Prefeitura realiza edição especial do “Todos por São Luís” voltada para Saúde Mental

Primeira-dama Camila Holanda acompanhou a ação que foi dedicada aos cuidados com a saúde

Uma programação especial voltada para a atenção à saúde mental marcou a 56ª edição do ‘Todos por São Luís’, realizada neste sábado (27), no Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi), no Filipinho para lembrar o “Janeiro Branco”. Nesta edição a Prefeitura desenvolveu uma programação para trazer à tona informações relativas à prevenção e tratamento da saúde mental, repassadas por meio de palestras educativas, oficinas e orientações abordando temas como depressão, ansiedade, fobias, pânico, entre outras doenças decorrentes de transtornos mentais.

“Tratamos à saúde mental com o mesmo cuidado e atenção que dedicamos a outros problemas de ordem médica e social. Por isso, priorizamos abordar o tema no programa ‘Todos por São Luís’, na edição deste mês, período em que desenvolvemos a campanha ‘Janeiro Branco’, para tratar especificamente desse assunto com a sociedade, de forma mais abrangente”, afirmou a primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora do programa.

Presente ao evento, o secretário municipal de Saúde, Lula Filho, ressaltou que a Prefeitura de São Luís sempre esteve atenta aos cuidados preventivos com a saúde mental da população. Prova disso são os inúmeros equipamentos públicos construídos com a finalidade de promover o bem-estar das pessoas, o lazer dos jovens e idosos e as diversas atividades desenvolvidas para prevenir possíveis transtornos ligados à saúde mental.

“Cada vez que construímos espaços onde as pessoas possam ter vivências sociais, praticar atividades físicas e ocupar a mente de forma saudável, como nas inúmeras praças com academia da saúde que a Prefeitura criou na cidade, por exemplo, estamos promovendo a saúde mental das pessoas. E assim acontece também com outros programas municipais na área, como o São Luís Saudável, as atividades voltadas aos idosos do Caisi, as centenas de oficinas, as atividades de terapia ocupacional, entre muitas outras ações de prevenção à saúde mental”, observou Lula Filho.

Ainda na área da saude mental, o secretário destacou que a Prefeitura de São Luís disponibiliza também o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD), no Filipinho, onde oferta atendimento a pessoas com comprometimentos mentais. A unidade dispõe de equipe multidisciplinar constituída por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

Também são promovidas, periodicamente, atividades paralelas e complementares, constituídas por palestras educativas sobre temas ligados à área da saúde, como o combate às drogas e prevenção de DST/AIDS.

AÇÕES

O ‘Todos por São Luís’ realizou ainda consultas ambulatoriais em diversas especialidades médicas, vacinação humana, oficinas diversas, atendimento social, aulão de zumba, serviços de embelezamento e realização de inscrição para recebimento do kit grátis para conversão da TV analógica ao sistema digital.

No local, houve ainda exposição de trabalhos manuais feitos por jovens atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), entre outras atividades.

As ações do ‘Todos Por São Luís iniciaram na sexta-feira (26), com um café da manhã, no Centro de Saúde Antônio Farina, unidade que presta atendimento voltado ao tratamento da saúde mental, no Filipinho.

‪Na próxima quarta-feira (31), as ações desta edição do programa encerram no com um baile de Carnaval infantil, realizado no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, na Rua H, Quadra F, Casa 5, no Jardim Atlântico, Turu.‬

Com mais esta edição do programa Todos por São Luís, a ação consolida-se como uma importante ação que tem como objetivo levar às comunidades serviços essenciais de saúde preventiva, esporte, lazer, cultura, educação, entre outros, além de aproximar a Prefeitura da população, permitindo a gestão conversar com as pessoas, ouvir seus anseios em relação à administração municipal, para que, dessa forma, possa direcionar melhor o trabalho e atender as demandas da comunidade.

As atividades do Todos por São Luís são pensadas de forma a contemplar pessoas como a apresentada Delcir Marinho, 63, moradora do Coroado. Ela faz tratamento de controle do diabetes e aproveitou o mutirão para medir a pressão. “Fui muito bem atendida. Vou ainda consultar também com clínico geral e fazer tudo o que eu puder aqui”, disse.

Já a idosa Luzanira Costa, 68, aproveitou a oportunidade do mutirão de serviços para se consultar com o clínico geral. “Estou muito gripada, por isso aproveitei a oportunidade do mutirão estar acontecendo próximo a minha casa para me consultar”, relatou ela.

JANEIRO BRANCO

O mês de janeiro foi escolhido para ser o período dedicado à saúde mental por alguns motivos peculiares, entre os quais o fato de ser o mês em que as pessoas têm a sensação de um novo começo, de novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, observa-se nesse mês maior melancolia e um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas, sendo então o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

Prefeitura renova parceria com Vale em programa de Educação Ambiental no Parque Botânico

Alunos da rede municipal em visita ao Parque Botânico

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), renovou, na última semana, a parceria com a empresa Vale, na realização do Programa de Educação Ambiental do Parque Botânico. As atividades do programa são desenvolvidas em cinco escolas da rede municipal situadas na região Itaqui-Bacanga.

A parceria é desenvolvida nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Cônego Sidney Castelo Branco Furtado; Raimundo Chaves; Henrique de La Roque (Anexo III: Piancó); Estudante Edson Luís de Lima Souto; Lindalva Teotônio Nunes. No ano de 2017, o calendário do Programa de Educação Ambiental (PEA) foi desenvolvido no período de abril a dezembro. O programa é baseado no pilar ‘Educação do Século XXI: Conhecer, Ser, Fazer e Conviver’, da Unesco, que busca incentivar crianças e adolescentes a adotarem comportamentos que colaborem para a preservação de áreas protegidas.

Com o acompanhamento do professor responsável pela sala e dois técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da Semed, as turmas participaram de quatro encontros com os temas: água e ar; biodiversidade; energia e resíduos; e papeis e responsabilidades.

Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, esta parceria é importante, pois visa motivar os estudantes a se tornarem protagonistas de mudanças em suas escolas e comunidades. “As aulas práticas ajudam a consolidar o conteúdo que é repassado pelo professor em sala de aula, promovendo uma vivência real para o estudante, que passa a se ver como protagonista das mudanças que precisam ser operadas no ambiente escolar e em sua comunidade, para a preservação da natureza. É uma parceria que visa o desenvolvimento integral do estudante, e faz parte da política educacional assumida pelo prefeito Edivaldo”, destacou o titular da Semed.

IMPACTO POSITIVO

A supervisora do Parque Botânico da Vale, Giselly Pinto, reafirma a importância da parceria com a Semed. “Esta é uma parceria de sucesso, que já capacitou cerca de mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal e vem cumprindo seu objetivo de formar multiplicadores ambientais, por meio da sensibilização aos temas importantes relacionados ao meio ambiente”, disse.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Semed, Fran Marques, a realização do programa vem tendo impacto positivo nas escolas participantes, pois pauta-se nos eixos do currículo, gestão, espaço físico e da prática pedagógica. “O projeto agrega mais conhecimentos aos alunos sobre a importância das questões ambientais no aspecto social e ambiental, bem como no espaço escolar e seu entorno, além de promover a participação deles nas questões socioambientais, promovendo assim a cidadania através do respeito e cuidado que a escola tem com o meio ambiente”, pontua.

Feirinha São Luís estimula escoamento da produção dos polos agrícolas de capital

O polo agrícola da capital é formado por 11 agropolos

Em sua 34ª edição, a Feirinha São Luís, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), é uma importante janela para o escoamento da agricultura familiar da capital, composta por 11 polos agrícolas, fortalecendo a geração de renda do produtor, com o estímulo à venda do que é plantado e cultivado na grande ilha. O espaço, que também contempla artesanato, artes plásticas, gastronomia, e apresentações culturais, acontece todo domingo na Praça Benedito Leite, de 7h às 15h.

Por orientação do prefeito Edivaldo, ao todo, 30 barracas são destinadas para exposição e venda dos mais diversos produtos artesanais, com matérias-primas locais, além das que ofertam produtos da agricultura familiar.

“A presença maciça da população e turistas está sendo muito importante, pelo intercâmbio sociocultural. Essa ação surgiu com o objetivo principal de criar mais um canal de escoamento da agricultura familiar local, aumentando a renda dos produtores rurais da capital, são quase 30 barracas de produtos e derivados oriundos do cultivo agroecológico na Feirinha São Luís auxiliam para melhorar a vida dos trabalhadores do campo da nossa cidade”, destaca o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

As comunidades agrícolas da grande ilha produzem vasta variedade frutífera, além de hortaliças leguminosas, folhagens e verduras, cultivadas de forma agroecológica, ou seja, sem o uso de fertilizantes que agridem o solo, água e meio ambiente. As produções são de pequeno porte e geralmente realizadas por famílias da zona rural.

Reginaldo Fonseca Cantanhede é produtor agrícola e cultiva tangerina, mamão, abricó, maracujá, abacate, manga e goiaba. “Estou aproveitando esse espaço dado para poder escoar a produção também aos domingos, pois não podemos perder a oportunidade de fazer uma renda extra para a nossa família. O retorno tá sendo proveitoso”, constatou Reginaldo.

PROGRAMAÇÃO

Durante o período pré-carnavalesco, a folia de momo dita o som para animar o público, as atrações deste domingo foram Máquina de Descascar Alho, Bloco Tradicional Reis da Liberdade, Banda Mara Ritmos, e Banda Amigos do Samba e seus metais de ouro.

CULINÁRIA

Outro ponto forte do projeto são as 22 barracas com foco na gastronomia, que mostram toda a variedade da culinária regional, que é marcante em São Luís. São oferecidos ao público caldos diversos, bolos, doces em compotas, geleias, queijos, tortas salgadas, frutos do mar, mocotó, e outros ítens que podem ser consumidos por preços acessíveis, além de barracas temáticas com culinária Paraense e Bahiana e de 12 modernos foodtrucks com bebidas, lanches e comidas diversas.

O administrador Vitor Matos foi pela primeira vez na Feirinha com a esposa, Fabiana Mendes e gostaram do que viram e provaram. “É tanta comida saborosa e típica da nossa terra, que o difícil é escolher só um prato para saborear. As atrações culturais são ótimas e fazem a gente querer ficar ainda mais para apreciar, ainda encontramos vários amigos que deixaram o passeio ainda mais agradável” disse Vítor.

São parceiros da Feirinha São Luís o Governo do Estado, Citelum, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Associação Comercial do Maranhão (ACM).

Mara Pavanelly agita carnaval popular em São Luís

Com entrada franca, a cantora faz show no Centro da cidade e promete reunir milhares de fãs abrindo o carnaval da cidade com chave de ouro

A temporada momesca vai começar em grande estilo em São Luís e de um jeito surpreendente no dia 03 de fevereiro. Mara Pavanelly, uma das maiores cantoras de forró do Brasil agitará a programação do “Carnaval Popular Fest”, no Centro de São Luís (Ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande), a partir das 16h, com entrada franca.

Quem também faz show no evento é o cantor Bruno Shinoda, um dos nomes de grande ascensão do Maranhão, os grupos, Bicho Terra e Jegue Folia. Para fechar com chave de ouro e especialmente aos amantes do reggae, teremos ainda a Mega Itamaraty e a Tenda Roots, as maiores referências do reggae nacional para não deixar ninguém parado.  Nos intervalos, a “Mega Show”, colocando os maiores sucessos da pista.

Com realização da B.G (Associação Banda do Galo) em parceria com o Grupo Itamaraty e patrocínio do Governo do Maranhão e Grupo Mateus, a festa promete reunir um público especial na primeira edição do evento. “Estamos cuidando de todos os detalhes para garantir um final de tarde e início de noite especial. Uma programação incrível como tem por aí em diversos carnavais pelo Brasil. A Mara é uma artista extraordinária, tem um público muito forte e tenho certeza que vai trazer uma verdadeira multidão a festa. Além do quesito musical, estamos cuidando de toda a parte estrutural do evento. São toneladas de equipamentos, barricadas, ambulatório e ainda temos apoio dos órgãos competentes da cidade para garantir toda segurança do público, entre eles, a própria Polícia Militar, tudo para garantir mais conforto e segurança a todos. A única coisa que você vai se preocupar é em se divertir”, comenta Joseildo Itamaraty, um dos organizadores do evento.

Sobre a Mara Pavanelly

A cantora pernambucana Mara Pavanelly acaba de lançar a sua nova música de trabalho, “Fuçar o lixo” (https://www.suamusica.com.br/marapavanelly/mara-pavanelly-fucar-o-lixo). O hit é uma composição do baiano Tierry, que já teve canções gravadas por grandes artistas, como a dupla Simone e Simaria e o cantor Wesley Safadão.

“Fuçar o lixo” faz parte do repertório do CD da cantora “Sem regras”, lançado recentemente em todas as plataformas digitais. Ano passado, Mara lançou “Cansei de sofrer”, em parceria com a portuguesa Kátia Aveiro, irmã do jogador Cristiano Ronaldo, numa mistura do forró com uma pegada sertaneja.

Com apenas três anos de idade, a cantora já conquistava as primeiras colocações em competições de calouros realizadas na sua cidade natal, Mirandiba, em Pernambuco. Aos 11, iniciou a sua carreira profissional cantando na banda de forró Cacau Com Mel e logo depois, passou por grupos como Forrozão Tropikália, Garota Safada e Furacão do Forró. Em junho de 2014, deu início à carreira solo e, desde então, vem mostrando a sua verdadeira identidade, inclusive seu primeiro DVD solo foi gravado em São Luís para mais de 20 mil pessoas.

Serviços:

O quê: Carnaval Popular Fest

Onde: Centro de São Luís (Ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande), a partir das 16h.

Quando: 03 de fevereiro

Entrada franca

Sugestão de vídeo: https://youtu.be/Ft1EMhMNI3I

Realização: B.G (Associação Banda do Galo) em parceria com o Grupo Itamaraty

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima