Evento é uma das etapas da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que ocorrerá em junho em Brasília; objetivo do evento é fortalecer a educação ambiental com a participação dos jovens

Com o tema “Vamos cuidar de São Luís cuidando das águas”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira (24), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento é uma das etapas da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que ocorrerá de 15 a 19 de junho, em Brasília (DF).
A I Conferência tem como objetivo fortalecer a educação ambiental e propiciar atitude responsável da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino e aprendizagem, em uma visão de educação integral para a sustentabilidade, o respeito, a diversidade e a inclusão. No primeiro momento do encontro aconteceram apresentações artísticas de música, teatro e poesia com alunos da rede municipal. Teve ainda a participação especial do poeta e cordelista Moisés Nobre e de Luzio Rocha, divulgando o projeto “Reflorestando o Mundo”.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, enfatizou que a conferência foi feita para os jovens e crianças assumirem o comando total dos trabalhos e apresentarem as propostas para um país mais consciente no que diz respeito aos recursos naturais. “É na juventude, no protagonismo dos adolescentes, que vamos ter que encontrar as saídas mais adequadas para a vida aqui na Terra. O homem está degradando de tal forma o planeta e, por isso, precisamos preparar nossos jovens neste processo de preservação e conscientização não só da água, mas de todos os recursos naturais”, pontuou o titular da Semed.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Maluda Fialho, disse estar feliz por falar sobre um tema muito importante como a água. “A escolha do tema foi muito oportuna, pois vivemos uma crise hídrica mundial. Apesar de viver em um país abençoado por dispor de muita água, infelizmente, as pessoas não cuidam desse recurso tão precioso”, disse a secretária.
O Prefeito Criança e estudante da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha, Thiago Cutrim, destacou a importância da Conferência Municipal Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente. “A natureza nos proporciona recursos essenciais para nossa sobrevivência, por exemplo, a água. Somos nós, os jovens, que iremos repassar para as outras pessoas a importância dos recursos que a natureza oferece. Então, temos que ser protagonistas desse processo para inspirar outras pessoas, sejam crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos. Todos nós temos que fazer nossa parte”, disse.
A Conferência Municipal foi norteada ainda por debates sobre assuntos como o cuidado da água na escola e coletivo jovem pelo meio ambiente e protagonismo. À tarde aconteceram oficinas, mesas de diálogos e escolha dos projetos apresentados nas escolas durante a etapa Conferência na Escola.
Participaram ainda do evento a gestora da U.E.B. Menino Jesus de Praga, Mary Bogea; a representante do Fórum das Escolas Comunitárias e Filantrópicas de São Luís, Maria Neuza Ribeiro; a representante do Fórum Nacional da Sociedade Civil dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Tereza Cristina Castro e a representante da Escola Sesi, Ana Dayse.