Acadêmicos de Direito da Universidade Ceuma conhecem estrutura e funcionamento do Judiciário

O presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, recebeu os estudantes universitários

Estudantes do curso de Direito da Universidade CEUMA conheceram, nessa quarta-feira (26), a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário do Maranhão. Esta foi a primeira turma da instituição a visitar a sede do Tribunal de Justiça este ano.

A visita faz parte da programação institucional do projeto “Visita Guiada”, coordenado pela Diretoria Judiciária do Tribunal de Justiça.

Os acadêmicos, acompanhados pela professora universitária, Dalina Jara Oyama, foram recebidos na Corte Estadual de Justiça pela diretora Judiciária, Denyse Reis Batista, pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMA, Cristiano Simas, e pelo coordenador de Protocolo, Cadastro e Autuação, José Durval Santos Júnior.

A professora Dalina Oyama, especialista em Direito Civil, destacou que o passeio é muito importante para os alunos para que eles entendam como funciona, na prática, a organização judiciária. “O contato com o Poder Judiciário, a partir do 4° período, estimula o conhecimento, pois permite que os alunos possam associar a teoria e prática”, frisou a docente.

Joaquim Palhano, aluno do 8° período do curso de Direito, comentou ser positiva a iniciativa do Tribunalde Justiça em permitir esta oportunidade aos acadêmicos de Direito.

Nessa visita, cerca de 40 alunos assistiram a Sessão Jurisdicional do Pleno, onde foram saudados pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo. Eles visitaram ainda as salas das câmaras criminais e cíveis do TJMA, além do Pleninho da Corte.

Agendamento

As coordenações de instituições de ensino superior, que desejarem agendar a visita de estudantes ao Tribunal de Justiça do Maranhão, devem entrar em contato com o setor da Diretoria Judiciária, pelo e-mail: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão

Roseana, Sarney Filho e comitiva retomam caravana por municípios

Recepção calorosa a Roseana, Sarney Filho e comitiva deverá se repetir na terceira etapa da caravana pelo interior do estado

A ex-governadora e pré-candidata á sucessão estadual Roseana Sarney (MDB) retomará, nesta semana, a caravana por municípios maranhenses, iniciada em março, com visível aceitação popular. Dessa vez, ela percorrerá cidades das regiões do Médio Mearim e dos Cocais, acompanhada dos pré-candidatos ao Senado do seu grupo, Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB) e de postulantes a mandatos na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Em sua terceira incursão ao interior do estado, Roseana levará sua pré-campanha a 11 municípios. Terça-feira, dia 3, a comitiva da emedebista desembarcará em Lago do Junco e Lago da Pedra, onde será recebida por lideranças políticas e populares locais e pelo povo, que a cada viagem demonstra maior aceitação ao seu retorno ao Palácio dos Leões.

Dia 4, Roseana visitará nada menos do que seis cidades: Lago dos Rodrigues, Igaraulospé Grande, Bernardo do Mearim, Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos. A expectativa novamente é de uma recepção calorosa à pré-candidata, tendo em vista as ações realizadas por ela na região quando governadora. Significativa parcela da classe política local, que não abraçou o projeto de poder comunista, declarará publicamente apoio ao retorno de Roseana ao governo, atendendo aos anseios de dezenas de milhares de cidadãos insatisfeitos com a gestão atual, massacrados e perseguidos por medidas como a apreensão de veículos usados pela famílias como ganha pão.

Cocais

A terceira etapa da caravana de Roseana pelos municípios maranhenses será encerrada na Região dos Cocais. Estão agendadas visitas da ex-governadora e outros pré-candidatos da sua chapa às cidades de Timon, Caxias e Codó, onde a aliança liderada por ela mantém expressivo apoio político e popular e onde deixou importante legado de obras e outras ações de governo, até hoje reconhecidas como feitos significativos.

Edivaldo emplaca São Luís como a 3ª capital do Nordeste que mais se desenvolveu

Reflexo dos investimentos do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT), São Luís figura como a terceira capital do Nordeste que mais se desenvolveu em 2016, segundo dado divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo toma como referência padrões de desenvolvimento encontrados em países com elevados indicadores socioeconômicos, tendo como base dados da educação, saúde e emprego e renda.

Com o resultado que monitorou os indicadores sociais em 5.471 municípios do país, o prefeito Edivaldo consegue atingir um patamar inédito para a cidade, mesmo enfrentando severa crise nacional.  Com trabalho e planejamento da atual administração, a curva de desenvolvimento no município foi retomada e a tendência é que nos próximos levantamentos a cidade aparece em posição de destaque ainda maior.

Os avanços são vistos em todos os setores da cidade. Na Educação, o prefeito reformou e climatizou escolas, realizou concurso público, investiu na capacitação dos professores, reduziu a distorção de quatro para dois calendários, promoveu a queda do índice de analfabetismo, entre outras ações que foram sendo reforçadas e expandidas com o lançamento do programa Educar Mais.

Na Saúde, outro setor analisado pelo estudo da Firjan, a gestão Edivaldo também se destaca com reforço da atenção básica, reforma de unidades de saúde, investimento em equipamentos e capacitação de pessoal, reestruturação do Samu, modernização da Central de Marcação e Consultas (Cemarc), ampliação do atendimento e outras intervenções que estão tirando a Saúde do estado crítico em que se encontrava quando o pedetista assumiu a Prefeitura.

Na Infraestrutura, Edivaldo também conseguiu dar uma guinada na cidade. O grande volume de obras espalhadas por São Luís é visível, indo de intervenções de trânsito para acabar com pontos históricos de engarrafamento até pavimentação das ruas e construção de pontes e rede de drenagem.

Outro marco da gestão Edivaldo que também contribuiu para o bom resultado no estudo foi o pagamento em dia do funcionalismo público, uma injeção na economia da cidade. Com planejamento, medidas de austeridade e criatividade, o prefeito tem conseguido cumprir o calendário, inclusive antecipando em alguns meses as datas previstas para recebimento do salário, tarefa difícil para as cidades quando se vive em um período de crise.

Etapa do Festival Nacional de Quadrilhas Juninas movimentou Arraial da Maria Argão no sábado (30)

Neste domingo (1º), última noite de programação, show de Pinduca e apresentações de grupos folclóricos são as grandes atrações

Arraial da Maria Aragão abriu espaço para etapa do Festival Nacional de Quadrilhas JuninasNo penúltimo dia de programação, o Arraial da Maria Aragão abriu espaço para a apresentação de sete quadrilhas juninas. Elas disputaram classificação para o Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, que será realizado em Brasília (Distrito Federal), de 3 a 5 de agosto, com apoio do Ministério do Esporte. O Arraial da Maria Aragão integra o São João de São Luís, realizado pela Prefeitura e Governo do Estado e encerra neste domingo (1º), com show de Pinduca e grupos folclóricos, após 17 dias de festa nos quais passaram mais de 200 atrações, com recorde de público.

“A temporada junina se aproxima do fim e os resultados já são muitos satisfatórios. O público se fez presente em todos os dias de Arraial da Maria Aragão, que teve recorde de visitantes. É muito gratificante ver o quanto os ludovicenses e os turistas se empolgam com nossas manifestações culturais e são apaixonados pela nossa cultura. É realmente uma grande festa”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

A quadrilha Mirim Mocinha do Sertão, da Vila Dom Luís, fez a abertura da competição, mas não entrou na avaliação dos quatro jurados convocados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), para fazer a pontuação da classificada. A brincadeira, composta só por crianças entre 6 e 11 anos, entusiasmou o público que aplaudiu a iniciativa.

As concorrentes foram a Alegria da Vila (Vila Embratel), Juventude Esperança (Alto da Esperança), Rainha do Sertão (do bairro Mato Grosso), Juventude do Sertão (Vila Luizão), Pé Trocado (conjunto São Raimundo) e Fogo Caipira (Divinéia). As quadrilhas Princesa do Cajupe (Cajupe) e Império do Sertão (Areinha) não compareceram.

A grande vencedora da noite foi a Fogo Caipira, seguida pela Juventude do Sertão (2º lugar), Rainha do Sertão (3º lugar), Alegria da Vila (4º lugar), Juventude Esperança (5º lugar) e Pé Trocado (6º lugar). As quatro primeiras colocadas irão participar do Campeonato Maranhense de Quadrilhas, no mês de julho. Daqui há duas semanas, as quadrilhas voltam a se encontrar para mais uma etapa de classificação, contando com a presença de uma quadrilha da cidade de Imperatriz, que também será definida por meio de uma competição.

O proprietário da quadrilha Fogo Caipira, Wilson Maia, falou sobre a emoção de ter ganhado o primeiro lugar. “Foi algo maravilhoso. Este ano, o tema trabalhado por nós foi sobre a natureza, a Gaia (terra), usamos elementos teatrais e culturais para narrar a história do meio ambiente que desejamos deixar para nossos filhos e netos”, destacou.

O cantor Fábio Alta Tensão fez o show da noite na Maria Aragão. Com a banda composta por 18 integrantes, o artista apresentou um repertório de estilos variados, como forró, arrocha e sertanejo, além de toadas conhecidas do grande público.

“Amei essa noite de programação na Maria Aragão. Curto muito quadrilhas e o show também foi muito bom. A Prefeitura está de parabéns pela organização do arraial, com segurança e confortos oferecidos a quem vem prestigiar as brincadeiras”, afirmou o arquiteto João Marcos Fernandes.

Após o show, a programação prosseguiu com os grupos de boi de orquestra de São Simão, boi da baixada de Santa Fé e boi de orquestra de Nina Rodrigues. Na Arena do Forró, a animação ficou por conta das bandas Trio Mandacaru e Kambada do Forró.

ENCERRAMENTO

O cantor paraense Pinduca, maior expoente do ritmo conhecido como Carimbó, faz show neste domingo (1º) no Arraial da Maria Aragão, a partir das 22h. O Rei do Carimbó tem 36 álbuns gravados. O álbum ‘No Embalo do Pinduca’ foi indicado ao Grammy em 2017. Um dos inventores da lambada, Pinduca também é precursor do brega no estado natal e no restante do Brasil. Clássicos como “Dança do Carimbó”, “Sinhá Pureza”, “Garota do Tacacá” e “Carimbó do Macaco” deverão está no repertório que o artista trará para o deleite do público da Maria Aragão.

Também participarão da festa de encerramento do arraial da Maria Aragão, mais oito atrações folclórica do São João de Todos. As apresentações da noite terão inicio às 18h, com o tambor de crioula Mirim de Maria Seguins. Logo em seguida, a quadrilha Rosa Amarela se apresenta para o público, bem como o boi de zabumba de Mestre Basílio e o grupo alternativo Baile de Caixa. A noite também recebe o grupo alternativo Companhia Marizés e o boi de orquestra Brilho da Juventude. Quem encerra a programação é Boi de Morros, do sotaque de orquestra. Na Arena do Forró terá Raimundinho e Forró Pé No Chão e Trio Poeirão.

Arraial da Feirinha São Luís terá continuidade durante o mês de julho

Manifestações da cultura popular continuarão a se apresentar na Feirinha durante o mês das férias escolares

Fortalecendo a agricultura familiar, o Programa Feirinha São Luís, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), vem há um ano agregando também setores como cultura, gastronomia, artesanato e literatura. O evento dominical da família ludovicense e dos turistas serve como vitrine para expor o que de melhor é produzido no Maranhão. Em junho, o evento destacou as festas juninas reunindo atrações da cultura popular do Maranhão no Arraial da Feirinha, iniciativa que prosseguirá em julho, durante as férias escolares.

Com a estratégia de unir o período de férias escolares com a extensão do São João, durante o mês de julho as atrações culturais continuam em clima junino. Nessa 56ª edição a animação ficou por conta dos bois Nina Rodrigues e Brilho do Sesc, com show de Beto Pereira e ainda Trio Brassali.

“A Feirinha São Luís agrega valores importantes da cidade, e é abraçada pela população com sentimento de pertencimento, que fica ainda mais forte durante o período junino. Pensando nisso, nada mais justo que estender as atrações culturais como os grupos de bumba meu boi”, destaca o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, acrescentando que a iniciativa segue orientação do prefeito Edivaldo.

A gerente de vendas, Selma Mendes esteve pela primeira vez na Feirinha e gostou de tudo. “Fiquei maravilhada com as comidas, eu adoro nossos pratos típicos, tudo o que provei estava delicioso e bem preparado. Não tem o que botar defeito, as atrações são um espetáculo, perfeito pra vir com a família”, garante Selma.

O programa Feirinha São Luís nasceu em junho de 2017, executado na gestão do prefeito Edivaldo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), ocorre todos os domingos na Praça Benedito Leite, de 7h as 15h, tendo como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar, além de apresentar aos visitantes a cultura e gastronomia ludovicense.

Em apenas um ano de existência a Feirinha movimentou mais de 20 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local, recebendo cerca de 240 mil pessoas que geraram um capital circulante de quase R$ 12 milhões nos mais de 120 pontos de comercialização dentro e no entorno da Praça. No palco montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas aproximadamente 300 apresentações culturais.

Cerca de 100 barracas são distribuídas pela Praça Benedito Leite para compor a Feirinha São Luís, destinadas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, artesanato, alimentação e ainda conta com foodtrucks e foodbikes.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima