Prefeitura de São Luís e parceiros promovem Dia D de combate ao Aedes aegypti

A ação, que reforça o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo, reuniu parceiros como o Governo do Estado e a Prefeitura de São José de Ribamar, alcançou bairros da região metropolitana

A ação que aconteceu neste sábado (11) incluiu o trabalho de abordagem educativa e a oferta de serviços de saúdeA Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado e o município de São José de Ribamar, realizou neste sábado (11) o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti em bairros da região metropolitana. As atividades, que foram a culminância de uma série de ações executadas ao longo da semana, tiveram como foco a região do Cohatrac e áreas limítrofes. Durante toda a manhã, diversos serviços de saúde, limpeza urbana e de conscientização foram realizados na região para coibir a proliferação do mosquito e evitar o surgimento de casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya na Ilha. A ação reforça o trabalho nessa área que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo durante todo o ano.

A Prefeitura de São Luís participa da força-tarefa que tem como tema “Vencer o Aedes é um trabalho em equipe: junte-se a essa batalha” por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal de Educação (Semed). As atividades do Município são coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

A ação colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo tem apresentado resultados positivos. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve redução de aproximadamente 50% no número de casos de dengue notificados no município, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Semus, de janeiro até a primeira semana de junho de 2017 foram notificados 650 da doença, enquanto em 2018, no mesmo período, este número caiu para 324. A primeira ação concentrada em apenas um bairro foi realizada em abril pela Prefeitura de São Luís. Desde então, já foram contempladas as regiões dos bairros Vinhais, Planalto Vinhais e Cohafuma.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância do combate ao mosquito na Região Metropolitana de São Luís. “A ação desta semana é a continuidade da campanha iniciada no Vinhais, em abril, e que está sendo realizada em diversos bairros de São Luís para coibir a proliferação do mosquito. É uma ação importante, quem vem sendo reforçada pela gestão do prefeito Edivaldo, para garantir a saúde pública na nossa cidade. Com a ampliação dos serviços para a região metropolitana nós fortalecemos esse trabalho e garantimos que toda a Ilha fique protegida”, afirmou.

Com a parceria dos órgãos do Governo do Estado e das prefeituras das demais cidades da Ilha o trabalho foi ampliado ao longo da semana e desta vez as ações foram realizadas nos bairros Cohatrac I, Cohatrac III, Cohatrac IV, Itapiracó e Residencial Primavera, em São Luís, e Conjunto Itaguará, Jardim Araçuaí, Cohabiano e Trizidela em São José de Ribamar.

PARCERIA COM O GOVERNO

O Governo do Estado participa da ação metropolitana de combate ao Aedes aegypti por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Executiva Metropolitana (AGEM). O secretário adjunto de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, destacou a importância da união de forças entre o Governo do Estado e as prefeituras dos municípios da Ilha. “Cabe a cada prefeitura desenvolver ações para prevenir o surgimento de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti e o Governo do Estado apóia porque entende que quanto maior o investimento em saúde pública melhor para toda a população. Então, estamos fazendo esta primeira ação metropolitana para garantir que toda a Ilha de São Luís estará protegida.

Por meio da parceria com o Governo do Estado foram viabilizadas consultas médicas, atendimento odontológico e oftalmológico, testes rápidos de HIV, diabetes e sífilis. Quem passava pelo consultório oftalmológico e era diagnosticado com algum problema já recebia o encaminhamento com data marcada para fazer exames mais detalhados e verificar com precisão qual o tratamento é o mais adequado.

AÇÕES DE SAÚDE

Segundo o coordenador do Programa de Prevenção à Dengue e Arboviroses da Semus, Pedro Tavares, ao longo da semana foram realizadas mais de 2000 visitas domiciliares para inspeção da presença de criadouros do mosquito. “Durante as visitas, os agentes de controle de endemias realizaram ações educativas, informando a população sobre os cuidados para evitar o surgimento de focos do mosquito, também foi feita a aplicação de larvicida e o carro fumacê circulou pelas ruas do bairro”, informou. Ainda na área da saúde, durante todo o sábado foram oferecidos serviços de vacinação humana e animal.

Como nas demais ações o serviço de vacinação era um dos mais procurados pela população. Poliana Machado aproveitou para manter atualizada a carteira de vacinação do filho de três anos. “Durante a semana é muito difícil ir a um posto de saúde porque a gente trabalha, então, uma ação como essa feita diretamente nos bairros facilita muito a vida da população. Eu tinha visto que ela estava acontecendo em outros bairros e estava esperando chegar ao Cohatrac também”, disse.

LIMPEZA URBANA

Os serviços de limpeza urbana também foram intensificados durante a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ao longo da semana foram executados serviços de capina e roçagem das ruas do entorno dos bairros Cohatrac I, Cohatrac III, Cohatrac IV, Itapiracó e Residencial Primavera, em São Luís.

Além disso, durante todo o sábado as caçambas do bota fora circularam pelaregião recolhendo o chamado entulho volumoso: móveis e eletrodomésticos sem utilidade, restos de entulho de construção civil, poda e capina domésticas. O Cidadão Limpeza também participouda ação, conversando com a população sobre o descarte ambientalmente adequado do lixo domiciliar e o uso adequado dos Ecopontos.

PAISAGISMO URBANO

A Prefeitura de São Luís também realizou serviços paisagísticos às avenidas, rotatórias, praças, áreas de vivência do Cohatrac e adjacências com a execução de serviços de poda de árvores, supressão de galhos e árvores mortas, remoção de erva daninha, capina e roçagem além de levantamento técnico dos exemplares que apresentam alterações.

Principal corredor de passagem do Círio de Nazaré, um dos maiores festejos religiosos da cidade, a Avenida Leste Oeste e também a Avenida Cinco, que liga a Cohab ao Cohatrac começaram a receber as ações de paisagismo desde a sexta-feira da semana passada (3).

Os serviços paisagísticos são realizados por meio do Impur. O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, destaca o volume de serviços na área. “Estamos com uma rotina muito intensa de serviços e a determinação do prefeito Edivaldo é que as necessidades das comunidades sejam levantadas, executadas e concluídas em sua totalidade. Somente no Cohatrac estenderemos os trabalhos a cerca de 2,5 quilômetros”, garantiu o secretário.

AÇÕES EDUCATIVAS

Também foram realizadas durante a semana palestras educativas nas escolas públicas dos municípios envolvidos, com temas voltados ao combate à proliferação do Aedes aegypti. Por meio de teatro de bonecos os estudantes da rede pública municipal foram conscientizados para se tornarem multiplicadores e ensinarem os pais a evitar que o mosquito se reproduza em suas casas.

2 comentários em “Prefeitura de São Luís e parceiros promovem Dia D de combate ao Aedes aegypti”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima