A vinda do presidenciável Jair Bolsonaro a São Luís foi antecipada para o dia 14 de junho

A vinda do presidenciável Jair Bolsonaro a São Luís foi antecipada! O nosso grande ato político, que estava marcado para o dia 16 de junho, agora ocorrerá no dia 14 de junho, uma quinta-feira. A mudança aconteceu por causa de imprevistos na agenda do nosso presidenciável. Então, marque aí para não esquecer: • Bolsonaro em São Luís – Dia 14 de junho (quinta-feira) • 12h – Chegada no aeroporto • 15h – Evento no Multicenter Sebrae (ENTRADA GRATUITA).

DISCO CLUB no restaurante Savassi na Ponta D’areia

Sexta-feira dia 08 de Junho vamos relembrar as melhores musicas do passado no projeto *DISCO CLUB* no restaurante Savassi na Ponta D’areia.
Os hits que embalaram os anos 70,80 e 90 em uma noite inesquecível.
Convites antecipados $20 Quarup Tropical Shopping.
*Reservas de mesas:*
*98155-9040*
@savassigrill
@joaomarcelosa
#discoclubsavassi

41º Guarnicê girará em torno do protagonismo da mulher no audiovisual

Fernanda Pinheiro, Luís Carlos, Dorlene de Aquino, Nair Portela, Caroline Veloso e Jonathan Galdino

A 41ª edição do Festival Guarnicê de Cinema foi apresentada oficialmente na manhã desta segunda-feira (4) durante coletiva de imprensa. A mostra desse ano ocorrerá de 9 a 16 de junho no Centro Histórico de São Luís. Neste ano, a mostra girará em torno do protagonismo feminino no audiovisual.

Estiveram presentes à coletiva a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da UFMA, Dorlene de Aquino; a coordenadora geral do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC), Fernanda Santos Pinheiro; o reitor do IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão)  , Jonathan Almada, o executivo de comunicação e marketing da Cemar, Luís Carlos Cardoso, e a secretária adjunta da Sectur, Caroline Lima Veloso, representando o secretário Diego Galdino.

Durante a coletiva, foram reveladas algumas novidades, a exemplo da composição da  banca de jurados das mostras competitivas, formada exclusivamente por mulheres. Além disso, ocorrerá a mostra “Cinema Por Elas”, com filmes das maranhenses que marcaram a produção audiovisual local e alguns trabalhos das cineastas homenageadas nesta edição, como Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta) e Tata Amaral (Antônia). Outra novidade deste ano é sessão romântica com a exibição de curtas para celebrar o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, durante o festival.

Para a reitora Nair Portela, a realização do festival vem para confirmar sua importância como fomentadora da cultura local, além de realçar o nome do estado do Maranhão. A reitora disse, ainda, que a homenagem às mulheres é uma justiça social ao público feminino da sétima arte.

A pró-reitora  Dorlene de Aquino, destacou, entre outros aspectos, a importância do festival como formado de plateia, referindo-se à mostra Guarnicêzinho destinada ao público infantil de escolas públicas. O reitor do Iema disse que o instituto tem grande satisfação em apoiar mais uma edição do Guarnicê.

Segundo Caroline Lima Veloso, representante da Secretaria de Cultura do Maranhão, o festival Guarnicê exerce um importante papel para a cultura maranhense. “A finalidade é levar a cultura a todo o estado, tendo em vista que a programação é gratuita. Assim, atingindo a todos os públicos, sem exclusão.”, afirmou.  O executivo da Cemar, por sua vez, falou que “a cultura é o componente para o desenvolvimento de qualquer estado”.

A abertura do festival será realizada no dia 9 (sábado) deste mês, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo. Na solenidade, haverá a pré-estreia do filme Alguma Coisa Assim, de Esmir Filho e Mariana Bastos, e contará com a presença da diretora e da atriz Caroline Abras, protagonista do filme.

O Festival Guarnicê de Cinema é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/PROEXCE), conta com patrocínio da Cemar, Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Banco do Nordeste, e Equatorial Energia. Ainda tem o apoio da Fundação Sousândrade, Assembleia Legislativa, Fundação Josué Montello, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Rádio Universidade FM, TV UFMA, CiaRio Brasil, Academia Internacional de Cinema e Vitrine Filmes.

Informações para a imprensa:

Paulo  Washington – 98 99972-1802 (DAC/UFMA)

[email protected]

Wal Oliveira – 98 99125-2442 (WComunicação)

[email protected]

Victória Chaves – 98 98118-2552 (estagiária DAC/UFMA)

[email protected]

Estagiários: Luana Alves, Pedro Felipe e Lucas Silva

Você pode ser a mudança que deseja para o mundo.

O dia mundial do meio ambiente, dia 05 de Junho, pode ser comemorado com muito orgulho pelos maranhenses, pois já são mais de 20 mil toneladas de resíduos recicláveis coletados pelo projeto Ecocemar, no Estado. O projeto da Cemar visa incentivar a cultura da reciclagem e da sustentabilidade em todo o Maranhão, além disso, o projeto ajuda a reduzir o valor da conta de energia de instituições filantrópicas, com a doação do bônus que você ganha ao levar os resíduos recicláveis aos postos.

Já são mais de 83 mil pessoas cadastradas, que somam mais de 20 mil toneladas de resíduos recicláveis, como papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak, entre outros, que geraram mais de 1 milhão de reais em descontos na conta de energia de residências e instituições sem fins lucrativos.

No estado do Maranhão, várias instituições já foram beneficiadas com o bônus, entre elas a Escola de Cegos do Maranhão, uma instituição que acolhe e educa centenas de deficientes visuais de todo o estado do Maranhão. A Cemar e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão apoiam esta instituição no ECOCEMAR e em outros projetos.

Você também pode fazer parte dessa corrente do bem. Veja como funciona o ECOCEMAR e como participar:

1-    Separe os resíduos (limpos e secos);

2-    Procure um dos 23 postos de coleta do Ecocemar: 16 em São Luís, 1 São José de Ribamar, 1 em Santa Inês, 3 em Imperatriz, 1 em Timon e 1 em Caxias;

3-    Com o número da conta contrato (unidade consumidora) em mãos, leve os resíduos ao posto de coleta e faça sua troca. Você receberá o cartão ECOCEMAR e poderá leva-lo nas próximas entregas;

4-     Após a pesagem, solicite que o desconto seja encaminhado diretamente para conta de energia da Escola de Cegos do Maranhão ou outra instituição cadastrada no projeto. Desta forma as instituições somam várias doações e muitas vezes recebem a conta paga (zerada) no final do mês.

Resíduos que são aceitos no ECOCEMAR:

Plásticos: Pet (refrigerantes e água mineral); Plástico duro (embalagens de shampoo, detergente, embalagens de margarina, baldes, bacias.) caixas de plásticos, cadeiras e mesas; Plástico filme(sacolas plásticas, embalagens de mantimentos, etc). PVC (canos e forros)

Metais: aço inox, alumínio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio, bateria de carro.

Papéis: Branco, misto, Jornal e papelão.

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha.

Tetra Pack: caixa de suco, leite, extrato de tomate, creme de leite, leite condensado, etc.

Resíduos eletrônicos: Somente pilhas, baterias, e sucata de celular. (Descarte apenas em postos fixos. Não gera bônus na conta).

Participe do ECOCEMAR e doe seu bônus para a Escola de Cegos do Maranhão, afinal fazer o bem, faz bem para você também.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Prefeitura abre Semana do Meio Ambiente com implementação do Plano de Manejo do Parque do Bom Menino

Evento prossegue até sexta-feira (8) com diversas ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira (5)

Plantio de mudas de ipês foi uma das ações realizadas nesta segunda-feira (4)

Com ampla programação de atividades, a Prefeitura de São Luís realizou, nesta segunda-feira (4), a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, no Parque do Bom do Menino. Plantio e distribuição de mudas de ipês marcaram o inicio das ações alusivas à data, coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com apoio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e com o envolvimento ainda da Secretaria Municipal de Educação e Comitê Gestor de Limpeza Urbana. A semana prossegue até sexta-feira (8) e reforça as ações referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5). O evento também marca o início da implementação do Plano de Manejo do Parque do Bom Menino, concluído em abril deste ano.

O documento vai colocar em prática medidas aprovadas para a gestão do espaço, em conformidade com a legislação federal atinente a áreas do gênero. “O Parque do Bom Menino é uma Unidade de Conservação e Gestão Municipal. As medidas previstas no plano de manejo da área têm como foco desde ações de preservação e conservação do espaço até o desenvolvimento de atividades relativas à educação ambiental voltadas à comunidade”, frisou a secretária da Semmam, Maluda Fialho.

As iniciativas previstas no plano de gestão da área envolvem tanto questões relativas à arborização da área, a conservação do ambiente como atividades esportivas e de lazer desenvolvidas no espaço, entre outras ações. O plano também estabelece a criação de corredores ambientais que liguem os parques do Bom Menino e do Diamante, por meio do plantio de árvores regionais que atraiam determinadas espécies de pássaros, atividade propícia à prática do birdwatching, que se constitui na observação de aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente.

Ainda como parte das ações programadas para a Semana do Meio Ambiente em São Luís, foi inaugurado o corredor de ipês no Parque do Bom Menino. Mudas de diversas espécies da árvore começaram a ser plantadas, circundando parte do parque.

Frequentador assíduo do local, onde realiza caminhadas diariamente, o bioquímico Rogério Lisboa, 68 anos, disse que ações realizadas no parque vêm para acrescentar na melhoria da área e no bem-estar da população. “O parque já é uma área maravilhosa para a prática de atividades físicas ou mesmo para ficar apenas sentado e apreciando a natureza. Agora, com as novas ações previstas, vai ficar ainda melhor para todos nós”, disse ele.

O bioquímico Rogério Lisboa enalteceu as ações realizadas no parque

ATIVIDADES

A Semana do Meio Ambiente contempla ainda atividades de estímulo e conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental para proteção dos recursos naturais e o bem-estar da população. Entre as ações estão a realização de rodas de conversa, oficinas de materiais recicláveis, atividade de pintura e cineminha ambiental com vídeos sobre a preservação ambiental.

Nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá ainda plantio de mudas no Parque do Bom Menino, das 14h às 17h; oficinas de confecção de brinquedos elaborados com materiais recicláveis. Ainda na programação do dia, atividades com jogos educativos, debate sobre resíduos sólidos em roda de conversa, distribuição de mudas e abraço simbólico em uma árvore do parque.

A importância da preservação ambiental também será reforçada durante as atividades de contação de histórias sobre o tema ‘Pé de Livro’, realizada na manhã de quarta-feira (6). Na quinta-feira (7), o público participa de trilha ecológica e, ainda, do musical ‘Aprendendo e Preservando o Meio Ambiente Através da Música’. No encerramento, sexta-feira (8), a palestra ‘A Semmam e o atual cenário ambiental em âmbito municipal’ será realizada para alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Durante a semana ambiental, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), parceiro do evento, também vai realizar oficinas de reciclagem com uso de garrafas pet, caixas de papelão, garrafas de plástico e vidro, além de pneus.

Maracanã e a força da tradição

Um dos grupos folclóricos de maior destaque no São João do Maranhão, o Boi de Maracanã vai para os terreiros este ano com 350 componentes; no dia do seu batizado, 23 de junho, lançará DVD e CD em homenagem a Humberto de Maracanã

Um dos grupos folclóricos de maior destaque no São João do Maranhão, o Boi de Maracanã vai para os terreiros este ano com 350 componentes; no dia do seu batizado, 23 de junho, lançará DVD e CD em homenagem a Humberto de Maracanã

Arraial “Pertinho de Você”, na Cohama, não oferece boa estrutura para os visitantes

Sob o comando do presidente da Câmara Municipal de São Luis, Astro de Ogum o arraial estreou em seu terceiro ano atraindo centenas de pessoas de pessoas e diversas autoridades, a exemplo do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, além de outras destacadas figuras, porém a estrutura do local deixou muito a desejar.

Com portões abertos ao público, as dependências do “Pertinho de Você” logo foi tomado por centenas de pessoas que queriam assistir o show da banda banda Limão com Mel e teve ainda a apresentação do cantor César Martins e outras atrações.

Porém, a chuva não deixou: porque o piso estava completamente lameada e não havia barracas cobertas para todos. Além disso os preços cobrados pelas bebidas e comidas é um absurdo. Aliás, o sujeito já é lesada na chegada, porque os flanelinhas cobram R$ 5,00 de estacionamento.

Alegria Produções desrespeita público em show de Safadão

O Arena Safadão houve muitas reclamações do público que comprou espaço arena que se localizava quase dentro do Shopping da Ilha não conseguiam ver o palco por conta de muitos obstáculos, como House Mix e conteiners, só viam os artistas pelos teloes e o som falhava e muitas vezes estava baixo. Então o evento foi promovido somente pra quem pagou caro nos espaços PRIME e GOLDEN.

Fora a propaganda enganosa que dizia 03 shows completos, único show completo foi do Gabriel Diniz. O Léo Santana somente 1h e 10 min de show e o anfitrião da festa só tocou 1h e 30min.

Eita Produtora que falta de “Alegria” para o público que pagou pra ver 03 shows completos e saiu insatisfação do Arena!

A comida servida no Espaço Golden do Arena deixou muito a desejar. Quem se dispôs a pagar R$ 260,00 não teve muito conforto não. O atendimento segundo clientes estava de péssima qualidade, formando filas enormes e muita reclamação.

O bifé foi algo que gerou grande descontentamento no público local. Nas redes sociais o comentário está geral.

Informações Blog da Riquinha

 

SOTAQUES: EXPOSIÇÃO FAZ PASSEIO PELA DIVERSIDADE RITMICA DO BUMBA-MEU-BOI

Mostra com elementos das principais variações maranhenses fica em cartaz até 12 de junho no Rio Anil Shopping

Quem dá as boas-vindas aos visitantes, logo na entrada, é o casal que protagoniza a lenda do bumba-meu-boi, Pai Francisco e Mãe Catirina. Os bonecos fazem referência à história da mulher grávida que desejou comer a língua de Mimoso, o boi preferido do Fazendeiro, patrão de Pai Francisco, marido de Catirina.

Todos os grupos de bumba-meu-boi do Maranhão homenageiam a trama que se desenrola quando Pai Francisco resolve satisfazer o desejo da mulher e, para isso, mata Mimoso. O que acontece depois inúmeras toadas narram, há gerações: o casal foge da Fazenda, os vaqueiros vão em busca, os índios surgem na floresta, repleta de espíritos protetores da mata, chamados de Cazumbás – ou Cazumbas; Mimoso torna a viver, o casal é perdoado e todos na Fazenda, juntos, dançam felizes pela vida do boi.

A história é a mesma, mas as formas de homenageá-la mudam, de acordo com a região do estado em que a tradição se mantém. É justamente essa viagem pela diversidade rítmica do bumba-meu-boi que a exposição “Sotaques” possibilita ao público. Em cartaz até o dia 16 de junho, no Rio Anil Shopping, a mostra traz elementos dos cinco principais sotaques maranhenses de bumba-meu-boi.

Sotaque da Ilha – Boi de Matraca

O primeiro espaço é reservado ao mais popular e numeroso sotaque. O instrumento que dá nome a essa variação é a matraca, dois pequenos pedaços de madeira que motivam os seguidores e fãs de cada boi a engrossarem a massa sonora de cada “Batalhão”. Além das matracas, são usados pandeirões e tambores-onça, uma espécie de cuíca com som mais grave. Na frente do grupo fica o cordão de rajados, caboclos de fitas, índias, vaqueiros e caboclos de pena.

Sotaque de Orquestra

Além, claro, da capoeira – carcaça usada pelos miolos, pessoas que dão vida ao boizinho, no espaço reservado ao sotaque de orquestra estão as indumentárias utilizadas pelas índias e pelos vaqueiros de fita e campeadores. Ao incorporar outras influências musicais, o Bumba-meu-boi ganha neste sotaque o acompanhamento de diversos instrumentos de sopro e cordas, como saxofone, clarinete e banjo. Peitilhos (coletes) e saiotes de veludo com miçangas e canutilhos são alguns dos detalhes nas roupas dos brincantes.

Sotaque da Baixada

Neste canto da mostra, o Sotaque que nasceu na região de Pindaré-Mirim, na baixada maranhense, é destaque. Os pandeirões, muito utilizados em outras variações, também estão presentes aqui, a diferença é que o ritmo é mais cadenciado. Este sotaque também se apresenta com índias e caboclos de pena, além dos cazumbás e suas indispensáveis caretas – Máscaras acompanhadas por chapéus grandes, pesados e esculturais.

Sotaque de Guimarães – Boi de Zabumba

Guimarães é outra cidade histórica, que também fica na baixada maranhense. Lá, nasceu uma variação do sotaque de Pindaré, com utilização de pandeirões menores que são tocados em ritmo mais acelerado. Este sotaque marca a forte presença africana na festa. Pandeirinhos, maracás e tantãs, além das zabumbas, dão ritmo para os brincantes. No vestuário, destacam-se golas e saiotas de veludo preto bordado e chapéus com fitas coloridas.

Sotaque Costa de Mão

Na exposição, o maior espaço é destinado à homenagem a esse sotaque, que, em 2017, quase desapareceu dos terreiros juninos. Como forma de valorizá-lo e reergue-lo, vários grupos de bumba-meu-boi, de vários outros sotaques, decidiram homenagear esse ritmo tão tradicional e, por isso, ele tem espaço de destaque na mostra. Típico da região de Cururupu, na baixada maranhense, ganhou este nome devido a uns pequenos pandeiros tocados com as costas da mão. Caixas e maracás completam o conjunto percussivo. Além de roupa em veludo bordado, os brincantes usam chapéus em forma de cogumelo, com fitas coloridas e grinaldas de flores.

SERVIÇO

 

O QUE: Exposição Sotaques

QUANDO: 02 a 12 de junho, sábado

ONDE: Rio Anil Shopping – Piso L1, próximo ao Espaço Co-Working

ENTRADA: Gratuita

Luminenses de geladeira nova

Moradores de Paço do Lumiar podem se cadastrar na troca de geladeiras da Cemar

Atenção comunidade do Paço do Lumiar! Que o mês de junho vai ser sensacional disso não temos duvidas, mês das festas juninas, da copa do mundo de futebol, e também vai ser o mês de você trocar sua geladeira velha por uma bem novinha e de graça!

O Projeto Comunidade Eficiente Cemar vai contemplar você morador do Paço do Lumiar, que possui a Tarifa de energia Baixa Renda com uma geladeira novinha em troca daquela geladeira velha que já está na hora de aposentar por consumir tanta energia.  Mas corra, pois a quantidade de geladeira é limitada, são apenas 240 cadastros.

Ao todo serão trocadas gratuitamente 130 geladeiras. O cadastro acontece nesta terça-feira, dia 05, das 8h às 18h, na Praça do VivaMaiobão.

Fique atento aos critérios de inscrição:

  • Identidade e CPF em mãos;
  • É necessário morar em Paço do Lumiar
  • Ser o titular da conta de energia e levar a última fatura quitada (precisa estar em dia com a Cemar)
  • Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda e ter em mãos o Número de Identificação Social (Cartão NIS);
  • Possuir uma geladeira velha em funcionamento.

Como funciona a troca:

Todos os clientes cadastrados receberão a visita técnica das equipes da Comunidade Eficiente Cemar, no dia 07 de junho, que realizarão a análise de cada caso. As geladeiras em pior estado serão trocadas por geladeiras novas, gratuitamente, com selo A do PROCEL, que consome menos energia.

O anúncio dos contemplados acontecerá no dia 15 de Junho, devido a greve nacional dos caminhoneiros, a troca das geladeiras que seria realizada no dia seguinte, acontecerá no dia 23 de junho no mesmo local do cadastroVale destacar que o transporte das geladeiras ao local da ação é uma responsabilidade do consumidor, ao receber a geladeira nova, o consumidor também devem ficar atento às orientações que serão dadas pela equipe.

Aproveite essa grande oportunidade! É a Cemar, trabalhando para ser muito melhor pra você.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima