Cemar dá dicas de cuidados com energia elétrica em casa!

Fique atento e aproveite a energia elétrica sem riscos!

A eletricidade nos ajuda, nos dá conforto, ilumina nossas casa e aquece nosso alimento, mas também pode ser perigosa e por isso a Cemar dar algumas dicas de prevenção contra acidente envolvendo eletricidade com aparelhos elétricos em casa.

  • As instalações elétricas internas devem periodicamente passar por manutenção e devem estar devidamente aterradas – contrate um eletricista profissional de sua confiança.
  • Desligue o chuveiro elétrico antes de mudar a chave verão/inverno.
  • Ao ligar os eletrodomésticos na tomada, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem é igual à indicada pelo fabricante do equipamento.
  • Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.
  • Não use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Desta maneira, você sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de energia e ainda corre o risco de levar um choque.
  • O uso exagerado do “T” ou benjamim e extensões em geral é muito perigoso. O excesso de carga elétrica pode causar curtos-circuitos e até incêndios.
  • Nunca use aparelhos elétricos próximos a locais úmidos. Após o banho, apenas usar secadores, barbeadores elétricos e chapinha após se secar bem, pois a água é um condutor de corrente elétrica.
  • Verifique se seu terreno está devidamente aterrado. O aterramento é de extrema importância, pois é um sistema que evita desequilíbrios na rede elétrica e previne contra choques elétricos quando em contato com partes metálicas ou falhas no isolamento de equipamentos elétricos.

Com energia não se brinca. Qualquer dúvida ou para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento 116 ou acesse o site http://www.cemar116.com.br. São muitas opções de se comunicar com a Cemar e agora não tem desculpa, basta você escolher a sua!

Assessoria de Imprensa Cemar

Prefeitura de São Luís beneficia cem mil famílias com a entrega de peixe no período da Semana Santa

Prefeito Edivaldo:″Essa é uma ação que vem beneficiando a população, com consumo de alimentos saudáveis″

Moradores da Vila São João e da Vila Conceição, no Coroadinho, foram contemplados nesta quinta-feira (15), com as ações do programa Peixe Solidário. Executado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), o programa integra as ações do prefeito Edivaldo para o combate à fome, desnutrição e insegurança alimentar na cidade. Para o período da Semana Santa, serão distribuídas na capital 200 toneladas de peixe, beneficiando cem mil famílias.

O programa aproxima ainda mais o poder público da população, fortalecendo a presença da Prefeitura na vida dos cidadãos ludovicenses. O prefeito Edivaldo esteve presente na entrega. “Essa é uma ação que vem beneficiando a população, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e garantindo, sobretudo às famílias mais carentes, a distribuição gratuita do alimento, especialmente nesse período, quando o consumo de pescados é maior por conta da Semana Santa”, destacou o gestor municipal.

O Peixe Solidário favorece famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e em situação de vulnerabilidade social. Os bairros contemplados com a ação são os que apresentam índices elevados de insegurança alimentar e nutricional. Nessa ação de distribuição do pescado para a Semana Santa toda a cidade será alcançada por meio de um cronograma de distribuição, que será executado até abril.

A secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro, reforça a intenção do poder público municipal com o programa. “Essa é uma ação que também possibilita a interação da gestão com a população. Percebemos aqui a alegria das pessoas que vêm receber o peixe pelo programa. Há um déficit nutricional pela falta do consumo regular de peixe, ainda mais nas famílias que não têm condição de comprar. Esse trabalho é um ato de humanidade, que oferece, gratuitamente, alimento de qualidade para a população”, disse.

A auxiliar de cozinha Francinete Silva foi uma das que recebeu o peixe

BENEFÍCIO

Famílias que receberam o peixe durante a primeira ação de 2018 avaliam positivamente o programa. “Essa é uma boa ação, me ajuda bastante. Na minha casa moram quatro pessoas e como eu estou sem uma fonte de renda fico feliz por não precisar comprar. Assim posso economizar e usar o dinheiro para outras necessidades”, disse a dona de casa Alzinete Galvão, 58 anos. “É uma ajuda muito boa e toda vez que tem essa distribuição eu venho receber”, contou a auxiliar de cozinha Francinete Silva, 66 anos.

A proposta para 2018 é ampliar ainda mais as ações do programa e alcançar moradores de todos os bairros da cidade. “Estamos fortalecendo as parcerias e conveniando com o Governo Federal e Estadual. Nossa intenção é ampliar cada vez mais o programa Peixe Solidário”, explicou a secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro.

O reforço ao programa anima cidadãos como a doméstica Darcy de Oliveira, 64 anos. “Esse programa é ótimo. A Prefeitura está de parabéns por essa ação, tirando muita gente da pobreza, de uma situação difícil, pois a crise tem atingido todo mundo. Se ampliar vai ser melhor ainda porque já é um programa que ajuda muitas pessoas”, disse.

JUDOCA MARANHENSE DISPUTA COPA SÃO PAULO DE JUDÔ

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Mestre Emílio Moreira com o judoca Pedro Victor Rezende, que disputa nesse fim de semana a Copa SP d Judô em S. Bernardo do Campo (SP) com boas chances de medalhas para o MA.

Pedro Victor Rezende luta nesse fim de semana em busca de pódio para o MA

Medalhar como se diz na gíria do esporte, ou conquistar os mais altos lugares do pódio, eis o objetivo do judoca maranhense Pedro Victor Rezende, que disputa nesse fim de semana em São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo, de uma das mais importantes competições do calendário anual, a Copa São Paulo de Judô.

O evento, considerado a maior prova de judô das Américas, é promovido pela Federação Paulista de Judô e reúne os mais importantes judocas brasileiros da atualidade, no Ginásio Poli Esportivo “Adib Moysés Dib”. A abertura oficial será nesse sábado (17.03) às 08h30, seguida das provas que vão até o esse domingo (18.03).   

Contando com o patrocínio do Centro Elétrico e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o judoca Pedro Victor Rezende disputará na categoria Sênior (Até 100 Kg) e vem se preparando sob a orientação do Mestre Emílio Moreira desde os últimos meses, sem intervalos nem mesmo para o Carnaval.

“Sabemos do alto nível dos nossos concorrentes nesse tipo de competição que reúne os melhores do país e quero honrar os nossos patrocinadores, meu Mestre Emílio Moreira e meus pais que tanto me incentivam, assim como levar o nome do Judô Maranhense para o mais alto do pódio. Não há sacrifícios quando se tem esse foco, apenas muito esforço e vontade de acertar. Estamos treinando intensamente para essa competição nos últimos meses e vamos dar o nosso melhor no tatame”, declarou o atleta na partida para a capital paulista. 

Prefeitura leva crianças, adolescentes e idosos para assistir e se encantar com a magia do circo

Criado há mais de 10 anos pelos irmãos Stevanovich, o Le Cirque Amar conta com um elenco de mais de 70 pessoas

Malabarismos, contorcionismo, mágica, saltos e muita graça. Elementos que alegraram crianças, jovens e adultos que, por iniciativa da Prefeitura de São Luís, participaram do espetáculo do Le Cirque Amar. Na pláteia, servidores, professores, alunos da rede municipal e pessoas assistidas por programas sociais da Prefeitura prestigiaram a apresentação oferecida pela Prefeitura em parceria com o circo. As sessões ocorreram na quarta (14) e quinta-feira (15).

A ação integra o conjunto de atividades oferecidas pela Prefeitura na gestão do prefeito Edivaldo e abrange as secretarias de Educação (Semed), da Criança e Assistência Social (Semcas), de Governo (Semgov), Administração (Semad), Planejamento (Seplan), Segurança Alimentar (Semsa), Cultura (Secult), Desporto e Lazer (Semdel), Saúde (Semus) e Turismo (Setur).

A secretária da Semcas, Andréia Lauande se emocionou ao falar da alegria vivenciada pelo público da Assistência. “Isso mostra como momentos iguais a esse ajudam a fortalecer os vínculos de uma política que vai além dos espaços institucionais. Compartilhar da alegria de quem está aqui pela primeira vez, mostra que a gestão do prefeito Edivaldo tem um diferencial que valoriza o lúdico, o lazer e a cultura”, disse a secretária.

“Esta parceria proporcionou para os estudantes da rede um momento que vai além do entretenimento, foi uma oportunidade de ter acesso a um espetáculo circense, que integra a parte boa das memórias de todos nós. A Semed organizou toda logística para atender as crianças, com transporte e lanche, priorizando assim seu desenvolvimento cultural e humano”, pontuou o secretário de Educação, Moacir Feitosa.

Na quarta-feira (14), alunos da rede municipal assitiram ao espetáculo que iniciou às 15h30, com a apresentação da dupla de palhaços, que divertiu e fez as crianças aplaudirem bastante. Em seguida, o quinteto de acrobatas que tirou o fôlego da plateia. A dupla de contorcionista e malabarista também encantaram o público com sua delicadeza e ao mesmo tempo, força e sincronismo.

“Excelente. Foi uma tarde divertida, diferente para essas crianças, muitas que nunca tinham visto este tipo de espetáculo e não têm muito acesso. Gostei dessa ação e para eles, será uma experiência animadora, lúdica e que vai ficar em seus pensamentos”, avaliou a diretora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha, Miriam Passos Martins. Da unidade foram 160 alunos prestigiar o circo.

Para Estela Amaral da Silva, nove anos, foi a primeira vez assistindo a magia circense e ela relata a maravilha do momento. “Eu não imaginava que era assim. É muito bonito. Gostei muito. Gostei dos motoqueiros. São muito bons”, disse ela, que é aluna da U.E.B. Sá Vale, Anil. A aparição da réplica do Homem de Ferro e do carro Transformers, ícones dos quadrinhos da Marvel trouxe surpresa aos presentes. “É igualzinho no desenho. Muito legal”, disse Antônio Ricardo dos Santos, 11 anos, da U.E.B. Sá Vale.

Para Júlia Camily Mendonça, oito anos, aluna da U.E.B. José Cupertino, localizada na Jordoa, o espetáculo foi inesquecível. “É a primeira vez que eu assisto e achei muito legal. Gostei muito dos palhaços e do número de mágica”, disse ela, que também é aluna do projeto Dançando e Educando, que oportuniza o aprendizado de balé a alunos da rede pública municipal.

Na sessão de quinta (15), pessoas atendidas pelos serviços da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais da Criança e Assistência Social e Saúde assistiram ao espetáculo. Idosos, adolescentes e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Residência Inclusiva, e Centro de Atendimento Psicológico participaram da apresentação especial do Le Cirque.

A alegria e aplausos do público se juntou à emoção de quem foi ao circo pela primeira como Sofia Soares, 9 anos, há 3 anos no SCFV, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Vila Bacanga. “Eu estou muito feliz. O que eu mais queria assistir era o número de mágica. Fiquei com medo em alguns momentos, mas foi muito legal”, afirmou Sofia com a alegria estampada no rosto.

ESPETÁCULO

O espetáculo seguiu com o esperado número do Globo da Morte, no qual cinco motoqueiros fizeram manobras diversas que encantaram o público. A apresentação teve seu ponto alto com o salto dos motoqueiros sob a plateia, que ficou extasiada. “Eles são muito corajosos. Não esperava por esse número. Foi uma experiência muito bacana estar aqui e ter uma tarde diferente”, disse Maria Cecília Ribeiro, 13 anos.

Criado há mais de 10 anos pelos irmãos Stevanovich, o Le Cirque Amar conta com um elenco de mais de 70 pessoas, entre artistas e técnicos de diversas nacionalidades. Apresenta números tradicionais como palhaço, acrobatas, ilusionismo, malabaristas e Globo da Morte. A estrutura comporta cerca de 1,4 mil pessoas e mais de 250 toneladas de equipamentos.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima