2 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Psicóloga explica os sintomas do transtorno que atinge um em cada 60 indivíduos, segundo dados da ONU

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado dia 2 abril com o objetivo de pedir mais atenção ao transtorno do espectro autista – nome oficinal do autismo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 1% da população mundial ou um em cada 68 indivíduos apresenta algum transtorno do gênero, e a discussão do tema está mais abrangente a cada ano.

 

De acordo com a psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida Saúde, o autismo é um transtorno global do desenvolvimento, ainda de origem desconhecida. “Existem algumas teorias quanto às causas, mas, nenhuma ainda confirmada. Este transtorno afeta especialmente a capacidade comunicativa das crianças”, explica.

 

Os níveis da patologia estão divididos em leve, moderado e grave, sendo os mais conhecidos o Autismo Infantil e a Síndrome de Aspeger. Os sinais do autismo, quando leve ou moderado, costumam ser percebidos em idade escolar ou quando há um atraso na linguagem oral durante a infância.

 

“Casos mais graves podem ser diagnosticados mais cedo considerando alguns sinais: ausência de interesse nos adultos, não reconhecimento dos pais ou de seu próprio nome, restrição alimentar seletiva e atraso no desenvolvimento motor. Quando a criança é maior, podemos observar as dificuldades para expressão de sentimentos, linguagem simbólica (fantasiar em brincadeiras, como brincar que fala ao telefone, casinha, carrinho), para aceitar regras e complicações no processo de aprendizagem”, descreve a psicóloga.

 

O diagnóstico acontece com a avaliação clínica de um psiquiatra infantil ou neuropediatra, que se baseia na análise dos sintomas citados acima, além da realização de outros exames complementares que, apesar de não identificarem o transtorno, servem para verificar a existência de duas ou mais doenças em simultâneo e/ou relacionadas.

O tratamento, normalmente multidisciplinar, consiste em permitir a compreensão linguística da criança, auxiliar sua expressão simbólica e possibilitar seu desenvolvimento cognitivo e motor. “Dependendo da gravidade, o uso de medicação pode ser indicado”, conclui.

ÚLTIMAS SEMANAS PARA INSCRIÇÕES DOS PROJETOS CULTURAIS E ESPORTIVOS DA CEMAR

A Companhia Energética do Maranhão – Cemar por meio do seu Programa de Responsabilidade Socioambiental lançou o Edital para Seleção de Projetos Culturais e Esportivos 2018, que visa a concessão de patrocínios para projetos esportivos e culturais aprovados nas Leis Estaduais de Incentivos via ICMS a serem realizados no estado do Maranhão. As inscrições já estão disponíveis no site www.cemar116.com.br e estão abertas para todo Maranhão somente até 13 de Abril. Não há limite para as quantidades de projetos inscritos.

As inscrições no processo de seleção são totalmente gratuitas, e devem ser realizadas por meio do formulário disponível no site. No ato da inscrição devem ser anexados:

-Projeto;

-Planilha orçamentária;

-Certificado de mérito ou protocolo de entrada do projeto nas respectivas secretarias (esporte ou cultura)

Após o período de inscrição, os projetos passarão pela análise do Comitê interno da Companhia para avaliação final. Os patrocínios são destinados a projetos aprovados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e à Cultura, que estiverem em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no edital da Cemar. Para Jeane Pires, Analista de Responsabilidade Social da Cemar, o edital possibilita que tenhamos uma diversidade de projetos. “Nosso objetivo é democratizar o acesso aos recursos das leis de incentivo e dar oportunidades para que mais pessoas consigam financiamento. Assim, a cada ano proporcionamos acesso a esporte e cultura com mais qualidade e a muito mais pessoas”

Cemar é mais cultura e esporte

Desde o ano de 2012, quando a Cemar começou a patrocinar projetos por meio da Lei Estadual de Incentivo, mais de 100  projetos tiveram a oportunidade de realizar suas ações, devido ao apoio disponibilizado pela Cemar. A iniciativa da Companhia em patrocinar estes projetos, é de possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao esporte e à cultura de uma maneira mais democrática.  Só no ano de 2017 a Cemar apoiou 44 projetos, sendo 26 de cultura e 18 de esporte. Foram investidos mais de R$ 13 milhões em projetos incentivados.

Para Roouse Tesla do “Éguas! Paper Toy” e idealizadora do projeto “Diz a Lenda – educação e cultura nas escolas” esta é uma grande oportunidade para quem deseja potencializar um projeto educativo, cultural ou esportivo. “Nós inscrevemos o Diz a Lenda por duas vezes, e em 2017 fomos contemplados com o incentivo da Cemar. O projeto já chegou a mais de 6 mil crianças de escolas públicas que tiveram acesso às lendas maranhenses por meio de paper toys, teatro e música. O patrocínio da Cemar é de grande importância e sem ele não conseguiríamos realizá-lo”, relata Roouse.

Assessoria de Imprensa Cemar

SEJA DIGITAL CONTINUA DISTRIBUIÇÃO KITS GRATUITOS PARA TV DIGITAL NA REGIÃO DE SÃO LUÍS

Famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal que ainda não retiraram a antena digital e o conversor devem ligar para 147 ou acessar sejadigital.com.br/ki

O sinal analógico dos canais abertos de TV foi desligado em 10 cidades da região de São Luís no último dia 28 de março. Praticamente toda a população já estava preparada e assistindo TV pelo sinal digital. Mesmo com fim do sinal analógico, a Seja Digital continua na região para orientar a população e distribuir os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias de menor renda. No total, mais de 200 mil kits já foram distribuídos.

Com a continuidade da distribuição, a Seja Digital reafirma seu compromisso em não deixar ninguém para trás. A distribuição de kits gratuitos teve início na região em meados de novembro e será encerrada nas próximas semanas. Para saber se têm direito ao kit gratuito, as famílias de devem acessarsejadigital.com.br/kit ou ligar para 147 com o NIS (Número de identificação social) em mãos. “Esperamos que as famílias de menor renda que ainda não retiraram o kit gratuito façam o agendamento nesses últimos dias”, afirma Tarcísio Silva, gerente regional da Seja Digital.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Prefeito Edivaldo garante construção de galpões para otimizar processo de coleta seletiva na capital

O prefeito Edivaldo anunciou, durante a inauguração do Ecoponto Anil, ocorrida segunda-feira (26), a construção de dois galpões destinados às cooperativas que recebem materiais de reciclagem provenientes destes equipamentos. A construção dos galpões de triagem garantirá que São Luís continue avançando entre as poucas capitais brasileiras que apresentam ações específicas para coleta seletiva a partir do funcionamento dos 10 Ecopontos instalados na cidade.

“A construção dos galpões garante que as cooperativas tenham condições de trabalho mais dignas e seguras, além do aumento nos seus rendimentos, completando a transformação definitiva da realidade dos catadores iniciada com a desativação do Aterro da Ribeira, em 2015. Esses espaços são parte importante da nossa política pública de inclusão e fomento ao seguimento da reciclagem, dinamizando o mercado da sustentabilidade. A ação faz parte dos nossos investimentos em uma política de resíduos sólidos eficiente, importante para garantir mais saúde para a população e para a preservação do meio ambiente”, contou o prefeito Edivaldo.

Para a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, este será mais um passo importante na gestão de resíduos sólidos implantada pela gestão do prefeito Edivaldo. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos já determina que as cooperativas de catadores sejam incluídas nesta cadeia, mas não basta apenas incluir. Precisamos garantir a elas as condições adequadas para realizarem o seu trabalho e estes dois galpões fortalecerão este trabalho que já desenvolvemos”, disse.

Atualmente, duas cooperativas recebem os materiais descartados nos Ecopontos pela população de São Luís, a Associação de Catadores de Material Reciclável de São Luís (Ascamar) e a Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl). A Ascamar funciona em um prédio localizado na Rua São Pantaleão, cedido pela Prefeitura de São Luís. Já a Coopresl funciona dentro do Campus Dom Delgado, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio de uma cessão de área feita pela universidade.

TRABALHO E RENDA

Com a construção dos galpões catadores terão aumento na renda e mais espaço para trabalhar. O objetivo é que os galpões sejam construídos anexos a dois novos Ecopontos em São Luís, um no Centro, para abrigar a Ascamar, e outro na área Itaqui-Bacanga, para abrigar a Coopresl. A previsão é que as obras sejam iniciadas no mês de maio. “Desde que os Ecopontos começaram a ser implantados em São Luís, o volume de materiais recicláveis recebidos pelas cooperativas aumentou. Com os galpões de triagem nós vamos garantir que 100% do que é encaminhado a elas seja revendido para a reciclagem. Com isso a renda mensal dos cooperados vai aumentar também”, explica Carolina Moraes Estrela.

Em 2016, quando começaram a ser implantados os Ecopontos, a Coopresl coletava 55 toneladas mensais de materiais recicláveis, mas só tinha o aproveitamento de 50 toneladas mês. Já ao longo de 2017 a coleta chegou a 110 toneladas mensais, com aproveitamento de material processado de 80 toneladas. Além disso, a construção de galpões de triagem vai permitir o uso adequado de maquinários como containers, prensas, esteira, balança eletrônica e empilhadeira hidráulica que vão melhorar o trabalho das cooperativas, além de aumentar sua capacidade de recebimento e processamento de materiais recicláveis.

Os galpões de triagem são importantes porque cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos são os resíduos não recicláveis.

ECOPONTOS

Desde maio de 2016, quando o primeiro Ecoponto foi entregue, mais de 11 mil toneladas de materiais recicláveis, entulho e outros resíduos foram recebidos nos locais. Os dez ecopontos, distribuídos em áreas estratégicas da cidade já alcançam 91 bairros, beneficiando 30% da população da capital, o que corresponde a 350 mil pessoas. Os 10 ecopontos em São Luís estão distribuídos no Parque Amazonas, Angelim, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Cidade Operária, São Francisco e Anil.

CURSO DE GASTRONOMIA DO CEUMA DISTRIBUI OVOS DE PÁSCOA NO JARACATY

Os estudantes do Curso de Gastronomia do CEUMA aplicaram seus conhecimentos em prol da garotada do Fórum Jaracaty. Eles meteram a mão na massa e prepararam 50 ovos de chocolate, que foram distribuídos em uma doce festa da Páscoa, cheia de alegria.

O objetivo inicial do Ceuma era ensinar aos alunos as técnicas utilizadas pelo Curso de Gastronomia na preparação dos ovos de chocolate, bastante comercializados nesse período da semana santa. Terminou virando uma ação social e gerando muita alegria para as crianças do Fórum Jaracaty.

Segundo a diretora Márcia Assunção, muitas têm sido as alegrias levadas ao Fórum através dessa parceria. “Mais uma vez fomos abençoados pelo Ceuma. Agora foi o pessoal do curso de Gastronomia que nos surpreendeu com deliciosos ovos de chocolate, que às vezes se tornam tão inacessíveis para crianças tão carentes como as nossas. A páscoa se tornou mais doce para nós com esse gesto carinhoso. Só temos que agradecer”, comentou ela.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima