro na Concha Acústica Reynaldo Faray às 19h – Aniversário de São Luís Patrocínio Cemar e Lei de Incentivo à Cultura

Ficha Técnica:

Roteiro César Boaes e Bruno Magno

Texto – Bruno Magno

Direção geral, figurino, cenário – César Boaes

Dijé – Adeílson Santos

Clarisse e Mestre dos Magos – César Boaes

Zé Maria e Capitão Bolívia –  Charles Júnior

Frozen e Emília – Dênia Correia e Maírla Oliveira

Visconde – Lauande Aires e Urias de Oliveira

Bailarinas – Michele Vieira, Nanda Torres, Fernanda Costa

Direção Musical – Lauande Aires

Iluminação e projeção – Djair Barros e Manoel de Jesus

Técnico de som – João Marcelo Nunes

Coreografia – Abelardo Télles

Costureiro – Beto Modas

Maquiagem – Markos Martins

Produção executiva- Esmeralda Boaes

Camarim – Márcia Valéria

Direção de palco – Jorge Bavu

Adereços – Urias de Oliveira

Perucas – Dinho Lisboa

Fotos – Ayrton Vale

Animação gráfica- Kadu Nunes

Arte Gráfica – Hudson Santos

 

Serviço

“Pãozinho com ovo: o seqüestro do riso”

Dia 18 de agosto no Viva da Cidade Operária às 19h

dia 25 de agosto na Praça Nossa Senhora de Nazaré no Cohatrc às 19h

Dia 7 de Setembro na Concha Acústica Reynaldo Faray às 19h – Aniversário de São Luís Patrocínio Cemar e Lei de Incentivo à Cultura

“CHAVES SIM, ALUGUEL NÃO”: MRV ENGENHARIA LANÇA CAMPANHA PARA DIVULGAR FEIRÕES POR TODO PAÍS

Após divulgar teaser do endereço de um site (www.euodeiopagaraluguel.com.br) por meio de outdoors espalhados em mais de 25 cidades de diferentes estados, a MRV Engenharia prepara outras ações dentro se sua nova campanha intitulada “Eu odeio pagar aluguel”. Desta vez, a companhia realizará mais de 40 Feirões “Chaves Sim, Aluguel Não” em 40 cidades de todas as regiões do Brasil. Para a divulgação desse evento, que tem o objetivo de oferecer várias facilidades comerciais aos interessados em comprar um apartamento, a construtora preparou três filmes que serão veiculados nos canais de tevê aberta.

Segundo Rodrigo Resende, diretor de Comunicação, Marketing e Vendas da MRV, os comerciais seguem a mesma linha já utilizada nas outras peças da campanha, como em outdoors e redes sociais da empresa.  “Toda a campanha foi inspirada no Seu Madruga, personagem do seriado mexicano Chaves de grande sucesso no Brasil. Mesmo se empenhando em alguns trabalhos informais, esse personagem ainda tem dificuldades de pagar o aluguel, o que é a realidade de muitas pessoas no país. De forma bem-humorada e leve, a proposta é criar maior interação com o público e mostrar que é possível a compra de um apartamento”, fala o executivo.

Nos vídeos foram utilizados para compor as histórias ilustrações em stop-motion, fotos da Villa, cenário por qual passa o seriado Chaves, e imagens de empreendimentos da construtora. Nos vídeos são apresentados diálogos das personagens Seu Madruga e Seu Barriga. Ao contrário do que acontece no seriado, o pai da Chiquinha pode sonhar e realizar a compra de seu apê e dar tchau ao aluguel e as cobranças do Seu Barriga. Ao final dessas esquetes, todas as facilidades comerciais que o Feirão” Chaves Sim, aluguel Não” oferecerá são apresentadas ao telespectador, comprovando que é mais fácil do que se imagina a compra da casa própria.

Sobre a MRV

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação. Em seus 38 anos de atividade, já vendeu mais de 300 mil unidades.

PLENÁRIA DA CDL SÃO LUÍS

Abner Noronha; o juiz e palestrante convidado Alexandre Abreu; o Pres. da CDL Fábio Ribeiro; Marcelo Rezende; Dorgival Pereira da Vale; José Terceiro e o Vice – Pres. da CDL José Lopes na reunião plenária da entidade.

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas / CDL São Luís recebeu seus associados para almoço e reunião plenária no Grand Hotel São Luís.

O presidente da entidade Fábio Ribeiro e demais Diretores da CDL SLZ debateram temas de interesse dos lojistas, e em seguida  o Juiz de Direito Alexandre Abreu, proferiu a palestra “A Conciliação como Instrumento de Solução de Conflitos nas Relações Empresariais”.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima