Feirinha São Luís deste domingo (15) terá edição especial dedicada às crianças

Feirinha São Luís deste domingo (15) terá edição especial dedicada às crianças

A Feirinha São Luís traz, neste domingo (15), uma programação especial dedicada às crianças em homenagem ao seu dia, celebrado em 12 de outubro. A Feirinha é um projeto da Prefeitura desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e ocorre todos os domingos, na Praça Benedito Leite, das 7h às 15h. O objetivo é divulgar e comercializar a produção agrícola familiar da capital e também as artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura.

A programação tem início com apresentação de atrações infantis, como o espetáculo teatral “Mundo imaginário de Juju Carrapeta”; Trupe Folia e Trenzinho da Alegria; Orquestra Infantil da Escola do Sesi; show “Tem Criança no Samba”; Boi Barriquinha e Banda Vagalume. Depois das 12h, tem ainda atrações para os adultos com as presenças de Raimundinho e Forró Pé no Chão e ainda show de Gerude e banda com participação de João Gerude.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, destaca que o projeto Feirinha São Luís é pensado para toda a família. “O sentimento de pertencimento da cidade em relação à feirinha é fortalecido a cada edição do evento, são famílias inteiras que vão passear, com filhos, netos, avós, e até animais de estimação. Nada mais justo do que presentearmos nosso público com uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças ocorrido na última quinta-feira (12)”, disse o secretário.

A Feirinha São Luís promove a reocupação do Centro Histórico desde junho e tem como uma de suas bandeiras o fortalecimento da agricultura familiar, integrando as políticas públicas para a área implantadas na gestão do prefeito Edivaldo. O evento visa dar oportunidade ao produtor de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos. Além do viés da agricultura, a Feirinha também tem atraído grande público em razão de agregar cultura, artesanato e gastronomia em um mesmo espaço.

CULINÁRIA

Neste domingo, a Barraca do Chef tem como convidado Delmo Junior, do Restaurante Feijoada Sabor, especializado em comida típica brasileira. No seu menu, feijoada, mocotó e rabada. A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional.

Participam da Feirinha 11 polos da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.

Prefeitura fiscaliza ocupações irregulares no entorno do Canal do Rio das Bicas

Prefeitura fiscaliza ocupações irregulares no entorno do Canal do Rio das Bicas

Visando à prevenção de possíveis inundações ocasionadas durante o período chuvoso, na região do Coroadinho, a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh) e Obras e Serviços Públicos (Semosp), realizou, nesta sexta-feira (13), fiscalização a construções irregulares no entorno do Canal do Rio das Bicas, projeto executado e entregue pelo município como parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga.

Segundo o secretário da Semosp, Antonio Araújo, a iniciativa é uma medida preventiva para evitar que as ocupações irregulares provoquem a retenção de água e entupimentos, gerando danos ao rio e alagamentos na área. Araújo informou ainda que a Prefeitura realiza de forma contínua serviços de limpeza, desobstrução e manutenção do canal, para manter a área livre de alagamentos.

“O Canal do Rio das Bicas foi construído pela Prefeitura exatamente com o propósito de acabar com as inundações que aconteciam de forma recorrente no local, portanto, não podemos permitir que ocupações irregulares promovam um retrocesso do trabalho que foi executado aqui, pois este serviço, por suas características sanitárias e ambientais, mudou a realidade principalmente das pessoas que vivem na região, além de ter proporcionado um novo aspecto urbanístico à área”, observou o secretário que estava acompanhado do secretário adjunto de Fiscalização da Semurh, Joaquim Azambuja.

A ação teve como objetivo identificar as ocupações irregulares edificadas às margens do canal, para que, em seguida, sejam expedidas as notificações de retirada das construções. As equipes percorreram toda a área do entorno do Rio das Bicas, para mapear as construções que serão notificadas da irregularidade. Foi realizado, ainda, um trabalho de orientação e esclarecimento sobre a ilegalidade da prática e os danos que podem acarretar à cidade e à população.

“Inicialmente, fizemos o levantamento das irregularidades observadas no entorno do canal. Agora, vamos expedir as notificações de desocupação e enviar aos responsáveis pela obras. Caso não sejam cumpridas, faremos a retirada compulsória das edificações”, afirmou Joaquim Azambuja, secretário adjunto de Fiscalização da Semurh.

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

O projeto de ampliação e recuperação do Canal do Rio das Bicas, cujas obras foram entregues no início do ano passado pelo prefeito Edivaldo, faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, executado pela Prefeitura de São Luís com recursos oriundos do Banco Mundial.

O canal contempla um trecho de aproximadamente dois quilômetros, compreendido entre a Rua 13 da Coheb-Sacavém e a Avenida Vicente Queiroga, no Parque Timbira. Em todo o trecho foi construído um sistema de drenagem profunda com galerias tubulares de concreto armado que eliminaram as inundações que ocorriam no local.

A obra contemplou ainda a construção de 33 unidades habitacionais destinadas aos moradores afetados pela obra e que viviam às margens do canal. O projeto executou também serviços de pavimentação de vias ao longo do Canal do Rio das Bicas e serviços de microdrenagem para facilitar o escoamento de água das chuvas nas ruas beneficiadas pelo projeto.

Além das galerias, a obra do Canal contemplou também a construção do Parque Urbano do Rio das Bicas, com criação de praças e outros equipamentos públicos de lazer.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima