Roteiro Reggae conta a história do reggae no Maranhão nesta quarta-feira (08)

O passeio pelas ruas do Centro Histórico parte às 19h

Ruas e praças que lembram o reggae, salão de beleza para quem gosta de se produzir com os melhores penteados afro e, claro, as ‘pedras’ que fazem sucesso com os reggaeiros: esses são apenas alguns atrativos do Roteiro Reggae, evento da Prefeitura de São Luís realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O passeio pelas ruas do Centro Histórico parte nesta quarta-feira (08) às 19h da Praça Benedito Leite e todos estão convidados a conhecerem mais sobre a cultura do ritmo mais popular da ilha.

A concentração começa na praça Benedito Leite e seguirá pela rua da Palma, Beco da Pacotilha, rua do Giz, praça da Faustina, rua Humberto de Campos, rua da Estrela, rua da Alfândega, beco Catarina Mina, rua Portugal, passando pela rua Trapiche e finalizando o trajeto na praça dos Catraeiros.

Durante o percurso, um guia especializado vai explicar os principais pontos do Centro que remetem ao reggae, enquanto grupos de dança se apresentam e ensinam os visitantes a dançarem do jeito tradicional dos ludovicenses: agarradinhos. “O reggae faz parte da nossa cultura, e fazer com que as pessoas conheçam cada vez mais o ritmo é um dos principais objetivos do nosso evento, que acontece mensalmente desde o mês de junho deste ano”, explicou Socorro Araújo, secretária municipal de turismo.

JAMAICA BRASILEIRA

Por ser um ritmo que atrai multidões em São Luís, o reggae se incorporou à cultura local. Atualmente, estima-se que existam mais de 200 radiolas – grupos musicais que contam com DJs e grandes estruturas de som. A relação próxima da cidade com o ritmo rendeu o título de Jamaica Brasileira, sendo reconhecido pela gestão municipal e incentivado por eventos como o Roteiro Reggae.

O evento faz parte do Reviva, programa da Prefeitura de São Luís que tem movimentado o Centro da cidade, com, além do Roteiro Reggae, o Sarau Histórico e o Passeio Serenata. Todos são voltados para distribuir a riqueza cultural da capital maranhense para turistas e moradores locais.

Ginastas maranhenses destacam-se em campeonato nacional

Representando a Academia Viva Água, Caio Freitas, João Gabriel e Isadora Barros subiram no pódio no Torneio Nacional de Ginástica Artística, realizado no Rio de Janeiro

O Torneio Nacional de Ginástica Artística, realizado recentemente no Rio de Janeiro, com a participação de representantes de todo o Brasil, foi proveitoso para os atletas da Academia Viva Água.

Caio Freitas arrebatou o primeiro lugar geral no pré-infantil e João Gabriel ficou em terceiro geral no juvenil. Já Isadora Barros conquistou o oitavo lugar na categoria adulto e também em segundo no salto sobre a mesa.

 Segundo o professor Jackson Magno, que acompanhou os atletas no campeonato, foi uma experiência bastante rica, uma vez que os maranhenses tiveram a oportunidade de competir com meninos e meninas de outras cidades brasileiras.

 “Foi um do melhores torneios nacionais e o que teve maior participação de atletas de todo o Brasil. Só na categoria iniciante, foram 236 atletas. Foi a nossa melhor participação, pois obtivemos os melhores resultados”, disse o professor Jackson Magno.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima