Campanha Março Lilás em mais uma atividade neste sábado, 09 no Bairro Vila dos Nobres

A terceira edição da campanha conta com o Consultório Amigo da Vida, o qual foi doado pelo povo japonês, para o atendimento gratuito de mulheres nas comunidades.

Durante o mês de março a Fundação Antonio Dino, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB), promove a campanha Março Lilás que visa conscientizar e combater o Câncer de Colo de Útero, levando informação e estimulando a população feminina sobre os cuidados na prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. Neste sábado, 10, o Consultório Amigo da Vida estará atendendo no Bairro Vila dos Nobres (Rua da Boa Esperança nº 2). Durante todo o sábado também o Carrinho Solidário estará na praça de alimentação do Shopping da Ilha distribuindo panfletos informativos e vendendo a camisa da Campanha Março Lilás como forma de conscientização. A venda das camisas ajuda no custeio do tratamento das pacientes carentes.

O Março Lilás foi idealizado pela oncologista Rachel Cossetti, a qual afirma que a campanha torna-se necessária porque o câncer de colo uterino é o mais frequente e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Maranhão.

“O principal problema aqui no Estado do Maranhão é o câncer de colo uterino, e essa campanha nasce da ideia de que o nosso dever com a comunidade não é só receber as pacientes atingidas pelo câncer, mas também levar para a nossa população a saúde através da prevenção. A Fundação Jorge Dino, que atua no combate ao câncer no Estado, tem como um dos seus preceitos trazer mais saúde para população. Portanto, nosso papel não é só acolher quem já está doente, mas também, sempre que for possível, evitar o adoecimento”, defende Rachel Cossetti.

E a novidade da terceira edição da campanha é a aquisição do Consultório Amigo da Vida, o qual foi doado pelo povo japonês, para que o atendimento seja feito diretamente nas comunidades.“A gente sabe que às vezes a mulher não chega até uma unidade de saúde para fazer o preventivo porque ela não entende a importância, não ouviu falar a respeito ou pensa que não vai acontecer com ela. Então, a gente realmente precisa chegar o mais próximo possível para que possamos examinar e fazer a prevenção dessas mulheres mais vulneráveis”, explica Rachel.

Segundo Antônio Dino Tavares, vice-presidente da Fundação Antônio Dino,o Consultório Amigo da Vida vai atender, ao longo do ano, algumas comunidades de São Luís. “O Consultório Amigo da Vida é uma unidade ambulatorial móvel de atendimento ginecológico, onde as mulheres podem realizar o exame preventivo. O consultório tem suas atividades iniciadas agora com o lançamento do Março Lilás 2018, mas, durante todo o ano ele vai percorrer várias comunidades de São Luís, levando atendimento para diversas mulheres.

Diferente de outras campanhas de prevenção, o Março Lilás 2018 não vai apenas realizar o exame nas pacientes. A ideia este ano é realizar todo o processo de rastreamento da doença, dando o acompanhamento necessário para as mulheres.

Sobre o câncer de colo uterino

O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus.

A vacina previne contra os quatro tipos de HPV que mais causam o câncer. Por isso é importante que a população jovem, meninas e meninos, se vacine contra o vírus. A vacina fica disponível nos postos de saúde e pode evitar o surgimento de vários casos de câncer de colo do útero no futuro.

E, para as mulheres com vida sexual ativa ou com 25 anos ou mais, o ideal é fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolau, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.

A Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, é referência no combate ao câncer no Maranhão. Uma Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que busca constantemente melhorias na qualidade do tratamento oncológico.

Hospital do Câncer Aldenora Bello 

O Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB) é a principal unidade mantida pela Fundação Antonio Dino, cujo foco é o tratamento contra o câncer. O hospital realiza mais de 50.000 atendimentos mensais. Possui 175 leitos, divididos em enfermarias clínicas e cirúrgicas, pediatria, apartamentos, UTI e serviço de pronto atendimento. Conta com um quadro de 783 funcionários, com mais de 450 destes atuando diretamente na assistência ao paciente oncológico.

Os atendimentos aos pacientes são realizados através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) em mais de 80% dos casos. Os demais atendimentos são realizados através de convênios com planos de saúde, atendimentos particulares e atendimentos filantrópicos. A manutenção das atividades do HCAB e demais ações promovidas pela Fundação Antonio Dino torna-se possível através da complementação do seu custeio por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, captadas através do trabalho do serviço de telemarketing institucional, doações espontâneas e parcerias institucionais.

Período da Quaresma impulsiona venda de peixes nos supermercados da capital

Clientes encontram na grande variedade de pescados e nos preços, ótimos motivos para manter a tradição

Como o próprio nome sugere, a Quaresma é o período de quarenta dias que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Páscoa. Esse intervalo serve para que os cristãos se preparem para celebrar a ressurreição de Cristo e é marcado por penitências que incluem sacrifícios como o jejum, a prática da caridade, muitas orações e, claro, a abstenção à carne.

Para os fiéis que fazem questão de garantir a tradição, as peixarias dos supermercados Mateus prepararam um estoque grande e variado. “Estamos com um bom estoque que, além de garantir uma grande variedade de produtos, nos proporciona negociarmos melhor os preços e assim o consumidor poder levar mais”, explica Maria Moraes, gerente da loja das Cajazeiras, na região do centro da cidade.

E os consumidores estão aproveitando para comprar mais. Aos 82 anos, dona Dulce Silva leva muito a sério o período da Quaresma. “Cresci respeitando e vou morrer seguindo o costume”, assegura a idosa moradora da Madre Deus. Católica fervorosa, Vilma Alves faz questão de manter o costume. “Eu sigo religiosamente a tradição e com as promoções fica mais fácil seguir nossos costumes”, garante a professora.

O gerente da loja do Calhau confirma o que diz a professora. “Estamos com um crescimento de 21% e nossa expectativa é de crescer mais até a Semana Santa, chegando aí a 30% a mais que o ano passado”, garante Fábio de Oliveira.

Mas, nem só de bacalhau e pescada amarela se faz a Quaresma e a Semana Santa. Nas peixarias das lojas, outros tipos de pescados têm conquistado a atenção e o paladar dos consumidores. “Além dos peixes mais tradicionais, estamos vendendo muito Tambaqui, Sardinha e também a Anchova”, é o que garante o gerente da peixaria da loja, Josias Moraes.

A origem do costume

Desconsiderando as prováveis origens pagãs do costume, existem registros históricos que se referem à prática de penitências como forma de preparação para a Páscoa desde os primórdios do Cristianismo. Contudo, os períodos de tempo variavam entre horas ou dias, passando por semanas inteiras e até mesmo intervalos maiores.

Foi só no século 4 que o período de 40 dias foi estabelecido e a duração está baseada em várias referências bíblicas relacionadas com o número. Entre as mais significativas, está o intervalo de tempo em que Jesus permaneceu no deserto, a duração do dilúvio que inundou a Terra, a jornada dos israelitas que partiram do Egito com destino à Terra Prometida e o período que Moisés passou no Monte Sinai.

Prefeito Edivaldo assina ordem de serviço para obra de infraestrutura na Vila Isabel

Esperada há 40 anos pela comunidade, construção da ponte da Rua do Comércio integra o conjunto de investimentos da Prefeitura na região

O prefeito Edivaldo assinou, na noite desta quarta-feira (7), a ordem de serviço para a execução das obras para construção da ponte da Rua do Comércio, na Vila Isabel. Esperada há 40 anos pelos moradores da região, o anúncio da obra foi realizado pelo gestor municipal durante reunião com a comunidade. Os serviços foram iniciados na quinta-feira (8). A obra integra o conjunto de investimentos que vem sendo realizado pelo poder público municipal na região.
“Reconheço a importância dessa obra para os moradores da Vila Isabel. Estamos aqui para dar continuidade ao trabalho que foi iniciado há cinco anos e, para nós, é uma realização ver a execução e a conclusão dessas obras todas no bairro. Com as obras iniciadas, se concretiza a construção da ponte. É o poder público avançando e cumprindo com as promessas realizadas durante a campanha”, disse o prefeito Edivaldo que estava acompanhado do vice-prefeito, Julio Pinheiro, de secretários municipais e do pai, o deputado Estadual Edivaldo Holanda, responsável pelo pleito para realização da obra.
Ao lado do prefeito Edivaldo, o deputado estadual Edivaldo Holanda acompanhou o anúncio e a assinatura da ordem de serviço. “As pessoas sabem e reconhecem a importância do que vem sendo realizado na região. Há um grande avanço por parte de uma gestão que recebeu a cidade deteriorada, com poucos recursos e mais de um milhão de habitantes. As necessidades são quase inesgotáveis, mas há um empenho generalizado para a execução das melhorias”, pontuou o deputado que tem defendido os interesses da população da região e se reunido constantemente com a comunidade.
O vice-prefeito Julio Pinheiro lembrou dos investimentos que a Prefeitura vem realizando na região Itaqui-Bacanga. “Estamos lutando para fazer dessa cidade um lugar cada vez melhor. Além da Vila Isabel, realizamos grandes obras em bairros como Gancharia e Residencial Paraíso, que foi completamente urbanizado. Hoje, a região Itaqui-Bacanga conta com uma presença forte do poder público. Parabenizo o prefeito por honrar esse compromisso que fez com a população, em especial com os moradores do bairro Vila Isabel”, enfatizou.

OBRA
Na Rua do Comércio serão construídos nove metros de ponte de concreto e aço, com cinco metros de largura e 1,05 metros de passagem de pedestre, que também favorecerá a acessibilidade, permitindo o trânsito de pessoas com deficiência. Além da construção da nova ponte, os serviços incluem a limpeza do canal e a remoção do que restou da ponte antiga.
A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade, destacou o esforço da Prefeitura para a execução da obra. “Temos avançado em muitas obras na Vila Isabel. A demanda é grande e os recursos limitados, mas essa é uma operação urbana vista como prioridade pela gestão do Prefeito Edivaldo. Conseguimos hoje, com empenho, estar aqui ao lado da comunidade cumprindo uma promessa da gestão do prefeito Edivaldo”, ressaltou o titular da Semurh.
Para os moradores a obra é significativa. “Como morador e representante da comunidade, estou muito feliz por ser testemunha desta grande obra que será realizada. O prefeito Edivaldo foi sensível às nossas condições e tem resolvido 100% dos problemas estruturais da Vila Isabel. Em nome da comunidade, agradeço ao prefeito e a sua equipe técnica pelo empenho”, disse o presidente da associação de moradores da Vila Isabel, Michael Jackson Sousa.
Para Iraneide Furtado, moradora da Rua do Comércio essa é uma conquista muito grande para a comunidade. “Moro perto da ponte e confirmo a luta da comunidade por essa obra. Os moradores da Rua do Comercio só têm a agradecer ao prefeito Edivaldo e a sua gestão que tanto tem ajudado os moradores dessa região. Estamos muito felizes com esse anúncio”, disse a moradora da Vila Isabel.
Também prestigiaram o anúncio do início das obras na Vila Isabel o vereador Raimundo Penha, os secretários Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos) e Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar), além de líderes comunitários da região Itaqui-Bacanga.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima