Cerca de três mil atletas acompanhados de seus convidados participaram hoje, 10 de junho, de uma manhã de esporte e lazer dentro da área operacional da Vale em São Luís. A Corrida Vale, que está em sua oitava edição, aconteceu pela primeira vez em uma área industrial, colocando o público em contato com um ambiente diferente, além de trazer novos desafios para os corredores. A novidade se deve principalmente à comemoração dos 10 anos do Parque Botânico Vale que, na ocasião, também ofereceu a todos os presentes uma série de atividades. O evento da corrida encerrou por volta das 10h com a premiação de corredores.
A largada dos atletas aconteceu ao som da buzina dos trens da Vale. O primeiro grupo a iniciar o percurso foi o de atletas com deficiência. Logo em seguida, as demais categorias iniciaram a competição ao lado da portaria da Vale no Anjo da Guarda em direção à área operacional, num percurso que incluiu áreas importantes das operações da ferrovia e porto: pátio de formação de trens, virador de vagões, pátios de estocagem de minério e as oficinas de manutenção. “Ainda nao conhecia a Vale e tinha muita curiosade em saber como é a empresa por dentro. Achei muito interessante poder correr aqui. Foi uma experiência única”, contou o arquiteto Paulo Beckman que participou pela primeira vez da Corrida Vale.
Segundo o coordenador do Comitê de Organização da corrida Francisco Fechine, alguns trechos do percurso contêm elevação que podem chegar a 40 metros, o que aumentou o grau de dificuldade da prova, principalmente para os corredores dos 21 km. “A Corrida da Vale conquista mais uma edição de sucesso em número de pessoas, se consagrando como a maior corrida de rua do Maranhão, mantendo sempre o nível de qualidade. A grande novidade deste ano foi a mudança de local, que trouxe aos corredores a oportunidade de correr num local diferente, com novos desafios”, complementou o coordenador.
Além dos 21 km que corresponde a meia-maratona, houve outros dois percursos de 5 km e 10,5 km. Todos os corredores participantes receberam medalha ao concluir a prova. A atleta de Alagoas Adriana Gonçalves levou o primeiro lugar da cetegoria feminina dos 21 km. Ela já treina corrida há dois anos e veio ao Maranhão para poder competir na Corrida Vale. “Amei o percurso da corrida. Muitas área verdes, bem ventilada. A organização está ótima e ano que vem com certeza estarei aqui de novo”, declarou Adriana após recebeu o troféu pela conquista.
Os três primeiros colocados em categorias e faixas etárias determinadas no regulamento foram premiados com troféu. Já os atletas com colocação do 1º ao 3º lugar nas categorias Geral Masculino e Feminino receberam, além da medalha de participação e troféu, bonificação que varia de R$ 300,00 a R$ 3.000,00. Com a edição de 2018, a Corrida Vale soma cerca de 20 mil participantes em oito eventos realizados.