Culminância do programa será sábado (26) e terá serviços de saúde, oficinas e outras atividades; nesta segunda (21), como parte da programação, foi realizada a oficina de reaproveitamento de alimentos
Como parte da programação do ‘Todos por São Luís’ que terá culminância no próximo sábado (26), das 8h às 14h, em comemoração ao centenário do bairro Liberdade, a Prefeitura de São Luís está promovendo uma série de oficinas no bairro. Na tarde desta segunda-feira (21), aconteceu na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Ministro Mário Andreazza uma oficina de reaproveitamento de alimentos. A atividade atraiu estudantes e funcionários da escola e sensibilizou os participantes para o problema de desperdício de comida.
Coordenadora do programa, a primeira-dama Camila Holanda destaca que a execução das oficinas é um serviço do ‘Todos por São Luís’ bastante demandado pelas comunidades. “Em muitos bairros, a Prefeitura de São Luís tem dado uma grande contribuição social por meio da oferta dessas oficinas. Entre os resultados das capacitações estão a geração de renda e, nesse caso específico da oficina de reaproveitamento de alimentos, estamos contribuindo para a redução do desperdício de alimentos em nossa cidade”, destacou a primeira-dama.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas do que poderia virar comida é desperdiçado. Entre os produtos, frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são os mais descartados. 45%, ou seja, quase metade do que é colhido é jogado fora. No Brasil, 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas por dia, o que daria para alimentar diariamente 25 milhões de pessoas, 13% da população brasileira.
A educadora Aid de França, que ministrou a oficina, explica como a atividade contribui para reduzir esse desperdício. “Aqui, os participantes aprendem a utilizar diversos alimentos que são constantemente descartados, como a casca da batata. A nossa proposta é ensinar, na prática, como esses alimentos podem ser reaproveitados e, assim, dar a nossa contribuição para a redução do desperdício”, contou.
Durante a oficina, além da casca da batata foram reaproveitados alimentos como talos de couve e vinagreira, casca de abóbora e bagaço de coco. Com os ingredientes, foram produzidos arroz temperado, farofa e torta. A oficina despertou a curiosidade de estudantes da turma do 8º ano da U.E.B. Ministro Mário Andreazza e o interesse era, além de degustar, aprender a produzir os pratos.
Joicy Kelly da Silva”Achei interessante. Gosto muito de aprender coisas novas e vim disposta a participar”, contou Maria Clara da Silva, 13 anos. “Em casa eu sempre cozinho e minha mãe sempre me diz para ter cuidado com o desperdício. Tem muita gente que passa fome e a gente não pode desperdiçar. Vou aprender aqui e fazer tudo em casa”, acrescentou Joicy Kelly da Silva, 13 anos.
Outras oficinas serão ministradas durante a execução do ‘Todos por São Luís’ na Liberdade. Nos próximos dias haverá oficinas de chefes mirins, bombons de chocolate caseiro, comida típica maranhense, origami, produção de pães, doces e salgados, informática básica e confecção de boneca de pano.
No sábado, dia da culminância da ação, acontecerão as oficinas de confecção de porta-calcinha, porta-retrato, porta-treco, imã de geladeira, turbante, porta-toalha, descanso de copo, chaveiro e agenda; decoração de tiaras e garrafas; customização de panos de prato; desenho livre para crianças e idosos; e pintura facial nas crianças.
TODOS POR SÃO LUÍS
A culminância das atividades do Todos por São Luís na Liberdade acontece no sábado (26) na Praça Ministro Mário Andreazza e contará com o apoio da U.E.B. Ministro Mário Andreazza. Serão realizadas consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, odontologista, pediatra, oftalmologista, ortopedista, dermatologista, nutricionista e fisioterapeuta. Também serão ofertados serviços como aferição de pressão e glicemia, exames preventivos, avaliação antropométrica, entres outros.
Também haverá consultas e vacinação de animais, serviços de embelezamento, encaminhamentos para consultas especializadas, atendimento na área da assistência social, com encaminhamentos para programas como o Bolsa Família, realização de exames laboratoriais e exame de imagem, serviços da farmácia básica, com distribuição gratuita de medicamentos e atividades culturais.