Arraial da Maria Aragão será palco para show do cantor Lairton neste sábado (23)

Além do artista, o arraial receberá o tambor de crioula Arte Nossa, grupo alternativo Novilho Branco e os bois de Nina Rodrigues, Unidos de Santa Fé, de Morros e da Maioba, entre outras atrações

Arraial da Maria Aragão abre espaço para a diversidade nos 17 dias de festa

O cantor maranhense Lairton será a grande atração do Arraial da Maria Aragão no sábado (23). O artista, famoso por fazer uso dos teclados e pela música “Morango do Nordeste”, retorna aos palcos maranhenses em grande estilo na programação oficial do São João de Todos, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís até o dia 1º de julho.

“A programação durante esses 17 dias traz uma mistura de ritmos e manifestações da nossa cultura, sempre enaltecendo os nossos grupos e artistas. No sábado teremos um show nacional, desse grande maranhense que é o Lairton, mostrando que valorizamos o que é nosso”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Lairton é autor também de “Tchau, Tchau Amor”, “Tentei te Esquecer”, “Amigo Seu”, “Sonho Lindo”, “Anjo Azul”, “A Nordestina”, “Alô, Indiferença” e outras que farão parte do repertório a ser trazido para o palco da Maria Aragão. “É uma satisfação imensa voltar a esse cenário, reencontrar o público maranhense e contribuir para esse momento de grande alegria que é o São João”, disse quando esteve em São Luís, no mês de maio, fechando sua agenda de shows.

Sucesso de público e recorde em shows pelo Brasil inteiro, Lairton Paulino da Silva ficou conhecido do grande público quando, em 1999, lançou o primeiro CD: “Morango do Nordeste”. Um fenômeno de vendas no país, que chegou a marca de 1 milhão e meio de cópias vendidas.

Além do artista, o Arraial da Maria Aragão será palco neste sábado (23) para o tambor de crioula Arte Nossa, Boi Unidos de Santa Fé (baixada), grupo alternativo Novilho Branco, Boi de Nina Rodrigues (orquestra), Boi de Morros (orquestra) e Boi da Maioba (matraca).

FOLIA DE TRÊS

O grupo Folia de Três, formado pelos cantores Emanuel Jesus, Luciana Pinheiro e Serginho Carvalho, comandaram a animação no arraial da Maria Aragão nesta quinta-feira (21). O repertório do grupo foi composto por composições autorais e releituras de grandes sucessos do São João do Maranhão, que inclui bumba meu boi, coco, xote, baião, quadrilha, tambor de crioula entre outros.

O show teve início com sucessos como “Estrela Miúda” (João do Vale), “Forró no Escuro” (Luiz Gonzaga) e “Tem quem Queira” (Antônio Vieira), além de composições autorais como “Salve a Cultura do Maranhão” (Emanuel Jesus), “Buscar-te em mim” (Serginho Carvalho), “Canção pra Morena” (Emanuel Jesus/Marcelo Duarte) e “Folia de São João” (Paulinho Oliveira).

Também foram atração a dança portuguesa Lusiadas de Évora, Cacuriá do Jhon, Companhia Pirilampo (grupo alternativo) e os grupos de bumba boi Encanto de São Cristóvão (Orquestra), União da Baixada (Baixada) e São José de Ribamar (Matraca). Forró Bom Demais e Forró do Cabo Zé fizeram a alegria do público na Arena do Forró.

Nesta sexta-feira (22), as apresentações ficam por conta do tambor de crioula Maracrioula, dança portuguesa Império de Lisboa, Quadrilha Asa Branca, show com o grupo Lamparina, Boi de Apolônio (Baixada), Cacuriá de Dona Tetê e Boi de Axixá (Orquestra). Na Arena do Forró, Zeca Melo e banda é quem vai comandar o ritmo.

ECONOMIA

Tiaras bordadas em crochê ou com penas coloridas, boizinhos em camurça, chapéus de fitas, camisas estilizadas, bonecas de pano, figuras em gesso, pulseiras, colares e laços com “bico-de-pato”, canecas e azulejos com motivos juninos ou imagens da capital São Luís, todos elaborados pelas mãos criativas das artesãs e artesões maranhenses que fazem parte dos atrativos da Praça Maria Aragão agora no período junino.

Maria dos Remédios é artesã há mais de 30 anos, ela explica que diferentes associações de artesãos e a Federação dos Artesãos se unem no período para trazer mais diversidade ao público. “Produzimos peças ao longo de todo ano e as comercializamos, mas é justamente no período junino que as vendas melhoram. Por isso, cada artesão traz o seu tipo de artesanato, a maioria de fibra de buriti e bordado, para ter mais opções aos compradores. Como aos fins de semana o lucro é maior, durante a semana trazemos itens pequenos que saem mais rápido e, assim, temos lucro durante todo o evento”, contou.

As barracas do artesanato estão nas duas entradas do arraial e encantam público e brincantes com a beleza peculiar das peças maranhenses, além de movimentar negócios da economia criativa estimulada pela Prefeitura de São Luís que fez o convite às associações de artesãos para montar barracas personalizadas na Maria Aragão.

A artesã Ruth Gomes, que tem 27 anos de atividade, conta que já participa do São João na praça a peno menos seis anos. “Para mim, é o melhor local para se comercializar peças do nosso trabalho. Os clientes já chegam pedindo o produto e é assim tanto com nativos como os turistas. Acho que é prestígio para nós, que vivemos do artesanato”, declara.

As vendas melhores acontecem nos dias de maior movimentação na praça. É a informação passada por Simei Dantas, da Associação Folclórica Tambor de Crioula Arte Nossa, localizada no Centro Histórico de São Luís, que também está a frente de uma barracas com peças artesanais no arraial. É com a venda dos produtos que cerca de 80 crianças do projeto são mantidas e fazem apresentações durante o período junino. “Passamos o ano produzindo as peças para apresentar nosso produto aqui”, informou.

Quem também comercializa produtos artesanais para auxiliar na manutenção de um projeto é a artesã Laíse Sousa. “Somos do Novilho Branco, brincadeira que se mantem com esses produtos e com as apresentações. Nossa barraca é muito visitada por turistas e pelos ludovicense”, conta.

Prefeitura leva programa Dançando nos Bairros para a Feirinha São Luís

A partir deste domingo (3), programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo vai ofertar aulas de dança na Praça Benedito Leite, local da Feirinha

Programa Dançando nos Bairros ocorrerá na Feirinha São Luís

 

A programação da Feirinha São Luís neste domingo (3) terá novidade. Com o programa Dançando nos Bairros, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), leva para o espaço aulas de dança como zumba, fit dance e outros ritmos. Aberta ao público, a aula acontecerá das 8h às 9h. A atividade é mais um atrativo para os frequentadores e visitantes da Feirinha, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que acontece aos domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite (Centro).

O secretário municipal de Desporto e Lazer, Romeo Amim, afirma que a gestão do prefeito Edivaldo está investindo na expansão do programa, para que mais pessoas possam ser beneficiadas. “A Feirinha São Luís é um evento consolidado em nossa capital. Sempre proporciona boas atrações. A partir deste domingo (3), quem comparecer, poderá dançar com os nossos professores. Já atuamos em vários bairros da capital e quem nunca participou do Dançando nos Bairros, terá oportunidade de conhecer o programa e participar das atividades”, conta.

O trabalho intersetorial que vem sendo desenvolvido na gestão do prefeito Edivaldo para incrementar as atividades da Feirinha São Luís é destacado pelo secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues. “É bem vinda mais essa parceria, que agrega valores para os dois programas da Prefeitura. Por determinação do prefeito Edivaldo, procuramos cada vez mais, através de um trabalho de gestão integrada, multiplicar as ações e gerar maior benefício para o público da Feirinha”, destaca.

A previsão é de que, inicialmente, as aulas do Dançando nos Bairros aconteçam na Ferinha todos os domingos do mês de junho. Com o programa, a Prefeitura de São Luís incentiva a prática de atividades físicas nas comunidades. Atualmente, as aulas são ministradas em bairros como Vila Bacanga, Janaína, Vila Embratel, Santo Antônio, Cohafuma, Ipase de Cima e Ipase de Baixo, Cohatrac Primavera, Planalto Pingão, Bom Milagre e Vinhais.

Oito professores fazem parte do programa e se revezarão para a ação na feirinha. Os instrutores que conduzem as atividades, além de estimularem a prática da dança como atividade física, promovem o bem-estar dos participantes, despertando sentimentos positivos como a alegria. “A proposta do programa é exatamente essa, incentivar a prática de exercícios, recomendada para quem deseja manter uma vida mais saudável”, explica a coordenadora do Dançando nos Bairros, Adriana Silva.

FEIRINHA SÃO LUÍSFeirinha São Luís incentiva o escoamento da produção agroecológica da capital

A Feirinha São Luís iniciou em junho de 2017 e, desde então, ocorre todos os domingos na Praça Benedito Leite, das 7h às 15h, tendo como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultura familiar, além de apresentar ao público a cultura e gastronomia ludovicense.

A comercialização no entorno de toda a Praça Benedito Leite conta com uma média de 90 pontos de empreendimentos, movimentando o turismo na capital e a renda na região. O programa vem conquistando cada vez mais o público ao longo das edições.

Neste domingo (03) a programação cultural será aberta às 8h com a Banda da Feirinha seguida das apresentações do Tambor de Crioula Arte Nossa, Boi de Leonardo, Boi Brilho da Ilha, show São João do Maranhão com Teresa Canto e Banda. As brincadeiras típicas do São João serão um atração a mais para os visitantes da Feirinha que vão poder ainda assistir uma apresentação especial do grupo de capoeira Arte Ancestral.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima