Projeto desenvolvido em escola da rede municipal de Ensino estimula nos alunos o gosto pela leitura
Estudantes da U.E.B Luís Viana realizaram na última semana uma mostra cultural como culminância do Projeto “Lendo histórias no mundo de fantasias…escrevendo a sua história de cidadania”. Desenvolvida na escola da rede municipal de Ensino, a ação é resultado de uma parceria entre o Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória (CEBENSG), a Fundação Itaú e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O projeto, que atendeu 80 alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal, residentes do bairro da Alemanha e adjacências, foi desenvolvido em quatro meses. O conteúdo foi dividido em dois módulos de trabalho com os temas “São Luís, Cidade de Encantos” e “Belezas e Etnias”.
Para a secretária adjunta de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite, na ocasião representando o secretário municipal de educação, Moacir Feitosa, parcerias como esta são muito importantes e mostram o verdadeiro sentido do trabalho desenvolvido pela equipe Semed. “Partilhar o compromisso com a formação da criança com parceiros como Itaú e Centro beneficente é o que faz o diferencial na vida das crianças. Quem lê se aproxima do mundo e dialoga com ele”, pontuou.
É o que confirma a gestora da U.E.B Luis Viana, Raquel Neiva. “É notório que as crianças estão cada vez melhores. O projeto motiva a escola como um todo”, assegurou. A representante da Fundação Itaú, Ilda Ayres, falou de desafios e aconselhou as crianças. “É sempre um desafio articular parcerias e dar possibilidades diferentes de desenvolvimento para as crianças. É importante que cada um de vocês aproveite as oportunidades que as organizações sociais têm dado para vocês”, ressaltou.
O projeto resultou na realização de uma mostra cultural com apresentações artísticas
A estudante do 4º Ano, Maria Chrystiellen, 10 anos, disse que gostava de ler um pouco, mas que depois do projeto essa vontade aumentou. “Estou amando os livros. Com o projeto a gente aprendeu muita coisa, como a lenda da serpente e Ana Jansen. Também desenhamos e participamos do bingo literário”, disse entusiasmada. Já para a estudante do 7º Ano, Kaylla Larissa, que interpretou com dança o poema A Bailarina, de Cecília Meireles, o projeto foi uma forma de mostrar que fica mais fácil de assimilar as artes quando trabalhadas juntas. “Ensaiei muito, foi muito bom dançar um poema. Uma arte completando a outra. Foi uma experiência muito boa”, avaliou.
FOMENTO
De acordo com a diretora do CEBENSG, Maria Eliane Rego, o projeto é desenvolvido, por meio do Fundo de Fomento do Itaú Social, no contraturno escolar e faz parte da Rede de Educação Integrada, que incentiva Territórios Educativos. “Além das oficinas, a parceria possibilitou a doação de mobiliários, computador. impressora, ar-condicionado e bebedouro para a revitalização da biblioteca da escola e também o valor de 5 mil reais em livros de Literatura Infanto Juvenil”, concluiu.