Teve início na noite de ontem, 21, no auditório Josué Montello da Universidade Ceuma, o Simpósio de Bioética e Experimentação Animal, realizado pela Comissão de Ética em uso animal da Instituição, com apoio dos cursos de Mestrado em Meio Ambiente e de Biologia Parasitária, além dos cursos de graduação de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Nutrição, por meio dos alunos de iniciação científica do mestrado.
Durante a abertura dos trabalhos, foi realizada a palestra do professor doutor da USP, Antônio Stephano, que falou sobre os 10 anos do Conselho Nacional de Segurança Alimentar Animal (CONSEA), órgão que regulamenta, através de leis, o que deve ou não ser feito em relação a regulamentação animal.
Para a organização do evento, o Simpósio está relacionado na atualização de pesquisadores que atuam na pesquisa científica, na experimentação animal e, sobretudo, trazendo vários métodos informativos que também possam ter os mesmos resultados. Para isso, foram convidados 10 professores de instituições de fora do estado e do Maranhão, que falarão, durante os três dias, sobre os modelos experimentais específicos, além das leis que regulamentam a experimentação animal. Também colocaram em evidência, os modelos validados que possam resultar positivamente em relação a medida de qualidade de vida do ser humano.
O simpósio de Bioética e Experimentação Animal, durante os três dias, proporcionará debates através de palestra, mesa-redonda e apresentação de pesquisas científicas.