Prefeitura de São Luís oferece capacitações a moradores dos residenciais Luís Bacelar I e II

A iniciativa integra as ações de estímulo à geração de renda promovidas pelo prefeito Edivaldo entre os habitantes do ‘Minha Casa, Minha Vida’

Moradores têm a oportunidade de participar de cursos como secretariado, decoração de sandálias e corte de cabelo

A Prefeitura de São Luís está oferecendo cursos de capacitação para moradores dos residenciais Luís Bacelar I e II, localizados no Gapara. A iniciativa, que segue orientação do prefeito Edivaldo, integra as ações do Trabalho Social, desenvolvido para favorecer os contemplados no programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ estimulando o empreendedorismo e a autonomia financeira das famílias. Nesta semana, moradores têm a oportunidade de participarem de cursos como secretariado, decoração de sandálias e corte de cabelo feminino.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e tem o financiamento do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal. O titular da pasta Mádison Leonardo Andrade explica como funciona o projeto e reforça a importância das atividades para as famílias. “A proposta do trabalho social é dar aos moradores do ‘Minha Casa, Minha Vida’ oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Assim, além de moradia digna, o prefeito Edivaldo oferece, por meio das capacitações ministradas, oportunidade de trabalho e renda, e estimula a participação comunitária”, ressalta o secretário.

A iniciativa, segundo reforçou o secretário, busca ainda integrar os moradores dos residenciais e proporcionar divertimento, conhecimento e informação. “Ao longo do ano, moradores de outros habitacionais serão beneficiados com esta ação que inclui ainda passeios onde as famílias são levadas ao cinema têm um tarde de diversão e lazer. A moradia digna que a gestão do prefeito Edivaldo garante a milhares de famílias se completa com as oportunidades de autonomia e diversão”, disse o secretário.

Outros cursos já foram oferecidos às mil famílias moradoras dos residenciais Luís Bacelar I e II. Além de outra turma do curso de secretariado e da oficina de decoração de sandálias, já foram realizados cursos de decoração com balões, flor em tecido e arte em fuxico. Com as capacitações, já foram oferecidas mais de 250 vagas. As oficinas e os cursos oferecidos pelo Trabalho Social são definidos junto às comunidades atendidas.

CAPACITAÇÃO

Durante a oficina de decoração de sandálias, os participantes aprendem a estilizar os chinelos usando técnicas que resultam na confecção de vários modelos diferenciados. A capacitação foi oferecida novamente por conta da grande procura por parte dos moradores. “Meu objetivo é continuar fazendo em casa e vender para ganhar uma renda extra”, disse a dona de casa Maria Cristina Correia, 36 anos.

Já a estudante Larissa Cristina Bastos está participando da oficina de corte de cabelo feminino. “Eu soube que estavam oferecendo esses cursos e vim aproveitar essa oportunidade que é muito boa. Pretendo participar de outras capacitações. Minha intenção é buscar conhecimento, aprender coisas novas e me profissionalizar, para ter opções de trabalho”, destacou a jovem.

Larissa Cristina Bastos está participando da oficina de corte de cabelo feminino

Durante o mês de abril, a previsão é oferecer, ainda nos residenciais Luís Bacelar I e II, as oficinas de salgados fritos, bonecas de pano, jardinagem e hortaliças, além de outra turma de secretariado. Para cada oficina são oferecidas, em média, 25 vagas. Também em andamento estão o curso de informática no Residencial Amendoeira e os de design de sobrancelhas e corte e costura aos contemplados com unidades habitacionais do Residencial Vila Maranhão.

Exoneração Comandante do BPRV foi meramente política, pois vereadores agiram por corporativismo

Depois do o vereador Édson Gaguinho (PHS) ser abordado com truculência por agentes do Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (BPRV), o comandante da corporação, o tenente-coronel Carlos Augusto Magalhães (foto) foi exonerado na noite de ontem (5). Amanhã (6), o Comandante da PMMA, Luongo, irá oficializar o novo chefe do policiamento rodoviário estadual. Entretanto, nenhuma medida punitiva foi solicitada a direção do Detran, pois as “Blitz a Domicílio” eram feitas com a chancela da entidade, mesmo sabendo que as mesmas eram feitas de forma ilegal como determina o artigo no art. 5, XI, da Constituição da República. É bom lembrar que o Detran tem um convênio com BPRV.

A exoneração do Comandante Magalhães foi um ato meramente político, pois não há nenhum processo contra o mesmo. A sua saída do cargo foi provocada pelo episódio ocorrido na manhã da quarta-feira (4), quando a maioria dos vereadores de São Luís se posicionaram contrários a abordagem feita ao vereador Edson Gaguinho na última terça-feira (3) e repudiaram a postura da BPRV.

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), afirmou que vai conversar com o secretário de estado de Segurança Pública, Jeferson Portela, para que seja apurado o caso e aqueles policiais militares envolvidos sejam punidos exemplarmente. “O ato covarde e violento perpetrado contra o vereador Edson Gaguinho foi, na realidade, uma agressão contra a Câmara Municipal e contra a sociedade”, disse.

Porém, Astro de Ogum não pediu nenhum medida punitiva ou até mesmo investigativa ao Detran, que chancela as multas e apreensões mesmo de forma irregular.

Os vereadores mostraram corporativismo, pois outras ações semelhantes do BPRV foram realizadas submetendo cidadãos de bem a constrangimento e nenhum deles se manifestou e muito menos pediram a exoneração do Tem. Cel. Magalhães.

No comando do tenente-coronel Magalhães, o BPRV sofreu muitas críticas de envolvendo abuso de autoridade e ações truculentas por parte dos agentes da corporação. Os próprios policiais chegaram a repudiar algumas operações da BPRV.

 

O que diz a Lei

No caso dos policiais (militar, civil e federal), estes somente poderão fazer a revista pessoal se estiverem com um mandado de busca pessoal ou em situação de flagrância ou de fuga.

Não podem sair pelas ruas revistando “a torto e a direito” as pessoas que, repetimos, após identificada não demonstram sintomas de suspeição.

 

Está disposto no art. 5, XI, da Constituição da República:

“A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

Revista Policial

Ela somente é autorizada mediante determinadas circunstâncias, como, por exemplo:

1) o local onde o sujeito se encontra com alto nível de criminalidade;

2) o horário;

3) sua reação ao avistar a viatura policial (susto, medo, tentativa de evasão, etc.);

4) ou em caso de flagrante delito (neste caso, crime é quando está descrito na lei);

5) Em operações de fiscalização ordenada pelo comando central de polícia (Lei Seca, por exemplo é uma fiscalização correta).

 

Prefeitura leva ações do programa Saúde para Todos – Consultório Volante a bairros da capital

Programa integra as ações da Saúde na gestão do prefeito Edivaldo e tem como foco aproximar os serviços da população

Saúde para Todos – Consultório Volante visita as comunidades levando serviços essenciais de saúde

Uma série de serviços de saúde oferecidos gratuitamente à população em diversos bairros da capital, com as ações do programa Saúde para Todos – Consultório Volante. Na iniciativa, realizada pela Prefeitura de São Luís, a carreta itinerante que é equipada com consultório, visita as comunidades levando serviços essenciais. O programa, que integra as ações da Saúde na gestão do prefeito Edivaldo, está sendo promovido desde o mês de março e em abril inicia com atividades no bairro Alemanha, nesta quinta-feira (5) e sexta (6). Até o dia 28 deste mês a carreta percorrerá diversos bairros da cidade.

O Saúde para Todos – Consultório Volante é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e tem como foco aproximar os serviços de saúde da população e ampliar a assistência na área da atenção básica, pontua o titular da Semus, Lula Fylho. “Essa é uma grande estratégia da gestão do prefeito Edivaldo para complementar a oferta de serviços de atenção básica. Com isso, amplia o acesso da população, especialmente nas comunidades mais distantes”, reforça Lula Fylho.

A abertura da agenda do mês de abril será no Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, no bairro Alemanha, nesta quinta-feira (5), das 8h às 12h e sexta-feira (6), das 8h às 17h. Entre os serviços estão consulta médica com clínico geral e pediatra, serviços de enfermagem; triagem; coleta de exames laboratoriais; aconselhamento e teste rápido para detecção de doenças como AIDS, sífilis e hepatites; imunização (contra doenças como tétano, hepatite B, rubéola e febre amarela); preventivo; farmácia básica; odontologia; e atividades educativas com informações de saúde.

O Saúde para Todos conta com o suporte de um consultório volante – resultado de emenda parlamentar do vereador Pavão Filho. No consultório são realizados atendimentos médicos e odontológicos e exames preventivos. Com o programa, a Prefeitura amplia as ações para vários bairros da cidade. Iniciado em março, o programa realizou sete edições em quatro bairros alcançando aproximadamente oito mil pessoas.

SAÚDE NA FEIRINHA

As ações da semana serão encerradas na Feirinha São Luís, que recebe as atividades do programa neste domingo (8). O público terá acesso a avaliação nutricional, odontologia, atividades educativas de saúde, informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), alimentação saudável, orientações sobre prevenção do câncer de colo uterino e de mama, além de atividades físicas.

A ação na Feirinha São Luís é comemorativa ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e será das 8h às 14h, na Praça Benedito Leite. Na ocasião, além da programação regular do evento com as comidas típicas, venda de produtos artesanais e apresentações culturais, o público vai ter a oportunidade de cuidar da saúde.

Alem do bairro da Alemanha o programa será levado este mês para os bairros da Gancharia – sábado (7), integrando as atividades do Todos por São Luís, Centro Histórico – domingo (8), durante a Feirinha São Luís; Sol e Mar, Residencial Luís Bacelar, Vila Conceição, Residencial Ana Jansen e Ilhinha.

Últimos dias para inscrição no Edital de Seleção via Lei de Incentivo da Cemar

O prazo está acabando! Já inscreveu o seu projeto?

Encerram dia 13/04 as inscrições para o Edital de Seleção de Projetos de Esporte e Cultura da Cemar 2018. Os patrocínios são destinados a projetos aprovados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e à Cultura, que estiverem em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no edital da Cemar que está disponível no site www.cemar116.com.br.

As inscrições no processo de seleção são totalmente gratuitas, e devem ser realizadas por meio do formulário disponível no site. No ato da inscrição devem ser anexados:

-Projeto;

-Planilha orçamentária;

-Certificado de mérito ou protocolo de entrada do projeto nas respectivas secretarias (esporte ou cultura)

Após o período de inscrição, os projetos passarão pela análise do Comitê interno da Companhia para avaliação final.

Assessoria de Imprensa Cemar

Visitantes do Mercado Municipal de São Paulo conhecem mais sobre o São João em São Luís

Ação de divulgação realizada pela Prefeitura prossegue até quinta (5); nesta quarta (4), o grupo Batuques do Maranhão apresentou o bumba meu boi, cacuriá, dança do coco e tambor de crioula

Um dos personagens do bumba meu boi, o cazumba, despertou interesse entre os presentesApresentações culturais foram o destaque do segundo dia de divulgação do São João de São Luís em São Paulo. A ação, da Prefeitura de São Luís e realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), foi iniciada na terça (3) e segue até quinta-feira (5), no Mercado Municipal paulista. A iniciativa faz parte da política de incentivo ao turismo implantada pelo prefeito Edivaldo.

“Esta ação foi planejada durante meses, sob a orientação do prefeito Edivaldo. Este é o segundo ano que realizamos esta divulgação e ano passado foi um sucesso. Este ano, trouxemos muitas novidades para apresentar a cidade a São Paulo. E a resposta do público tem sido super positiva”, observa a secretária municipal de turismo, Socorro Araújo.

Durante a ação desta quarta-feira (4), bumba meu boi, cacuriá, dança do coco e tambor de crioula foram apresentados aos presentes pelo grupo Batuques do Maranhão. “É uma dança que conquista o público e mostra a eles o calor do nosso povo. Eles interagem, dançam e sentem vontade de visitar São Luís para ver de perto as apresentações na Ilha do Amor”, explica Paulinho Oliveira, um dos vocalistas do grupo Batuques do Maranhão.

O público pôde participar do cordão do bumba meu boi tocando as matraca que foram distribuídas como brinde para quem postasse uma foto do evento nas redes sociais, seguisse as redes do Turismo São Luís (Facebook), @turismo.saoluis (Instagram) e @turismosaoluis (Twitter) e usasse as #TurismoSãoLuís e #VisiteSãoLuís.

A Prefeitura ofereceu ainda uma degustação de arroz de cuxá e suco de bacuri, deixando um “gostinho de quero mais” em quem provou. “Eu não conhecia o arroz de cuxá, achei diferente e muito gostoso. Achei a apresentação cultural linda e atrativa também”, disse Pedro Henrique, morador de São Paulo.

Em 2017, a Setur realizou a primeira ação de divulgação do São João no Mercadão. Este ano, a ação foi ainda maior e a população de São Paulo – que, segundo pesquisas realizadas pela própria Setur, é a cidade que mais envia turistas do Brasil para São Luís – se aproximou ainda mais da cultura ludovicense.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima