Alunos e professor da escola municipal Augusto Mochel produzem e exibem filme sobre adolescência

Na produção são abordados temas como relacionamentos, drogas e gravidez; filmagens ocorreram na escola e foram finalizadas em janeiro deste ano

″Escola da Aplicação″, produzido pelo professor Zilson Costa e estudantes do 9º ano da U.E.B. Major José Augusto Mochel

Paqueras, namoros, gravidez na adolescência, drogas e outras situações do dia a dia dos jovens foram retratadas no filme “Escola da Aplicação”, produzido pelo professor de Arte Zilson Costa e os estudantes do 9º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Major José Augusto Mochel, localizada no Maracanã. A produção foi exibida na tarde desta quinta-feira (12), na Livraria e Espaço Cultura AMEI. O espaço da Associação Maranhense de Escritores Independentes tem o apoio da Prefeitura de São Luís e está instalado no São Luís Shopping.

Em aproximadamente três meses – entre novembro de 2017 e janeiro deste ano – os estudantes estiveram envolvidos na produção das cenas e trilha sonora do filme. As imagens foram gravadas pelo professor Zilson Costa, que também é o autor do roteiro e fez a edição final do filme, com duração de 50 minutos. A trama tem como ambiente a própria sala de aula do 9º ano, o pátio, diretoria e outros locais da escola.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, parabeniza a iniciativa do professor de Arte da U.E.B. Augusto Mochel, ao envolver seus alunos na discussão de temas tão importantes no contexto atual, mas de uma forma lúdica. “A educação integral, que é prerrogativa da gestão do prefeito Edivaldo, deve garantir o desenvolvimento do estudante como sujeito de direitos, em todos as suas dimensões, intelectual, física, emocional, social e cultural. A escola está de parabéns por mais este grande projeto realizado”, destaca Moacir Feitosa.

Zilson Costa conta que as imagens foram feitas principalmente durante o recreio dos estudantes e no último horário, por ser este, o mais tranquilo para as filmagens. A produção reúne 15 estudantes que são os protagonistas, além de alguns professores, do diretor e demais estudantes do 9º ano que atuaram como coadjuvantes. O professor informa ainda que as oito músicas que compõem a trilha sonora do filme são de autoria de cinco estudantes, também do 9º ano.

As letras das músicas, assim como o filme, falam de amizade, respeito e amor ao próximo, namoro, gravidez na adolescência, entre outros tópicos relativos à juventude. O professor Zilson diz que a ideia era construir episódios anuais dentro da escola, que retratassem temas para a juventude. “Em 2016 fizemos um primeiro ensaio, resultando num filme de 18 minutos. Agora, no final de 2017, planejamos, junto com os alunos, uma série de situações típicas do cotidiano escolar, o que resultou num filme de 50 minutos, que trouxe mais integração, respeito, carinho e amizade entre todos nós”, assinala Zilson Costa.

Leusiane da Silva Veras, 15 anos, é uma das atrizes do filme “Escola da Aplicação” e também compositora de algumas músicas que fizeram parte da trilha sonora. “Estou muito feliz, aproveitando ao máximo esse momento, para ver o produto final das nossas gravações, que resultou nesse filme muito educativo e divertido”, diz a jovem.

O estudante Matheus Silva Serpa, também 15 anos, é um dos atores principais do filme. “A produção do filme nos deixou ainda mais próximos, professores e alunos. Estou muito feliz em relembrar tudo o que vivemos e construímos juntos. Hoje, estou mais focado nos estudos, e deixo sempre as brincadeiras pra depois”, conta Matheus.

O professor de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental na U.E.B. Augusto Mochel, Geraldo Varela, afirma que projetos como este, de produção de vídeos, fortalecem a relação entre professores e alunos. “Estamos mais unidos, pois na convivência aprendemos mais a linguagem dos jovens, e isso é muito bom. Também ganhamos mais respeito e credibilidade”, assegura Geraldo Varela.

Carlos Augusto Alves Bezerra, hoje gestor da U.E.B. 21 de Abril, também é protagonista do filme, pois era gestor na Augusto Mochel até o final de 2017. “É um grande aprendizado para todos nós. Para os estudantes, melhora a autoestima deles e a relação com os professores”, destaca Carlos Augusto. “Estou muito emocionada em ver o fruto do trabalho de professores e alunos, principalmente porque esta produção partiu da nossa escola”, assinala a professora Ângela Dutra, atual gestora da Augusto Mochel.

PM não atende ocorrência e condomínio é furtado

Uma loja localizada em um condomínio misto (residencial e comercial) na região do Renascença foi furtada, com destruição de uma espessa porta de vidro da entrada, na madrugada de ontem. Um crime patrimonial previsto no artigo 155, parágrafo quarto, inciso primeiro do Código Penal.

O que despertou ainda mais nossa atenção foi que, bem antes do fato criminoso se consumar, o atento porteiro de plantão já percebia a movimentação suspeita do indivíduo que viria a furtar a loja no condomínio. Dessa forma, por volta das 3h o funcionário ligou insistentemente para o 190 pedindo com urgência a presença de uma viatura da Polícia Militar. Vale ressaltar que o Comando Geral da PM fica bem próximo ao condomínio!

Mesmo assim nenhuma guarnição chegou ao local a tempo de evitar o delito, que ocorreu cerca de meia hora depois da ligação do porteiro. A polícia chegou ao local somente depois das 5h da manhã.

A administração do edifício, sabendo da ineficiência do enfrentamento aos recorrentes crimes que têm acontecido em condomínios no Maranhão, trabalha agora no sentindo de intensificar ainda mais a segurança do local por sua própria conta.

Discorreremos a fundo sobre o tema segurança em condomínios em futuras publicações. Existem projetos muito interessantes sendo desenvolvidos em outros Estados que podem igualmente mostrar bons resultados aqui no Maranhão. Até a próxima!

Reproduzido do site Condomínios MA

A morte do médico Mariano de Castro Silva, acusado de ser um dos operadores de esquema na saúde no gorno Flávio Dino, o caso esta sendo investigado pela Polícia, que desconfia de queima de arquivo

Morte de médico é investigada pela Polícia

O médico Mariano de Castro Silva, acusado de atuar como operador de um esquema milionário de corrupção na Secretaria de Saúde do governo Flávio Dino (PCdoB) no Maranhão, faleceu vitima de enforcamento na noite desta quinta-feira (12).  O caso está sendo investigado pela Polícia, que quer saber se Mariano cometeu suicídio ou está envolto numa trama de homicídio (queima de arquivo).

Ele foi encontrado pelas 20h, morto com uma corda, em seu apartamento em Teresina, capital do Piauí. A informação foi confirmada pelo delegado geral Riedel Batista.
O acusado de operar o esquema de corrupção vinha cumprindo prisão domiciliar, como alvo da Operação Pegadores, 5ª fase da Sermão aos Peixes, da Polícia Federal, que investiga uma fraude milionária em saúde pública no governo Flávio Dino. O médico estaria depressivo desde a prisão. Ele deixou mulher deixou dois filhos e a esposa.
Nesta quarta (11), a imprensa maranhense divulgou uma carta de próprio punho, escrita na época em que o médico esteve preso na penitenciária de Pedrinhas, em que ele lista favores a integrantes do PCdoB, partido de Flávio Dino, e detalhou a destinação dos recursos públicos na secretaria de saúde.

GRUPO POTIGUAR APOIA CURSO DE ARQUITETURA DA UEMA

O Reitor da UEMA, Prof. Gustavo Pereira da Costa, a Dir. do Curso de Arquitetura Profa. Marluce Wall de Carvalho Venâncio e a profa. Andréa Cordeiro Duailibe, Coord. do laboratório com os representantes do Grupo Potiguar, a arquiteta Natália Brasil e seu pai Marcelo Júlio Vieira Brasil, Presidente do Grupo.

O Grupo Potiguar, empresa líder no setor de home center no Estado, é também muito atuante no quesito responsabilidade social e apoia diversas ações em áreas estratégicas como cultura, esporte, educação e sustentabilidade.

A mais recente foi a doação pela Potiguar de material de construção para acabamento do prédio recém inaugurado do Laboratório da Habitação e Inovação / LabHab + Inovação do Curso de Arquitetura da UEMA / Universidade Estadual do Maranhão.

A solenidade de inauguração aconteceu essa semana, na sede do Curso de Arquitetura da UEMA no Centro Histórico da capital maranhense e contou com as presenças do Magnífico Reitor da UEMA Gustavo Pereira da Costa, dos diretores e docentes do curso, além de representantes do Grupo Potiguar.

Para o Presidente do Grupo, empresário Marcelo Júlio Vieira Brasil “apostar na educação com foco na inovação e em experiência práticas é um caminho certo para o sucesso; em especial na arquitetura, profissão que demanda muita pesquisa, e está em constante evolução. A Potiguar sente-se honrada em ter apoiado esse projeto e deseja muita sorte aos alunos e professores em suas práticas no LabHab”, disse ele.

CASE MARANHENSE EM CONGRESSO DE EMPRESAS FAMILIARES NO RS

As diretoras Do Grupo Dom Bosco / UNDB, Ceres Murad, Elizabeth Rodrigues e Rebeca Murad entre Marcelo Favieiro e Werner Bornholdt, organizadores do Encontro Nacional de Empresas Familiares / ENEF em Gramado (RS).

Um seleto time de herdeiros e representantes das mais importantes e longevas empresas de origem familiar do país estão reunidos em Gramado (RS) essa semana, participando do  Encontro Nacional de Empresas Familiares / ENEF.

Entre marcas como Sierra Móveis, Bibi Calçados, Eliane, Cecrisa, Mercur e muitas outras empresas líderes em seus respectivos segmentos, está a única empresa maranhense, o grupo Dom Bosco / UNDB. E mais, suas Diretoras Ceres Murad e Elizabeth Rodrigues foram convidadas a apresentar na abertura do evento, o case de sucesso de Governança e Gestão do grupo educacional fundado pela professora Maria Izabel Pereira Rodrigues e que já se encontra sob o comando da terceira geração.

Além desse destaque, os diretores Rebeca Murad e Evandro Luiz Rodrigues Costa, da terceira geração, também palestram sobre o tema “Uma Incrível Transição entre Gerações”, dando detalhes de como aconteceu a profissionalização entre as gerações do grupo que nesse próximo mês de maio completa 60 anos e é referência nacional em pioneirismo pedagógico.

Alunos da rede municipal têm aula de educação ambiental em Ecoponto

Visita das crianças ao equipamento integra as ações de combate ao Aedes aegypti da Prefeitura de São Luís que ganharam reforço durante o período chuvoso

Os Ecopontos de São Luís estão de portas abertas a toda a comunidade escolar

Os alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Dr. Oliveira Ramos, localizada no Vinhais, tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (12). A sala de aula deles foi o Ecoponto Bequimão, que atende o bairro no qual a escola está localizada. Durante o passeio, os estudantes puderam tirar suas dúvidas sobre a política dos Ecopontos, sustentabilidade, coleta seletiva, reciclagem e descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos. A atividade faz parte das ações implementadas pela Prefeitura de São Luís no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti por toda a cidade, a Prefeitura de São Luís está realizado uma série de atividades integradas que tiveram início pelo Vinhais e cuja culminância naquele bairro ocorre sábado (14). O trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, inclui visitas domiciliares, atividades educativas, vistorias em estabelecimentos e serviços de limpeza. Entre estas ações está a visita guiada aos Ecopontos.

A equipe técnica do Comitê Gestor de Limpeza Urbana recebeu alunos do 4º ano da unidade de ensino e explicaram aos alunos como funciona um Ecoponto, que tipo de resíduos podem ser descartados lá e qual destinação recebem. O objetivo da ação é que os estudantes repassem o conhecimento a outras pessoas da comunidade.

O estudante Evaldo Ferreira, 9 anos, aprendeu sobre reciclagem

O estudante Evaldo Ferreira, 9 anos, estava empolgado com a visita. Ele separou as garrafas PET de sua casa e levou para descartar no Ecoponto. “A gente sempre coloca as garrafas no lixo. Agora depois da visita eu vou pedir para os meus pais para a gente trazer para o Ecoponto porque aprendi que o certo é enviar para a reciclagem”, disse.

Durante a visita, os alunos também puderam acompanhar o descarte feito por carroceiros e moradores que utilizam o equipamento da Prefeitura. Curiosos, eles também fizeram muitas perguntas aos profissionais e puderam entender a mudança de comportamento que a presença de um Ecoponto causa em quem trabalha ou mora nas proximidades.

PORTAS ABERTAS

Segundo Carolina Moraes Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, os Ecopontos de São Luís estão de portas abertas a toda a comunidade escolar. “Este trabalho faz parte das ações desenvolvidas pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Temos uma programação permanente de visitas guiadas aos Ecopontos. Qualquer escola que nos procure, querendo fazer uma atividade com seus alunos nos Ecopontos será recebida. Basta agendar a visita. Esta é uma ação contínua que realizamos”, destacou.

Ao longo de 2017, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizou várias ações de educação ambiental, atuando na conscientização sobre a limpeza urbana nas escolas, universidades, associações e com a própria população. A visita guiada de estudantes aos Ecopontos é mais uma destas atividades que são realizadas por meio do programa Mais Limpeza, Mais Saúde, que é voltado para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos materiais descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para manutenção da limpeza urbana.

SAIBA MAIS

As escolas que quiserem agendar visitas aos Ecopontos podem ligar para a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana pelo telefone 0800 098 1636.

Candidatas ao Miss Maranhão serão embelezadas no Salão Werner

Neste sábado, dia 14 de abril, acontecerá o Miss Maranhão Be Emotion 2018 e as candidatas ao título irão se embelezar no Werner e ficarem ainda mais linda para o evento. O Werner sente muito orgulho de ser o salão parceiro exclusivo do maior concurso de beleza do Maranhão e, de antemão, deseja boa sorte a todas essas lindas

Alunos da rede municipal têm aula de educação ambiental em Ecoponto

Visita das crianças ao equipamento integra as ações de combate ao Aedes aegypti da Prefeitura de São Luís que ganharam reforço durante o período chuvoso

Os Ecopontos de São Luís estão de portas abertas a toda a comunidade escolar

Os alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Dr. Oliveira Ramos, localizada no Vinhais, tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (12). A sala de aula deles foi o Ecoponto Bequimão, que atende o bairro no qual a escola está localizada. Durante o passeio, os estudantes puderam tirar suas dúvidas sobre a política dos Ecopontos, sustentabilidade, coleta seletiva, reciclagem e descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos. A atividade faz parte das ações implementadas pela Prefeitura de São Luís no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti por toda a cidade, a Prefeitura de São Luís está realizado uma série de atividades integradas que tiveram início pelo Vinhais e cuja culminância naquele bairro ocorre sábado (14). O trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, inclui visitas domiciliares, atividades educativas, vistorias em estabelecimentos e serviços de limpeza. Entre estas ações está a visita guiada aos Ecopontos.

A equipe técnica do Comitê Gestor de Limpeza Urbana recebeu alunos do 4º ano da unidade de ensino e explicaram aos alunos como funciona um Ecoponto, que tipo de resíduos podem ser descartados lá e qual destinação recebem. O objetivo da ação é que os estudantes repassem o conhecimento a outras pessoas da comunidade.

O estudante Evaldo Ferreira, 9 anos, aprendeu sobre reciclagem

O estudante Evaldo Ferreira, 9 anos, estava empolgado com a visita. Ele separou as garrafas PET de sua casa e levou para descartar no Ecoponto. “A gente sempre coloca as garrafas no lixo. Agora depois da visita eu vou pedir para os meus pais para a gente trazer para o Ecoponto porque aprendi que o certo é enviar para a reciclagem”, disse.

Durante a visita, os alunos também puderam acompanhar o descarte feito por carroceiros e moradores que utilizam o equipamento da Prefeitura. Curiosos, eles também fizeram muitas perguntas aos profissionais e puderam entender a mudança de comportamento que a presença de um Ecoponto causa em quem trabalha ou mora nas proximidades.

PORTAS ABERTAS

Segundo Carolina Moraes Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, os Ecopontos de São Luís estão de portas abertas a toda a comunidade escolar. “Este trabalho faz parte das ações desenvolvidas pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Temos uma programação permanente de visitas guiadas aos Ecopontos. Qualquer escola que nos procure, querendo fazer uma atividade com seus alunos nos Ecopontos será recebida. Basta agendar a visita. Esta é uma ação contínua que realizamos”, destacou.

Ao longo de 2017, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizou várias ações de educação ambiental, atuando na conscientização sobre a limpeza urbana nas escolas, universidades, associações e com a própria população. A visita guiada de estudantes aos Ecopontos é mais uma destas atividades que são realizadas por meio do programa Mais Limpeza, Mais Saúde, que é voltado para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos materiais descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para manutenção da limpeza urbana.

SAIBA MAIS

As escolas que quiserem agendar visitas aos Ecopontos podem ligar para a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana pelo telefone 0800 098 1636.

Conta de energia alta e geladeira velha?

Moradores de Caxias podem se cadastrar na troca de geladeiras da Cemar

O Projeto Comunidade Eficiente Cemar quer contemplar você, que mora no município de Caxias, com  uma oportunidade imperdível. A Cemar realizará troca de geladeiras velhas em funcionamento, que consomem muita energia, por outras novinhas de baixo consumo que vai deixar sua cozinha mais linda e sua conta mais barata!

Ao todo serão trocadas gratuitamente 120 geladeiras. O cadastro acontece nesta terça-feira (17/04) das 8h  às 18h, na Praça da Igreja Catedral, Avenida General Sampaio, s/n. Centro. Caxias-MA.

Fique atento aos critérios de inscrição:

  • Identidade e CPF em mãos;
  • É necessário morar no município de Caxias;
  • Ser o titular da conta de energia e levar a última fatura quitada;
  • Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda e ter em mãos o número de inscrição social (Cartão NIS);
  • Possuir uma geladeira velha em funcionamento;
  • Estar adimplente com a Companhia;

O anúncio dos contemplados acontecerá no dia 25 de abril e a troca das geladeiras no dia seguinte (26), também na Praça da Igreja Catedral.

Todos os clientes cadastrados receberão a visita técnica das equipes da Comunidade Eficiente Cemar, que realizarão a análise de cada caso. As geladeiras em pior estado serão trocadas por geladeiras novas, gratuitamente, com selo A do PROCEL, que consome menos energia.

Vale destacar que o transporte das geladeiras ao local da ação é uma responsabilidade do consumidor, ao receber a geladeira nova, o consumidor também deve ficar atento as orientações que serão dadas pela equipe.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Prefeitura abre Semana do Livro Infantil na Biblioteca Municipal nesta segunda-feira (16)

O evento conta com exposições, oficinas, jogos e contação de histórias e é voltada a alunos da rede municipal de ensino e comunidade

Ano passado, o Dia Nacional do Livro Infantil foi celebrado pela Prefeitura em ação no Hospital da Criança

Em 18 de abril se celebra o Dia Nacional do Livro Infantil. Para comemorar a data, a Biblioteca Municipal José Sarney realiza de segunda (16) a sexta-feira (20) de abril a Semana do Livro Infantil, com exposições de livros, contação de histórias, oficinas e jogos literários. A Biblioteca é um equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís e fica localizada na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima.

O evento inicia na segunda-feira (16), às 14h30, com programação promovida pela equipe da Coordenação de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) para alunos da U.E.B. Araripina. Ao longo da semana, a programação prossegue com atividades diversificadas e é voltada para alunos de escolas do município e também da comunidade.

A Semana do Livro Infantil tem como objetivo desenvolver trabalhos de valorização do livro e de incentivo à leitura, contribuindo eficazmente para a formação de leitores e para o crescimento social e cultural de crianças e jovens da comunidade. “As atividades serão direcionadas às crianças da comunidade e das escolas municipais e estaduais do Bairro de Fátima e adjacências, realizadas no espaço da biblioteca”, informa a coordenadora da Biblioteca, Rita Oliveira.

Durante o evento serão homenageados Hans Christian Andersen, o maior escritor de contos de fadas do mundo, e Monteiro Lobato, autor do clássico da literatura brasileira, ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’. O mês de abril apresenta várias datas comemorativas relacionadas à leitura. Além do Dia Nacional, há o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil (2), Dia da Biblioteca (9) e Dia Mundial do Livro (23).

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima