Semana da Criança tem programação repleta de atividades recreativas para estudantes municipais

Semana da Criança tem programação repleta de atividades recreativas para estudantes municipais

As Unidades de Educação Básicas (U.E.Bs.) da rede municipal de ensino de São Luís prepararam um mês inteiro de atividades para celebrar o Dia das Crianças, comemorado dia 12 de outubro. O calendário contempla ações como contação de histórias, visita a centros culturais, brincadeiras esportivas, jogos, bailinho, cineminha, brinquedos infláveis, pintura de rosto e entrega de lembranças.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressalta que em todas as unidades os gestores, professores e demais educadores tiveram a preocupação em realizar alguma atividade com os estudantes. “Eles prepararam atividades para fortalecer os vínculos, promovendo a integração dos estudantes, num momento em que a tecnologia tem substituído muitas atividades de lazer e ao ar livre. O brincar possibilita experiências novas, conhecimento e aprendizagem em meio às atividades lúdicas”, frisou o secretário.

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Infantil Sofia Silva, na Vila Passos, as atividades da Semana da Criança iniciaram na terça-feira (10), e vão até sábado (14). A gestora, Francilyz Ferreira, conta que as professoras prepararam brincadeiras, danças e um baile à fantasia, com princesas, piratas e super-heróis. Além disso, a equipe de contadoras de histórias do projeto Carro Biblioteca, da coordenação do Livro Infantil da Semed, também foi convidada a animar as crianças.

Logo após a contação de histórias, as crianças da Educação Infantil da U.E.B. Sofia Silva tiveram uma tarde de autógrafos com o escritor Wilson Marques, por meio do projeto Resgatando os Autores Maranhenses, também da Coordenação do Livro Infantil da Semed.

A professora Amélia Léda Costa, da coordenação, conta que o projeto de resgate está presente em várias escolas da Rede, tendo recebido grande destaque na gestão do prefeito Edivaldo. “Desenvolver o hábito e o amor pela leitura. Esse é o objetivo do projeto, que trabalha o imaginário da criança, despertando todo o seu potencial”, disse a professora Amélia Costa.

O pequeno Samuel Levi Marques Maciel, de 6 anos, do Infantil II, diz que gosta muito de ouvir histórias e que achou legal ganhar um livro (A Menina Levada e a Serpente Encantada, de Wilson Marques). “Minha professora já contou a história da serpente pra gente. No livro, a menina entra na fonte e cai no choro quando imagina a serpente. Os desenhos do livro são bonitos. Não sei ler ainda, mas fico olhando os desenhos e imaginando a história igual minha professora contou”, falou Samuel.

Wilson Marques disse que a cada novo contato com estudantes é também um momento de aprendizado. Ele diz que o projeto Resgatando os Autores Maranhenses é pioneiro e de grande relevância para estimular a leitura e a escrita no público infantil. “Não lembro de nenhum outro projeto, de gestões anteriores, que se volte para o autor local, para a valorização daquilo que é produzido aqui. Estamos vivendo um momento diferenciado na cidade, e a Prefeitura de São Luís está de parabéns pela iniciativa”, assinalou o escritor, destacando o aumento de leitores infantis nos últimos anos.

A Creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, está com uma programação repleta de atividades lúdicas e educativas para as crianças. Nesta terça-feira (10), os estudantes participaram de piquenique, banho de piscina, concurso de dança à fantasia, entre outras brincadeiras. Luís Gustavo Silva, de 3 anos, disse que adorou o banho de piscina. “Foi muito legal brincar com meus colegas”, disse. Para Lance de Fátima Matos Viana, 5 anos, a hora do lanche é a melhor. “Comi bastante frutas; eu adoro a hora do recreio”.

Entre palhacinhos, bailarinas e princesas, a pequena Marcela Marques Penha, 5 anos, comentou que adora dançar. “As minhas amigas dançam comigo, fazemos roda, é muito divertido”, discorreu. A professora Jacilene Nunes Pacheco ressalta que as atividades têm como finalidade promover a socialização entre os estudantes, além de melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. “A intenção é de proporcionar atividades diferenciadas, que levem em conta a oportunidade de ofertar momentos de lazer e descontração”, assinala.

Os estudantes da U.E.B. Jornalista Neiva Moreira visitaram o Centro Cultural Vale Maranhão, no Centro, na tarde desta terça-feira (10). E, na quarta-feira (11), é a vez dos alunos da U.E.B. José da Silva Rosa visitarem o local. Já na U.E.B. Primavera, no Cohatrac, os professores prepararam para esta semana brincadeiras coletivas em sala de aula, contação de histórias e brincadeiras no pula-pula. A U.E.B. Antônio Lopes (Centro) terá esporte radical, ginástica e parquinho na quarta-feira (11), e mais cineminha, brincadeiras e pula-pula no dia 13.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima