Jhonatan de Souza Silva responderá agora por assassinato de Alan Kardec dentro do Presídio São Luís 4
Jhonatan de Souza Silva, condenado a 25 anos de prisão pelo homicídio do jornalista de O Estado Décio Sá, em abril de 2012, assassinou, ontem, um preso identificado como Alan Kardec Dias Mota, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O crime aconteceu na Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 4 (UPSL 4), também conhecida como Presídio São Luís 4, durante o banho de sol.
Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, por volta das 7h30 desse domingo (7), durante o ‘banho de sol’, Jhonatan feriu o peito de Alan Kardec com um pedaço de ferro, que revelou ter retirado do banheiro.
O detento ferido ainda foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2). O acusado foi encaminhado ao Plantão Central da Vila Embratel para prestar depoimento sobre sua motivação para o delito praticado.
Facção
Alan Kardec era apontado como fundador da facção criminosa Bonde dos 40 e era um criminoso considerado de altíssima periculosidade. Assim como Jhonatan, ele era custodiado em cela individual, na UPSL 4.
Em xeque
O homicídio do detento colocou em xeque a suposta pacificação no sistema prisional do Maranhão, alardeada pelo governo Flávio Dino (PCdoB).
A Polícia Civil abriu inquérito para apuração dos fatos.
Debaixo de chuva Sampaio e River fazem jogo ruim. (Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com)
Na base do sufoco, apesar da chuva que caiu nos primeiros minutos, o Sampaio Corrêa venceu o River (PI) por 1 x 0, na tarde de ontem, no Estádio Albertão, em Teresina (PI). O único gol da partida foi marcado por Erick aos 39 minutos do segundo tempo. As duas equipes farão mais um amistoso, desta vez em São Luís, na próxima quinta-feira, em local a ser definido.
O primeiro tempo começou debaixo de muita chuva, o que gerou muitos escorregões em campo. Quando a água deu uma trégua, quem aproveitou para se soltar mais foi o Sampaio. A melhor chance foi aos 21, quando Marlon teve o chute bloqueado por Madson.
No segundo tempo, o River voltou melhor, equilibrou a partida e conseguiu criar algumas chances. As melhores foram em cobrança de falta de Gustavo Radar, aos 16, e um chute cruzado de Fabiano, aos 24, ambos defendidos por Andrey. Porém, aos 39 minutos, Erick recebeu na área, dominou e estufou as redes, dando a vitória ao Sampaio.
A intenção da realização dos amistoso é dar entrosamento a equipe do Sampaio a estreia da Copa do Nordeste diante do CSA, dia 18 de janeiro em Maceió.
Já no Estadual, o Tricolor estreará dia 21 deste mês contra o Bacabal, em São Luís. Depois a Bolívia Querida pega o Santa Quitéria fora de casa.
Integrante da escola de samba Marambaia durante apresentação deste domingo (7)
Tendo como um de seus objetivos ser mais um canal de escoamento da produção agrícola local, a Feirinha São Luís agrega ainda outros atrativos como gastronomia e artesanato, além da programação cultural que em 2018 chegou em ritmo de Carnaval. Na edição deste domingo (7), a programação cultural foi recheada de atrações carnavalescas como Bicho Terra, Gabriel Melônio, bloco Fuzileiros da Fuzarca e a Escola de Samba Marambaia. Uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a iniciativa ocorre sempre aos domingos, de 7h às 15h, na Praça Benedito Leite.
“Daremos continuidade em 2018 a este que é um programa exitoso da nossa gestão e que se consolidou por ser uma ação importante de reocupação do centro, de fortalecimento da agricultura familiar e de incentivo à economia criativa e valorização das manifestações culturais. Hoje á Feirinha é um espaço de comercialização de produtos agrícolas e de lazer para famílias ludovicenses e para turistas”, disse o prefeito Edivaldo.
A presença dos grupos culturais é mais um atrativo para quem visita a Feirinha. Até o Carnaval os domingos na Feirinha serão no ritmo momesco. “Vamos manter a ideia de edições temáticas ao longo desse novo ano, trazendo sempre inovação para chamar o público, como nas edições anteriores. Durante esse período de folia, as atrações carnavalescas maranhenses que são fortes e diversas serão evidenciadas na Feirinha”, disse o secretário.
A turismóloga Raphaela Dias é frequentadora assídua da Feirinha São Luís. “Movimenta o turismo na cidade, pois apresenta em um só espaço artesanato, gastronomia e cultura. E durante o período carnavalesco, podemos mostrar toda diversidade cultural única do Maranhão”, destacou ela.
A Feirinha São Luís iniciou em junho de 2017 e conquistou o público ao longo de 30 edições. Apenas no primeiro ano, movimentou, em média, 15 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local.
Além do carro chefe da feirinha, que tem foco na venda dos produtos da agricultura familiar produzidos na capital, a gastronomia é outro ponto forte e, a cada edição, um novo comandante na Barraca do Chef traz diversas delícias. Dessa vez, a convidada foi Eline Mendonça, do restaurante Tempero da Nega, especializado em comida típica regional.
O jovem empreendedor José de Ribamar Miranda ainda está na universidade cursando ciências biológicas e viu na feirinha uma oportunidade para ganhar uma renda também aos domingos. “Desde a primeira vez que nós da Sonho Gelado – Dindin Gourmet vimos o projeto, nos apaixonamos pela ideia, e procuramos integrar o time de pessoas que utilizam o espaço para movimentar a economia. Daí em diante não paramos mais e pretendemos continuar pois é prazeroso, unimos o trabalho com a diversão em um só lugar”, explicou o empreendedor.
José de Ribamar Miranda, do Sonho Gelado – Dindin Gourmet
A Feirinha São Luís reúne 29 barracas para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, 30 destinadas ao artesanato, 22 para alimentação e ainda 12 food trucks. Quem vai à Feirinha pode adquirir produtos agroecológicos diretamente dos produtores.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…