‘Operação Resgate’ disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua no Mercado Central de São Luís

O delegado do 1° Distrito Policial (DP), Joviano Furtado e o coordenador do CAP-AD MA, Marcelo Soares Costa

Hoje pela manhã, foi realizada a segunda “Operação Resgate” promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e Universidade CEUMA, que tem o objetivo de resgatar usuários de entorpecentes e oferecê-los um tratamento eficiente; 3 pessoas em situação de rua foram internadas no Caps ad e uma pessoa do sexo feminino com transtornos mentais foi encaminhamos para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Nina Rodrigues para dar segmento no protocolos de atendimento psiquiátricos.

Além do atendimento aos dependentes químicos foram oferecidos serviços na área da saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, exames laboratoriais, vacinação contra febre amarela, hepatite B, tétano e influenza e cerca de 400 pessoas foram atendidas.

A ação iniciou às 6h e foi até às 12h, no Mercado Central, um dos locais de São Luís com maior números de pessoas em situação de rua e dependentes químicos. “Mais uma ação positiva é a segunda ação em saúde física e mental do CAPS AD Maranhão, secretaria de saúde junto da comunidade. Nós recebemos vários moradores aqui. Nossa equipe orienta sobre como é o tratamento e fica a cargo deles decidir se querem ou não fazer”, disse o coordenador do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.

O levantamento feito pelo Caps AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack. Em 2017, foram realizadas 11 ações e centenas de pessoas foram atendidas.

Mais de 400 atendimentos foram realizados na segunda “Operação Resgate”

Rio Anil Shopping cumpre lei que estabelece tolerância de 30 minutos em estacionamentos

Rio Anil Shopping se adequou à lei que fixa tolerância de meia hora em estacionamentos privados

O Rio Anil Shopping cumpre plenamente, desde ontem (19), a Lei Municipal nº 6.113/2016, que dispõe sobre o período mínimo de gratuidade nos estacionamentos privados de São Luís. O estabelecimento estava amparado por liminar concedida pela Justiça, em 2016, e revalidada ano passado, autorizando-o a efetuar a cobrança pelas vagas de estacionamento após tolerância de 15 minutos.

Os efeitos da liminar, obtida pela BR Malls Participações S.A., acionista do Rio Anil Shopping, cessaram no último dia 18, estendendo os efeitos da lei municipal também ao empreendimento.

Com a adequação, clientes do Rio Anil Shopping passaram a ser beneficiados com gratuidade nas vagas de estacionamentos em caso de permanência de até meia hora nas vagas de estacionamento.

Geladeira novinha? Só no Comunidade Eficiente Cemar

Troca de Geladeira contempla os moradores de Governador Nunes Freire

O projeto Comunidade Eficiente Cemar quer contemplar você, do município de Governador Nunes Freire, com  uma oportunidade imperdível. A Cemar realizará troca de geladeiras velhas em funcionamento, que consomem muita energia, por outras novinhas de baixo consumo.

Ao todo serão trocadas gratuitamente 120 geladeiras. O cadastro acontece nesta terça-feira (20/03) das 8h  às 18h, na Avenida do Mercado, S/N, Centro, Governador Nunes Freire- MA, na Praça da Cultura.

Fique atento aos critérios de inscrição:

  • Identidade e CPF em mãos;
  • É necessário morar no município de Governador Nunes Freire;
  • Ser o titular da conta de energia e levar a última fatura quitada;
  • Estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda e ter em mãos o número de inscrição social (Cartão NIS);
  • Possuir uma geladeira velha em funcionamento;
  • Estar adimplente com a Companhia;

O anúncio dos contemplados acontecerá no dia 27 de Março e a troca das geladeiras no dia seguinte (28), também na Praça da Cultura.

Todos os clientes cadastrados receberão a visita técnica das equipes da Comunidade Eficiente Cemar, que realizarão a análise de cada caso. As geladeiras em pior estado serão trocadas por geladeiras novas, gratuitamente, com selo A do PROCEL, que consome menos energia.

Vale destacar que o transporte das geladeiras ao local da ação é uma responsabilidade do consumidor, ao receber a geladeira nova, o consumidor também deve ficar atento as orientações que serão dadas pela equipe.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Parceria Iphan e Prefeitura de São Luís, obra de requalificação da Praça D. Pedro II é iniciada

Resultado de parceria IPhan e Prefeitura de São Luís, obra da Praça D. Pedro II é iniciada

Resultado de parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as obras de requalificação urbanística da Praça D. Pedro II, localizada em frente à Igreja da Sé, fora iniciadas nesta semana. A obra inclui modificação de canteiros, do piso de pedras portuguesa, a colocação de bancos de concreto e madeira, e rampa de acesso ao Palácio Episcopal, Igreja da Sé e Museu de Arte Sacra. Um novo projeto de iluminação vai realçar ainda mais a riqueza arquitetônica dos monumentos no entorno da praça.

O início da obra materializa o Termo de Compromisso assinado em dezembro do ano passado pelo prefeito Edivaldo e a direção do Iphan, representada pela presidente nacional, Kátia Bogéa e pelo superintendente regional, Maurício Itapary. A obra sucede a última restauração do logradouro, ocorrida há dez anos. Com o investimento, a Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico, um dos mais significativos espaços públicos da capital, será totalmente requalificada, com restauração do antigo piso de pedra portuguesa, novo paisagismo e iluminação especial com foco artístico nos monumentos.

O prefeito Edivaldo destaca que a obra contempla um espaço de grande significado para a população, no aspecto histórico e turístico. “A praça é um espaço de referência do nosso patrimônio e está localizada em um dos lugares mais visitados pelos maranhenses e turistas que percorrem o Centro Histórico de São Luís”, reconhece o gestor municipal.

Marco inicial da cidade de São Luís, a região concentra as sedes dos poderes executivos do Estado, Munícipio e do Poder Judiciário, além do Palácio Episcopal e Museu de Arte Sacra. A restauração deverá devolver à praça a fonte e escultura da Mãe D´Água, feita pelo escultor Newton Sá.

Na opinião do superintendente regional do Iphan, Maurício Itapary, a reforma da praça D. Pedro II devolve o esplendor de um dos cartões postais da cidade e que confere à cidade uma grandiosidade ímpar, reconhecida pela Unesco pelo título de Patrimônio da Humanidade. Segundo informou Maurício Itapary, nos locais não pavimentados com pedras portuguesa será colocado concreto resistente. Além da praça, a obra compreende todo o passeio da avenida que se estende em direção à Beira-Mar.

“É uma área fundamental para a cidade. A obra vai devolver, em condições de excelência, um equipamento urbano de grande relevância para São Luís. Além da parte estrutural, será restaurada as instalações hidráulica e elétrica para que a fonte apresente as características originais”, ressalta o superintendente.

O presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade, destaca a contribuição do poder público municipal na requalificação do espaço.”A requalificação será feita a partir de projeto elaborado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico. A reforma da praça é um exemplo de parceria institucional entre os entes públicos com a finalidade de contribuir com a revitalização do Centro Histórico”, reforça.

Neste sentido a Prefeitura de São Luís também tem elaborado projetos como o Reviva, com ações como o Roterio do Reggae, o Passeio Serenata e o Sarau Histórico. Desenvolvido desde 2017, o Reviva tem o objetivo de contribuir para a revitalização do Centro Histórico, destacando roteiros que inclui a praça D. Pedro II e toda a região onde se originou a urbanização da cidade de São Luís.

MÃE D’ÁGUA

A escultura Mãe D’Água foi retirada da praça pela Prefeitura de São Luís para restauro e como medida preventiva contra ação de vândalos. A restauração será acompanhada por técnicos do Iphan. Atualmente, a escultura do maranhense Newton Sá se encontra nos jardins do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, localizado na rua do Sol, no Centro. Após a reforma, a escultura será devolvida ao antigo local.

Showroom da nova coleção de semijoias Ana Isabel Azevedo

 

Nesta quarta-feira (21), às 17h, no restaurante Tasquinha, na Lagoa da Jansen, será apresentado o showroom de lançamento da coleção 2018 de semijoias com a marca Ana Izabel Azevedo.

O evento, entre outras coisas, contará com a presença da consultora de imagem Hérica Soares, que dará dicas de styling com os acessórios.

Ana Isabel Azevedo apresentará lindas peças exclusivas de seu portfólio. As convidadas para o showroom, além de conferirem as peças em primeira mão, ainda degustarão frios e prosecco, bem como participarão de um sorteio de uma linda semijoia.

ESCOLAS MARANHENSES RECEBEM PEÇA INFANTIL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

FOTO – DIVULGAÇÃO: Peça teatral “Em busca da Gotinha Preciosa”, ação da BRK Ambiental para crianças de S. José de Ribamar e Paço do Lumiar no Dia Mundial da Água (22.03).

Projeto é realizado pelo grupo Ciência Divertida com o apoio da BRK Ambiental

Durante a semana do dia Mundial da Água, crianças de escolas públicas de Paço do Lumiar e São José do Ribamar terão a oportunidade de assistir a peça infantil “Em busca da Gotinha Preciosa”, que fala sobre a importância da água. As apresentações fazem parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e realizado pela Ciência Divertida, empresa líder em espetáculos teatrais interativos para crianças e conta com o apoio do Ministério da Cultura e da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento do Brasil.

Na peça “Em Busca da Gotinha Preciosa”, os malucos protagonistas passam por diversas aventuras, como travessias de oceanos, tempestades, bolhas e muito mais. Muito inteligentes, eles conseguem sobreviver a tudo graças ao seu amplo conhecimento sobre a água. Interativa, a apresentação conta com ampla participação da plateia, que ajuda nos experimentos e se diverte com nossos atores, que explicam a importância de se economizar a água no dia a dia.

“Essa é uma mensagem muito importante, pois sem água não teríamos vida”, explica o diretor da Ciência Divertida, Júlio Martinez. “Crianças e adultos precisam entender o ciclo da água e como a poluição e o desperdício estão acabando com esse líquido tão precioso. Ações como a nossa apresentação e o patrocínio da BRK Ambiental são pequenos passos para um futuro melhor.”

Com o tema “Preservar para não faltar”, a BRK Ambiental reforça a importância do uso consciente de água e pauta o compromisso com a qualidade no atendimento e na prestação de serviços de água e esgoto nos dois municípios em que atua.

“Através do setor de Responsabilidade Socioambiental, a BRK Ambiental fomenta junto à comunidade debates com a temática sobre a preservação e do uso consciente dos recursos hídricos. Por isso, o nome do nosso projeto é Água e Vida Social, pois acreditamos nesta correlação e isso é o reflexo norteador das atividades desenvolvidas pela concessionária ao longo do ano, visando informar e sensibilizar através da conscientização e ampliação da cidadania”. reforça Amanda Cardoso, responsável pelo Projeto de Trabalho Socioambiental (PTSA) da BRK Ambiental que trabalha com diversas atividades que permeiam Mobilização e Organização Comunitária, Educação Ambiental e Patrimonial, e Geração de Emprego e Renda.

A empresa irá investir, só em 2018, cerca de R$ 55 milhões que irão beneficiar o abastecimento de água de diversos bairros, e a partir de 2109, inicia o projeto de esgotamento sanitário, num montante de R$675 milhões de reais.

O projeto culmina com duas apresentações no Shopping Pátio Norte, no dia 22 de março, dia que é comemorado o Dia Mundial da Água para 400 crianças de escolas convidadas nos dois municípios, em duas apresentações nos horários das 10H e 16H.

Sobre o Diverte Teatro Viajante

A partir de sua primeira edição em 2014, o projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Os assuntos abordados no projeto fazem parte do dia a dia destes jovens, mas muitas vezes não são abordados com frequência. O projeto teatral tem a função de integrar, socializar ideias e acima de tudo desenvolver sua aprendizagem de uma maneira lúdica. Desenvolve também a parte indutiva e racional através da expressão de suas emoções, leva também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.

Conheça mais em www.diverteteatroviajante.com.br  www.cienciadivertida.com.br

Prefeito Edivaldo executa mais uma etapa da implantação do complexo viário do Bequimão

A liberação dos retornos e a remoção do semáforo fazem parte da intervenção no Bequimão

A Prefeitura de São Luís, dando prosseguimento à implantação do complexo viário do Bequimão, executou mais uma etapa da obra na Avenida Jerônimo de Albuquerque. No último fim de semana, a Prefeitura finalizou a abertura dos retornos nos dois sentidos da via. Realizada por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a proposta da intervenção é melhorar o fluxo de veículos na Avenida, considerada uma das mais movimentadas da cidade e integra um pacote de obras que vêm sendo realziados na gestão do prefeito Edivaldo visando garantir mais mobilidade urbana.

A ação na área resulta de parceria entre Prefeitura de São Luís e Hospital São Domingos. O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, destacou o objetivo da intervenção na área. “Já estamos liberando essa primeira fase da obra, com a liberação das duas alças para que o fluxo melhore mais rapidamente. Com a intervenção, a proposta do poder público municipal é, desafogando o trânsito nessa área, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de condutores e pedestres e seguem determinação do prefeito Edivaldo”, disse o secretário.

A liberação dos retornos com faixa esquerda livre faz parte do projeto da obra, ainda em andamento. Além da abertura dos retornos, essa etapa da intervenção incluiu a retirada dos semáforos em frente ao supermercado Atacadão, a mudança de sentido na Rua José Delfino (ao lado do supermercado) e o fechamento e deslocamento do canteiro central. Com as alterações, os condutores que entravam na rua em direção ao Residencial Pinheiros, passam a utilizar a via seguinte (Rua São Judas Tadeu), que fica após a loja Ricardo Eletro.

Também foi ampliada a baia de acomodação para parada de ônibus no local, para que os coletivos não parem na faixa de rolamento, por onde passam os carros. A obra do complexo viário do Bequimão consiste em modificação geométrica, ampliação do número de faixas nos dois sentidos, com retirada dos semáforos e criação de retornos sem semáforo e à esquerda livre. Enquanto o trecho estiver em obra, a Prefeitura de São Luís mantém na área agentes de trânsito para orientar os condutores e organizar o fluxo de veículos na região.

Mesmo em andamento, a obra apresenta resultados positivos para quem trafega pelo local. “O que a gente espera é que realmente melhore. Já percebemos uma mudança no trânsito fluindo melhor do elevado em direção ao Angelim. Tomara que melhore ainda mais, pois o trânsito nessa avenida é muito complicado”, destacou o taxista Francisco Lira, que trabalha em posto de táxi nas proximidades da intervenção.

Para o reordenamento viário, entre a rotatória da Cohama e o antigo Roque Santeiro, também será implantado novo sistema de sinalização, tanto horizontal e quanto vertical, com faixas de pedestres e placas indicativas.

MOBILIDADE

O complexo viário do Bequimão soma-se às demais iniciativas da Prefeitura de São Luís para a melhoria da mobilidade na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Na Cohab, por exemplo, nas proximidades do Supermercado Mateus, a intervenção promoveu o alargamento da via nos dois sentidos e a retirada dos canteiros centrais. A obra foi realizada também por meio de parceria público-privada, celebrada com o Grupo Pitágoras.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima