
A comunidade tradicional da Vila Embratel, na Região Itaqui Bacanga, foi palco para mais um encontro do projeto “CAPS AD na Comunidade”, que visa a prevenção de Uso Abusivo e Dependência de Álcool e Drogas, promovido nos 6 e 7 de julho, na Sub-Sede America do Norte 46, durante o Simpósio dos Jovens, que teve como tema A Família e o impacto das drogas. O projeto é uma realização do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD Maranhão, na ocasião, debateu sobre Drogas Ilícitas.
A atuação do projeto é uma atividade inédita nas comunidades tradicionais de São Luís (MA) com atendimento específico para cada comunidade e suas particularidades. Jovens e adultos da Vila Embratel, foram orientados sobre as dependências que o uso de álcool e drogas podem causar, e receberam informações lúdicas sobre relações familiares e sociais da própria comunidade. “Eu quero agradecer toda a comunidade da Vila Embratel e região Itaqui Bacanga. Falei sobre o trabalho do CAPS AD estado e das políticas sobre drogas do estado para mais de 300 pessoas jovens e adultos e vi nos olhos destas pessoas desejo por conhecimento, cada vez mais acredito na prevenção. O Brasil perdeu no futebol, mas esta comunidade ganhou na educação”, disse o coordenador do CAPAS AD, Marcelo Soares.
O trabalho consiste na conscientização e prevenção do uso abusivo e dependência de álcool e substâncias psicoativas, bem como a capacitação dos profissionais das áreas de saúde e educação.
“Este trabalho faz parte do projeto criado por mim CAPS AD na Comunidade, que leva informações sobre prevenção às drogas e formas de tratamento a sociedade civil. Prevenção é a única forma de enfrentar as drogas”, comentou Marcelo Soares.
Este é um projeto inédito no Brasil e só este ano mais 4000 pessoas já ouviram palestras em seus territórios.