Além das unidades de saúde, para ampliar o alcance da ação, a gestão municipal está disponibilizando 10 postos volantes que estarão em diferentes regiões da cidade
A Prefeitura de São Luís realizará neste sábado (12) o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A vacinação acontecerá em 63 unidades de saúde e mais 10 postos volantes e contará com a participação de cerca de 650 profissionais. A meta é vacinar mais de 230 mil pessoas que estão nos grupos de risco. A ação, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), integra as atividades da Campanha Nacional contra a Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde.
A campanha de vacinação tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas acima dos 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade, dos funcionários do sistema prisional e das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
O Dia D de Vacinação é mais uma ação para a melhoria da saúde pública, especialmente na área da atenção básica. Contribuindo com os objetivos da campanha nacional que incentiva as pessoas a buscarem a vacina.
O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que a intenção é fortalecer as ações da campanha e atingir a meta de vacinação. “O Dia D é uma estratégia importante porque chama a atenção da população para a importância da vacinação. A Prefeitura de São Luís mobiliza suas equipes para imunizar o máximo de pessoas contra os tipos mais comuns de vírus da gripe, e assim, diminuir a possibilidade de complicações causadas pela doença”, pontua o secretário.
Para ampliar o alcance da ação, além das unidades de saúde, a Prefeitura de São Luís está disponibilizando 10 postos volantes que estarão à disposição da população em locais como Convento das Mercês, Tropical Shopping, Associação dos Moradores da Ilha da Paz, Igreja Evangélica Templo da Esperança, Capela São Paulo, Capela Santo Antônio, Alto São Sebastião, Inhauma, Cajueiro, Igarau e Residencial 2000.
A gripe é responsável atualmente por grande parte das internações hospitalares. A febre é um dos sintomas mais evidentes e comuns da enfermidade e dura, normalmente, em torno de três dias. Além deste sintoma, a gripe também pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta e dor de cabeça.
Espero que uma boa parte da população tome essa vacina hj