Prefeitura de São Luís recolheu mais de 85 mil pneus inservíveis em 2017

Funcionários da Prefeitura recolhem pneus diariamente na cidade

Mais de 85 mil pneus foram recolhidos pela Prefeitura de São Luís, em 2017. São itens considerados inservíveis e coletados em oficinas mecânicas, borracharias e ferros-velhos na capital. A coleta foi realizada em mais de 920 estabelecimentos na capital, ao longo do ano. A coleta é diária e todo o montante recolhido é destinado à reciclagem. A ação é resultado do compromisso do prefeito Edivaldo com a preservação ambiental.

O trabalho que segue na segunda gestão do prefeito Edivaldo, já garantiu a Prefeitura o troféu Destaque Ambiental de 2014. O reconhecimento ocorreu durante a solenidade de entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão (Cepimar) em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

“É uma política ambiental que busca administrar os processos, desde o recolhimento de um material que já cumpriu a sua utilidade e garantir a destinação correta. Além disso, tem gerado benefícios para a cidade em diversas áreas como saúde, meio ambiente. Com esta iniciativa o prefeito Edivaldo soma no equilíbrio ambiental e na qualidade de vida das pessoas. Importante esforço para manter a cidade limpa, o ambiente preservado e a saúde da população”, destaca o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

O recolhimento de pneus inservíveis para o reaproveitamento contribui para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da saúde pública. A queima dos pneus dispostos inadequadamente produz um resíduo oleoso que contamina o solo e o lençol freático, além de intensa fumaça preta contendo produtos químicos responsáveis pela poluição do ar. A borracha vulcanizada que compõe o pneu demora cerca de 600 anos para se decompor.

ECOLOGICAMENTE REUTILIZADO

Os pneus são recolhidos das ruas, terrenos baldios e de pequenos geradores como borracharias, oficinas de lanternagens e empresas de transportes. Depois o material é ecologicamente reutilizado, sem oferecer danos ao meio ambiente e evitando o armazenamento inadequado, que provoca o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Por meio de parceria, todo o material é reaproveitado pela Reciclanip, empresa ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. O convênio prevê que os pneus coletados sejam transportados para usinas de fabricação de cimento em João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA) e Sobral (CE).

São retirados das vias urbanas pelo poder público municipal a média de sete mil pneus por mês e entregues à empresa Reciclanip, que recicla os itens. A matéria-prima que compõe o pneu é separada, o aço é retirado e a borracha triturada para servir de combustível em fornos de fábricas de cal e cimento de várias cidades do Nordeste.

A coleta contribui para o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zyca. “Com essa ação de recolhimento estamos eliminando do meio ambiente possíveis criadouros do mosquito”, alerta o secretário de Obras e Serviços Públicos. A Semosp mantém ainda um comitê interno que atua no controle dos materiais recebidos na sede, orienta funcionários no armazenamento adequado de água e vistoria regularmente a caixa d’água da secretaria.

A ação ambiental de reciclagem foi criada pela Prefeitura como forma de incentivar a sustentabilidade por meio da coleta seletiva de pneus que não têm mais utilidade. A medida aliou tanto os benefícios para a limpeza pública quanto os cuidados necessários ao meio ambiente e à saúde, uma vez que os materiais podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, caso sejam descartados de forma inadequada.

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Os pneus em desuso são enquadrados como inertes na classe de resíduos, ou seja, materiais não inflamáveis ou que não apresentam perigo aparente, porém, o tempo mínimo que leva para se decompor na natureza é de 600 anos. Por este tempo, o descarte inadequado gera vários impactos para a saúde humana e meio ambiente como a proliferação do mosquito da dengue, acúmulo de lixo entupindo bueiros e prejudicando o escoamento de águas pluviais.

Os pneus também podem ser entregues pela população em um dos oito Ecopontos da capital, localizados no Angelim, Parque Amazonas, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança e Cidade Operária, das 7h às 19h. A entrega pode ser feita ainda na sede da Semosp, no São Cristóvão, que tem capacidade para armazenar até 15 mil pneus.

CDL INAUGURA POSTO DE ATENDIMENTO NO VIVA

DIVULGAÇÃO: O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís Fábio Ribeiro e o Diretor do PROCON – MA Duarte Jr. na inauguração da unidade da CDL no Viva Cidadão da Beira Mar.

 Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) inaugurou na última terça-feira (09.01), um posto de atendimento no Viva, situado à Avenida Beira Mar (Centro), em São Luis. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

No local, a CDL já está disponibilizando serviços de consulta ao banco de dados do SPC Brasil, adesão ao Cadastro Positivo, contratação do SPC Avisa e emissão de Certificado Digital, entre outros, que podem ser contratados por pessoas físicas ou empresas. Segundo a CDL, um dos destaques do posto de atendimento é a renegociação de dívidas, com possibilidade de parcelamento, por meio da utilização das ferramentas oferecidas pelo SPC Brasil.

O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, disse que o objetivo desse serviço é agilizar a reabilitação do cliente que deseja voltar ao mercado consumidor. “Muitas vezes, a pessoa quer encontrar alternativas para quitar seus débitos, e a CDL está facilitando esse processo porque oferece a consulta, a renegociação e o pagamento da primeira parcela no mesmo local, evitando deslocamentos; com isso, o consumidor resolve tudo em um só lugar, de forma rápida e eficiente”, explica.

A inauguração contou com a presença do presidente do Viva e Procon, Duarte Júnior, que ressaltou a importância da parceria com a CDL. “Esse é um espaço que congrega muitos serviços e a CDL está somando com facilidades que ajudam não apenas o cidadão comum, mas também empresas. Trazer uma entidade tão importante quanto a CDL para o Viva fortalece o propósito do governo de oferecer sempre o melhor à população”, disse Duarte Jr.

No dia da inauguração a CDL disponibilizou alguns serviços gratuitamente, e uma das beneficiadas foi a dona de casa, Maria Aparecida Barroso, que elogiou o atendimento recebido. “Eu vim fazer outras coisas aqui e aproveitei para ver se meu nome estava no SPC, foi tudo muito rápido, só precisei apresentar meus documentos”, afirmou ela.

Desde 2017, a CDL São Luís iniciou um processo de expansão dos serviços, e além do posto de atendimento no Viva Beira Mar, a entidade conta também com o Centro de Treinamentos e Negócios, situado no Dal Plaza (Cohab).

SUPER RITMO DE FÉRIAS & CARNAVAL NO MOKAI

FLAVIO MACA) O pagodeiro Flavio Maca comanda o agito dos sábados no Mokai, com convidados

A casa noturna mais animada da Ilha nessa temporada de janeiro é sem dúvida o Mokai Lounge Bar, na Av. dos Holandeses, que está com uma super programação, de quinta a domingo às 22H, e com opções musicais bem ecléticas.

Quem abre a programação às quintas é o cantor Jr. Dantas com o projeto “Conexão Goiânia”. Ele vai mostrar seus sucessos em ritmos bem especiais e suingados, para agitar a pista. Com ele a DJ Thays Habibe completa o line up do projeto.

Na sexta (12.01) quem se apresenta no Mokai é o cantor sertanejo Jeff Lobato com grandes sucessos do gênero. Já no aos sábados acontece a festa “Pagode do Maca” sob o comando do pagodeiro Flávio Maca e convidados.

E neste domingo (14.01) tem a segunda edição do Bloco “Só Concentra Mas não sai”, que estreou com casa lotada e muita animação em 2018. Na área externa do Mokai, à partir das 17H, a animação fica por conta de Bruno Shinoda, Argumento e o DJ Jr. Bulacha. Ingressos à venda no local.

Prefeito Edivaldo utiliza tecnologia de pavimentação e melhora vias da cidade

Avenida dos Holandeses recebe tratamento na camada asfálticacomo forma de prevenção

Com o objetivo de promover maior durabilidade da pavimentação asfáltica na cidade, a Prefeitura de São Luís está realizando manutenção corretiva e preventiva com tratamento superficial do asfalto em vias com grande fluxo de veículos, como a Avenida dos Holandeses. O serviço é complementado com etapa de fresagem do pavimento nas áreas onde o asfalto apresetna deformação garantindo uma superfície uniforme, evitando trepidações e permitindo que o veículo se desloque de forma suave e confortável. O tratamento preventivo é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e integra o programa Asfalto na Rua.

A ação contemplará outras avenidas da capital. Com o serviço, o poder público municipal tem o objetivo de fortalecer o pavimento, tornando-o mais resistente e seguro às ações do tempo, como irregularidades, microfissuras, deterioração e fatores climáticos.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, explica o objetivo desse investimento do poder público municipal. “Sob orientação do prefeito Edivaldo, estamos utilizando tecnologia de pavimentação para a promoção das políticas públicas na área da infraestrutura. Essa é uma ação que apresenta resultado positivo em relação ao custo-benefício, tendo em vista que o trabalho conserva o asfalto”, destacou o titular da Semosp.

Os serviços tiveram início na última semana na Avenida dos Holandeses. A escolha das vias e os trechos selecionados para receberem os serviços levam em consideração o itinerário do transporte público, a intensidade do tráfego e as características apresentadas pelo pavimento, como microfissuras e superfícies asfálticas desgastadas.

“Com o serviço a intenção da Prefeitura é aumentar a vida útil da pavimentação e, com esse tratamento, evitar o serviço de manutenção da via com ações que acabam sendo mais honerosas para o poder público”, acrescentou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

SEJA DIGITAL E PREFEITURA DE SÃO BENTO FIRMAM PARCERIA PARA INFORMAR A POPULAÇÃO SOBRE O DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO DE TV

DIVULGAÇÃO: Tarcísio Silva, Ger. Regional da Seja Digital São Luís com o Pres. da Assembleia Legislativo do MA, Dep. Othelino Neto e Luís Gonzaga Barros, Prefeito de São Bento, na assinatura do acordo de cooperação entre a entidade Seja Digital e aquela prefeitura

Sinal analógico será desligado em São Luís e região no dia 28 de março de 2018

A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e a prefeitura de São Bento, firmaram acordo de cooperação na última  segunda- feira (08.01) para engajar o município no processo de difusão e comunicação das informações sobre o desligamento do sinal analógico e o processo de distribuição dos kits conversores gratuitos.

O objetivo é levar à população o máximo de informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 28 de março de 2018. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em São Luís e outras 9 cidades da região.

A parceria foi firmada entre o Gerente Regional da Seja Digital em São Luís Tarcísio Silva e o Prefeito de São Bento, Luís Gonzaga Barros. O encontro aconteceu na sede da Assembleia Legislativa do Maranhão, na presença do Presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto.

“O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com maior qualidade de som e imagem, semelhantes à de cinema, gratuitamente. Não vamos deixar ninguém para trás”, afirma Tarcísio Silva, Gerente Regional da Seja Digital na região.

A parceria com a Prefeitura de cidade prevê ações conjuntas para a sensibilização de servidores; além de material informativo em espaços públicos como escolas, unidades de saúde, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). E ainda, o engajamento de servidores municipais na difusão dessas informações, e a realização de ações específicas de divulgação, a exemplo das Caravanas Digitais. A ideia é fazer com que a informação chegue ao máximo de pessoas no município, e que ninguém fique para trás nesse processo.

Mais de 275 mil kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos nas cidades de São Luís, Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento e São José de Ribamar. Em São Bento, existem mais de 10 mil beneficiários com direito a receber o kit gratuito no município. Para saber se tem direito ao kit gratuito e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima