TROCA DE LÂMPADAS DE GRAÇA NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO

Nessa quinta e sexta – feiras, (9 e 10.11), a Companhia Energética do Maranhão – Cemar estará realizando trocas de lâmpadas de graça do projeto Consumo Consciente da Companhia, em Santa Quitéria do Maranhão.

A ação visa realizar a troca de lâmpadas comuns dos clientes de baixa renda por lâmpadas de LED, que representam mais economia na conta de energia. O trailer está na Praça Juscelino Kubitschek, ao lado da prefeitura, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para participar é necessário comparecer ao ponto de troca portando documentos de identificação (RG, CPF e fatura de energia) e lâmpadas para troca; preencher no local o formulário de identificação do cliente. Atenção para os critérios da troca: A mesma precisa ser feita pelo titular da conta ou parente de primeiro grau (em casos de casas alugadas, o inquilino pode trocar desde que mostre o contrato de aluguel). É necessário estar cadastrado na Tarifa Social de Energia e estar É necessário com o pagamento da conta de luz em dia. Cada cliente (conta contrato) poderá trocar até 05 lâmpadas; e as lâmpadas entregues precisam estar em perfeito funcionamento.

Prefeitura de São Luís promove encontro de valorização dos agentes de limpeza

Agentes de Limpeza assistem vídeo sobre política de resíduos sólidos

A manhã desta quinta-feira (9) foi diferente para os agentes de limpeza urbana de São Luís. Antes de irem para as ruas executarem seu trabalho eles se reuniram no Parque do Bom Menino onde participaram de um encontro de valorização profissional realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Durante a ação, eles foram informados do processo de profissionalização da gestão de resíduos sólidos implantado pelo prefeito Edivaldo e assistiram palestra motivacional.

Diariamente são executados em São Luís serviços de coleta domiciliar, capina, varrição, coleta manual, roçagem mecanizada, pintura de meio-fio entre outras atividades que garantem a limpeza da cidade. Este trabalho é feito pelos agentes de limpeza urbana que percorrem cada bairro da cidade, indo de rua em rua e de porta a porta coletar os resíduos sólidos gerados pela população de São Luís.

A atividade da manhã desta quinta-feira (9) foi uma forma de reconhecer e valorizar o esforço de cada um desses profissionais. “Este encontro foi para dizer aos agentes de limpeza que a Prefeitura de São Luís reconhece o esforço e o valor de cada um desses profissionais e mantê-los incentivados a continuar trabalhando para manter a cidade limpa, inclusive para eles e suas famílias”, afirmou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

Os agentes de limpeza urbana aprovaram o encontro e saíram do Parque do Bom Menino satisfeitos com a atividade. Roberto Silva Brandão afirmou que o reconhecimento é fundamental para o bom desempenho do trabalho. “As pessoas só lembram da gente quando veem a sujeira na porta delas. Se todos os dias tudo estiver limpo, não sentem nossa falta. Ter reconhecimento é muito bom e nos incentiva a trabalhar melhor”, disse.

Já Hilton Valois da Silva Júnior disse que o cuidado com a saúde começa pelo trabalho do agente de limpeza. “Quando a gente recolhe um entulho, por exemplo, evita doenças como a dengue porque o mosquito não tem como se reproduzir. A gente também evita alagamentos porque o lixo jogado nas ruas entope os bueiros. Nosso trabalho é muito importante para a cidade. É bom ser reconhecido”, comentou.

Durante a atividade realizada no Parque do Bom Menino, os agentes de limpeza assistiram a vídeos sobre a importância da limpeza urbana, a transformação de áreas degradadas da cidade por meio dos Ecopontos e uma palestra motivacional. Eles também foram informados sobre as mudanças que a Prefeitura de São Luís tem implantado na gestão dos resíduos sólidos.

“Hoje, temos uma gestão mais profissionalizada da coleta, transporte e destinação final dos resíduos domiciliares, volumosos e recicláveis. Os agentes participam desse processo e são a base do sistema de limpeza urbana de São Luís”, destaca Carolina Moraes Estrela.

POLÍTICA NACIONAL

A mudança na gestão de resíduos sólidos é uma adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/10). Ela foi um marco no setor por tratar de todos os resíduos sólidos (materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados), sejam eles domésticos, industriais, eletroeletrônicos, entre outros, e também por tratar a respeito de rejeitos (itens que não podem ser reaproveitados), incentivando o descarte correto de forma compartilhada ao integrar poder público, iniciativa privada e cidadão. “A Prefeitura de São Luís, inclusive, está implantando estas adequações antes dos prazos previstos pela lei”, informa Carolina Moraes Estrela.

O trabalho dos agentes de limpeza urbana é um investimento no futuro da cidade. A coleta adequada dos resíduos sólidos evita problemas de saúde pública, como a proliferação de insetos transmissores de doenças – como o mosquito Aedes aegipty – melhora o aspecto paisagístico dos logradouros públicos, pois evita a formação dos lixões, e contribui para o bem-estar da população.

CDL ANUNCIA QUE COMÉRCIO PODE FUNCIONAR NO DIA 15 DE NOVEMBRO

A Câmara de Dirigentes Lojistas / CDL informa que o comércio de São Luís poderá funcionar no feriado da Proclamação da República, na próxima quarta-feira, dia 15 de novembro.

O funcionamento é permitido pela Convenção Coletiva de Trabalho, assinada entre empregadores e empregados do comércio. As lojas de rua podem abrir das 8h às 14h, a exemplo do Grupo Potiguar que já confirmou o funcionamento de suas lojas nesse período. E para as lojas instaladas em shopping centers, o horário permitido de funcionamento é das 14h às 20h.

O trabalho nessa data é extraordinário, e a empresa que utilizar a mão de obra de seu empregado deverá pagar uma gratificação no valor de R$ 43,40 ao final do expediente.

Feira do Livro inicia nesta sexta-feira (10)

A identidade racial e de gênero estará no centro dos debates da 11ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), que será realizada de 10 a 19 deste mês, das 10h às 22h, na Praia Grande. A romancista maranhense Maria Firmina dos Reis, referência por quebrar barreiras, se destacar numa área onde homens dominavam e ter marcado em seus escritos a postura antiescravagista, é patrona do evento. Esta edição da feira – realizada pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado – vai se concentrar na obra da escritora e outras literaturas de referência afrodescendente.

A FeliS terá 40 estandes de livreiros, 10 espaços para sebos, 10 performances poéticas, sete intervenções artísticas, 60 contações de história, sete espetáculos circenses de rua, uma orquestra e 55 lançamentos de livros. São esperados mais de 200 mil visitantes e venda de mais de dois milhões de livros, a fim de superar o evento do ano passado. Criada pela Lei Municipal, nº 4. 449/2005, a Feira do Livro de São Luís é ferramenta de fortalecimento da vocação e produção literária maranhense.

Para estimular o consumo literário, será entregue o vale-livro, uma das principais ações da edição. Serão R$ 300 mil reais em recursos a serem destinados aos alunos da rede pública de ensino municipal e estadual. O passaporte literário, que será disponibilizado pelo Governo, será distribuído na própria escola, a partir de critérios, e poderá ser trocado por livros durante a Feira.

O evento tem parceria da Vale, Sesc, Associação dos Livreiros do Maranhão (Alem), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Rede de Museus Educadores e Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Mais de 100 atividades estarão disponíveis na 11ª FeliS, incluindo palestras, teatro, rodas de conversas, exposições, mostras de cinema, sarau e café literário, entre muitas outras atrações. Um dos destaques, o Espaço Sesc, vai divertir o público, principalmente as crianças, com as contações de histórias, música, dramatizações, dança, pintura de rosto, oficinas, dobraduras, apresentações de projetos das escolas municipais, brincadeiras e jogos educativos e ainda momento de autógrafo com escritores maranhenses.

A programação da FeliS ocorrerá na Casa do Maranhão, Galeria Trapiche, Portugal e Estrela, no Cine Praia Grande, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praça Nauro Machado, Escola de Cinema (IEMA), Beco Catarina Mina, estacionamento da Câmara Municipal, auditório da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, auditório da Associação Comercial do Maranhão, o Teatro João do Vale, Anfiteatro Beto Bittencourt e Biblioteca Pública Benedito Leite, entre outros.

PATRONA

Maria Firmina dos Reis demonstrou sua afinidade com a escrita ao publicar ‘Úrsula’ em 1859, primeiro romance abolicionista e primeiro escrito por uma mulher negra brasileira. O romance a consagrou como escritora e também foi o primeiro romance da literatura afro-brasileira, entendida esta como produção de autoria afrodescendente. Em 1887, no auge da campanha abolicionista, a escritora publica o livro ‘A Escrava’, reforçando sua postura antiescravista. Este ano marca o centenário de morte da maranhense.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima