La Vertu na campanha Outubro Rosa

 estamos em outubro, mês da campanha Outubro Rosa, de alerta para o câncer de mama, e uma das ações acontece em prol da Fundação Maria Carvalho Santos, ONG que atende mulheres com câncer de mama no vizinho estado do Piauí. Quem encabeça é a grife de moda La Vertu, que tem lojas no Shopping da Ilha e no São Luís Shopping. 

A marca, comandada pelos irmãos Laysa, Laércio e Lázaro Feitosa, está comercializando a “Camiseta Esperança”, que traz estampada a mensagem “Continue Sorrindo”, alusiva à campanha. Toda a venda das camisetas será revertida para a ONG. O câncer é o mal que mais acomete a glândula mamária (28% do total de tumores), sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total. E lembra-se que, apesar do diagnóstico, é importante manter a alegria e buscar tratamento o mais rápido possível.

Largando em 20º, Rafael Suzuki conquista primeiro pódio na Stock Car

Rafael Suzuki está voltando para o Brasil com a mala mais pesada após a etapa da Stock Car na Argentina, e com sensação de dever cumprido. Correndo pela primeira vez fora do Brasil pela categoria, e também fazendo sua estreia no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, o piloto da Cavaleiro Sports fez uma grande corrida 2, largando em 20º e cruzando a linha de chegada em 3º lugar, comemorando assim seu primeiro pódio na Stock Car.

Nos primeiros treinos livres no circuito, até então desconhecido para o piloto, ele teve resultados distintos. No primeiro dia, enfrentou algumas dificuldades, mas na segunda sessão, na manhã de sábado, ficou em 3º entre os 30 pilotos do grid. Na classificação, porém, Suzuki não conseguiu encaixar a volta ideal e assegurou apenas a 20ª posição no grid de largada para a corrida 1, planejando uma recuperação.

Já neste domingo, a primeira corrida teve início sob chuva, o que dificultou bastante a visibilidade dos pilotos. No caso de Suzuki, um imprevisto com o limpador de pára-brisas ocasionou a perda de visibilidade, o que atrapalhou os planos nesta prova. Mas a equipe Cavaleiro Sports acertou na estratégia do carro #8, colocando pneus para pista seca durante a parada obrigatória nos boxes, já pensando na performance da segunda prova. Então, nas últimas voltas, Rafael teve de ser cauteloso, pois muitos pontos do traçado ainda estavam molhados, mas, conseguiu completar a corrida em 20º, marcando 1 ponto para o campeonato. A vitória ficou com Felipe Fraga.

A largada para a segunda corrida ainda aconteceu sob regime de safety-car, com os pilotos alinhados em fila indiana – e não em fila dupla, como o habitual. Suzuki saiu em 20º, mas em poucas voltas conseguiu avançar muitas posições com belas ultrapassagens e um ritmo muito forte. Quando a janela de pit-stops abriu, Rafael permaneceu na pista ainda fazendo voltas rápidas e chegou a estar na liderança da corrida. Depois das paradas, Rubens Barrichello voltou em primeiro, e Suzuki vinha em 2º lugar. O piloto do carro #8 chegou a ser ultrapassado na penúltima volta por Max Wilson, mas ficou bastante satisfeito com seu primeiro pódio na categoria, ao terminar em 3º.

Com os resultados em Buenos Aires, Suzuki somou 17 pontos para o campeonato, e se manteve na 16ª posição na classificação geral, mas agora com a pontuação mais próxima de seus adversários diretos.

Faltam ainda três etapas para o fim da temporada 2017, sendo que a próxima – a décima do ano – acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, em Tarumã, na Grande Porto Alegre.

Rafael Suzuki:

“Fiquei muito feliz por esse resultado, não só por mim, mas por toda a equipe. A Stock Car é uma categoria extremamente competitiva, tínhamos batido na trave algumas vezes e enfim chegou o nosso pódio! Estávamos rápidos durante todo o fim de semana, numa pista em que não conhecia, mas a classificação não foi como o esperado. Na corrida 1, minha visibilidade estava bem comprometida, então ficou difícil buscar um resultado melhor, mas a equipe optou por colocar pneus slick e essa foi a estratégia acertada. Meu carro era muito rápido na corrida 2 e consegui fazer muitas ultrapassagens. Também foi legal dividir o pódio com o Barrichello, que é um amigo e uma referência para mim. Vamos seguir trabalhando bastante para que esse pódio se repita mais vezes”.

Resultado da corrida 2 – Buenos Aires:

1. Rubens Barrichello
2. Max Wilson
3. Rafael Suzuki
4. Julio Campos
5. Cacá Bueno
6. Felipe Fraga
7. Gabriel Casagrande
8. Antonio Pizzonia
9. Cesar Ramos
10. Thiago Camilo
11. Tuka Rocha
12. Ricardo Zonta
13. Denis Navarro
14. Átila Abreu
15. Diego Nunes
16. Vitor Genz
17. Sérgio Jimenez
18. Guga Lima
19. Valdeno Brito
20. Ricardo Mauricio
21. Allam Khodair
22. Daniel Serra
23. Marcos Gomes
24. Guilheme Salas
25. Betinho Valério
26. Felipe Lapenna
27. Galid Osman
28. Lucas Foresti
29. Bia Figueiredo
30. Marcio Campos

Resultado da corrida 1 – Buenos Aires:

1. Felipe Fraga
2. Thiago Camilo
3. Daniel Serra
4. Diego Nunes
5. Marcos Gomes
6. Ricardo Mauricio
7. Valdeno Brito
8. Allam Khodair
9. Gabriel Casagrande
10. Átila Abreu
11. Betinho Valério
12. Antonio Pizzonia
13. Guilherme Salas
14. Ricardo Zonta
15. Cesar Ramos
16. Tuka Rocha
17. Max Wilson
18. Sérgio Jimenez
19. Cacá Bueno
20. Rafael Suzuki
21. Rubens Barrichello
22. Felipe Lapenna
23. Denis Navarro
24. Lucas Foresti
25. Galid Osman
26. Bia Figueiredo
27. Julio Campos
28. Vitor Genz
29. Marcio Campos
30. Guga Lima

Outubro terá bandeira tarifária vermelha no patamar 2

Com bandeira vermelha, os consumidores devem intensificar o uso consciente e combater o desperdício de energia elétrica

A bandeira tarifária para o mês de outubro de 2017 será vermelha (patamar 2), com custo de R$ 3,50 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. É a primeira vez que o patamar 2 é acionado – desde que a bandeira vermelha passou a contar com as duas graduações, em janeiro de 2016.

Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação é de 698,14 R$/MWh, da UTE Sepé Tiaraju (RS).

A situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes e, ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício.

As bandeiras tarifárias variam exatamente para dar esse sinal aos consumidores. O patamar 2 indica a necessidade de operar usinas térmicas mais caras para compensar a geração hidráulica inibida pela falta de chuvas.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Dicas de Economia

Chuveiro elétrico

  • Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos
  • Selecionar a temperatura morna no verão
  • Verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo

Ar condicionado

  • Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado
  • Manter os filtros limpos
  • Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado
  • Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto

Geladeira

  • Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário
  • Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções
  • Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira
  • Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos
  • Não forrar as prateleiras
  • Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente

Iluminação

  • Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras

 

Ferro de passar

  • Juntar roupas para passar de uma só vez
  • Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura
  • Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa

 

Aparelhos em stand-by

  • Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências
  • Confira aqui mais dicas de economia de energia

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Aneel

17ª edição da Feirinha São Luís celebra Dia do Idoso

17ª edição da Feirinha São Luís celebra Dia do Idoso

 

Comemorado no dia 1º de outubro, o Dia do Idoso foi celebrado também na 17ª edição da Feirinha São Luís. Na programação cultural especial voltada para a melhor idade, teve show das Frenéticas (cover) e do Boi Estrela do GEN (Gerenciamento de Envelhecimento Natural).

Maria de Fátima Ribeiro de 68 anos adorou as atrações. “Eu moro aqui no Centro e essa feirinha a cada domingo traz tanta atração boa, que não resisto e venho sempre que posso. O show das Frenéticas foi uma maravilha, me fez lembrar dos bons tempos”, disse dona Maria, nostálgica.

Com o objetivo de divulgar e comercializar a produção agrícola familiar da capital, o projeto Feirinha São Luís é realizado na Praça Benedito Leite todos os domingos, entre 7h e 15h, desde o mês de junho, pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). O evento une também artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura.

“Mais uma edição pensada carinhosamente para o público que tem comparecido fielmente à Feirinha São Luís, que tem como principal bandeira o fortalecimento da agricultura famíliar, incentivada na gestão do prefeito Edivaldo e que visa dar oportunidade ao produtor agrícola familiar da capital de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos”, destacou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Com segurança e diversão garantida, os amigos, familiares e turistas aproveitam o domingo para comprar direto dos produtores familiares as folhagens, verduras, legumes, frutas da estação, farinha, pimenta, geléia, mel, ovos de granja, e queijos. No local os visitantes têm uma grande variedade de produtos e derivados, cultivados na grande ilha de forma agroecológica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, não havendo contaminação dos alimentos, do solo e nem dos lençóis freáticos.

BARRACA DO CHEF

Nessa edição quem comandou a Barraca do Chef foi Danilo Coutinho, que preparou um cardápio com delícias árabes, brasileiras e frutos do mar, com opções de sobremesas. Além da Barraca do Chef, estão distribuídas pela Praça Benedito Leite, mais 14 barracas de alimentação com comidas típicas, bolos, beiju recheado, pastéis, e 11 foodtrucks, com opções de pizza, hambúrguer, churros, pastel, churrasquinho, sanduíches, e diversas bebidas resfrescantes.

A advogada Ana Vanessa Fernandes acha importante a valorização da culinária local. “Eu adoro a comida típica de São Luís, e ver espaços em que temos tantas opções de poder degustar dessas delícias, é incentivar nosso povo a divulgar cada vez mais o que é feito de bom na cidade”, disse Ana Vanessa.

PROJETO

Integram a Feirinha São Luís 11 polos agrícolas da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 80 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital. A Feirinha conta com 29 barracas para produtos agrícolas, 25 para artesanato.

Projeto Ecocemar continua trazendo benefício à população maranhense

 

O projeto Ecocemar tem trazido vários maranhenses para a cultura da reciclagem como proposta de incentivar atitudes simples, responsáveis e conscientes como a coleta seletiva, pois reciclar é uma forma de ajudar o meio ambiente.

Além disso, ajuda a reduzir o valor da conta de energia, já que o cliente recebe o bônus referente ao valor do material reciclável de acordo com a quantidade e tipo de material entregue no posto de coleta, com destinação do material à indústria de reciclagem.

Quem também tem reduzido o valor de suas contas de energia elétrica com o benefício do Ecocemar são as instituições filantrópicas, pois os clientes podem escolher para quem fazer a doação do bônus.

Hoje já são 21 postos de coleta do Ecocemar, 15 em São Luís, 1 São José de Ribamar 3 em Imperatriz e 1 em Timon e 1 em Caxias.

Em números

Totalizando mais de 70 mil clientes em seis anos de projeto, o Ecocemar ENTREGOU mais de 1 MILHÃO DE reais em bônus, nas contas de energia DE CLIENTES, E doações.

Entretanto, os resultados que o projeto trouxe vão muito mais além. O total de resíduos que não foram parar no meio ambiente nestes seis anos equivale a 18 mil toneladas.

Com 11 mil toneladas de papel reciclado pelo Ecocemar 117 mil árvores deixaram de ser cortadas, o que equivale a 1.118 campos de futebol. Com 5 mil toneladas de plásticos reciclados pelo projeto 51 barris de petróleo deixaram de ser extraídos da natureza. Foram recolhidas 1.783 toneladas de metal equivalente a 338 vagões de metrô.

O que o Ecocemar aceita?

Papel: papelão, revistas, livros, jornal, etc; Plástico: garrafa pet, sacolas, embalagens, PVC, etc; Metal: aço inox, lata, ferro, alumínio, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro; Embalagens tipo Tetra Pak (caixinhas de leita, suco, creme de leite, extrato de tomate e leite condensado…); Resíduo Orgânico: óleo de cozinha;

Para participar do projeto é muito simples:

Ir aos postos de coleta do Ecocemar com a conta de energia;

Solicitar o cartão Ecocemar gratuitamente;

Apresentar o cartão Ecocemar em todas as entregas;

Levar resíduos separados por tipo, limpos e secos.

Ter uma atitude sustentável e solidária só depende da vontade de cada um. Caso alguma empresa ou pessoa queira também fazer parte deste time, basta procurar um dos postos do Ecocemar ou se informar pelo site www.cemar116.com.br e também nas redes sociais: facebook www.facebook.com/cemar116 e Twitter @CEMAR_MA.

 

Assessoria de Imprensa da Cemar

Prefeito Edivaldo vistoria obras do programa Asfalto na Rua no Jardim São Cristóvão

Prefeito Edivaldo vistoria obras do programa Asfalto na Rua no Jardim São Cristóvão

O prefeito Edivaldo tem alternado a agenda de inaugurações e de gabinete com vistorias quase que diárias à obras que estão sendo realizadas em vários pontos da capital. As visitas acontecem quase sempre à noite e nos finais de semana. No sábado (30), após inauguração da U.E.B Piancó, na Vila Embratel, o prefeito esteve no Jardim São Cristóvão vistoriando os trabalhos que estão sendo executados no local por meio do programa Asfalto na Rua, que tem como meta pavimentar cerca de 100 quilômetros de via na capital. Os trabalhos na área vistoriada são realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Acompanhado do titular da Semosp, Antônio Araújo, o prefeito Edivaldo acompanhou os trabalhos nas ruas 31 de Dezembro, onde estão sendo realizados serviços de terraplenagem, e na rua Piquizeiro, que ja está recebendo asfalfo novo.

“Estamos em ritmo intenso de trabalho, com frentes de serviços abertas em diversos pontos da cidade, avançando cada vez mais na melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana de nossa cidade. As ruas do Jardim São Cristóvão que vistoriamos hoje são muito importantes para melhorar o acesso a diversos setores do bairro, e por isso estão tendo atenção especial, com intervenções do programa ‘ Asfalto na Rua”, observou o prefeito Edivaldo.

Ainda no Jardim São Cristóvão, também já foram pavimentadas as ruas Nunes Freire, São Cristóvão e Nova Jerusalém. No inicio desta semana, as equipes recuperam tambem todas as transversais que dão acesso à Avenida 3, no Jardim São Cristóvão. Os serviços de recuperação são promovidos nos retornos de quadra, que sofrem maior desgaste pelas manobras dos veículos. Em vias de médio fluxo, a Prefeitura executa ações de drenagem superficial com a construção de passagens molhadas.

A Rua Cônego Rêgo de Carvalho, além de receber mais de dois quilômetros de asfalto, ganhou ainda melhorias no sistema de dremagem superficial e na iluminação pública. A rua Israel, outra importante via do bairro, será requalificada nos próximos dias.

“O São Cristóvão está com canteiros de obras espalhados por diversos pontos do bairro, tanto de requalificação da infraestrutura urbana como para melhoria do trânsito, o que vai refletir de forma significa na qualidade da mobilidade urbana no local. Com as intervenções do Asfalto na Rua, estamos recuperando a pavimentação do local e também de dezenas de outros bairros da cidade”, pontuou o secretário Antônio Araújo.

FRENTES DE SERVIÇO

Além do São Cristovão, a Prefeitura de São Luís está com frentes de pavimentação em diversos pontos da cidade. Na aerea Itaqui Bacanga os serviços se concentram na Gancharia e Anjo da Guarda, que tiverem dezenas de vias beneficiadas por meio do programa “Asfalto na Rua”. O Cohaserma também recebe pavimentação por meio do programa. Já a Cidade Operária e as Avenidas São Marçal, João Paulo e Tarquinio Lopes, no Anil e as vias principais do Cohatrac estão sendo requalificadas pelo programa “Mais Asfalto”, em parceria com o Governo do Estado.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima