A empresa ITB- Equipamentos Elétricos LTD em parceria com a Companhia Energética do Maranhão- Cemar, inaugurou na última terça-feira (19) o primeiro Laboratório de Alta Tensão do Estado do Maranhão, no Centro de Distribuição da Cemar, no Tirirical, em São Luís.
A finalidade do laboratório será a realização de diagnósticos de qualidade e eficiência na avaliação do desempenho de equipamentos, e materiais na rede elétrica, nas instalações elétricas particulares e a aferição das perdas de todos os transformadores e reguladores de tensão instalados nas redes de distribuição da Cemar.
Além disso, servirá ainda de laboratório para P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e atuará na fiscalização, garantindo que todos os transformadores instalados nas redes da Cemar, redes particulares ou não, estejam dentro das especificações técnica da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas e do INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
A cerimônia de inauguração contou com a presença dos secretários Simplício Araújo (Indústria e Comércio do Estado), José Cursino Raposo (Planejamento Municipal) e parte da diretoria da Companhia. O diretor de Relações Institucionais, José Jorge Leite, comentou a importância dessa parceria com a ITB: “Energia leva conforto, leva desenvolvimento que promove crescimento em todo o estado. Este laboratório veio para certificar e avaliar os equipamentos que são utilizados na nossa rede, com certificado da ABNT e INMETRO. Tudo isso é para garantir o fornecimento de energia com qualidade, confiabilidade e segurança para os nossos clientes” afirma o diretor da Cemar.
A instalação do laboratório marca um grande avanço para as empresas envolvidas e para toda a comunidade, inclusive porque junto às instituições de ensino, como as Universidades, também serão realizadas pesquisas, que implicarão no desenvolvimento de projetos, os quais terão impactos reais e positivos na vida da comunidade.
Para o gerente de Garantia de Qualidade da ITB, Celso Sanches “O laboratório vai trazer benefícios, qualidade e menor perdas técnicas nos transformadores de distribuição da Cemar. Além de redução de custos com ensaios realizados em laboratórios externos e ainda auxiliar em pesquisas e desenvolvimento de projeto de inovação tecnológica das universidades.