Prefeito Edivaldo contempla novas áreas da Cidade Operária com ações do programa Asfalto na Rua

O bairro, um dos mais populosos da capital, está recebendo obras de pavimentação e drenagem superficial com construção de sarjetas e meios-fios

Prefeitura realiza requalificação asfáltica na avenida Norte Externa da Cidade OperariaA Prefeitura de São Luís está com novas frentes de trabalho abertas na Cidade Operária, para requalificação de vias em diversos setores do conjunto residencial e ampliação dos serviços de melhoria da infraestrutura urbana em um dos bairros mais populosos da capital. Os trabalhos integram as ações do programa Asfalto na Rua, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). As ações de melhoria da infraestrutura de bairros da capital, colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo, já contemplaram vários bairros da cidade e avenidas de grande tráfego melhorando a mobilidade urbana e garantindo mais qualidade de vida para à população.

A Avenida Contorno Leste (também denominada de Norte Externa), é uma das vias do bairro que recebe melhorias. A via está recebendo serviços de recapeamento asfáltico em toda a extensão. O titular da Semosp, Antonio Araújo, destacou a abrangência dos serviços de infraestrutura urbana realizados no local.

“O prefeito Edivaldo está ampliando os serviços do programa Asfalto na Rua para novos setores da capital. E a Cidade Operária é um dos bairros contemplados com importantes intervenções para a recuperação da sua malha viária, visando à melhoraria da mobilidade nos corredores de transportes e proporcionar mais qualidade de vida aos moradores”, observou Araújo, acrescentando ainda que, além da pavimentação, as vias também vão receber obras de drenagem superficial com construção de sarjetas e meios-fios.

A Avenida Contorno Leste, onde estão sendo realizados serviços de pavimentação asfáltica, é um dos importantes corredores viários da Cidade Operária, que serve de rota de acesso para bairros como Maiobinha, Maiobão, Santa Clara, Santa Efigênia, entre outros.

Além da Contorno Leste, também estão em andamento no bairro serviços de requalificação nas ruas Projetada e Projetada II, ambas na Unidade 201; e Avenida Este 203, locais onde a Prefeitura está executando trabalho de terraplanagem para colocação de pavimento asfáltico, posteriormente. Já na Avenida Este, da Unidade 101, prosseguem os serviços de construção de uma passagem molhada com execução de pavimento rígido, que servirá para o escoamento da água das chuvas. Ainda conforme Antonio Araújo, as obras estão sendo executadas nos principais corredores viários da Cidade Operária, mas serão expandidas para as vias internas do conjunto.

O empresário André Cunha avalia positivamente a ação da Prefeitura no bairro

Moradores do bairro analisam positivamente os trabalhos de requalificação asfáltica desenvolvidos no local, entre eles o empresário André Cunha, que tem uma pequena fábrica de cadeiras de macarrão, na Avenida Contorno Leste, que já está recebendo o asfalto. “Moro e trabalho aqui há três anos e confesso que já tive vontade de me mudar com minha família, por causa dos transtornos causados pela lama e a poeira. Mas a chegada do asfalto nos fez mudar de ideia, porque era isso o que queríamos: viver em lugar com qualidade e onde possamos transitar com dignidade, sem água empoçada ou buracos”, relatou o empresário.

ASFALTO NA RUA

As intervenções na Cidade Operária integram as ações do programa Asfalto na Rua, executado pela Prefeitura de São Luís. A iniciativa inclui implantação de nova pavimentação em centenas de vias da cidade, contemplando bairros de todas as regiões da capital. O trabalho soma-se ao conjunto de obras de urbanização executados na primeira gestão do prefeito Edivaldo, quando foram pavimentadas centenas de vias urbanas em diversos bairros.

O Asfalto na Rua já contemplou os bairros Anjo da Guarda, Gancharia, Cohaserma, Bela Vista, Primavera. Parque Shalon, Coelho Neto, Jardim São Cristóvão, João de Deus, São Bernardo, Parque Atenas, Estiva, entre outros; além das avenidas Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche e Avenida Principal do Jardim América; Estrada do Gapara e Estrada da Vitória; via de contorno da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e outros pontos.

Em etapa anterior, a Cidade Operária foi beneficiada com obras de infraestrutura urbana, realizadas por meio do programa Mais Asfalto, parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. A região recebeu requalificação asfáltica contemplando as unidades 103, 105, 201 e 203.

Prefeitura de São Luís e parceiros promovem Dia D de combate ao Aedes aegypti

A ação, que reforça o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo, reuniu parceiros como o Governo do Estado e a Prefeitura de São José de Ribamar, alcançou bairros da região metropolitana

A ação que aconteceu neste sábado (11) incluiu o trabalho de abordagem educativa e a oferta de serviços de saúdeA Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado e o município de São José de Ribamar, realizou neste sábado (11) o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti em bairros da região metropolitana. As atividades, que foram a culminância de uma série de ações executadas ao longo da semana, tiveram como foco a região do Cohatrac e áreas limítrofes. Durante toda a manhã, diversos serviços de saúde, limpeza urbana e de conscientização foram realizados na região para coibir a proliferação do mosquito e evitar o surgimento de casos de dengue, zika vírus e febre chikungunya na Ilha. A ação reforça o trabalho nessa área que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo durante todo o ano.

A Prefeitura de São Luís participa da força-tarefa que tem como tema “Vencer o Aedes é um trabalho em equipe: junte-se a essa batalha” por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal de Educação (Semed). As atividades do Município são coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

A ação colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo tem apresentado resultados positivos. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve redução de aproximadamente 50% no número de casos de dengue notificados no município, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Semus, de janeiro até a primeira semana de junho de 2017 foram notificados 650 da doença, enquanto em 2018, no mesmo período, este número caiu para 324. A primeira ação concentrada em apenas um bairro foi realizada em abril pela Prefeitura de São Luís. Desde então, já foram contempladas as regiões dos bairros Vinhais, Planalto Vinhais e Cohafuma.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância do combate ao mosquito na Região Metropolitana de São Luís. “A ação desta semana é a continuidade da campanha iniciada no Vinhais, em abril, e que está sendo realizada em diversos bairros de São Luís para coibir a proliferação do mosquito. É uma ação importante, quem vem sendo reforçada pela gestão do prefeito Edivaldo, para garantir a saúde pública na nossa cidade. Com a ampliação dos serviços para a região metropolitana nós fortalecemos esse trabalho e garantimos que toda a Ilha fique protegida”, afirmou.

Com a parceria dos órgãos do Governo do Estado e das prefeituras das demais cidades da Ilha o trabalho foi ampliado ao longo da semana e desta vez as ações foram realizadas nos bairros Cohatrac I, Cohatrac III, Cohatrac IV, Itapiracó e Residencial Primavera, em São Luís, e Conjunto Itaguará, Jardim Araçuaí, Cohabiano e Trizidela em São José de Ribamar.

PARCERIA COM O GOVERNO

O Governo do Estado participa da ação metropolitana de combate ao Aedes aegypti por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Executiva Metropolitana (AGEM). O secretário adjunto de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, destacou a importância da união de forças entre o Governo do Estado e as prefeituras dos municípios da Ilha. “Cabe a cada prefeitura desenvolver ações para prevenir o surgimento de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti e o Governo do Estado apóia porque entende que quanto maior o investimento em saúde pública melhor para toda a população. Então, estamos fazendo esta primeira ação metropolitana para garantir que toda a Ilha de São Luís estará protegida.

Por meio da parceria com o Governo do Estado foram viabilizadas consultas médicas, atendimento odontológico e oftalmológico, testes rápidos de HIV, diabetes e sífilis. Quem passava pelo consultório oftalmológico e era diagnosticado com algum problema já recebia o encaminhamento com data marcada para fazer exames mais detalhados e verificar com precisão qual o tratamento é o mais adequado.

AÇÕES DE SAÚDE

Segundo o coordenador do Programa de Prevenção à Dengue e Arboviroses da Semus, Pedro Tavares, ao longo da semana foram realizadas mais de 2000 visitas domiciliares para inspeção da presença de criadouros do mosquito. “Durante as visitas, os agentes de controle de endemias realizaram ações educativas, informando a população sobre os cuidados para evitar o surgimento de focos do mosquito, também foi feita a aplicação de larvicida e o carro fumacê circulou pelas ruas do bairro”, informou. Ainda na área da saúde, durante todo o sábado foram oferecidos serviços de vacinação humana e animal.

Como nas demais ações o serviço de vacinação era um dos mais procurados pela população. Poliana Machado aproveitou para manter atualizada a carteira de vacinação do filho de três anos. “Durante a semana é muito difícil ir a um posto de saúde porque a gente trabalha, então, uma ação como essa feita diretamente nos bairros facilita muito a vida da população. Eu tinha visto que ela estava acontecendo em outros bairros e estava esperando chegar ao Cohatrac também”, disse.

LIMPEZA URBANA

Os serviços de limpeza urbana também foram intensificados durante a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ao longo da semana foram executados serviços de capina e roçagem das ruas do entorno dos bairros Cohatrac I, Cohatrac III, Cohatrac IV, Itapiracó e Residencial Primavera, em São Luís.

Além disso, durante todo o sábado as caçambas do bota fora circularam pelaregião recolhendo o chamado entulho volumoso: móveis e eletrodomésticos sem utilidade, restos de entulho de construção civil, poda e capina domésticas. O Cidadão Limpeza também participouda ação, conversando com a população sobre o descarte ambientalmente adequado do lixo domiciliar e o uso adequado dos Ecopontos.

PAISAGISMO URBANO

A Prefeitura de São Luís também realizou serviços paisagísticos às avenidas, rotatórias, praças, áreas de vivência do Cohatrac e adjacências com a execução de serviços de poda de árvores, supressão de galhos e árvores mortas, remoção de erva daninha, capina e roçagem além de levantamento técnico dos exemplares que apresentam alterações.

Principal corredor de passagem do Círio de Nazaré, um dos maiores festejos religiosos da cidade, a Avenida Leste Oeste e também a Avenida Cinco, que liga a Cohab ao Cohatrac começaram a receber as ações de paisagismo desde a sexta-feira da semana passada (3).

Os serviços paisagísticos são realizados por meio do Impur. O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, destaca o volume de serviços na área. “Estamos com uma rotina muito intensa de serviços e a determinação do prefeito Edivaldo é que as necessidades das comunidades sejam levantadas, executadas e concluídas em sua totalidade. Somente no Cohatrac estenderemos os trabalhos a cerca de 2,5 quilômetros”, garantiu o secretário.

AÇÕES EDUCATIVAS

Também foram realizadas durante a semana palestras educativas nas escolas públicas dos municípios envolvidos, com temas voltados ao combate à proliferação do Aedes aegypti. Por meio de teatro de bonecos os estudantes da rede pública municipal foram conscientizados para se tornarem multiplicadores e ensinarem os pais a evitar que o mosquito se reproduza em suas casas.

Prefeito Edivaldo entrega escola no Rio Anil; já são mais de 130 unidades requalificadas pela gestão

No Dia do Estudante, a U.E.B Mariana Pavão foi entregue pelo prefeito totalmente reformada e climatizada; a rede de ensino municipal já conta com mais de 800 salas de aula climatizas

Prefeito Edivaldo entrega escola no Rio Anil; já são mais de 130 unidades requalificadas pela gestãoAmpliando as ações de melhoria da infraestrutura da rede municipal de ensino, que já conta com mais de 130 escolas requalificadas e mais de 800 salas de aula climatizadas, o prefeito Edivaldo entregou na manhã deste sábado (11), Dia do Estudante, a Unidade de Educação Básica (U.E.B) Mariana Pavão, no Rio Anil, completamente reformada e climatizada. A requalificação do ambiente escolar faz parte do conjunto de investimentos que a Prefeitura de São Luís está realizando no bairro, que incluem a revitalização de espaços públicos e a melhoria de vias com ações do Asfalto na Rua. O trabalho beneficia moradores, que têm aprovado a iniciativa do poder público municipal na área.

“É com muita alegria que no Dia do Estudante estamos aqui no Rio Anil entregando mais uma escola totalmente reformada e climatizada, o que vai impactar positivamente no processo de ensino-aprendizagem das nossas crianças e jovens, sendo essa uma das prioridades da nossa gestão. Além do trabalho para a melhoria no ensino, o bairro do Rio Anil tem recebido investimentos em diversas áreas. Esta semana, por exemplo, inauguramos aqui uma praça, que foi requalificada e ganhou academia ao ar livre, e também iniciamos uma nova frente de trabalho do programa Asfalto na Rua contemplando o Rio Anil. É o poder público municipal se fazendo ainda mais presente no dia a dia da cidade e da população”, enfatizou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado do secretário do vice-prefeito, Julio Pinheiro, de secretários, entre eles o de Educação, Moacir Feitosa e de vereadores.

A escola recebeu pintura na parte interna e externa. Todas as salas de aula foram climatizadas, inclusive as salas de recurso e dos professores. Melhorias foram realizadas também nos três banheiros femininos, nos dois masculinos e no banheiro com acessibilidade, que ganharam novas louças e portas.

O vice prefeito Julio Pinheiro acompanhou a entrega e considera fundamental o investimento em educação. “A educação foi definida como prioridade da estão do prefeito Edivaldo. Para isso é necessário alcançarmos a melhoria da infraestrutura da rede o máximo de escola possível por meio do programa Educa Mais. O esforço é para garantir qualidade do ensino. Dessa forma, é preciso unir os aspectos pedagógicas e estruturais da escola, por isso temos atuado nessas duas frentes”, ressaltou.

A reforma contemplou ainda a parte hidrossanitária e elétrica do prédio com a substituição de todas as lâmpadas, bebedouros e cadeiras por novos. Na entrada da unidade foi construída uma pequena praça que servirá como área de vivência para a comunidade escolar. Antes, o espaço era tomado pelo matagal. Melhorias também foram realizadas na quadra poliesportiva que recebeu nova cobertura.

“Essa melhoria muito contribui para a unificação do calendário. Estamos tendo regularidade do calendário em diversas escolas da rede municipal. São escolas que iniciaram efetivamente no início de fevereiro e concluíram no início de junho. Isso é muito importante para os professores, estudantes e famílias”, pontuou o secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa.

Para a diretora geral da unidade, Lindalva de Jesus Costa, a reforma veio recuperar um patrimônio da educação do município e garantir as adequadas condições de aprendizagem aos estudantes. “Esse investimento foi muito importante para que alunos, professores e até mesmo os pais ganhassem essas novas instalações. Com as salas climatizadas, o desempenho dos alunos será muito melhor”, reforçou Lindalva, que é gestora da escola há mais de 10 anos.

Mãe do estudante Leonardo Lima Azevedo, 9 anos, matriculado há três anos na U.E.B Mariana Pavão, a dona de casa Juscilene Lima, moradora da Rua Bom jesus, no Rio Anil, acompanhou a solenidade de entrega da reforma da escola Mariana Pavão com alegria. “Está muito melhor do que antes. Agora meu filho terá uma escola boa para ter suas aulas”, disse Juscilene.

A U.E.B Mariana Pavão funciona em prédio anexo à U.E.B Jornalista Neiva Moreira. O prédio possui quatro salas de aula, uma sala de recurso e outra de professores. 230 alunos, divididos nos turnos da manhã e tarde, estudam na unidade. São estudantes do 1º ao 4º ano, com idades de seis anos a 10 anos.

As reformas das unidades de educação básica da rede municipal integram as ações da macropolítica de educação da Prefeitura, desenvolvidas por meio do programa Educa Mais. A U.E.B Mariana Galvão é uma das 130 escolas da rede municipal contempladas com melhorias que integram o conjunto de ações da gestão Edivaldo na área.

INFRAESTRUTURA E CIDADANIA

O trabalho da Prefeitura no Rio Anil é marcado por obras de forte impacto para a população da área e reflete também nas comunidades do entorno. São ações que promovem cidadania, interação social e mais qualidade de vida aos moradores do bairro, que comemoram a chegada dos serviços essenciais.

No bairro, a Prefeitura realiza serviços de recapeamento asfáltico da Avenida Contorno – principal corredor de transporte da região e rota de acesso para outros bairros do entorno como Vila Palmeira, Bequimão, Angelim, Maranhão Novo e Ipase. São mais de dois quilômetros de asfalto, recuperando a via. O Asfalto na Rua é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Público (Semosp) e está com frentes de trabalho em diversos bairros.

A Prefeitura contempla o bairro ainda com ações nas áreas de urbanismo, esporte e lazer. Entre estas estão a nova Praça Mirandinha, totalmente revitalizada ganhando visual arquitetônico moderno e paisagístico. O novo espaço foi entregue à comunidade na quinta-feira (9). Os serviços foram executados pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).

A praça ganhou área de passeio completo, conjunto de 12 unidades de bancos, rampas de acessibilidade, calçadão, requalificação total da iluminação pública e uma academia ao ar livre. Na gestão do prefeito Edivaldo, cerca de 40 praças da capital foram revitalizadas.

O secretário de articulação política, Ivaldo Rodrigues, acompanhou a entrega da escola e destacou os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo no bairro. “Estamos com ações aqui tanto na área da educação como em outras áreas, realizando melhorias significativas e recuperando os espaços públicos. Trabalhamos para que a população tenha melhor qualidade de vida a partir da inserção na educação que é primordial na formação dos nosso alunos”, entende Ivaldo Rodrigues.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima