Expediente no Judiciário será suspenso de 28 de fevereiro a 30 de março

O expediente no Judiciário do Estado do Maranhão será suspenso nos dias 28 (ponto facultativo), 29 (quinta-feira santa) e 30 de março (Sexta-feira da Paixão).

As datas estão relacionadas na Resolução nº 064/2017, publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJe). Os prazos processuais iniciados ou encerrados nesse período serão automaticamente prorrogados para segunda-feira (2 de abril).

Para o atendimento das demandas urgentes – habeas corpus, mandados de segurança, agravos de instrumento e suspensão de liminares – ficará em funcionamento o plantão judicial, nas esferas cível e criminal da justiça de 2º Grau. A desembargadora Anildes Cruz é a plantonista até domingo (1º de abril).

Os servidores de plantão são Cláudio Marcos O. Coutinho e Beth Anne L. Bonifácio. O número do telefone disponibilizado para o serviço é o (98) 98815-8344.

As datas do feriado e ponto facultativo no Judiciário estão relacionadas no calendário forense publicado pelo TJMA a cada ano.

SÃO LUÍS – No 1º Grau – Comarca da Ilha – os juízes auxiliares Márcio Aurélio Cutrim Campos e Rommel Cruz Viégas respondem pelos plantões cível e criminal. Quem auxilia os magistrados durante o plantão desta semana são as secretárias judiciais Karla Gardênia Parga (1º Juizado Cível) e Ana Izaura de Medeiros (3º Juizado Criminal).

Antes de dirigir-se ao local de atendimento, deve-se entrar em contato com as servidoras plantonistas pelos telefones celulares (98)98811-2153 (Cível) e (98)98802-7484 (Criminal). O plantão funciona para recebimento somente de demandas urgentes. Não são recebidos pedidos por meio do PJe (Processo Judicial Eletrônico). Todas as petições devem ser entregues em meio físico (impressas em papel), diretamente no local do plantão, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau).

Os plantões ocorrem no período noturno de segunda a sexta-feira e durante 24 horas nos sábados, domingos e feriados, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau).

Também é mantido plantão noturno (segunda a sexta-feira) para registro de óbito e plantão de 24 horas (sábado e domingo), sob a responsabilidade dos cartórios de Registro Civil. O plantão deve ser acionado pelo telefone (98) 98112-2794.

Assessoria de Comunicação do TJMA
[email protected]
(98) 3198-4370

SEJA DIGITAL REALIZA ÚLTIMOS MUTIRÕES DE INSTALAÇÃO NA REGIÃO DE SÃO LUÍS

O desligamento do sinal analógico será realizado nesta quarta-feira; veja o que precisa ser feito para ter acesso ao sinal digital

O sinal analógico de TV será desligado nesta quarta-feira, dia 28/3, em 10 cidades da região de São Luís. A partir dessa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece qualidade de som e imagem semelhante à de cinema. A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, estará nesta terça (27/3) em Maiobão e quarta-feira (28/3) em Piancó, juntamente com um grupo de antenistas, realizando instalações gratuitas de conversores e antenas digitais. A ação acontecerá em ambos os dias das 9h às 15h.

A ação será uma oportunidade para aqueles que já possuem os equipamentos, mas ainda não fizeram a instalação. Os voluntários vão percorrer a região fazendo a instalação gratuita dos equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.

Após o desligamento do sinal analógico, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

Mais de 290 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, estão disponíveis para a região. Para saber se têm direito e agendar a retirada dos equipamentos, os moradores da região devem acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Para quem já está com os equipamentos e ainda tem dúvidas sobre a instalação, aí vão algumas dicas para adiantar o procedimento e continuar assistindo sua programação favorita após o desligamento.

O manual abaixo também está disponível no link http://www.sejadigital.com.br/instale.

 

 

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

FUNCIONAMENTO ESPECIAL DO GRUPO POTIGUAR

FOTO – DIVULGAÇÃO: As lojas do Grupo Potiguar funcionarão em horário especial nessa quinta (29.03) das 8H ás 18H e estarão fechadas na sexta (30.03), em virtude da Semana Santa.

As lojas do Grupo Potiguar terão horário especial, em virtude do feriado da Semana Santa. Nessa quinta-feira (29/03) o expediente terá horário reduzido, das 8h às 18h. Na sexta -feira santa (30.03) não haverá expediente.

E no sábado (31/03) as lojas terão funcionamento normal, e estarão abertas das 08H às 18H, com muitas ofertas em produtos para casa, material de construção e equipamentos como o kit de antena e conversor digital, imprescindíveis para São Luís e mais nove cidades que não terão mais o sinal analógico.

Atendimentos da Cemar durante do feriado da Semana Santa

Para que seus clientes estejam sempre bem informados e possam usufruir do atendimento da Cemar durante o feriado da Semana Santa, a Companhia informa sobre o horário de funcionamento dos postos de coleta do Ecocemar, e também das Agências presenciais de atendimento ao cliente no Estado.

Atendimento – Os clientes que precisarem de atendimento durante o feriado podem buscar as seguintes opções:

– Central de Atendimento 116, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, com ligação gratuita;

– Chat de atendimento pelo site www.cemar116.com.br;

– Para os usuários de smartphones, o aplicativo Cemar está disponível para baixar na loja do Google Play e Apple Store;

As agências de atendimento presenciais não funcionarão na sexta-feira (30) em todo o Estado, retornando as atividades normais na segunda-feira (02/04).

ECOCEMAR – Os postos de coleta do Ecocemar também não funcionarão na sexta- feira (30) e sábado (31). Só retornam as atividades de coleta na segunda-feira (02/04).

Para saber mais sobre os locais de coleta e horários, acesse www.cemar116.com.br.

Assessoria de Imprensa Cemar

Prefeito Edivaldo avança na gestão de Resíduos Sólidos com inauguração do 10º Ecoponto

Prefeito Edivaldo inaugurou Ecoponto do Anil nesta segunda-feira (26), com presença de estudantes do bairro

A partir da política de resíduos sólidos colocada em prática pelo prefeito Edivaldo, São Luís figura no cenário nacional entre as poucas capitais brasileiras que apresentam ações específicas nesta área. Com a entrega, nesta segunda-feira (26), do 10º Ecoponto para a população ludovicense, a Prefeitura de São Luís dá mais um passo importante no avanço desta política, ampliando para 91 o número de bairros atendidos, alcançando 30% da população da capital e beneficiando 350 mil pessoas. O novo equipamento está instalado no bairro do Anil.

Os Ecopontos têm a proposta de ser um espaço voltado para o descarte adequado e contribuem para o desenvolvimento de outras políticas públicas em áreas como saúde, meio ambiente e infraestrutura. O prefeito Edivaldo, ao lado da primeira-dama Camila Holanda, destacou que o avanço das ações é resultado do comprometimento da gestão com o desenvolvimento das políticas públicas que visam à melhoria da qualidade de vida da população.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado. A entrega do 10º Ecoponto é reflexo do esforço que vem sendo executado pelo poder público para tornar São Luís uma cidade cada vez mais limpa, melhor pra se viver e tem impactos muito positivos em outras áreas como a saúde pública e também o fortalecimento da consciência ambiental”, disse o prefeito. Além do vice-prefeito, Julio Pinheiro e do secretariado municipal, participaram da inauguração o deputado federal Weverton Rocha e os vereadores Raimundo Penha, Fátima Araujo, Paulo Vitor, Marcelo Poeta e Pavão Filho.

Durante seu pronunciamento o prefeito disse ainda que “é um estímulo à parceria entre o poder público e a comunidade que pode e deve fazer sua parte para contribuir com a limpeza da cidade”. Na ocasião Edivaldo anunciou, ainda, a construção de mais 10 Ecopontos em 2018 e dois centros de triagem para as cooperativas que recebem os materiais dos equipamentos.

Além do Anil, o Ecoponto beneficia moradores de bairros como Alto do Pinho, Aurora, Jardim Alvorada, Pão de Açúcar, Parque Seilândia, Parque Universitário, Vila Nossa Senhora da Conceição, João de Deus, Planalto Anil, Planalto Aurora, Residencial Turquesa e Sítio São José.

O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro acompanhou a inauguração do Ecoponto Anil. “A nossa cidade tem sido destaque nacional com as ações do poder público municipal para o tratamento adequado do lixo. Além de contribuir com uma cidade mais limpa, essa é uma ação que favorece os trabalhadores e trabalhadoras que atuam nas cooperativas de reciclagem em São Luís, gerando trabalho e renda para esses cidadãos”, destacou o vice-prefeito.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, falou sobre a importância da política de gestão de resíduos sólidos. “Essa é uma determinação muito importante do prefeito Edivaldo porque trabalha com a educação ambiental. Precisamos destacar que poucos municípios no Brasil executam alguma política voltada para a reciclagem. 80 milhões de toneladas de lixo são geradas todos os anos e apenas 3% segue para a reciclagem, o que gera para a economia brasileira uma perda de cerca de R$ 120 milhões de reais”, destacou.

AVANÇOS

Os 10 ecopontos em São Luís estão distribuídos no Parque Amazonas, Angelim, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Cidade Operária, São Francisco e Anil. Desde maio de 2016, quando o primeiro Ecoponto foi entregue, mais de 11 mil toneladas de materiais recicláveis, entulho e outros resíduos foram recebidos nos locais.

Em comparação a outras capitais, os Ecopontos de São Luís destacam-se por serem unidades com maior capacidade de recebimento de resíduos, terem horário de funcionamento prolongado e não cobrarem taxas para o recebimento de resíduos específicos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O estudante Guilherme Araújo ressaltou a importância da reciclagem

A inauguração do Ecoponto contou com a visita de alunos de escolas como a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Sá Vale e o Instituto Divina Pastora. Conduzidos pelo Cidadão Limpeza, personagem de projeto de Educação Ambiental da Prefeitura de São Luís, os estudantes descobriram como funciona um Ecoponto e refletiram sobre a importância de jogar os resíduos no local adequado.

“Aprendi que não devemos jogar lixo na rua e que precisamos reciclar”, disse o estudante Guilherme Araújo, 10 anos. “A gente precisa reciclar para salvar o mundo, senão no futuro não haverá mais árvores, oxigênio e animais”, explicou João Vinícius Pontes.

ECOPONTOS

Os Ecopontos, que funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, são unidades para o recebimento de resíduos sólidos domiciliares passíveis de reuso ou reciclagem. São recebidos pelos espaços materiais como eletrônicos (televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc), entulhos (resíduos de construção civil como tijolos, telhas, gessos), madeira, óleo de cozinha, pneus, podas de árvore e resto de capina, recicláveis (plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc) e bagulhos volumosos (móveis, sofás, colchão, etc). Os materiais vão para cooperativas de catadores, entidades que fazem a seleção e a comercialização desse material.

Também prestigiaram a entrega do 10º ecoponto da cidade os secretários municipais Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento), José Cursino (Planejamento), Delcio Rodrigues (Fazenda), Lula Fylho (Saúde), Antonio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Conceição Castro (Comunicação), Mádison Leonardo Andrade (Urbanismo e Habitação) e Heryco Coqueiro (Segurança com Cidadania).

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima