Prefeito Edivaldo investe na política de combate à insegurança alimentar

Alunos do curso ‘Aproveitamento Integral dos Alimentos’ aprenderam novas receitas

Aproveitar bem os alimentos e elaborar receitas de alto valor nutritivo com produtos que normalmente seriam descartados é o objetivo do curso ‘Aproveitamento Integral dos Alimentos’, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). Na sexta-feira (12), mais uma turma foi concluída, beneficiando um grupo de moradores referenciados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Turu. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

O conteúdo do curso inclui receitas preparadas com partes das frutas e legumes que normalmente são descartadas, como cascas, folhas, talos e sementes, por exemplo. São produtos que se tornam a base para pratos como bolos, tortas, doces, farofas, entre outros alimentos, que trazem em sua composição menos gordura e de maior valor nutritivo. Repassa ainda dicas práticas, saudáveis e econômicas para sua composição e elaboração.

Segundo a titular da Semsa, Fatima Ribeiro, só no ano passado, o projeto de capacitação desenvolvido pela Prefeitura, na área da Segurança Alimentar, beneficiou cerca de cinco mil pessoas da comunidade. Os cursos foram distribuídos em 143 turmas, ministrados em diversos bairros da capital. Além da capacitação sobre o aproveitamento integral dos alimentos, a Semsa oferece ainda oficinas de bombons regionais, chefs mirins, panificação, palestras educativas, avaliação nutricional, entre outros serviços na área.

A secretária destacou os aspectos positivos da ação e a sua importância para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. “É uma iniciativa que promove a segurança alimentar, uma área destacada dentro da gestão do prefeito Edivaldo, e traz muitos benefícios aos participantes no que se refere à melhoria da qualidade alimentar de suas famílias”, observou a secretária.

CAPACITAÇÃO

Na culminância da capacitação que beneficiou 23 pessoas do Turu, além da certificação aos participantes do curso, houve ainda degustação dos pratos produzidos pelos próprios alunos, tendo como base os ensinamentos repassados nas aulas. No curso, os participantes aprenderam a preparar receitas diversas com foco no aproveitamento integral dos alimentos.

A capacitação trabalha também a conscientização sobre o desperdício e a importância da boa alimentação para a saúde, a forma correta de manipulação dos alimentos, a higienização das mãos, a maneira adequada de congelamento dos alimentos, entre outras informações.

Os cursos têm ainda como finalidade contribuir para a economia doméstica dos participantes. “Sabendo como aproveitar bem os alimentos, as pessoas têm mais ideias de receitas e, consequentemente, tendem a diminuir o consumo de produtos industrializados, possibilita uma alimentação mais saudável, além de promover o consumo consciente dos alimentos”, concluiu Fatima Ribeiro.

Prefeitura descentraliza atendimento do CadÚnico que passa a ser feito nas unidades do Cras

Com a descentralização os usuários serão atendidos mais perto de casa

Facilitar o acesso dos beneficiários aos programas socioassistenciais, dando mais conforto à população e agilidade aos processos é o objetivo da descentralização dos atendimentos aos integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CdÚnico) promovida pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A partir desta segunda-feira (15), os usuários passam a ser atendidos nas 20 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da capital.

“Esse é mais um avanço da gestão do prefeito Edivaldo, que prioriza o bem-estar do cidadão. Quando assumimos a gestão, todos lembram das filas que se formavam na Central de Atendimento; organizamos o serviço, melhoramos a qualidade, mas nossa meta era permitir que o cidadão não precisasse se deslocar longas distâncias pra ser atendido”, explica a gestora da Semcas, Andréia Lauande.

Um dos grandes benefícios da descentralização é o conforto ao usuário, que passa a ter o atendimento mais perto de casa. Os serviços estão disponíveis nos Cras do Centro, Forquilha, Liberdade, Cidade Operária, João de Deus, São Francisco, Coroadinho, Vila Bacanga, Anil, Vila Palmeira, São Raimundo, Cidade Olímpica, Sol e Mar, Maracanã, Anjo da Guarda, Vila Nova, Estiva, Bairro de Fátima, Vicente Fialho e Janaína. Nestes locais, é possível fazer a atualização cadastral, desbloqueio do benefício, revisão e averiguação e os demais serviços antes oferecidos na antiga central.

FAMÍLIAS

São Luís tem cerca de 171 mil famílias inscritas no CadÚnico, que dá acesso ao Bolsa Família e mais 17 programas federais. Para que a descentralização ocorresse, foi necessário montar toda a estrutura de logística e técnica, como a instalação de fibra ótica nas áreas onde os Cras estão localizados e treinar pessoal. O sistema do CadÚnico só pode ser acessado via internet. No lugar da antiga Central de Atendimento, na sede da secretaria, funcionará um posto para atender situações emergenciais e/ou tirar dúvidas.

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país. O cadastro é constituído por sua base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos, e sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.

Sampaio Basquete estreia nesta terça na LBF CAIXA 2018

Tudo pronto para a estreia do Sampaio Basquete na temporada 2018 da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA). Buscando voltar ao todo do basquete nacional, o time tricolor, que tem o patrocínio da Cemar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do governo do Estado, enfrentará o Uninassau Basquete na noite desta terça-feira (16). A bola sobe às 20h, no Ginásio Castelinho, em São Luís.

Campeão da LBF CAIXA – temporada 2015/16, o Sampaio Basquete está bastante reformulado em comparação ao time que chegou às semifinais da edição anterior do torneio nacional. As mudanças não são apenas no elenco. Fora de quadra, Iziane Castro será a diretora técnica, enquanto que o francês Virgil Lopez será o técnico.

Já dentro de quadra, o elenco tricolor teve mudanças significativas para brigar pelo título da LBF CAIXA. Do elenco tricolor que participou da última edição do torneio, duas jogadoras seguirão na equipe: a experiente pivô Karina Jacob e a ala/pivô Vitória Marcelino.

Novidades

Para esta temporada, o Sampaio Basquete foi em busca de jogadoras que se destacaram na LBF CAIXA, algumas, inclusive, com passagens pela Seleção Brasileira. Das novidades para 2018, a equipe tricolor aposta suas fichas nas alas Tati Pacheco e Joice Coelho, ambas estavam atuando na Espanha.

A armadora Ana Beatriz (ex-São José) e a ala Leila Zabani, destaque na campanha do Blumenau na temporada passada, são outros bons reforços do Sampaio Basquete. Quem também vestirá a camisa tricolor é a experiente pivô Êga, que estava no Corinthians/Americana.

Além delas, o Sampaio Basquete já confirmou a vinda da armadora norte-americana Briahanna Jackson, um dos principais destaques do Louisville, equipe da Liga Universitária dos Estados Unidos. A diretoria tricolor ainda está no mercado e tenta a contratação de mais uma pivô para compor o elenco.

Para o técnico Virgil Lopez, o Sampaio Basquete montou um time equilibrado. “Sempre trabalhei pensando e focando este momento, estou feliz com a confiança que o Sampaio Corrêa Basquete está depositando no meu trabalho. A montagem da equipe já foi concluída e creio que formamos um elenco equilibrado, não só nas respectivas posições, como na mescla de experiência e juventude”, relatou.

LBF CAIXA 2018

A primeira fase da LBF CAIXA 2018 terá 18 rodadas em dois turnos para definir os classificados às quartas de final. Na primeira etapa dos playoffs, os jogos serão decididos em até três confrontos, assim como nas semifinais. A grande decisão, por sua vez, terá série “melhor de cinco”.

O Sampaio Basquete estreia na competição nacional no dia 16 de janeiro. O primeiro compromisso da equipe tricolor será em casa, no Ginásio Castelinho, diante do Uninassau Basquete.

JOGOS DO SAMPAIO BASQUETE

16.1 – Sampaio Basquete x Uninassau Basquete (20h)

21.1 – Sampaio Basquete x Funvic/Ituano (10h)

23.1 – Sampaio Basquete x Vera Cruz Campinas (19h)

15.2 – Presidente Venceslau x Sampaio Basquete (21h)

17.2 – Poty/BAX/Catanduva x Sampaio Basquete (17h)

23.2 – Blumenau x Sampaio Basquete (20h)

2.3 – Sampaio Basquete x SBC/Brazolin Unip (19h)

4.3 – Sampaio Basquete x Santo André/Apaba (10h)

11.3 – Sampaio Basquete x Blumenau (10h)

23.3 – Sampaio Basquete x Poty/BAX/Catanduva (21h)

25.3 – Sampaio Basquete x Presidente Venceslau (10h)

2.4 – Uninassau Basquete x Sampaio Basquete (21h)

12.4 – Funvic/Ituano x Sampaio Basquete (19h)

14.4 – Vera Cruz Campinas x Sampaio Basquete (19h)

20.4 – SBC/Brazolin Unip x Sampaio Basquete (19h)

22.4 – Santo André/Apaba x Sampaio Basquete (18h)

Fantasias para o baile

Ateliê Casinha de Costura, de Rosana Miranda, é um dos mais procurados para confecção de fantasias para o Almoço do PH Revista

Nesta temporada de pré-Carnaval, as atenções se voltam para o Almoço do PH Revista, baile temático em clima de Carnaval anunciado pelo colunista Pergentino Holanda para 3 de fevereiro, na casa de eventos Palazzo, localizado em trecho limítrofe entre os bairros Olho d’Água e Araçagi.

O tema deste ano faz uma releitura da Grécia Antiga e, por essa razão, as mulheres, principalmente, já começaram a produzir suas fantasias a partir da camiseta-convite, com a qual todos terão acesso ao baile. O espaço será ambientado pela designer Cíntia Klamt Motta, que mais uma vez surpreenderá os convidados.

Um dos ateliês especializados nesse tipo de customização e na criação de fantasias é o Casinha de Costura, de Rosana Miranda, localizado na Avenida Daniel de La Touche, no perímetro da Cohama. Muita gente já fez sua reserva, para garantir o glamour de usar uma fantasia à altura da grande produção.

As camisetas-convites estão sendo confeccionadas pela Malharia Bege, de Rosamy Belisário, com o apoio de grandes empresas do Maranhão. A entrega das camisetas está marcada para os dias 20 e 21, no Rio Poty Hotel, sempre das 10h às 20h, somente para as pessoas que foram convidadas e confirmaram presença.

FAMÍLIAS QUE INSTALAM KIT GRATUITO DA TV DIGITAL PODEM CONCORRER A SORTEIOS DE R$ 2 MIL

Campanha Instalação Premiada tem o objetivo de estimular famílias de baixa renda a instalarem a antena digital e conversor e vivenciarem mais rápido a experiência com a TV Digital

As famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal da região de São Luís, que estão recebendo kits gratuitos da Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, podem concorrer a sorteios de R$ 2 mil, em cartões pré-pagos. Para participar, as famílias devem, primeiro, verificar se têm direito ao kit distribuído pela Seja Digital, ligando gratuitamente para 147 ou acessando o site sejadigital.com.br/kit e, em caso afirmativo, realizar o agendamento, escolhendo a melhor data, horário e local para retirar os equipamentos.

Com o kit em mãos, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital. No final do processo de instalação aparece um código na tela da TV, que deve ser cadastrado no sitesejadigital.com.br/concorra ou no telefone 147 (ligação gratuita). Informando o código, o beneficiário já estará participando do sorteio e concorrendo aos prêmios.

Os sorteios serão realizados quinzenalmente até o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 28 de março de 2018 nos municípios de São Luís, Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento e São José de Ribamar.

O primeiro sorteio acontece nesta quarta-feira, 17/01. Serão 4 prêmios de R$ 2 mil, em cartões pré-pagos.

O nome dos vencedores será divulgado no site da Seja Digital e em sua página no Facebook.

Instalações elétricas sem riscos

A manutenção periódica das instalações elétricas internas é a melhor maneira de evitar acidentes.

A energia elétrica é um benefício muito importante para todos nós, mas ela pode se tornar bem perigosa caso não seja utilizada de forma adequada. A utilização da eletricidade se dá a todo o momento, desde um simples banho com água quente em casa, passando pelo local de trabalho, e até pelo ambiente de lazer, o que torna a sociedade cada vez mais dependente do uso da eletricidade.

A característica de invisibilidade da eletricidade e o excesso de confiança podem levar a sérios danos. O simples ato de ligar um aparelho na tomada gera o risco de acidente. Instalações elétricas internas sem manutenção periódica ou fora dos padrões técnicos normatizados podem originar curtos circuitos e até incêndios.

A energia elétrica, apesar de útil, é muito perigosa e pode provocar graves acidentes se não forem usadas com segurança, tais como: queimaduras (até de terceiro grau), coagulação do sangue, lesão nos nervos, contração muscular e uma reação nervosa de estremecimento (a sensação de choque) que pode ser perigosa, se ela provocar a queda do indivíduo (de uma escada, árvore, muro, etc.), levando a morte.

Dados de 2017 – De acordo com levantamento feito pela Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre, e pela Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, em 2017, somente 29% das residências brasileiras possuem projeto elétrico que garanta segurança. Desse total, 25% foi elaborado por eletricistas profissionais. O estudo ainda revela que 52% dos imóveis possuem fio terra instalado e apenas 27% das moradias possuem o dispositivo de proteção chamado DR, que interrompe eventuais fugas de corrente e reduz o risco das consequências de choques elétricos. O levantamento também aponta que, no ano passado, houve 171 ocorrências de acidentes domésticos relacionados à energia elétrica, em todo o Brasil.

Conforme explica o executivo da área de Segurança da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Francisco Ferreira, as instalações elétricas internas das residências e estabelecimentos comerciais são de responsabilidade dos clientes, e devem ser mantidas em condições técnicas que obedeçam às normas vigentes no país. “Devem receber manutenção periódica e sempre deve ser utilizado material certificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As instalações elétricas devem possuir aterramentos elétricos adequados e dispositivos que interrompam os circuitos em casos de falhas (tais como Dispositivo Diferencial Residual e disjuntores). As instalações devem ser projetadas, instaladas e executadas por profissionais habilitados, inclusiva as manutenções periódicas. Devem-se evitar todos os tipos de improvisos que normalmente são os causadores dos acidentes. Quando começam a faltar tomadas para todos os equipamentos, já temos uma indicação de que a instalação não está adequada”, orienta Francisco.

Acidentes domésticos com energia elétrica acontecem muitas vezes por falta de atenção das pessoas. A manutenção periódica do sistema elétrico na residência é a melhor maneira de evitar problemas, pois evita danos futuros em todas as instalações da casa. O ideal é fazer a manutenção preventiva, ou seja, a troca dos equipamentos antes deles quebrarem, já que custa muito mais caro consertar do que manter.

Confira algumas orientações da Cemar sobre segurança:

– Fazer a manutenção periódica das instalações elétricas e redimensioná-las e/ou renová-las sempre que preciso (sugere-se a revisão no máximo a cada 5 anos).

– Instalar o fio terra e os DRs.

– Usar protetores de tomadas sempre que estiverem fora de uso para evitar a exposição de crianças pequenas ao risco de contato com a eletricidade.

– Quando possível, substituir as tomadas de dois pinos (antigas) por tomadas do novo padrão com três pinos.

– Desligar o disjuntor no quadro de distribuição, antes de qualquer serviço que envolva o contato com a eletricidade em casa.

– Evitar o uso de eletrodomésticos e/ou eletroeletrônicos em locais úmidos.

– Sempre desligar o chuveiro antes de trocar a chave da temperatura.

– Não fazer uso de eletrodomésticos e/ou eletroeletrônicos conectados à tomada durante tempestades e vendavais.

– Evitar o uso permanente de benjamins, extensões e Ts, preferindo a instalação de novas tomadas.

– Chamar sempre um profissional qualificado, que entenda os perigos e riscos da eletricidade, para realizar serviços no imóvel

 

Assessoria de Imprensa Cemar

 

CARAVANA DA TV DIGITAL CHEGA A PAÇO DO LUMIAR NESTE FIM DE SEMANA

Ação itinerante leva informações para a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e faz agendamento para que as famílias de baixa renda possam retirar seus kits gratuitos

O sinal analógico de TV será desligado na capital de São Luís e em outros 9 municípios do Maranhão no dia 28 de março. A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, intensifica suas ações para levar até a população informações sobre o processo.

Neste domingo (14/1), a entidade, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, realiza a Caravana da TV Digital no município. A ação acontecerá das 15h às 17h, dentro da programação de aniversário da cidade, e levará à população informações sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. O evento contará ainda com DJ ao vivo, jogos educativos, distribuição gratuita de pipoca e picolé, recreadores para executar esculturas em balões e a presença do mascote Digital.

Na Caravana da TV Digital, as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal poderão verificar se têm direito ao kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Com o número do NIS (Número de Identificação Social) também é possível realizar o agendamento para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados na região.

“Na Caravana, a população poderá tirar todas as dúvidas sobre a mudança e também efetuar o agendamento para retirada dos kits gratuitos”, explica a gerente regional da Seja Digital, Tarcísio Silva. Mais de 275 mil kits gratuitos estão disponíveis para serem distribuídos às famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal na região de São Luis. Desses, cerca de 20 mil kits para a cidade de Paço do Lumiar.

Serviço / Caravana da TV Digital:

Cidade: Paço do Lumiar

Data:  Domingo (14.01)

Horário: Das 15h às 17H

Local: Praça do Viva em Paço do Lumiar

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Feirinha São Luís movimenta pré-carnaval no Centro Histórico

A 31ª edição da Feirinha São Luís a programação cultural foi recheada de atrações carnavalescas

A Feirinha São Luís, que tem como mote fortalecer a agricultura familiar na capital e também fomentar a economia criativa, trouxe para a Praça Benedito Leite mais uma edição recheada de atrações com a temática carnavalesca. Uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a iniciativa ocorre sempre aos domingos, de 7h às 15h e vai continuar durante todo o ano de 2018 no mesmo formato, agregando economia criativa com venda de produtos agrícolas, artesanato, e gastronomia tem ainda apresentações culturais no centro histórico.

A nutricionista Priscila Alcântara, trabalha em um restaurante e aproveitou para comprar matéria prima na feirinha, para desenvolver novas receitas. “É uma excelente oportunidade pra quem gosta de produtos regionais, vir aqui no domingo, encontrar tanta variedade agroecológica da nossa terra, com um preço ótimo e ainda cair na folia. Ainda não conhecia o evento e já estou encantada”, disse a nova freguesa da feirinha.

Nessa 31ª edição da Feirinha São Luís a programação cultural foi recheada de atrações carnavalescas como Bloco Tradicional Especialistas do Ritmo, Elilma Vasconcelos, Bloco do Nina e Bloco Bicicletinha, que alegraram o público durante o domingo na praça.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues ressalta que até o carnaval os domingos na feirinha serão no ritmo carnavalesco. “Por determinação do prefeito Edivaldo, vamos manter a ideia de edições temáticas ao longo de 2018, trazendo sempre inovação para chamar o público, como nas edições anteriores. Durante esse período de folia, as atrações carnavalescas maranhenses que são fortes e diversas serão evidenciadas na Feirinha”, disse o secretário.

Além do carro chefe da feirinha, que tem foco na venda dos produtos da agricultura familiar produzidos na capital, a gastronomia é outro ponto forte e, a cada edição, um novo comandante na Barraca do Chef traz diversas delícias. Dessa vez, o convidado foi Anastácio Washington, especializado em comida típica regional. A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional.

Nas edições anteriores, passaram pela Barraca do Chef nomes de peso como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha e Paulo Coimbra, Murylo Luna, Rosângela Roxo, Suely Almeida, Adriana Saulnier, Danilo Sousa, Warwick Trinta, Delmo Junior e Ormilo Neto, que conquistaram o público pelos sabores de seus pratos.

A Feirinha São Luís reúne 29 barracas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, 30 destinadas ao artesanato, 22 para alimentação e ainda 12 food trucks. Quem vai à Feirinha pode adquirir produtos agroecológicos diretamente dos produtores.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima