Prefeitura de São Luís anuncia alterações no uso das faixas exclusivas para ônibus

As alterações passam a valer a partir deste sábado, 30

A Prefeitura de São Luís modificou as normas para o uso das faixas exclusivas para ônibus implantadas em algumas avenidas da capital. A partir deste sábado (30) qualquer tipo de veiculo pode trafegar pela faixa das 13h59 dos sábados até às 5 horas da manhã das segundas-feiras. A regra vale também para os feriados. A partir das 5 horas das segundas-feiras a faixa volta a ser exclusiva sendo permitido o tráfego apenas de ônibus, táxi, ambulâncias, viaturas da Polícia e da SMTT. Os demais veículos podem apenas convergir à direita nos pontos sinalizados. A medida visa tornar ainda mais ágil e facilitado o ir e vir dos condutores.

O objetivo desse corredor é dar facilidade ao transporte coletivo, pontua o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). “Entendemos que, aos sábados, domingos e feriados o transporte diminui, não tendo essa necessidade de manter a exclusividade”, disse.

Outra mudança anunciada pela Prefeitura é que a partir de agora os taxistas passam a ter direito de circular na faixa quando estiver com ou sem passageiro. “Porque também é um transporte de passageiro, individual, e a faixa é para esse tráfego. Então, eles podem circular normalmente com as mudanças”, explica o secretário.

A faixa exclusiva facilita a circulação de veículos específicos com mais eficiência e integra a nova configuração do trânsito da capital que tem passado por melhorias no sentido de garantir mais mobilidade e segurança para motoristas e pedestres. Além de beneficiar os condutores dos veículos específicos, as faixas exclusivas favorecem os usuários do transporte coletivo.

Aos passageiros, as vantagens incluem a possibilidade de um menor tempo de viagem. Há faixas nas avenidas Colares Moreira (Renascença) e Castelo Branco (São Francisco) e nas ruas Cajazeiras e Rio Branco, ambas no Centro.

“Eu achei uma ótima iniciativa a criação das faixas exclusivas. Nos locais onde ela funciona a gente fica tranquila na parada porque sabe que o ônibus não vai sair da faixa. Isso dar mais comodidade ao usuário de ônibus”, disse a estudante Ana Paula Silva.

TRÁFEGO TEMPORÁRIO

Saindo dos horários determinados, os demais veículos podem transitar pela faixa exclusiva temporariamente, para se deslocar a propriedades às margens das vias ou fazer conversão à direita. Nesse caso, o trecho foi sinalizado com pontilhados brancos, apontando que o condutor pode cruzar a faixa. Quem desrespeitar o funcionamento das faixas azuis comete infração gravíssima, punida multa de R$ 293,47, podendo ainda o motorista ter o seu veículo removido.

Cine Teatro da Cidade recebe encerramento das atividades do ano do projeto Ritmos da Vida

Aproximadamente 2.500 pessoas já foram contempladas pelo projeto desde 2015

A 10ª edição do Ritmos da Vida, especial de natal, finalizou o terceiro ano de atividades do projeto, no Cine Teatro da Cidade. Para 2018, as ações iniciam em março, acontecendo bimestralmente. Ao todo, aproximadamente 2.500 pessoas já foram contempladas pelo projeto desde 2015, em uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado que visa um tratamento humanizado aos pacientes atendidos pelo Hospital Nina Rodrigues e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas – AD e CAPS III), além de detentos do Sistema Prisional do Maranhão e das Unidades de Acolhimento Estadual (UAE) e Residências Terapêuticas da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“É uma forma de promover a inclusão social e cultural, dando acesso à cultura para presos psiquiátricos e nós como equipamento público de cultura colaboramos para expandir o acesso aos espaços culturais e ajudar no processo de ressocialização dos pacientes desses serviços. Estas pessoas, que vivem conflitos sociais, podem descobrir através da arte uma oportunidade de mudar de vida e dar novo significado para ela. O projeto é uma troca afetiva que desde 2015 leva ao palco o que eles produzem dentro do espaço terapêutico, com os pacientes sendo plateia e protagonistas do espetáculo”, explicou André Lobão, diretor do Cine Teatro da Cidade.

A programação foi composta pelo Coral CAPS AD, entrega de certificados do SENAC e apresentação do cantor Luiz Gonzaga, atendido pelo CAPS Filipinho. A edição também contou com a parceria do Lar do Zé, que realiza fabricação de vassouras e prestigiou o evento. Na oportunidade, houve a desinternação de um paciente do Hospital Nina Rodrigues, que irá para internação de Residência Terapêutica Municipal.

Luiz Gonzaga disse que foi sua primeira experiência com o público e está muito satisfeito com o resultado. “Escrevi uma música para este momento, a primeira vez que me apresentei. É gratificante, porque dá significado ao trabalho que venho fazendo de cantor e compositor. Não pretendo parar, quero entrar na Escola de Música e me capacitar cada vez mais”, ressaltou.

O diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz, destacou que a principal evolução percebida é a desenvoltura dos pacientes ao participarem do projeto. “É grande o número de pessoas que passaram pelo Ritmos da Vida nestes três anos e percebemos cada vez mais a evolução de todos que participam, eles começam a se preparar para as apresentações, se sentem valorizados, as famílias são envolvidas no processo e vem prestigiar, conseguimos ampliar nossos serviços, fazer novas parcerias e garantir um tratamento mais digno, humanizado e com fortes chances de recuperação”.

PRÉ – RÉVEILLON DO MOKAI LOUNGE BAR SÁBADO (30.12)

O cantor Flávio Maca e os Parças é a grande atração desse sábado, na festa em clima de Pré-Reveillon do Mokai Lounge Bar.

O último sábado do ano de 2017, dia 30 de dezembro será de muita festa e celebração no Mokai Lounge Bar, na Av. dos Holandeses.

Em clima de despedida, a festa “Pré – Reveillon Bye Bye 2017” promete, à partir das 22H. E as atrações não vão deixar ninguém parado, com opções musicais para todos os gostos, como o sertanejo universitário de Flávio Maca e os Parças. Nas pick ups quem comanda a música eletrônica é o super  DJ Ksyfux.

E tem ainda uma participação muito especial de Júnior Dantas. O cantor, compositor e percussionista goiano Jr. Dantas começou sua bem sucedida trajetória musical bem cedo, aos 12 anos em sua terra natal, com rodas de samba e pagode. Aos 14 anos montou sua primeira banda profissional. Aos 18 anos morou e brilhos nos Estados Unidos, onde participou de vários festivais divulgando a música e a cultura do Brasil. Agora em temporada maranhense, ele promete ser a sensação do Carnaval de 2018, com a música de trabalho “Passar o Rodo”, que deve estar entre as mais tocadas desse período, devido à grande receptividade do público.

Prefeitura paga salário de dezembro no sábado (30) e reforça compromisso com os servidores

A gestão do prefeito Edivaldo tem sido de equilibrio e planejamento. Mesmo com a crise econômica nacional e a queda no repasse de recursos federais, a Prefeitura de São Luís se mantém em dia com o população e a cidade. Para fechar 2017 com mais uma notícia positiva, a Prefeitura anunciou que no próximo sábado (30) o salário do mês de dezembro já estará na conta dos servidores municipais.

“Mesmo com as dificuldades, conseguimos honrar nossos compromissos e muitas vezes anteceder o pagamento da folha. Em 2018, o servidor continuará sendo prioridade em nossa gestão”, disse o prefeito Edivaldo.

Durante todo o ano, a atual gestão se organizou, planejou e fixou prioridades para o fechamento em dia das contas públicas e o investimento em saúde, educação, infraestrutura, limpeza urbana, entre outros. Em 2017, foram entregues escolas e postos de saúde reformados, ecopontos e diversas ações foram realizadas na assistência, agricultura, turismo, esporte, trânsito e transporte.

O secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, destacou que a Prefeitura de São Luís traçou metas e prioridades para 2017 que vêm sendo cumpridas pela gestão. “Estamos vivenciando a crise econômica, mas com organização e planejamento, conseguimos fechar 2017 de forma positiva”, disse o secretário.

Para a economia nacional, este ano foi marcado pela crise econômica, corte no repasse de recursos federais e o atraso e parcelamento do salário dos servidores públicos. Mas, em contradição a outras capitais brasileiras, a Prefeitura de São Luís tem efetuado o pagamento dos servidores em dia, chegando até, a antecipar as datas já previstas calendário de pagamentos dos servidores para o exercício 2017.

Apesar da crise, o pagamento do 13° salário dos servidores foi realizado em dia. A primeira parcela foi paga a todos os servidores municipais em 21 de julho e a 2° parcela, na última quarta-feira (20).

Os servidores municipais têm acesso às informações de seus vencimentos nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico. A informação também pode ser acessada através do site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), no Portal do Servidor, menu do lado esquerdo, informando o número da matrícula e senha.

BRAVO E FORTE, O FÓRUM JARACATY SAI VITORIOSO DE 2017

O talento do mesatenista Naerlisson, candidado ao Troféu Mirante, captado na reportagem de Gilson e Mieko Weda

Mais um ano se encerra no Fórum Jaracaty. 2017 pode ter sido difícil, mas os resultados positivos trouxeram forças para todos que trabalham e participam das atividades da entidade. Conquistas no Judô e Tênis de Mesa foram expressivas e encheram de alegria atletas e treinadores. Mas a contabilização dos bons resultados é obtida através do lanche do dia a dia, o acolhimento, o incentivo, a inclusão social, a convivência, o desenvolvimento sócioeducativo e cultural, além da transformação de vidas com ações positivas que melhoram a autoestima e o rendimento escolar.

A direção buscou no poeta Gonçalves Dias a frase que sintetiza o trabalho árduo realizado esse ano: “a vida é luta renhida. Viver é lutar”, disse Márcia Assunção, diretora do Fórum, diante de tudo o que tiveram que enfrentar. Com o patrocínio da Cemar, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte da Sedel, foi possível atender cerca de 250 crianças e adolescentes com turmas de brinquedoteca (Professora Nayana), informática (professor Ed Lima), judô e tênis de mesa.

A parceria com a universidade Ceuma possibilitou atendimentos extensivos aos familiares em diversas áreas: médica, psicológica, fisioterapêutica, nutrição, estética, recreativa, de comunicação, além da realização de várias ações sociais e atividades que agregaram valores ao Fórum Jaracaty. “Tudo o que foi possível de fazer em 2017 foi além do que podíamos imaginar, já que sofremos uma baixa nos recursos que esperávamos para o projeto de 2017. E só foi possível graças à participação da Cemar, Sedel e Ceuma. Só temos que agradecer a essas entidades e aos profissionais e colaboradores, que tornaram especiais algumas datas como dia das mães, dia dos pais e dia das crianças”, comentou a diretora do Fórum.

JUDÔ E TÊNIS DE MESA –  As medalhas na área de competição foram muitas e todas expressivas. Dois destaques marcaram o encerramento do ano: a primeira foi no judô com a faixa preta conquistada por Denilson Pedro, 18 anos. Ele iniciou na modalidade em 2011 e de lá para cá tem tido uma trajetória de sucesso. Serve como modelo aos companheiros, e como um incentivo aos senseis Antônio Luís, Ítalo Nunes e Rodolfo Leite.

Outro destaque foi o Tênis de Mesa, que faz parte do projeto Ações Esportivas Fórum Jaracaty desde 2013. Despontou esse ano como uma equipe de competição com dois grandes feitos, sob a direção do professor Antônio Marques Neto: melhor ranqueada pela Federação Maranhense da modalidade, competindo com mesatenistas apenas da categoria de base. O segundo feito foi a indicação de Naerlisson Mendes, 13 anos, como um dos três melhores atletas do ano, concorrendo ao Troféu Mirante Esportes.

Assim, por todos os feitos, conquistas, somatório de forças, parcerias vitoriosas e resultados expressivos, o Fórum Jaracaty fecha bem o ano de 2017 na certeza que 2018 será exaltado pelos fortes e bravos da entidade.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima